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Walmir Lacerda Gois

    • Mestrando em Teoria Literária e Literatura Comparada na Universidade de São Paulo. Graduado em Letras - Língua francesa e respectivas literaturas (Bacharelado) pela Universidade de Brasília, com período sanduíche na Université de Paris - Sorbonne - Paris IV.

       

      Links:    

    • FRANCHON-CABRERA, C. ; BIANO, V. ; GOIS, W. L. . Victor Hugo, Disseminações L'Écho Hugo: Bulettin de la Société des amis Victor Hugo , v. 12 , p. 31 - 34 , 2015. ISSN: 16384911.
    • GOIS, W. L. . João Paulo Cuenca, entre telas.... Telalternativas, v. , p. 18 - 20, 2018.
    • GOIS, W. L. . Morte e violência na contemporaneidade no romance As intermitências da morte, de José Saramago. In: 68ª Reunião Anual da SBPC , 2016 , Porto Seguro. Anais/Resumos da 68ª Reunião Anual da SBPC. : , 2016.
    • GOIS, W. L. . A vergonha é um sentimento revolucionário. São Paulo : Ubu Editora , 2023 (Tradução)
    • GOIS, W. L. . Racismo e cultura. São Paulo : UBU Editora , 2020 (Tradução)
    • GOIS, W. L. . Alucinação política das telas e criação artística contemporânea. Brasília : Revista Cerrdados , 2020 (Tradução)
    • BARRETO, J. ; GOIS, W. L. ; SILVA, D. L. S. ; FADUL, T. ; MUNIZ, M. ; BIANO, V. ; GUERREIRO, S. B. ; CAMPELO, T. G. ; CRUZEIRO, V. L. . I Encontro Entre TELAAs. 2016 (Universidade de Brasília)
    • Nome do projeto: Projeto TELAA Clube (2016 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GOIS, W. L. , BARRETO, J. R. F. , BIANO, V. , MUNIZ, M. , FADUL, T. , SILVA, D. L. S. , GUERREIRO, S. B. , CAMPELO, T. G. , CRUZEIRO, V. L. .
      Descrição: Descrição: O TELAA Clube, cineclube do Núcleo de Pesquisa e Realizações Telas Eletrônicas, Literatura e Artes Audiovisuais (TELAA), tem como objetivo viabilizar sessões, ciclos e mostras de exibições que articulem debates em torno do audiovisual e as diferentes perspectivas de telas. O TELAA Clube parte do propósito de não restringir suas exibições em torno de obras exclusivamente cinematográficas. A intenção é também projetar filmes ilustrativos da diversidade da produção atual, em que a possibilidade de compor narrativas vídeográficas foi franqueada a qualquer pessoa que possua um smartphone ou tablete. Da mesma forma, manifestações artísticas e midiáticas do núcleo TELAA também serão atividades desenvolvidas no espaço do TELAA Clube, buscando comtemplar a pluralidade imagética em torno da tela: longas, curtas, cinema narrativo, documental, vídeos amadores, tele realizações, quadrinhos, pinturas, desenhos, fotografias, videoarte, artes urbanas, etc.O cineclube pretende também funcionar como lugar de debates e palestras com realizadores, artistas e críticos. A ideia é expandir as discussões acadêmicas para além da universidade, de modo que os espectadores das sessões possam colaborar na construção da reflexão crítica sobre as manifestações da tela neste início de século XXI. Assim, a instalação do TELAA Clube, no âmbito do Instituto de Letras da UnB, funcionará como mais um canal de integração entre a academia e a sociedade, de forma geral. Historicamente, os cineclubes funcionam como pontos de encontro de pessoas que pensam e fazem cinema. O TELAA Clube se propõe ser um espaço de encontro e de acolhimento de ações daqueles que pensam e fazem cinema, artes e cultura, e que tecem reflexões em torno das ?telas? (eletrônicas, literárias, artísticas e audiovisuais)
    • Nome do projeto: Representações da violência na literatura - Dos Desviantes e das aberrações (2013 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GOIS, W. L. , BIANO, V. , BARRETO, J. , DIAS, A. L. , MUNIZ, M. , FADUL, T. , RAPOSO, G. .
      Descrição: A experimentação das representações da violência nas narrativas ficcionais é extremamente fecunda e constitui material ímpar para a análise e a construção de um conceito ainda em discussão, assim como para a compreensão da prática da violência quando associada ao desvio do que se constitui como norma. A definição de violência comportando implicações problemáticas, indicadas pelo campo da linguagem, da filosofia ou da psicanálise, nos leva a prospectar suas representações nas narrativas literárias a partir de três grandes prismas: violência e natureza (pulsões do homem e do animal); violência e origens (a violência fundadora); violência e humanidade (dos indivíduos, dos povos e dos estados). Interessa-nos principalmente analisar, nos textos de estética narrativa, a representação da violência, sobretudo a partir do estudo de desviantes ou aberrações (indivíduos ou qualidades físicas, comportamentais, morais ou patológicas). Dada a profícua produção de narrativas literárias registradas a partir do século XIX, nas quais os desvios e aberrações configuram-se como tema central, interessa-nos estudar a maneira pela qual o desvio da norma e a evidência da diferença atuam na produção da violência (ação e reação), e de que forma são representados na literatura. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .
    • Nome do projeto: Literatura autorreflexiva: prosa e drama (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GOIS, W. L. , VASCONCELLOS, C. M. , SETUBAL, L. I. , CHINEN, J. K. .
      Descrição: O projeto de pesquisa Literatura autorreflexiva: prosa e drama tem como escopo investigar as chamadas obras autoconscientes ou autorreflexivas de autores modernos tais como Gide, Pirandello, Woolf, Beckett, Robbe-Grillet, Perec, Bernhard, Borges, para citar alguns, buscando compreender a singularidade das estratégias literárias de cada autor como modos de crítica literária. O projeto alberga a pesquisa de três orientações de mestrado em andamento, dos alunos Juliana Kobata Chinen, Luciana Iser Setubal e Walmir Lacerda Gois.
    • GOIS, W. L. . XIII Congresso Internacional da Associação de Pesquisadores em Crítica Genética. 2017 - Tradução simultânea