Não autenticado |

Felipe Chieregato Gretschischkin

    • Doutorando e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2018-2020). Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (2013-2017). Foi pesquisador-bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET - Sociologia Jurídica/FD-USP) da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC), entre 2014 e 2016. É pesquisador no projeto temático "FAPESP/CEBRAP: Crises da democracia: Teoria Crítica e diagnóstico do tempo presente (Processo 2019/22387-0)".

       

      Links:    

    • GRETSCHISCHKIN, F. C. ; GONCALVES, R. J. . Reconstrução para além do Estado constitucional: a recepção de Facticidade e Validade na obra de Axel Honneth DOIS PONTOS (UFPR) DIGITAL , v. 18 , p. 112 - 130 , 2022. ISSN: 21797412.
    • GRETSCHISCHKIN, F. C. . Os sentidos do reconhecimento. Reforçando antigas certezas. Dissonância: Revista de Teoria Crítica , v. v. (2021): , p. 1 - 9 , 2021. ISSN: 25945025.
    • GRETSCHISCHKIN, F. C. ; SILVA, G. F. L. E. . O paradoxo como política: Uma proposta de atualização da crítica dos direitos de Wendy Brown REVISTA DIREITO E PRÁXIS , v. 12 , p. 1368 - 1389 , 2021. ISSN: 21798966.
    • GRETSCHISCHKIN, F. C. . ?Há um conceito positivo de juridificação em Luta por reconhecimento?: articulação entre lutas sociais, direito e política?. In: IX Congresso Internacional da ABraSD , 2018 , São Paulo. Anais IX Congresso da ABraSD. : , 2018.
    • HONNETH, A. ; GRETSCHISCHKIN, F. C. ; GONCALVES, R. J. . Os limites do direito. Réplica a William Scheuerman. : , 2021 (Tradução)
    • GRETSCHISCHKIN, F. C. ; MIRA, L. . Karl Marx: Crítica como prática emancipatória. : , 2020 (Tradução)
  • Apresentações de Trabalho: 8
    • GRETSCHISCHKIN, F. C. . Crítica, trabalho e democracia em Axel Honneth. 2023 (Congresso)
    • GRETSCHISCHKIN, F. C. . Political Culture as a Problem within Critical Theory: Dialogues with Brazi. 2023 (Congresso)
    • GRETSCHISCHKIN, F. C. . Politics As Protest: Decolonization and Praxis Around 1968. 2023 (Congresso)
    • GRETSCHISCHKIN, F. C. . Duas leituras de Conhecimento e Interesse: pertinências de um projeto crítico. 2019 (Congresso)
    • GRETSCHISCHKIN, F. C. . Trabalho e reconhecimento: uma interpretação do modelo de Axel Honneth em O direito da liberdade. 2019 (Comunicacao)
    • GRETSCHISCHKIN, F. C. . Trabalho e reconhecimento: uma crítica ao modelo de Axel Honneth em O direito da liberdade. 2019 (Simposio)
    • GRETSCHISCHKIN, F. C. . Moralidade e mercado de trabalho: uma crítica da abordagem de Axel Honneth em 'O direito da liberdade'. 2019 (Seminário)
    • GRETSCHISCHKIN, F. C. . Há um conceito positivo de juridificação em Luta por reconhecimento?: articulação entre lutas sociais, direito e política. 2018 (Congresso)
    • Nome do projeto: Carlos Maximiliano: visão social de mundo e a aplicação do direito. Uma análise de 'Hermenêutica e Aplicação do Direito' a partir da história. (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GRETSCHISCHKIN, F. C. .
      Descrição: O projeto de pesquisa realizado como Trabalho de Conclusão de Curso no âmbito da graduação pretende analisar o livro "Hermenêutica e Aplicação do Direito", de Carlos Maximiliano, a partir da trajetória política e intelectual do seu autor. Pretende-se expor que os preceitos de hermenêutica em seu livro são muito perceptíveis a luz de seu contexto histórico e política, o que foi esquecido por seus leitores contemporâneos, tendo em vista a constante reedição do livro e seu uso indiscriminado nos tribunais do País até hoje. O estudo pretende expor a pertinência da obra ao contexto em que foi escrito e elaborar hipóteses para que se possa compreender os motivos de seu uso até os dias de hoje, ao contrário dos escritos de muitos de seus contemporâneos que se encontram totalmente esquecidos, como Oliveira Vianna, Francisco Camposentre outros.
    • Nome do projeto: Prosopografia dos Ministros do Superior Tribunal de Justiça (1988-2015) (2014 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GRETSCHISCHKIN, F. C. , QUEIROZ, R. M. R. .
      Descrição: O estudo, elaborado pelos bolsistas do PET - Sociologia Jurídica, tem como objetivo investigar quais seriam as características em comum em relação a todos os Ministros do STJ desde a promulgação da Constituição de 1988. Por meio da análise dos currículos enviado ao Senado para a sabatina dos candidatos, o grupo almejou reconhecer padrões capazes de identificar o que tornaria determinado profissional da área jurídica um "STJotável". As conclusões obtidas se concentram em um relatório dividido em diversos eixos, a partir da trajetória (i) profissional; (ii) acadêmica; (iii) geográfica; (iv) política dos Ministros.
    • Nome do projeto: Grupo de Estudos de Política e Teoria Crítica (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GRETSCHISCHKIN, F. C. , MELO, R. S. .
      Descrição: Descrição: Grupo dedicado ao estudo da história de tradição de pensamento conhecido como "Teoria Crítica". Procura-se investigar seus principais autores (de sua herança teórica ligada a Marx até os novos modelos de teoria crítica da atualidade) bem como compreender os diferentes diagnósticos políticos em disputa, abrangendo a teoria das classes e as orientações revolucionárias, as condições políticas próprias ao capitalismo monopolista, ao Estado social e à democracia de massas, e também os diagnósticos atuais acerca dos novos sentidos da emancipação (radicalização da democracia e novos movimentos sociais)..
    • Nome do projeto: Projeto temático FAPESP/CEBRAP: Crises da democracia: Teoria Crítica e diagnóstico do tempo presente (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GRETSCHISCHKIN, F. C. , COSTA, S. , REIS, L. S. , BESSONE, M. , RIBEIRO, M. M. , VALENTE, M. G. , TEIXEIRA, M. O. N. , SANTOS, N. N. S. , YAMAWAKE, P. H. , NEVES, R. C. S. , CRISSIUMA, R. , SCHEUERMAN, W. , MEDEIROS, J. M. S. , SANTOS, B. T. A. , MAGALHAES, F. A. B. , BRITO, G. B. , OLIVEIRA, G. L. , TOGEIRO, M. C. F. , BARRETO, M. S. F. , XIMENES, O. A. A. , PALAZI, R. A. , SILVA, R. P. , VIEIRA, R. S. C. , BARBOSA, L. M. , ABROMEIT, J. , MELO, R. S. , MUSSI, D. X. H. , PROL, F. M. , SILVA, G. F. L. E. , NOBRE, M. S. , JANUARIO, A. M. , ALLEN, A. R. , BUENO, A. O. , TAVOLARI, B. M. D. , OLIVEIRA, C. R. , ZURN, C. F. , WILHELM, D. , TOLEDO JUNIOR, J. E. C. , ROLO, D. , FANTI, F. , SILVA, F. G. , LOUAULT, F. , WINK, G. W. , MIOLA, I. Z. , KERNER, I. , MARIN, I. L. , CYFER, I. , AUBERT, I. , SILVA, R. R. L. .
      Descrição: O objetivo deste Projeto Temático é investigar as crises da democracia em termos da noção de diagnóstico de tempo própria à Teoria Crítica. Isso implica as tarefas simultâneas e interligadas de investigar o patrimônio intelectual da Teoria Crítica a partir das questões colocadas pela atual crise da democracia (momento reconstrutivo) e de compreender a situação presente a partir de investigações empíricas alicerçadas sobre categorias surgidas a partir do desenvolvimento dessa tradição intelectual (momento atualizador). Para tanto, propõe uma organização em dois subprojetos, internamente vinculados: (I) reconstrução dos trabalhos clássicos dos diversos autores da Teoria Crítica em suas múltiplas dimensões (tanto teóricas como empíricas), tendo como foco a teoria política e, mais precisamente, sua compreensão da democracia, tanto na crise da República de Weimar e no nazismo que se lhe seguiu como no contexto do pós-guerra de um mundo dividido entre duas superpotências e caracterizado em alguns países por uma democracia de massas de novo tipo; (II) atualização de teses e categorias do patrimônio intelectual da Teoria Crítica em vista da compreensão da atual crise da democracia e da crise simultânea das teorias da democracia, com foco no caráter distintivo que tem a categoria de esfera pública nas contribuições teórico-críticas, bem como em sua compreensão segundo a categoria de contrapúblicos e suas dimensões econômicas, culturais e políticas..