Daniela Mordoch
-
Resumo
-
Bacharela (2024), licenciada (2024) e Mestranda em Filosofia na Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). A principal área de interesse é História da Filosofia Moderna, com ênfase nos estudos em Espinosa. Foi pesquisadora de Iniciação Científica pelo projeto temático da FAPESP, "Poder, conflito e liberdade: Espinosa e os percursos da Filosofia Política Moderna e Contemporânea acerca da democracia", coordenado por Marilena Chaui.
-
-
Artigos completos publicados em periódicos: 1
- MORDOCH, D. . O GOVERNO DAS PAIXÕES: ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE DESCARTES E ESPINOSA CADERNOS ESPINOSANOS (USP) , v. 51 , p. 189 - 218 , 2024. ISSN: 14136651.
-
Capítulos publicados: 1
- MORDOCH, D. . A moderação dos afetos e a liberdade nas partes IV e V da Ética de Espinosa. Spinoza, natureza, trabalho e liberdade, v. 1, p. 385 - 392, 2025.
-
Apresentações de Trabalho: 5
- MORDOCH, D. . A moderação dos afetos e seus remédios nas partes IV e V da Ética de Espinosa. 2023 (Conferência)
- MORDOCH, D. . A moderação dos afetos e a Liberdade nas partes IV e V da Ética de Espinosa. 2023 (Comunicacao)
- MORDOCH, D. . A moderação dos afetos e seus remédios nas partes IV e V da Ética de Espinosa. 2023 (Simposio)
- MORDOCH, D. . A moderação dos afetos e seus remédios nas partes IV e V da Ética de Espinosa. 2023 (Outra)
- MORDOCH, D. . A moderação dos afetos e seus remédios nas partes IV e V da Ética de Espinosa. 2023 (Comunicacao)
-
Organização de eventos: 2
- MORDOCH, D. . Semana da Educação 2021. 2021 (USP)
- MORDOCH, D. . VII Semana de Ética e Filosofia Política. 2022 (Centro Acadêmico de Filosofia da USP)
-
Projetos de Pesquisa: 2
-
Nome do projeto: Exame e confronto das noções de liberdade em Descartes e Espinosa (2022
- 2022
Natureza: Pesquisa
Integrantes: MORDOCH, D. , OLIVA, L. C. G .
Descrição: O projeto pretende examinar as concepções de liberdade predominantes na filosofia do século XVII, tomando por base dois de seus principais representantes: Descartes e Espinosa. Enquanto Descartes se mostra um defensor da concepção de liberdade como livre arbítrio, ou seja, poder absoluto e indeterminado de afirmar e negar, Espinosa apresentará uma noção de liberdade que não é incompatível com a noção de determinação, mostrando mesmo que o livre arbítrio como pura indeterminação é completamente fictício. É na autodeterminação que Espinosa encontrará o fundamento de sua concepção de liberdade. Com o projeto, pretende-se fazer uma longa análise das posições em combate, tentando entender o teor das críticas de Espinosa a Descartes, e ao mesmo tempo delimitar melhor o sentido positivo da concepção espinosana. -
Nome do projeto: A moderação dos afetos e seus remédios nas partes IV e V da Ética de Espinosa (2023
- 2024
Natureza: Pesquisa
Integrantes: MORDOCH, D. , OLIVA, L. C. G .
Descrição: Este projeto busca responder a um problema fundamental que é desdobrado principalmente nas partes IV e V da Ética de Espinosa, a saber: se estamos sempre necessariamente envolvidos pela força das paixões, como moderá-las, reduzi-las, remediá-las? Mais especificamente, se um afeto só pode ser coibido ou suprimido por outro afeto contrário e mais forte que ele, seria possível o conhecimento racional travar um embate contra ele? Com isso, pretende-se apresentar a originalidade de Espinosa ao defender uma simultaneidade entre Corpo e Mente através do aprofundamento da relação entre o conhecimento e o afeto, distanciando-se, portanto, da tradição intelectualista.
-
Nome do projeto: Exame e confronto das noções de liberdade em Descartes e Espinosa (2022
- 2022