Não autenticado |

Flavia Fernandes Belletati

    • Mestranda no programa de Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP). Professora especializada em Práticas da Educação Bilíngue pela Faculdade Dom Bosco (2020), atuando em educação desde 2015 como professora polivalente bilíngue no Ensino Fundamental I e professora especialista em Social Studies no Ensino Fundamental II. Bacharelado (FFLCH-USP) e Licenciatura (FE-USP) em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo concluídos em 2012 e 2014 respectivamente. Fez pesquisa pelo Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA-USP) entre os anos de 2008 e 2009 e obteve bolsa CNPq, em 2011, enquanto pesquisadora do Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana (Lab-NAU) com pesquisa referente à presença indígena Sateré-Mawé na cidade de Manaus (AM), ambos laboratórios vinculados ao Departamento de Antropologia da FFLCH-USP. Cursos de extensão pela Universidade de São Paulo (2013, 2014 e 2015), pela Educators Abroad (2016), pela Universidade de Oxford (2017) e pelo Instituto Singularidade (2018). Teacher training Certificate in Teaching English to Speakers of Other Languages - CELTA pela Akcent International School em Praga - Republica Tcheca - Cambridge University (2019).

       

      Links:    

    • Antropologia Urbana
    • Antropologia Visual
    • BELLETATI, F. F. . As produções audiovisuais de jovens da periferia e a auto-representação Ponto.Urbe (USP) , v. 5 , p. 1 - 15 , 2009. ISSN: 19813341.
    • BELLETATI, F. F. . A cidade e o baque virado: contextualizações para uma perspectiva da antropologia urbana.. 2023 (Outra)
    • BELLETATI, F. F. . O Cotidiano no Yapyrehy't: os Sateré-Mawé no contesto de uma 'aldeia urbana'. 2012 (Seminário)
    • BELLETATI, F. F. . O Cotidiano na Redenção: uma comunidade Sateré-Mawé em Manaus.. 2012 (Simposio)
    • BELLETATI, F. F. . Agentes Periféricos: Representações, Encontros e Trocas. 2008 (Simposio)
    • HIKIJI, R. S. G. ; BELLETATI, F. F. ; FERREIRA, N. M. ; SHIMODA, L. Y. ; VICCINI, A.N. ; SANTOS, L. ; SBARRA, Priscilla ; CHEN, M. . A pesquisa nas quebradas - iniciações, encontros, partilhas. 2009 ()
    • TEIXERA, J. M. ; MESQUITA, I. ; TAMBUCCI, Y. B. ; BELLETATI, F. F. . VIII Graduação em Campo: Seminários de Antropologia Urbana. 2009 ()
    • BELLETATI, F. F. ; SILVA, M. Q. da . Cultura, Memória e Maracatu. 2022 (be.Living Bilingual Education)
  • Projetos de Pesquisa: 6
    • Nome do projeto: Imagens Compartilhadas - o audiovisual na pesquisa com jovens artistas das periferias metropolitanas (auxílio à pesquisa da FAPESP - 01/07/2006 a 30/06/2008 (2008 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BELLETATI, F. F. , Biazetti, J. , ZAHRA, M. , VICCINI, A.N. , SANTOS, L. , SHIMODA, L. Y. , FERREIRA, N. M. , SBARRA, Priscilla , HIKIJI, R. S. G. , MESQUITA, I. .
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo a reflexão sobre as possibilidades de produção compartilhada de conhecimento com os sujeitos pesquisados, jovens artistas moradores das periferias metropolitanas, a partir do uso do audiovisual. O campo a partir do qual a reflexão é proposta são vídeos já produzidos pela pesquisadora, um processo de pesquisa em andamento com jovens realizadores de vídeo na periferia paulistana, e a análise de algumas propostas e realizações em cinema e vídeo etnográficos. Financiado com auxílio à pesquisa da FAPESP. O projeto conta também com bolsas do projeto Ensinar com Pesquisa, da Pró-Reitora de Graduação da USP.
    • Nome do projeto: EtnOcupação (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BELLETATI, F. F. , SHIMODA, L. Y. , TAMBUCCI, Y. B. , KANASIRO, A. K. , CERCHIARO, M. M. , CHIQUETTO, R. V. , SCHEIDECKER, C. B. , BARLACH, B. H. M. , MAGNANI, J. G. C. .
      Descrição: este projeto tem como objeto de estudo o processo de ocupação da Reitoria da USP, ocorrido em Maio de 2007. Os participantes da pesquisa, então alunos do primeiro ano de Ciências Sociais, estavam no início de sua formação quando ocorreu a ocupação: este fato, em vez de significar interrupção de suas atividades, foi tomado como oportunidade e objeto de um exercício etnográfico, tendo sido abordado, inicialmente, segundo o esquema da descrição do cenário, identificação dos atores e análise das regras. O projeto teve continuidade após a desocupação do prédio, com a transcrição da anotações dos cadernos de campo, entrevistas com alguns professores, alunos e funcionários que participaram do movimento e escolha de um quadro de referência para interpretação dos dados. A pesquisa tem como eixos de análise a adaptação do espaço pelos ocupantes, as formas de sociabilidade que foram criadas, os mecanismos de decisão e as relações de aliança e conflito a partir da visão dos diversos atores envolvidos no episódio.
    • Nome do projeto: Expedição USP/UFAM II: São Paulo e Manaus, contextos urbanos em diferentes escalas (2011 - 2011
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BELLETATI, F. F. , SHIMODA, L. Y. , TAMBUCCI, Y. B. , CHIQUETTO, R. V. , MAGNANI, J. G. C. , ANDRADE, J. A. .
      Descrição: Tendo em vista os bons resultados da primeira Expedição USP/UFAM , realizada em julho de 2010, e que se propôs: ?Apresentação e discussão de resultados de pesquisa, categorias de análise e quadros interpretativos no âmbito da Antropologia Urbana, com base em projetos já realizados no contexto da cidade de São Paulo pelo Núcleo de Antropologia Urbana (NAU/FFLCH/USP), na Universidade Federal de Manaus, com o objetivo de estabelecer um inédita confluência e estimulante diálogo entre duas linhas da disciplina: antropologia urbana e etnologia indígena, uma vez que, nessa capital, a presença de grupos indígenas é marcante e suas formas de uso do espaço e dos equipamentos urbanos, orientadas por suas cosmologias, permitem estabelecer um contraponto com a dinâmica desenvolvida pelos atores sociais na metrópole paulistana?, pretende-se dar continuidade ao projeto, com a realização de um curso e pesquisa de campo, envolvendo alunos da USP e da UFAM. Realização de um levantamento, a cargo dos pesquisadores do NAU, alunos da UFAM, estagiários do Museu Amazônico e membros de instituições indígenas, do circuito percorrido/habitado/por grupos indígenas e dos seus trajetos para trabalho ou lazer e entre aldeias e cidade, (especialmente dos Sateré-Mawé, já contatados por idas a campo anteriores) de forma a dar continuidade ao estudo da presença cotidiana e sistemática dessa população na cidade e assim detectar seus padrões de uso e ocupação, buscando pontos de contato (ou conflito) entre esquemas explicativos oriundos de suas cosmologias tradicionais e as exigências do modo de vida urbano. Treinamento de pesquisadores tanto de graduação como de pós graduação, da USP e da UFAM, em regime de intercâmbio, no uso e aplicação de categorias de observação e análise desenvolvidas pelo NAU para descrição e estudo da dinâmica urbana contemporânea.
    • Nome do projeto: Memorial Indígena Sateré-Mawé: trajetórias em Manaus (2011 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BELLETATI, F. F. , SHIMODA, L. Y. , TAMBUCCI, Y. B. , CHIQUETTO, R. V. , MAGNANI, J. G. C. , ANDRADE, J. A. , MAURO, A. L. S. A. .
    • Nome do projeto: O cotidiano no Yapyrehy?t: Os sateré-mawé no contexto de uma ?aldeia urbana? (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BELLETATI, F. F. .
      Descrição: Observar o cotidiano da comunidade Y?apyrehyt, residente da cidade de Manaus, buscando apreender a forma como índios da etnia sateré-mawé se articulam e se pensam dentro de uma perspectiva da antropologia urbana. Busca-se deslocar-se da ligação com a localidade de origem enquanto relação fundamental para a compreensão da dinâmica estabelecida com a cidade e sua identidade étnica, visando as interações dos moradores desta comunidade, em especial no que confere à relação das mulheres e das crianças.
    • Nome do projeto: Memorial Indígena Sateré-Mawé: trajetórias em Parintins (2011 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BELLETATI, F. F. , SHIMODA, L. Y. , TAMBUCCI, Y. B. , CHIQUETTO, R. V. , MAGNANI, J. G. C. , ANDRADE, J. A. , MAURO, A. L. S. A. .
      Descrição: Capitão França, importante liderança Sateré-Mawé, considerava a educação uma ferramenta política. Hoje, muitos dos seus filhos e netos que estudaram ou já se formaram em instituições de ensino, como a Universidade Estadual do Amazonas, vivem na cidade de Parintins. Eles e outros Sateré-Mawé nos contam sobre a vivência na cidade e na Terra Indígena, suas experiências pessoais e histórias de vida. Essas narrativas tratam de sua etnia, de suas comunidades, suas famílias, do artesanato e do auxílio a Saterés em trânsito. Falam também sobre sua língua e seus rituais, sua religião e os significados de ser Sateré, legando às próximas gerações aspectos de sua cultura e tradição. Ficha técnica: HD, NTSC, cor, 33min, 2012 Direção: Diana Paola Gómez Mateus Pesquisa: Ana Luisa Sertã Almada Mauro, Flávia Fernandes Belletati, José Agnello Alves Dias de Andrade, Rodrigo Valentim Chiquetto, Tiemi Kayamori Lobato da Costa, Yuri Bassichetto Tambucci Roteiro, Câmera e edição: Diana Paola Gómez Mateus Fotofixa: Ana Luisa Sertã Almada Mauro Animação: Giu Nishiyama Arte Gráfica: Isabela Sertã Almada Mauro Realização: Grupo de Etnologia Urbana (GEU) do Núcleo de Antropologia Urbana -(NAU/DA/FFLCH/USP); Universidade de São Paulo (USP) Apoio: Pós-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU); Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA)