Não autenticado |

Rafael Franzese Salmim

    • Bacharel em História pela Universidade de São Paulo em 2023. Realizou pesquisa sobre o Litoral Vicentino no período colonial, com ênfase em levantamento e sistematização de sesmarias, assim como na área de capitanias hereditárias do Brasil Colônia, analisando a administração do Império Português na América meridional, no séc. XVII e XVIII. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre política e economia na América portuguesa em finais do XVII até a primeira metade do XVIII.

       

      Links:    

    • HIstória do Brasil Colonial
    • História Econômica
    • SALMIM, R. F. . Sistema donatarial e economia colonial: conflitos político-administrativos na América Portuguesa meridional (1670-1730). In: XV Congresso Brasileiro de História Econômica e 16ª Conferência Internacional de História de Empresas , 2023 , Osasco. Anais [recurso eletrônico] do XV Congresso Brasileiro de História Econômica e 16ª Conferência Internacional de História de Empresas. Osasco : EPPEN/UNIFESP, 2023.
    • SALMIM, R. F. . Sistema donatarial e elite fidalga portuguesa: conflito pelas capitanias de São Vicente e Santo Amaro (1679-1724). In: 30º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - SIICUSP , 2022 , São Paulo. Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP. São Paulo : Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP, 2022.
    • SALMIM, R. F. . Sistema donatarial e elite fidalga portuguesa: Conflito pelas Capitanias de São Vicente e Santo Amaro (1679-1724. In: 29º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - SIICUSP , 2021 , São Paulo. 29º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP. São Paulo : Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP, 2021. p. 1 - 1.
    • SALMIM, R. F. . Conflito pela posse das terras de Martim Affonso de Sousa e Pero Lopes de Sousa (1602-1711). In: 28º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - SIICUSP , 2020 , São Paulo. Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP. : , 2020. p. 1 - 1.
    • SALMIM, R. F. . Sistema donatarial e elite fidalga portuguesa: conflito pelas capitanias de São Vicente e Santo Amaro (1679-1724). In: I Encontro internacional de jovens investigadores de história e cultura Luso-Brasileira , 2023 , Lisboa. I Encontro internacional de jovens investigadores de história e cultura Luso-Brasileira: volume de estudos. Lisboa : Universidade Autónoma de Lisboa, 2023. p. 1 - 377.
    • SALMIM, R. F. ; FERLINI, V. L. A. . Plataforma Interativa dos Engenhos e Fazendas da Baixada Santista no Período Colonial (1536-1759). In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP , 2019 , São Paulo. Publicações SIICUSP. São Paulo : Universidade de São Paulo, 2019.
    • SALMIM, R. F. . Sistema donatarial e economia colonial: conflitos político-administrativos na América Portuguesa meridional (1670-1730). 2023 (Congresso)
    • SALMIM, R. F. . Sistema donatarial e elite fidalga portuguesa: Conflito pelas Capitanias de São Vicente e Santo Amaro (1679-1724). 2022 (Comunicacao)
    • SALMIM, R. F. . Sistema donatarial e elite fidalga portuguesa: Conflito pelas Capitanias de São Vicente e Santo Amaro (1679-1724). 2022 (Simposio)
    • SALMIM, R. F. . Sistema donatarial e elite fidalga portuguesa: conflito pelas capitanias de São Vicente e Santo Amaro (1679-1724). 2022 (Comunicacao)
    • SALMIM, R. F. . Sistema donatarial e elite fidalga portuguesa: Conflito pelas Capitanias de São Vicente e Santo Amaro (1679-1724). 2021 (Simposio)
    • SALMIM, R. F. . Conflito pela posse das terras de Martim Affonso de Sousa e Pero Lopes de Sousa (1602-1711). 2020 (Simposio)
    • SALMIM, R. F. . Plataforma Interativa dos Engenhos e Fazendas da Baixada Santista no Período Colonial (1536-1759). 2019 (Simposio)
    • Nome do projeto: Sistema donatarial e elite fidalga portuguesa: Conflito pelas Capitanias de São Vicente e Santo Amaro (2020 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SALMIM, R. F. , FERLINI, V. L. A. .
      Descrição: O litígio envolvendo o domínio das Capitanias de São Vicente e Santo Amaro (originalmente de Martim Affonso de Sousa e de Pero Lopes de Sousa, respectivamente) por seus herdeiros, da elite fidalga portuguesa, desenrolou-se entre 1607 e 1790 e aponta elementos fundamentais da dinâmica administrativa do Império Português, dos interesses e aspirações da elide fidalga e do processo econômico do Brasil no período colonial. A pesquisa, a partir desses elementos, objetiva aprofundar o entendimento da questão, entre 1709 e 1748, buscando relacionar a definição da área com a criação da Capitania de São Paulo e as novas diretrizes da Coroa Portuguesa, na configuração e governo de seus domínios na América.
    • Nome do projeto: Economia e Política dos Impérios Ibéricos (sécs. XV-XX) (2020 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: SALMIM, R. F. , SERRAT, P. O. M. , GONCALVES, P. C. , TAMMONE, N. , RAMOS, E. S. , MICHELI, M. V. .
      Descrição: O grupo de pesquisa Economia e Política dos Impérios Ibéricos (sécs. XV-XX), por meio de periódicas reuniões de trabalho e da promoção de atividades acadêmicas, tem por objetivo oferecer subsídios a pesquisas em andamento e fomentar o desenvolvimento de novas investigações ligadas ao estudo dos Estados ibéricos e de seus impérios transcontinentais com ênfase nos aspectos econômicos, políticos e demográficos. A partir desse enquadramento temático, busca-se, mediante a interlocução entre pesquisadores dedicados quer a análises monográficas quer a estudos ampliados, proporcionar o intercâmbio e o alargamento de perspectivas geográficas e temporais. Esse diálogo entre pesquisas e pesquisadores também visa sobrelevar, quando for o caso, as confluências e as dissonâncias de realidades, bem como perceber as rupturas conjunturais e as permanências estruturais nos impérios ibéricos. Site: https://social.stoa.usp.br/ibericos/.
    • Nome do projeto: Conflito pelas terras de Martim Afonso de Sousa e Pero Lopes de Sousa (1602-1711) (2019 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SALMIM, R. F. , SERRAT, P. O. M. .
      Descrição: A pesquisa tem como objeto central o conflito dos herdeiros de MartimAffonso de Sousa e Pero Lopes de Sousa pelas posses e divisas de fronteirasdas suas respectivas capitanias. O litígio tem a extensão de aproximadamenteum século, começando por volta de 1602 indo até 1711 com a compra das duascapitanias pela Coroa.
    • Nome do projeto: Negócios e negociações: a Coroa portuguesa frente às elites coloniais (1670-1730) (2024 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SALMIM, R. F. , FERLINI, V. L. A. .
      Descrição: O projeto tem como objetivo principal analisar as relações entre os agentes metropolitanos e as elites locais da América portuguesa em fins do século XVII e começo do XVIII. O período foi marcado por conflitos de ordem internacional que atingiram o Império ultramarino, reforçando ainda mais sua importância para Portugal. Essas elites passaram a se rearranjar, com novas disputas em relação a agentes internos e externos. Ensejaram diferentes manifestações políticas, desde revoltas até aproximações ao Rei. A lógica das mercês e o paradigma jurisdicionalista, forma de mediação entre metrópoleelites locais, foi apropriada de maneira variada pelos polos nos momentos das reivindicações. Atendidas (ou não), analisam-se as linhas gerais das soluções e projetos políticos da Coroa para três (contudo, conectadas) situações: a Guerra dos Emboabas (1708-1709), a elevação de São Paulo à categoria de cidade (1679-1711) e a Revolta de Vila Rica (1720).
    • Nome do projeto: Atlas dos Engenhos e Fazendas da Baixada Santista no Período Colonial (1532-1759) (2018 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SALMIM, R. F. , FERLINI, V. L. A. , GARCIA, L. C. T. .
      Descrição: O projeto é parte das pesquisas desenvolvidas pelo Grupo Civilizações doAçúcar (CNPq), junto à Cátedra Jaime Cortesão e busca levantar, identificar e mapearas propriedades e proprietários de fazendas e engenhos da área hoje denominadaBaixada Santista, entre 1532 (fundação da Vila de São Vicente) e 1759 (expulsão dosjesuítas, que, ao longo do período, foram concentrando a maior parte das terras daregião). A primeira fase do projeto (2018/2019) foi a realização de extensolevantamento bibliográfico acerca dos registros de terras da Baixada Santista,organização e categorização dos conteúdos pertinentes ao projeto em fichamentos e,posteriormente, em fichas descritivas específicas criadas no programa Access. Assim,o objetivo é formar um banco de dados interativo com descrição, localizaçãogeorreferenciada, documentos, bibliografias específicas e exposição física dosresultados obtidos.
    • Nome do projeto: Sistema donatarial e elite fidalga portuguesa: Conflito pelas Capitanias de São Vicente e Santo Amaro (1679-1724) (2021 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SALMIM, R. F. , FERLINI, V. L. A. .
      Descrição: O projeto objetiva analisar, a partir do litígio entre os herdeiros de Martim Afonso e Pero Lopes de Sousa, pelas Capitanias de São Vicente e Santo Amaro, as relações entre elites fidalgas portuguesas e processo administrativo colonial. Ressalta, para isso, o caráter híbrido desses personagens, entre os valores da sociedade de Antigo Regime e o caráter mercantil da colonização. Toma o período 1679 -1724, que aborda o contexto das minas e de grandes mudanças no Império, a compra feita pela Coroa em 1709 como ponto de viragem, até 1724, com a consolidação dos interesses régios e o alinhamento das elites camarárias, culminando na supressão da figura donatarial na Capitania.
    • Nome do projeto: Laboratório de História Moderna e Contemporânea (LabMoCo) - Economia e Política dos Estados Modernos e Contemporâneos (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SALMIM, R. F. , SERRAT, P. O. M. , COELHO, R. S. .
      Descrição: Esta linha de pesquisa tem como objetivo promover estudos voltados para a teoria, os planos e as práticas políticas e econômicas dos Estados Modernos e Contemporâneos. Busca-se deslindar as estruturas e as dinâmicas dos Estados a partir de seus teóricos, das ações concretizadas pelos diferentes agentes dentro da hierarquia estatal, e dos efeitos das medidas políticas e econômicas adotadas nos diferentes espaços em que os aparatos dessas instituições se fizeram presentes.