Não autenticado |

Milena Pires de Sousa

    • Atualmente é Agente de Pesquisa e Mapeamento da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento Territorial, Geoprocessamento e Pratica Politico- Pedagógica.

       

      Links:    

  • Artigos completos publicados em periódicos: 2
    • SOUSA, M. P. ; SANTOS, I. M. N. . NECROPOLÍTICA E PANDEMIA: A COVID ?19 NA PERIFERIA DA CIDADE DE SÃO PAULO GEOGRAFIA (RIO CLARO. ONLINE) , v. 46 , p. 1 - , 2021. ISSN: 19838700.
    • MALDONADO, Daniel Teixeira. ; SOUSA, M. P. . GÊNERO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DAS AÇÕES DIDÁTICAS DAS PROFESSORAS E DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA REVISTA BRASILEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA , v. 7 , p. 80 - 100 , 2020. ISSN: 2359232X.
    • SOUSA, M. P. ; SANTOS, A. H. B. . Mapeamento da Fragilidade Ambiental na Cratera de Colônia em São Paulo - SP utilizando ferramentas de geoprocessamento. 2022 (Simposio)
    • Nome do projeto: Educação Física Escolar e seus conteúdos no Ensino Médio (2019 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUSA, M. P. , MALDONADO, Daniel Teixeira. .
      Descrição: O objetivo desse estudo será analisar os conteúdos que os professores e as professoras de Educação Física estão desenvolvendo com os estudantes nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Realizaremos uma investigação sobre o estado da arte de pesquisas e relatos de experiência que mostraram os conteúdos desenvolvidos pelos docentes do componente curricular que lecionam nesse ciclo de escolarização. Serão analisados todos os livros publicados na coleção intitulada ?Educação Física: formação para o cotidiano escolar?, organizada pela editora CRV. Também será realizada a análise de artigos publicados nos periódicos científicos da Educação e da Educação Física, indexados pelo webqulais da área de Educação Física, que possuem no seu escopo propiciar reflexões relacionadas com assuntos educacionais. Todos os artigos disponíveis nessas revistas, no formato online, farão parte da análise, desde que versem sobre a prática pedagógica da Educação Física no Ensino Médio, e a sua publicação tenha ocorrido entre os anos de 2011 e 2018. Para realizar a interpretação das categorias de análise será utilizada a técnica de análise de conteúdo. Esperamos que os resultados desse estudo possam fomentar debates e reflexões sobre novas possibilidades didáticas para a organização do trabalho pedagógico desse componente curricular no Ensino Médio do IFSP.
    • Nome do projeto: Roda de Conversa: Libras e Educação de Surdos (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUSA, M. P. , NAMI, M. L. G. , OLVEIRA, C. P. R. , OLIVEIRA, A. A. , SERAFIM, B. S. , RODRIGUES, B. B. , CARMO, F. R. P. , PINHEIRO, L. M. .
      Descrição: O projeto objetiva proporcionar um espaço de discussão sobre os desafios que os professores enfrentam diariamente em escolas "inclusivas" - em razão da parca formação que têm recebido, entre outros fatores -, mais especificamente, em salas em que há estudantes surdos matriculados. Para tanto, adota a metodologia da Roda de Conversa, pois acredita ser no lugar de fala, assim como no espaço da escuta, que os professores compartilham conhecimentos, trocam experiências e aprendem mutuamente, em contextos de interação social. Tal proposta ancora-se em Freire e em Vygotsky, no que concerne à constituição de espaços democráticos de fala e escuta, nos quais o professor constitua sua profissionalidade docente na esfera da coletividade e, de forma colaborativa, forme-se e se reforme (FREIRE, [1996] 2002)...
    • Nome do projeto: Programa de Residência Pedagógica (2020 - 2022
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SOUSA, M. P. , QUIRINO, D. A. , BARBOSA, A. A. , MARTINS, I. M. , VELLO, R. M. , PEGO, A. Z. , COLONI, L. R. , SILVA, D. T. , OLIVEIRA, M. F. , NOVAIS, F. P. , SANTOS, I. M. N. , TONELI, C. S. , RIBEIRO, B. A. , FERNANDES, L. S. , SANTOS, L. A. , BELO, V. L. , CARMO, F. R. P. , OLIVEIRA, A. A. , COSTA, R. S. .