Não autenticado |

Renata Bezerra de Freitas Barbosa

    • Formada em História (USP, 2010), possui Mestrado em História Social (USP, 2015), com estudo sobre a valoração do trabalho manual na América Portuguesa durante o século XVIII. Atualmente, está na fase final de seu Doutoramento pelo Programa de Pós-Graduação em História Social pela Universidade de São Paulo USP, com pesquisa na área de História Social do Brasil, sobre a experiência de trabalhadores no decorrer do processo de Independência do Brasil, em Recife, Pernambuco. Atua, principalmente, em pesquisas em História Social, durante os períodos colonial e imperial brasileiros, que incluem os seguintes temas: irmandades leigas, trabalho e movimentos sociais.

       

      Links:    

    • BARBOSA, Renata Bezerra de Freitas . Justificativas de sedição: deslegitimação do poder régio no manifesto 'Preciso' Clio Revista de Pesquisa Histórica , v. 3 , p. 258 - 277 , 2019. ISSN: 25255649.
    • DANTAS, M. D. ; MEDEIROS, P. C. ; POZO, G. P. S. ; LIMA, A. N. ; BARBOSA, Renata Bezerra de Freitas ; GONCALVES, F. M. A. ; VELLOZO, J. C. O. ; COSTA, V. C. ; RIBEIRO, F. N. ; OLIVEIRA, M. G. ; GANDIA, L. R. ; AUBERT, P. G. ; GOMEZ, P. F. ; ESTEFANES, B. F. ; CARNEIRO, L. C. . O processo de extinção das corporações de ofícios no Brasil: organização e resistência de um grupo de trabalhadores do Recife (1787 ? 1824). Da corte ao conflito: capítulos de História do Brasil Oitocentista, v. 1, p. 89 - 110, 2020.
    • BARBOSA, Renata Bezerra de Freitas . ESPAÇO DE FÉ, ESPAÇO DE RESISTÊNCIA: A IRMANDADE DE SÃO JOSÉ E OS MOVIMENTOS POLÍTICOS NO RECIFE (1799-1824). In: 30° Simpósio Nacional de História - História e o futuro da educação no Brasil , 2019 , Recife. Anais do 30° Simpósio Nacional de História - História e o futuro da educação no Brasil / organizador Márcio Ananias Ferreira Vilela. Recife: Associação Nacional de História ? ANPUH-Brasil, 2019.. Recife : Associação Nacional de História ? ANPUH-Brasil, 2019. p. 1 - 13.
    • BARBOSA, Renata Bezerra de Freitas . O trabalho e o desenvolvimento do capitalismo: mudanças na organização laboral de um grupo de artífices do Recife setecentista. In: XXIX Simpósio Nacional de História ? ANPUH/2017 , 2017 , Brasília. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia. : , 2017.
    • BARBOSA, Renata Bezerra de Freitas . Os modernos na defesa de uma instrução para todos: um panorama das ideias de Lutero, Comenius, La Salle, D?Alembert, Diderot e Talleyrand sobre a instrução pública. In: XII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana: Historia de las instituciones, prácticas y saber pedagógico en Iberoamérica , 2016 , Medellín. Anais do XII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana. Medellín : Universidad de Antioquia, 2016.
    • BARBOSA, Renata Bezerra de Freitas . Mãos à obra: construtores e artistas durante a expansão urbana da vila do Recife no setecentos. In: 5º Encontro Internacional de História Colonial: Cultura, Escravidão e Poder na Expansão Ultramarina (Século XVI ao XIX) , 2014 , Maceió. Anais do V Encontro de Internacional de História Colonial: Cultura, Escravidão e Poder na Expansão Ultramarina (Século XVI ao XIX). Maceió : Universidade Federal de Alagoas, Instituto de Ciências Humanas, Com. e Artes,Curso de História, 2014. p. 1059 - 1064.
    • BARBOSA, Renata Bezerra de Freitas . Ler, escrever, contar, negociar: a inserção de oficiais mecânicos na cultura escrita na vila do Recife (século XVIII). In: XVII Simpósio Nacional de História: Conhecimento Histórico e Diálogo Social , 2013 , Natal. Anais do XVII Simpósio Nacional de História: Conhecimento Histórico e Diálogo Social. São Paulo : ANPUH Brasil, 2013. p. 1 - 18.
    • BARBOSA, Renata Bezerra de Freitas . O trabalho manual no século XVIII - O caso da Irmandade do Patriarca São José dos Oficiais dos Quatro Ofícios Anexos do Recife. In: VI SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA , 2012 , Rio de Janeiro. Anais VI Semana de História Política/III Seminário Nacional de História: Cultura & Sociedade. Rio de Janeiro : UERJ, PPGH, 2012. p. 1601 - 1608.
    • BARBOSA, Renata Bezerra de Freitas . Resenha: PINTO E SILVA, Paula. Farinha, feijão e carne-seca : Um tripé culinário no Brasil colonial. São Paulo: Editora Senac, 2005. Campinas : Grupo de Pesquisa de Arqueologia histórica da UNICAMP , 2008 (Resenha)
    • BARBOSA, Renata Bezerra de Freitas . ESPAÇO DE FÉ, ESPAÇO DE RESISTÊNCIA: A IRMANDADE DE SÃO JOSÉ E OS MOVIMENTOS POLÍTICOS NO RECIFE (1799-1824). 2019 (Simposio)
    • BARBOSA, Renata Bezerra de Freitas . O trabalho e o desenvolvimento do capitalismo: mudanças na organização laboral de um grupo de artífices do Recife setencetista. 2017 (Comunicacao)
    • BARBOSA, Renata Bezerra de Freitas . Os modernos na defesa de uma instrução para todos: um panorama das ideias de Lutero, Comenius, La Salle, D?Alembert, Diderot e Talleyrand sobre a instrução pública. 2016 (Congresso)
    • BARBOSA, Renata Bezerra de Freitas . Mãos à obra: construtores e artistas durante a expansão urbana da vila do Recife no setecentos. 2014 (Comunicacao)
    • BARBOSA, Renata Bezerra de Freitas . Apropriação e Transformação do Espaço da Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira: uma análise fotográfica (1968-2011). 2011 (Comunicacao)
    • BARBOSA, Renata Bezerra de Freitas . O trabalho manual no século XVIII - O caso da Irmandade do Patriarca São José dos Oficiais dos Quatro Ofícios Anexos do Recife. 2012 (Comunicacao)
    • BARBOSA, Renata Bezerra de Freitas . Ler, escrever, contar, negociar: a inserção de oficiais mecânicos na cultura escrita na vila do Recife (século XVIII). 2013 (Comunicacao)
    • BARBOSA, Renata Bezerra de Freitas . Um Compromisso sob as diretrizes do governo pombalino - o caso da Irmandade de São José do Riba-Mar do Recife (1750-1777). 2010 (Comunicacao)
    • BARBOSA, Renata Bezerra de Freitas . Pedreiros, marceneiros, carpinteiros e tanoeiros: os quatro ofícios na Irmandade de São José do Ribamar do Recife (1735-1770). 2008 (Comunicacao)
    • USP, C. P. C. ; BARBOSA, Renata Bezerra de Freitas . Artes. Ofícios e Fotografias. 2010 (Centro de Preservação Cultural da USP)
    • UFPE, P. P. E. H. ; BARBOSA, Renata Bezerra de Freitas . 3º Encontro Cultura e Memória. 2007 (Universidade Federal de Pernambuco)
    • MUNICIPAL, A. H. ; BARBOSA, Renata Bezerra de Freitas . Simpósio ?Arquivo Histórico de São Paulo: Memórias, Práticas e Perspectivas?. São Paulo, Arquivo Histórico Municipal, 2016. 2016 (Arquivo Histórico Municipal - SP)
    • MUNICIPAL, A. H. ; BARBOSA, Renata Bezerra de Freitas . São Paulo em Registros Oficiais. 2016 (Arquivo Histórico Municipal - SP)
    • BARBOSA, Renata Bezerra de Freitas ; Editora Saraiva . Coleção Historiar - 7º ano. 2019 (Livro didático)
    • BARBOSA, Renata Bezerra de Freitas ; Autores Diversos ; Somos Educação . Anglo Alfa Verde/Rosa PV CE2. 2018 (Material didático - apostilado)
    • BARBOSA, Renata Bezerra de Freitas ; Autores Diversos ; Somos Educação . pH - História 5º ano. 2019 (Livro didático)
    • BARBOSA, Renata Bezerra de Freitas . Coleção História - 5º ano. 2018 (Livro didático)
    • BARBOSA, Renata Bezerra de Freitas ; Diversos autores ; Editora Moderna . Projeto Araribá - História 6º ano. 2019 (Livro didático)
  • Projetos de Pesquisa: 4
    • Nome do projeto: O trabalho manual no século XVIII: o caso da Irmandade do Patriarca São José dos Oficiais dos Quatro Ofícios Anexos do Recife (2012 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARBOSA, Renata Bezerra de Freitas , SILVA, M. L. O. A. .
      Descrição: Projeto de Mestrado desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo - USP. Teve como principal objetivo identificar, tendo como estudo de caso uma irmandade leiga constituída por trabalhadores ligados à construção no Recife, a valoração social do trabalho manual no decorrer do século XVIII.
    • Nome do projeto: Artífices contra a Coroa? ? A crise das corporações de ofícios e a ação política dos confrades da Irmandade de São José do Ribamar (Recife, 1787-1824) (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARBOSA, Renata Bezerra de Freitas , DANTAS, M. D. .
      Descrição: Projeto de Doutoramento, que tem como objetivo investigar a ação política dos artífices confrades de São José com vistas à defesa de seus interesses profissionais e de suas culturas de ofício, entre os anos de 1787 a 1824, período de grande turbulência política e social no Recife, Pernambuco.
    • Nome do projeto: Memória da USP no acervo fotográfico do CAPH (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARBOSA, Renata Bezerra de Freitas , FERNANDES, Antonia Terra de Calazans , MACEDO, Breno .
      Descrição: A proposta é envolver estudantes de história em um estágio que favoreça a continuidade na organização do acervo do CAPH, a seleção e desenvolvimento de tema de pesquisa com a documentação do centro, principalmente com o material de fotografia, e na participação de atividades de extensão para divulgação da história da faculdade e da universidade, apresentando-a à comunidade universitária.O projeto procura dinamizar as atividades do CAPH, por meio do envolvimento de estudantes nas diferentes atividades do centro de pesquisa, como dar continuidade ao processo de catalogação e cuidados com as fotografias, organização de acervos diversos, pesquisa, seleção de temas e organização de exposições para difusão da história da universidade para a comunidade.Conhecimento do acervo; Contribuição para o avanço na sua organização; seleção de temas e documentos para pesquisa e exposições; ajuda na organização de exposições como atividade de extensão para a comunidade
    • Nome do projeto: A valoração do trabalho manual no século XVIII: irmandades de mecânicos e a ideia de trabalho (Vila do Recife e Reino) (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARBOSA, Renata Bezerra de Freitas , SILVA, Maria Lêda Oliveira A. da , OLIVAL, F. .
      Descrição: O projeto teve como finalidade a realização de um estágio junto à Universidade de Évora, sob a orientação da Professora Fernanda Olival, com a intenção de suprir algumas demandas que surgiram durante o desenvolvimento de minha pesquisa de Mestrado no Brasil. Em primeiro lugar, a necessidade de pesquisa documental nos arquivos portugueses, a fim de unir com os dados já inventariados e transcritos por mim nos arquivos brasileiros, pois sem esse complemento documental a dissertação sairá a perder e o aparato crítico ficará a desejar . Em segundo lugar, ter acesso a uma bibliografia mais ampla e mais recente que trate das irmandades leigas compostas por oficiais mecânicos situadas no Reino no decorrer da Modernidade; e também o acesso a discussões historiográficas mais recentes acerca da valoração do trabalho manual no Reino durante o século XVIII, assim como a ocorrência ou não de uma mudança filosófica acerca da valoração trabalho em Portugal entre a primeira metade do século XVIII e a segunda metade desse mesmo século (período das pragmáticas pombalinas).