Não autenticado |

Camila Paula de Souza

    • Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo (USP), pela linha de pesquisa: Território, Economia e Dinâmicas Regionais. Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Licenciada em Geografia pela UFPel. É integrante do Laboratório Interdisciplinar de Estudos Feministas (LIEF - UFPel). Também integra a Rede de Estudos de Gênero e Sexualidades dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFC - Campus Videira). Pesquisa os seguintes temas: Geografia Feminista, Territorialização do Capital e Economia Solidária.

       

      Links:    

    • SOUZA, C. P. ; DIAS, L. C. . Cartografia Social no Ensino de Geografia: com a palavras, os/as alunos/as. GEOGRAPHIA MERIDIONALIS , v. 05 , p. 32 - 48 , 2019. ISSN: 24469165.
    • SOUZA, C. P. ; DIAS, L. C. . ENSINO DA GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA SOCIAL: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DOS ARTIGOS CIENTIFICOS DO 12º ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICAS DE ENSINO EM GEOGRAFIA PARA ONDE!? (UFRGS) , v. 10 , p. 45 - 55 , 2018. ISSN: 19820003.
    • SOUZA, C. P. . A questão do conceito de limite na Cartografia Social: apontamentos, discussão e a escola como cenário protagonista. Experiências Cartográficas: exploraçiones ey derivas, v. 1, p. 158 - 171, 2017.
    • SOUZA, C. P. ; LOPES, A. T. ; FERREIRA, T. C. L. ; PEREIRA, A. S. A. ; SODRE, S. P. . O ENSINO DAS CULTURAS AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NAS ESCOLAS: A OFICINA ITINERANTE PEDAGÓGICA.. PRÁTICAS ESCOLARES DO PIBIDGEO/UFPel: na busca da identidade docente, v. 1, p. 98 - 112, 2015.
    • SOUZA, C. P. ; FERREIRA, C. V. O. ; MACEDO, D. P. ; AVILA, R. B. G. ; SILVEIRA, J. S. . ORIENTAÇÃO CARTOGRÁFICA E DESPORTO NA ESCOLA PADRE ANCHIETA: DA CABEÇA AOS PÉS. Práticas escolares do PIBIDGEO/UFPel: na busca da identidade docente, v. 1, p. 52 - 67, 2015.
    • SOUZA, C. P. ; DIAS, L. C. . ENSINO DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA SOCIAL: uma análise dos artigos das 12º e 13º edições do Encontro Nacional de Práticas de Ensino em Geografia. In: XII Encontro Nacional da ANPEGE , 2017 , Porto Alegre. Anais da XII ENANPEGE. : , 2017.
    • SOUZA, C. P. ; DIAS, L. C. . DIÁLOGO ENTRE A RUA E A ESCOLA: O RAP COMO INSTRUMENTO NA CARTOGRAFIA. In: 2º Encontro de Práticas no Ensino de Geografia , 2014 , Florianópolis. Anais Eletrônicos do Encontro de Práticas de Ensino de Geografia da Região Sul ? ENPEGSul.. : , 2014.
    • MACEDO, D. P. ; SOUZA, C. P. ; DIAS, L. C. . Desporto Orientação e o Ensino Aprendizagem de Cartografia nos Anos Iniciais. In: XXII Congresso de Iniciação Cientifica da Universidade Federal de Pelotas , 2013 , Pelotas. Desporto Orientação e o Ensino Aprendizagem de Cartografia nos Anos Iniciais. : , 2013.
    • AVILA, R. B. G. ; SOUZA, C. P. ; FERREIRA, C. V. O. ; DIAS, L. C. ; SILVEIRA, F. C. ; SILVEIRA, J. S. . Oficinas Itinerantes: Uma Proposta de Atividade do PIBID Geografia UFPel. In: 13ª Mostra da Produção Universitária , 2013 , Rio Grande. Oficinas Itinerantes: Uma Proposta de Atividade do PIBID Geografia UFPel. : , 2013.
    • SOUZA, C. P. ; FERREIRA, C. V. O. . Abordando a Cultura Afro-Brasileira em Comunidades Quilombolas: Sustentabilidade Versus Tecnologia. In: 1º Congresso de Pesquisadores Negros da Região Sul. , 2013 , Pelotas. Abordando a Cultura Afro-Brasileira em Comunidades Quilombolas: Sustentabilidade Versus Tecnologia. : , 2013.
    • SOUZA, C. P. ; DIAS, L. C. . O Rap como instrumento na produção cartográfica. In: XXIII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas , 2014 , Pelotas. O Rap como instrumento da produção cartográfica. : , 2014.
    • SILVA, A. P. M. ; SOUZA, C. P. ; DIAS, L. C. . Prática Tradicional e Cartografia Social: o mapeamento de benzedeiras negras no município de Pelotas/RS. : , 2018 (17º Mostra de Produção Universitária)
    • SOUZA, C. P. . A Cartografia Social como narrativa cartográfica no Ensino de Geografia: uma análise bibliográfica dos artigos científicos do Encontro Nacional de Práticas de Ensino em Geografia e do Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares. : , 2018 (Dissertação de Mestrado)
    • SOUZA, C. P. ; DIAS, L. C. . REPENSANDO A CARTOGRAFIA NO ÂMBITO ESCOLAR: Perspectivas, Investigação e a Cartografia Social como proposta metodológica.. : , 2015 (Trabalho de Conclusão de Curso)
    • SOUZA, C. P. . Quantos Eram Pra Tá?. 2018 (Consultoria)
    • SOUZA, C. P. . Gênero, Raça e Economia Solidária. 2024 (Conferência)
    • SOUZA, C. P. . Aproximações teórico-metodológicas da experiência territorial da Rede de Economia Solidária e Feminista (RESF): a Cooperativa GiraSol (Porto Alegre - RS) e a Feira Agroecológica e Cultural de Mulheres no Butantã (São Paulo - SP). 2023 (Congresso)
    • SOUZA, C. P. ; TOLEDO, C. A. . Rede de Economia Solidária e Feminista: a territorialização de organizações de mulheres através do Atlas Digital de Economia Solidaria. 2022 (Seminário)
    • SOUZA, C. P. . Geografia e Gênero. 2020 (Conferência)
    • SOUZA, C. P. ; SILVA, A. P. M. . Gênero, Raça e Espaço Urbano: conflitos, alternativas, memória e epistemologias. 2020 (Conferência)
    • SOUZA, C. P. . Usos do currículo: reflexões teóricas acerca do Ensino de Cartografia na Educação Básica. 2020 (Simposio)
    • SOUZA, C. P. ; FERREIRA, C. V. O. . A sustentabilidade na perspectiva das comunidades quilombolas. 2013 (Congresso)
    • SOUZA, C. P. . A Cartografia Social como instrumento didático-pedagógico. 2018 (Conferência)
    • SOUZA, C. P. ; DIAS, L. C. . Contribuições da Cartografia Social no Ensino de Geografia: ressignificando os mapas em sala de aula. 2018 (Outra)
    • SOUZA, C. P. ; DIAS, L. C. . A Cartografia Social como narrativa cartográfica no Ensino de Geografia: Uma análise dos artigos publicados na 12º edição do Encontro Nacional de Práticas do Ensino de Geografia (ENPEG). 2017 (Seminário)
    • SOUZA, C. P. ; DIAS, L. C. . ENSINO DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA SOCIAL: uma análise dos artigos das 12º e 13º edições do Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. 2017 (Outra)
    • SOUZA, C. P. ; DIAS, L. C. ; SILVA, A. P. M. . Ensino da Geografia e Cartografia Social: Uma análise dos artigos das 12º e 13º edições do Encontro Nacional de Práticas de Ensino em Geografia. 2017 (Outra)
    • SOUZA, C. P. ; RODRIGUES, D. F. . As Ciências Humanas em tempos de fragilidade política: Ensaios sobre a Educação no século XXI. 2017 (Outra)
    • SOUZA, C. P. ; DIAS, L. C. . Repensando a Geografia no contexto escolar: a Cartografia Social como proposta metodológica para o ensino médio.. 2016 (Seminário)
    • SOUZA, C. P. ; DIAS, L. C. . A apropriação da Cartografia Social através do ensino de Geografia: a relação dos alunos e seus mapas.. 2016 (Outra)
    • LOPES, A. T. ; SOUZA, C. P. . A CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA: UMA PROPOSTA DE ENSINO COM O AUXÍLIO DA CARTOGRAFIA. 2015 (Outra)
    • SOUZA, C. P. ; DIAS, L. C. . CARTOGRAFIA SOCIAL NO ENSINO DA GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.. 2015 (Outra)
    • SOUZA, C. P. ; DIAS, L. C. . O mapeamento colaborativo como ferramenta de autonomia: uma proposta metodológica para os alunos da escola pública.. 2015 (Congresso)
    • ROCKENBACH, I. A. ; SOUZA, C. P. ; OLIVEIRA, G. R. . Percepção do espaço urbano através da música.. 2015 (Seminário)
    • SOUZA, C. P. . Oficina Itinerante do PIBID Geo: Desastres Ambientais.. 2013 (Seminário)
    • SOUZA, C. P. . Oficina Itinerante do PIBID Geo: Cultura Afro-brasileira e Indígena. 2014 (Seminário)
    • SOUZA, C. P. . DIÁLOGO ENTRE A RUA E A ESCOLA: O RAP COMO INSTRUMENTO NA CARTOGRAFIA. 2014 (Outra)
    • SOUZA, C. P. ; DIAS, L. C. . O Rap como instrumento na produção cartográfica. 2014 (Congresso)
    • SOUZA, C. P. ; ABREU, V. S. . Produção do filme: 'Quantos Eram Pra Tá'. 2019 Radiocom Pelotas
    • SOUZA, C. P. . II Mostra e Seminário do PIBID Geografia UFPel: Perspectivas Atuais e Atividades Docentes.. 2014 (Universidade Federal de Pelotas)
    • SOUZA, C. P. ; DIAS, L. C. ; SPIRONELLO, R. L. ; MARTINEZ, C. A. F. . III Mostra e Seminário do Pibid Geografia UFPel: Espaço Escolar, Possibilidades e Vivências. 2015.. 2015 (Universidade Federal de Pelotas)
    • SOUZA, C. P. . IV Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pelotas. 2017 (Universidade Federal de Pelotas)
    • SOUZA, C. P. . XII Encontro Nacional da ANPEGE (XII ENANPEGE). 2017 (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
    • SOUZA, C. P. . I Mostra e Seminário do PIBID Geografia UFPel: Aproximando Universidade e Escola.. 2013 (Universidade Federal de Pelotas)
  • Curso de curta duração ministrado: 1
    • SOUZA, C. P. . Cartografia Social e Educação Geográfica: estratégias participativas em sala de aula. 2018 (Universidade Federal de Pelotas)
    • Nome do projeto: Conhecendo o LEUREnGeo (2013 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, C. P. , Sidney Gonçalves Vieira .
    • Nome do projeto: A importância da Cartografia no ensino da Geografia: o recurso didático como instrumento de ensino aprendizagem (2013 - 2013
      Natureza: Outra
      Integrantes: SOUZA, C. P. , SPIRONELLO, R. L. .
      Descrição: O presente projeto é estruturado no ensino da Cartografia Geral tendo como propósito a discussão e criação dos recursos didáticos na construção do conhecimento cartográfico.
    • Nome do projeto: Desporto Orientação: "Da cabeça aos pés" (2013 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, C. P. , FERREIRA, C. V. O. , AVILA, R. B. G. , MACEDO, D. P. , DIAS, L. C. .
      Descrição: O projeto desporto Orientação surge através da parceria entre o Programa Institucional de Iniciação a Docência - PIBID, do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade federal de Pelotas - UFPEL e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Anchieta - RS, no intuito de contribuir para a alfabetização cartográfica nas séries iniciais.
    • Nome do projeto: Oficina Itinerante do PIBID Geo: Culturas Afro-brasileira e Indígena (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, C. P. , LOPES, A. T. , DIAS, L. C. , PEREIRA, A. S. A. , SODRE, S. P. .
      Descrição: O presente projeto tem como objetivo ressaltar a influência africana e indígena na formação cultural do Brasil, instigar como essas culturas foram resistentes até os dias atuais, e a desmistificação dos aspectos culturais desses povos em nosso cotidiano, levando em consideração os aspectos geográficos na pesquisa.
    • Nome do projeto: Projeto Disciplinar "Reconhecendo o Espaço Escolar Através dos Mapas" (2015 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, C. P. , PINHEIRO, M. D. L. , NOTZOLD, J. P. B. , DIAS, L. C. .
      Descrição: O Projeto foi realizado pelos bolsistas do PIBID Geografia UFPel em parceria com a Escola Técnica Estadual Profª Sylvia Mello. Consiste no mapeamento e na localização de espaços de vivência e convívio dos alunos, de forma que eles exaltassem suas indagações acerca de sua identificação perante aquele local. A problemática primordial do projeto parte da indagação do espaço escolar como um local que em muitos casos não é agradável para os alunos, e nesse sentido como pensar e "criar" um espaço que seja integrador e harmonioso.
    • Nome do projeto: A importância da Astronomia para a Geografia (2012 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, C. P. , BACH, A. N. .
    • Nome do projeto: Formação Docente e Políticas Educacionais para Quilombos: Continuidades e Perspectivas. (2012 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUZA, C. P. , NUNES, G. H. L. .
      Descrição: O Projeto consiste, entre outras análises, na investigação de instrumentos de acesso ao ensino de Comunidades Quilombolas.
    • Nome do projeto: Territorialidades do Saber Docente: o PIBID e a formação do professor de Geografia (2016 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, C. P. , DIAS, L. C. .
    • Nome do projeto: POLÍTICAS PÚBLICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA OS PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DA GEOGRAFIA (2016 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, C. P. , DIAS, L. C. .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar os impactos dessa política pública educacional: o PIBID, no que diz respeito aos pressupostos teórico-metodológicos do Ensino da Geografia, tendo como parâmetros de análise os trabalhos publicados nos anais do ENPEG (Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia) das edições de 2011, 2013 e 2015/2016, que contemplam o lançamento e desenvolvimento dos editais do PIBID para as Ciências Humanas/Geografia). Como objetivos específicos visa-se identificar tendências didático pedagógicas para o ensino de Geografia; avaliar a articulação entre teoria e prática presentes nas propostas apresentadas e mapear as temáticas abordadas e suas relações com as demandas escolares. Será construído em conjunto como os participantes do projeto um instrumento de análise para as publicações que terá entre outras sessões as de dados gerais da publicação, objetivos, metodologia, método de coleta de dados, abrangência, contexto, forma de análise dos dados, recursos utilizados, temáticas abordadas, tecnologia gerada, referencial teórico, entre outros que o grupo achar pertinente. Tem-se como meta apresentar respostas sobre os efeitos e impactos do PIBID enquanto política pública para a construção e manutenção do conhecimento geográfico e para a auto regulação da aprendizagem dos envolvidos no PIBID.
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa e Estudos: Espaços Sociais e Formação de Professores - GESFOP (2016 - 2018
      Natureza: Outra
      Integrantes: SOUZA, C. P. , DIAS, L. C. .
    • Nome do projeto: Laboratório de Educação Geográfica e Ambiental - LEGA (2013 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUZA, C. P. , DIAS, L. C. .
      Descrição: O LEGA é um projeto de extensão que viabiliza a integração entre universidade e escola através da formação de um laboratório que propicie aos alunos do curso de licenciatura em Geografia um espaço de discussão e planejamento das atividades desenvolvidas durante o estágio obrigatório, bem como o mapeamento de carências existentes na estrutura das escolas e também nos conteúdos e metodologias utilizados nas disciplinas de Geografia na educação básica, para que seja possível intervenções de caráter construtivo.
    • Nome do projeto: Seminário de Monografias dos Cursos de Geografia (2014 - 2014
      Natureza: Outra
      Integrantes: SOUZA, C. P. , COLLISCHONN, E. .
      Descrição: O projeto de ensino realizou uma sessão pública de apresentação das monografias de final de curso dos alunos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia da Universidade Federal de Pelotas, na qual foram apresentadas mais de trinta e seis monografias, sendo realizados debates, apresentação das monografias e arguição da banca examinadora das monografia.
    • Nome do projeto: Núcleo de Estágio Supervisionado em Geografia - NESG (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, C. P. , DIAS, L. C. .
    • Nome do projeto: Laboratório Interdisciplinar de Estudos Feministas (2023 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUZA, C. P. , JARDIM, R. B. .
    • Nome do projeto: Grupo de estudos: O Ensino de Geografia e a Formação Docente na História do Pensamento Geográfico (2016 - 2016
      Natureza: Outra
      Integrantes: SOUZA, C. P. , GIROTTO, E. D. .
      Descrição: A atividade proposta tem como objetivo, a partir de textos clássicos do ensino de Geografia e da formação docente, produzir reflexões e debates sobre o lugar deste campo de conhecimento na história do pensamento geográfico, compreendendo o seu processo de constituição e suas implicações na dinâmica atual.
    • Nome do projeto: Territorialização do capital, mobilização do trabalho: da colonização à periferização do território (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, C. P. , TOLEDO, C. A. .
    • SOUZA, C. P. ; PINHEIRO, M. D. L. ; BACH, A. N. . Maquete com curvas de níveis do estado do Mato Grosso. 2015. 2015 - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - maquetes para o ensino da geografia física e
    • SOUZA, C. P. . Oficina sobre a Cartografia Social na VII Semana Acadêmica da Geografia - UFPel. 2016 - Grupo de trabalho
    • SOUZA, C. P. ; LOPES, A. T. ; DIAS, L. C. . Oficina de Cultura Afro-brasileira e Indígena nas escolas. 2014 - Material didático para implementação das leis 10.639 e 11.645 nas escolas.