Milena Pires de Sousa
-
Artigos completos publicados em periódicos: 2
- SOUSA, M. P. ; SANTOS, I. M. N. . NECROPOLÍTICA E PANDEMIA: A COVID ?19 NA PERIFERIA DA CIDADE DE SÃO PAULO GEOGRAFIA (RIO CLARO. ONLINE) , v. 46 , p. 1 - , 2021. ISSN: 19838700.
- MALDONADO, Daniel Teixeira. ; SOUSA, M. P. . GÊNERO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DAS AÇÕES DIDÁTICAS DAS PROFESSORAS E DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA REVISTA BRASILEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA , v. 7 , p. 80 - 100 , 2020. ISSN: 2359232X.
-
Trabalhos em Anais: 3
- SOUSA, M. P. ; MALDONADO, Daniel Teixeira. . GÊNERO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DAS AÇÕES DIDÁTICAS DE PROFESSORXS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: IV EICPOG - Encontro de iniciação cientifica e pós graduação do campus São Paulo , 2019 , São Paulo. Anais do Quarto Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo ? Campus São Paulo. : , 2019.
- SOUSA, M. P. ; MALDONADO, Daniel Teixeira. . EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROBLEMATIZANDO AS RELAÇÕES DE GÊNERO DAS PRÁTICAS CORPORAIS. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSP , 2020 , São Paulo. 10º CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSP. : , 2020.
- SOUSA, M. P. ; SANTOS, A. H. B. . Mapemaneto da Fragilidade ambiental na cratera de colônia em São Paulo - SP utilizando ferramentas de geoprocessamento. In: Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada , 2022 , Rio de Janeiro. Antropoceno: das transformações às metamorfoses das paisagens e do mundo. : , 2022. p. 515 - 519.
-
Apresentações de Trabalho: 4
- SOUSA, M. P. ; MALDONADO, Daniel Teixeira. . Gênero e Educação Física Escolar: Análise das ações didáticas de professorxs da Educação Básica. 2019 (Outra)
- SOUSA, M. P. ; MALDONADO, Daniel Teixeira. . Educação Física na Educação Básica: Problematizando as relações de gênero das Práticas Corporais. 2020 (Congresso)
- SOUSA, M. P. ; ANDRADE, A. C. ; ROSSI, M. G. . Relação entre a concentração de Material Particulado (MP10) na atmosfera e áreas verdes na cidade de São Paulo - SP. 2024 (Congresso)
- SOUSA, M. P. ; SANTOS, A. H. B. . Mapeamento da Fragilidade Ambiental na Cratera de Colônia em São Paulo - SP utilizando ferramentas de geoprocessamento. 2022 (Simposio)
-
Projetos de Pesquisa: 5
-
Nome do projeto: Programa de Residência Pedagógica (2020
- 2022
Natureza: Ensino
Integrantes: SOUSA, M. P. , SANTOS, I. M. N. , OLIVEIRA, A. A. , CARMO, F. R. P. , BELO, V. L. , SANTOS, L. A. , FERNANDES, L. S. , RIBEIRO, B. A. , TONELI, C. S. , NOVAIS, F. P. , QUIRINO, D. A. , OLIVEIRA, M. F. , SILVA, D. T. , COLONI, L. R. , PEGO, A. Z. , VELLO, R. M. , MARTINS, I. M. , BARBOSA, A. A. , COSTA, R. S. .
-
Nome do projeto: Educação Física Escolar e seus conteúdos no Ensino Médio (2019
- 2019
Natureza: Pesquisa
Integrantes: SOUSA, M. P. , MALDONADO, Daniel Teixeira. .
Descrição: O objetivo desse estudo será analisar os conteúdos que os professores e as professoras de Educação Física estão desenvolvendo com os estudantes nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Realizaremos uma investigação sobre o estado da arte de pesquisas e relatos de experiência que mostraram os conteúdos desenvolvidos pelos docentes do componente curricular que lecionam nesse ciclo de escolarização. Serão analisados todos os livros publicados na coleção intitulada ?Educação Física: formação para o cotidiano escolar?, organizada pela editora CRV. Também será realizada a análise de artigos publicados nos periódicos científicos da Educação e da Educação Física, indexados pelo webqulais da área de Educação Física, que possuem no seu escopo propiciar reflexões relacionadas com assuntos educacionais. Todos os artigos disponíveis nessas revistas, no formato online, farão parte da análise, desde que versem sobre a prática pedagógica da Educação Física no Ensino Médio, e a sua publicação tenha ocorrido entre os anos de 2011 e 2018. Para realizar a interpretação das categorias de análise será utilizada a técnica de análise de conteúdo. Esperamos que os resultados desse estudo possam fomentar debates e reflexões sobre novas possibilidades didáticas para a organização do trabalho pedagógico desse componente curricular no Ensino Médio do IFSP. -
Nome do projeto: Roda de Conversa: Libras e Educação de Surdos (2021
- 2021
Natureza: Extensao
Integrantes: SOUSA, M. P. , NAMI, M. L. G. , OLVEIRA, C. P. R. , OLIVEIRA, A. A. , SERAFIM, B. S. , RODRIGUES, B. B. , CARMO, F. R. P. , PINHEIRO, L. M. .
Descrição: O projeto objetiva proporcionar um espaço de discussão sobre os desafios que os professores enfrentam diariamente em escolas "inclusivas" - em razão da parca formação que têm recebido, entre outros fatores -, mais especificamente, em salas em que há estudantes surdos matriculados. Para tanto, adota a metodologia da Roda de Conversa, pois acredita ser no lugar de fala, assim como no espaço da escuta, que os professores compartilham conhecimentos, trocam experiências e aprendem mutuamente, em contextos de interação social. Tal proposta ancora-se em Freire e em Vygotsky, no que concerne à constituição de espaços democráticos de fala e escuta, nos quais o professor constitua sua profissionalidade docente na esfera da coletividade e, de forma colaborativa, forme-se e se reforme (FREIRE, [1996] 2002)... -
Nome do projeto: Áreas urbanas e processos físicos e humanos: representações e formas de análises utilizando múltiplas fontes de dados geoespaciais (2022
Atual)
Natureza: Pesquisa
Integrantes: SOUSA, M. P. , KAWAKUBO, F. S. , BORGES, R. R. , JUSTINIANO, E. F. , DIAS, F. G. , EXAVIER, R. .
Descrição: Este projeto de pesquisa propõe analisar o ambiente urbano de forma ampla, considerando as múltiplas formas de representação cartográfica e métricas com o objetivo de relevar processos atrelados as dimensões físicas e sociais. Para isto, faz uso de múltiplas fontes de dados geoespaciais como sensoriamento remoto, fotografias aéreas, bases cartográficas (temáticas e sistemáticas) e dados auxiliares. Técnicas de geoprocessamento e de processamento digital de imagens de satélite configuram a base metodológica das investigações propostas na pesquisa. -
Nome do projeto: Programa de Aperfeiçoamento de ensino (2024
Atual)
Natureza: Ensino
Integrantes: SOUSA, M. P. , KAWAKUBO, F. S. .
Descrição: Programa de Aperfeiçoamento de Ensino é regulamentado pela Portaria GR 3588, de 10 de maio de 2005, destina-se exclusivamente a alunos de Pós-Graduação matriculados na Universidade de São Paulo nos cursos de mestrado e doutorado. Seu principal objetivo é aprimorar a formação do pós-graduando para atividade didática de graduação e sua composição consiste em duas etapas: Preparação Pedagógica e Estágio Supervisionado em Docência.
-
Nome do projeto: Programa de Residência Pedagógica (2020
- 2022