Não autenticado |

Paula de Castro Broda

    • Possui graduação em História (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de São Paulo (2013). É mestre em História Cultural pela mesma instituição, com a pesquisa "This is our fight!: as animações de Hollywood utilizadas como propaganda política pelos Estados Unidos na II Guerra Mundial (1940-1945)?, sob orientação da Profa. Dra. Mariana Martins Villaça. Tem interesse na área de História Contemporânea, História das Américas e História dos Estados Unidos com ênfase em História do Cinema, focando nos usos políticos do cinema de animação como difusor de ideologias. Integra os seguintes Grupos e Diretórios de Pesquisa: História dos Estados Unidos: regional, nacional e global (séculos XVIII ao XXI) - FFLCH/ USP. Coordenação: Profa. Dra. Mary Anne Junqueira; LAPHA (Laboratório de Pesquisas de História das Américas) ? UNIFESP. Coordenação: Profa. Dra. Mariana Martins Villaça, Prof. Dr. José Carlos Vilardaga; Laboratório de Estudos de História das Américas (LEHA). Coordenção: Profa. Dra. Mariana Martins Villaça; História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação ? USP. Coordenação: Prof. Dr. Eduardo Victorio Morettin, Prof. Dr. Marcos Francisco Napolitano de Eugenio.

       

      Links:    

    • A inflência das comunidades japonesas no Brasil - um país de sociedade multicultural
    • A influência das comunidades japonesas no Brasil - Um país de sociedade multiculturall
    • DIAS, MICHELE APARECIDA SIQUEIRA ; BRODA, PAULA DE CASTRO . "Eu sou uma cidade": Perspectivas de análise sobre educação, urbanização e sanitarismo nas Américas a partir da animação Environmental Sanitation (1945) ESBOÇOS (UFSC) , v. 28 , p. 834 - 853 , 2021. ISSN: 1414722X.
    • BAUMANN, C. ; GRANZOTO JUNIOR, E. ; NOGUEIRA, P. M. ; BRODA, Paula C. ; RODRIGUES, V. N. . Fontes on-line em arquivos brasileiros: Reflexões sobre a Internet no ofício do historiador CADERNOS DE CLIO , v. 3 , p. 205 - 232 , 2012. ISSN: 22370765.
  • Capítulos publicados: 1
    • BRODA, Paula C. . Animação e História: possibilidades de uso para pesquisa história e em sala de aula. Ensaios sobre usos e apropriações da Cultura digital na pesquisa e ensino de História, v. 1, p. 108 - 122, 2023.
    • BRODA, Paula C. . Latino-americanos animados: sociedade e educação nos desenhos de Walt Disney e Nelson Rockefeller. In: VII COCAAL ? Colóquio de cinema e arte da América Latina , 2020 , São Paulo. O público no cinema e arte da América Latina. São Paulo : República dos Livros, 2020.
    • BRODA, Paula C. . Um Pato na guerra: a propaganda do exército estadunidense em Donald gets drafted (1942), Sky trooper (1942) e Commando Duck (1944). In: XXVIII Encontro Nacional de História , 2015 , Florianópolis. Anais do XXVIII Encontro Nacional de História. : , 2015.
    • BRODA, Paula C. . Health for the Americas: As animações dos estúdios Walt Disney voltadas para as famílias latino-americanas no contexto da Política de Boa Vizinhança (1940-1946). In: I Encontro de graduandos e pós-graduandos em História dos Estados Unidos , 2013 , Niterói. istória dos Estados Unidos: Anais do I Encontro de Graduandos e Pós-graduandos. Niterói : PPGH-UFF, 2013. p. 413 - 428.
    • BRODA, Paula C. . Desenhando a América Latina: o seminário de Nelson Rockefeller e Walt Disney para a criação de ?Health for the Americas?. 2019 (Simposio)
    • BRODA, Paula C. . De batom e macacão: A mulher estadunidense nas animações de Hollywood durante a II Guerra Mundial. 2017 (Simposio)
    • BRODA, Paula C. . Charlie, o latino-americano: sociedade e educação nos desenhos de Walt Disney e Nelson Rockefeller.. 2018 (Simposio)
    • BRODA, Paula C. . Wipe out the enemy; a representação do inimigo japonês na animação Commando Duck (1944). 2014 (Comunicacao)
    • BRODA, Paula C. . This is our fight!?: as animações de Hollywood utilizadas como propaganda política pelos Estados Unidos na II Guerra Mundial (1940-1945). 2014 (Congresso)
    • BRODA, Paula C. . 'O conceito de Engajamento'. 2014 (Outra)
    • BRODA, Paula C. . 'This is our fight!:': as animações de Hollywood utilizadas como propaganda política pelos Estados Unidos na II Guerra Mundial (1940-1945). 2013 (Seminário)
    • BRODA, Paula C. . Health for the AmericasAs Animações dos Estúdios Walt Disney voltadas para as Famílias Latino-Americanas no Contexto da Política da Boa Vizinhança (1940 ? 1946). 2013 (Comunicacao)
    • BRODA, Paula C. . Health for the Americas: as animações dos Estúdios Walt Disney voltadas para as famílias latino-americanas no contexto da Política da Boa Vizinhança (1940-1946). 2012 (Congresso)
    • BRODA, Paula C. . Health for the Americas: as animações dos Estúdios Walt Disney voltadas à educação das famílias latino-americanas no contexto da Política de Boa Vizinhança (1943-9146). 2012 (Congresso)
    • BRODA, Paula C. . Health for the Americas: as animações dos Estúdios Walt Disney voltadas à educação das famílias latino-americanas no contexto da Política de Boa Vizinhança (1943-9146). 2012 (Simposio)
    • BRODA, Paula C. ; NOGUEIRA, P. M. ; RODRIGUES, V. N. . Fontes on-line em arquivos brasileiros: Reflexões sobre a Internet no ofício do historiador. 2012 (Comunicacao)
    • BRODA, Paula C. ; Carvalho, C. ; LIMA, V. C. ; RODRIGUES, V. N. . História e TICs: guia de fontes online e usos possíveis da Internet para o ofício do historiador. 2010 (Comunicacao)
    • BRODA, Paula C. ; BAUMANN, C. ; GRANZOTO JUNIOR, E. ; NOGUEIRA, P. M. ; RODRIGUES, V. N. . História e TICS (Tecnologias de Informação e Comunicação) - Fontes on-line nos arquivos brasileiros: Usos possíveis da Internet para o ofício do historiador. 2011 (Comunicacao)
    • BRODA, Paula C. ; NOGUEIRA, P. M. ; BAUMANN, C. ; GRANZOTO JUNIOR, E. ; RODRIGUES, V. N. . História e TICS (Tecnologias de Informação e Comunicação) - Fontes on-line nos arquivos brasileiros: Usos possíveis da Internet para o ofício do historiador. 2011 (Comunicacao)
    • BRODA, Paula C. ; Carvalho, C. ; LIMA, V. C. ; RODRIGUES, V. N. . História e TICs: guia de fontes online e usos possíveis da Internet para o ofício do historiador. 2010 (Comunicacao)
    • BRODA, Paula C. ; Carvalho, C. ; LIMA, V. C. ; RODRIGUES, V. N. . História e TICs: guia de fontes online e usos possíveis da Internet para o ofício do historiador. 2010 (Comunicacao)
    • BRODA, Paula C. ; LIMA, V. C. ; RODRIGUES, V. N. ; Carvalho, C. . História e TICs: guia de fontes online e usos possíveis da Internet para o ofício do historiador. 2010 (Comunicacao)
    • BRODA, Paula C. ; Carvalho, C. ; LIMA, V. C. ; RODRIGUES, V. N. ; OLIVEIRA, L. C. ; RIBEIRO, A. V. ; VIANA, G. F. P. ; MENDES, F. ; COSTA, S. S. . I Semana de História da Unifesp: "O ofício do Historiador". 2009 (Universidade Federal de São Paulo)
    • BRODA, Paula C. ; BAUMANN, C. ; Carvalho, C. ; COSTA, S. S. ; LIMA, V. C. ; OLIVEIRA, L. C. ; RIBEIRO, A. V. ; RODRIGUES, V. N. ; VIANA, G. F. P. ; MORA, G. H. ; SILVA, W. P. ; SANTANA, A. . II Semana de História da Unifesp: "Ditaduras". 2010 (Universidade Federal de São Paulo)
    • BRODA, Paula C. ; BAUMANN, C. ; Carvalho, C. ; RODRIGUES, V. N. . TICs, Educação e Humanidades. 2010 (Programa de Educação Tutorial (PET) História - Unifesp)
    • CESAR JUNIOR, S. ; NEPOMUCENO, M. M. C. ; MATOS, Y. A. V. F. ; BRODA, Paula C. . V Colóquio de Cinema e Arte da América Latina (COCAAL). 2017 (Universidade Federal de São Paulo)
    • BRODA, Paula C. ; BAUMANN, C. ; GRANZOTO JUNIOR, E. ; NOGUEIRA, P. M. ; PORTELA, J. D. ; CALDEIRA, A. P. S. ; MATTOS, E. L. ; DUARTE, M. D. ; GERALDINI, T. ; SANCHEZ, T. J. N. ; OLIVEIRA, A. Q. . IV Semana de História - "O saber e a consciência histórica: tendências e perspectivas". 2012 (Universidade Federal de São Paulo)
    • Nome do projeto: História e Tecnologias de Informação e Comunicação (2009 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BRODA, Paula C. , RODRIGUES, V. N. , BAUMANN, C. , GRANZOTO JUNIOR, E. , NOGUEIRA, P. M. , TOLEDO, E. .
    • Nome do projeto: Health for the Americas: as animações dos Estúdios Walt Disney voltadas para as famílias latino-americanas no contexto da Política da Boa Vizinhança (1940-1946) (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BRODA, Paula C. , VILLACA, M. M. .
    • Nome do projeto: Filantropia e atendimento à saúde: Portugal, Inglaterra e ressonâncias coloniais no Brasil e nos Estados Unidos (1770-1830) (2018 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BRODA, Paula C. , NEMI, Ana L. L. , SANTANA, Mirna B. , AVELAR, R. .
      Descrição: O intuito desse projeto de pesquisa é comparar as práticas filantrópicas de atendimento à saúde em Portugal e na Inglaterra entre o final do século XVIII e os inícios do século XIX, assim como as continuidades e /ou transformações dessas práticas originalmente metropolitanas em suas áreas coloniais, destacados aqui Brasil e Estados Unidos. Trata-se, especialmente, de observar o financiamento das ações em atendimento à saúde, entendidas desde a primeira modernidade como conteúdos de filantropia ancorados em virtudes cristãs, os agentes sociais responsáveis por elas e a população atendida. Para tanto, serão estudadas as experiências da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, do Hospital St. Thomas de Londres, da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e do Bellevue Hospital Center de Nova York no que diz respeito às suas regulações internas (regimentos e atas de reuniões de seus conselhos e provedorias), às legislações pactuadas e aos recursos disponibilizados para suas ações. O apoio à pesquisa solicitado aqui destina-se a levantar a documentação das instituições eleitas para estudo em Portugal, Inglaterra e nos Estados Unidos.
    • Nome do projeto: ?This is our fight!?: as animações de Hollywood utilizadas como propaganda política durante a II Guerra Mundial (2014 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BRODA, Paula C. .
      Descrição: A pesquisa pretende compreender qual foi o lugar dos Estados Unidos na II Guerra Mundial construído pelos desenhos animados produzidos entre 1939 e 1945. Nesses anos, as animações realizadas pelos estúdios hollywoodianos para circular na sociedade estadunidense procuravam vilanizar os inimigos, valorizar o patriotismo e convencer o público sobre a importância da aquisição dos bônus de guerra. Ao mesmo tempo, propagavam a ideia de que todo cidadão, ainda que não estivesse nos fronts de batalha, tinha um papel decisivo no conflito. Por meio da análise fílmica e historiográfica, a dissertação analisa a propaganda política consolidada nas animações, as tensões e contradições presentes nessas fontes, que procuravam opor o soldado/cidadão estadunidense ao inimigo (em especial, o alemão e o japonês). Ao mesmo tempo, a narrativa dos desenhos forçava uma aproximação de aliados latino-americanos, russos e chineses, apagando conflitos e reescrevendo as relações dos Estados Unidos com esses países. Além disso, é possível notar disputas sociais internas com a presença de mulheres e negros nesses curtas-metragens, os quais eram chamados para suprir a ausência dos trabalhadores convocados para guerra, mas que, ao final, permaneciam representados de maneira estereotipada, machista e racista.
    • Nome do projeto: Programa de Educação Tutorial (PET) (2009 - 2012
      Natureza: Outra
      Integrantes: BRODA, Paula C. , RODRIGUES, V. N. , Carvalho, C. , BAUMANN, C. , GRANZOTO JUNIOR, E. , NOGUEIRA, P. M. , MORA, G. H. , SILVA, W. P. , SANTANA, A. , TOLEDO, E. , BARRERO JR, R. C. .
      Descrição: O grupo PET História Unifesp tem como diretriz estabelecer projetos relacionados tanto à pesquisa, quanto ao ensino e à extensão. O grupo possuía duas frentes de pesquisa: a primeira sobre a História do município de Guarulhos, tendo como fonte o patrimônio industrial da cidade. A segunda frente de trabalho pesquisou a relação das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) e a História, com os seus possíveis usos no ofício do historiador. Teve como tutores no período de participação: Prof. Dr. Luis Filipe Silvério Lima e Profa. Dra. Edilene Toledo e co-tutorado pela Profa. Dra. Marcia Eckert Miranda Situação: Concluído; Natureza: Outra. Alunos envolvidos: Graduação: (9)