Não autenticado |

Ariadne Catarine dos Santos

    • Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada (PPG-TLLC), da Universidade de São Paulo (USP), em cotutela com o Programa de Scienze del testo dal Medioevo alla Modernità: Filologie medievali, Paleografia e Studi romanzi, pelo Dipartimento di Studi Europei Americani e Interculturali (SEAI), da Università degli Studi di Roma "La Sapienza" (Uniroma1). Mestra (2019) em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, ECLLP-USP), licenciada (2016) e bacharela (2015) em Letras, habilitação em português, pela Faculdade de Educação (FE-USP) e pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP), tendo cursado o período de um semestre (2014) na Universidade de Coimbra (UC), em Portugal. Atuou como professora cooperante de português, de agosto de 2015 a maio de 2016, no Centro de Idiomas da Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán (UPNFM), em Honduras. Tem experiência nas seguintes áreas: teoria da literatura, literatura comparada, literatura latino-americana contemporânea, relação entre literatura, movimentos sociais e formas de artivismo, ensino de literatura e ensino de língua portuguesa.

       

      Links:    

    • SANTOS, A. C. ; SILVA, F. C. . Sonhos com & para Stella. Salvador : Segundo Selo, 2023 . 62p. ISBN: 9786586754681.
  • Artigos completos publicados em periódicos: 10
    • SANTOS, ARIADNE CATARINE DOS ; SALDANHA, F. P. ; NATALI, M. P. . Irrupção e reação (raça, gênero, sexualidade e classe na teoria literária brasileira contemporânea) REVISTA CRIAÇÃO & CRÍTICA , v. 36 , p. 1 - 19 , 2023. ISSN: 19841124.
    • SANTOS, ARIADNE CATARINE DOS . Articulações e publicações cartoneras em tempos pandêmicos: livros Letras de Cartón II e SARS-CoV-2 CARACOL (USP) , v. 26 , p. 202 - 234 , 2023. ISSN: 21781702.
    • SOUSA, P. D. A. ; SANTOS, ARIADNE CATARINE DOS . El mundo de cartón de Olga Cartonera. Entrevista con Olga Sotomayor Sánchez CARACOL (USP) , v. 26 , p. 319 - 339 , 2023. ISSN: 21781702.
    • SANTOS, A. C. ; GONZALO, C. R. ; POGGIO, A. . Entrevista con la Prof. Dra. Carmen Rodríguez Gonzalo (Universitat de València) El Toldo de Astier. Propuestas y estudios sobre enseñanza de la lengua y la literatura , v. 26 , p. 130 - 146 , 2023. ISSN: 18533124.
    • SANTOS, A. C. ; NATALI, M. P. ; MASSARELLA, M. . Entrevista com o Prof. Dr. Marcos Piason Natali (USP) El Toldo de Astier. Propuestas y estudios sobre enseñanza de la lengua y la literatura , v. 25 , p. 126 - 140 , 2022. ISSN: 18533124.
    • SANTOS, A. C. ; Dubin, M . Enseñanza de las lenguas, las literaturas y alfabetización: un estado de situación en América Latina (Brasil, Argentina, México, Paraguay, Ecuador y Colombia). El Toldo de Astier. Propuestas y estudios sobre enseñanza de la lengua y la literatura - Editorial El Toldo de Astier. Propuestas y estudios sobre enseñanza de la lengua y la literatura , v. 20-21 , p. 1 - , 2020. ISSN: 18533124.
    • SANTOS, A. C. ; Cuesta, C . Pesquisa em ensino de línguas e literaturas. Entrevista com Carolina Cuesta El Toldo de Astier. Propuestas y estudios sobre enseñanza de la lengua y la literatura , v. 20-21 , p. 505-518 - , 2020. ISSN: 18533124.
    • SANTOS, A. C. ; MEDINA, L. . Las lagunas discursivas en las producciones de un diario de campo y de un portafolio: ¿Pérdida de sentido de lo que se enseña? Revista Ensayos Pedagógicos , v. 1 , p. 99 - 124 , 2020. ISSN: 16590104.
    • SANTOS, A. C. ; SANTOS, C. G. . Uma estranha instituição: novas vozes e os caminhos da crítica literária contemporânea TABULEIRO DE LETRAS , v. 14 , p. 53 - 67 , 2020. ISSN: 21765782.
    • CARELLI, Fabiana ; FUNCHAL, A. L. ; OLIVEIRA, A. C. C. A. ; SANTOS, A. C. ; REIS, M. ; POMPILIO, C. E. . Hidra de duas cabeças: configuração ricoeuriana e narrador impuro numa narrativa do HC-FMUSP. Revista Internacional de Humanidades Médicas Revista Internacional de Humanidades Médicas , v. 2 , p. 15 - 38 , 2013. ISSN: 22545859.
    • SANTOS, A. C. ; FUNCHAL, A. L. ; OLIVEIRA, A. C. C. A. ; POMPILIO, C. E ; CARELLI, Fabiana ; REIS, M. . Hidra de duas cabeças: configuração ricoeuriana e narrador impuro numa narrativa do HC-FMUSP. Corporalidades e afetos - Ensaios sobre Humanidades Médicas, v. 1, p. 88 - 112, 2014.
    • SANTOS, A. C. ; FUNCHAL, A. L. ; OLIVEIRA, A. C. C. A. ; POMPILIO, C. E ; CARELLI, Fabiana ; REIS, M. . Hidra de duas cabeças: configuração ricoeuriana e narrador impuro numa narrativa do HC-FMUSP. NA SAÚDE E NA DOENÇA: Fronteiras entre Humanidades e Ciência, v. , p. 45 - , 2020.
    • SANTOS, A. C. ; SILVA, F. C. . Estar em roda para ouvir e fazer falatório. Salvador : Segundo Selo , 2023 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • SANTOS, A. C. . Pesquisa em ensino de línguas e literaturas. Entrevista com Carolina Cuesta. La Plata : El Toldo de Astier. Propuestas y estudios sobre enseñanza de la lengua y la literatura , 2020 (Tradução)
    • SANTOS, A. C. ; DOMINGUES, A. ; SCHMITHZ, A. ; AMORIM, C. ; ROCHA, C. C. ; GONCALVEZ, D. ; BRITO, E. ; DOMINGUES, E. V. ; VALENTE, F. ; GONCALVES NETO, F. ; PIMENTEL, G. R. ; MARINHO, G. ; CRIVELLARI, J. M. ; PEZOLATO, J. ; NERI, N. ; OLIVEIRA, P. H. ; RIBEIRO, R. C. J. ; ALVES, T. ; PEREIRA, V. S. . Momentos e Emoções. Piracicaba : Degaspari , 2008 (Livros de Contos e Poesias da Cidade de Santa Bárbara D'Oeste)
    • SANTOS, A. C. . Livros Cartoneros: um debate sobre literatura, democracia e crise na América Latina. 2021 (Comunicacao)
    • SANTOS, A. C. . Produção cartonera, crítica literária e democracia. 2021 (Comunicacao)
    • SANTOS, A. C. ; Dubin, M . EL TOLDO DE ASTIER: Caminhos do debate sobre o ensino de língua, literatura e alfabetização na América Latina. 2020 (Comunicacao)
    • SANTOS, A. C. . Literatura em tempos de crise. 2020 (Comunicacao)
    • SANTOS, A. C. . Sorôco, sua mãe, sua filha, de João Guimarães Rosa. 2020 (Comunicacao)
    • SANTOS, A. C. . Cartas para Stella neste momento pandêmico (e para o porvir). 2021 (Comunicacao)
    • SANTOS, A. C. ; MIRANDA, F. R. ; SANTOS, V. S. . Reverência a quem veio antes: Maria Firmina, Carolina Maria de Jesus e Stela do Patrocínio. 2020 (Seminário)
    • SANTOS, A. C. . Do falatório de Stela do Patrocínio à escrita de Joyce: a (im)possibilidade de laço. 2020 (Outra)
    • SANTOS, A. C. . 'Reino dos bichos e dos animais é o meu nome': Necropolítica, Loucura e Literatura. 2019 (Comunicacao)
    • SANTOS, A. C. ; SOUZA, S. P. . O discurso midiático sobre a internacionalização das universidades brasileiras. 2018 (Comunicacao)
    • SANTOS, A. C. . 'Interne-me, Meritíssimo Juiz': Os jogos discursivos entre o saber médico e o discurso jurídico, controvérsias em questão. 2018 (Seminário)
    • SANTOS, A. C. ; CARELLI, Fabiana . ?Isto não é um poema. Isto não é um autor? A poética de Stela do Patrocínio e as problematizações sobre a crítica literária atual. 2018 (Comunicacao)
    • SANTOS, A. C. ; CARELLI, Fabiana . O coração da palavra: Stela do Patrocínio, criação e loucura. 2017 (Comunicacao)
    • SANTOS, A. C. ; Cuesta, C . Convenio FE-USP y UNLP: Presentación de Universidad de San Pablo (USP). 2018 (Conferência)
    • SANTOS, A. C. ; Cuesta, C . La internacionalización: El estudio de la USP y las posibilidades de intercambio. 2018 (Conferência)
    • SANTOS, A. C. . O percurso histórico-social da melancolia através da Literatura: A doença que inspira ou a arte que adoenta?. 2015 (Comunicacao)
    • SANTOS, A. C. . La Enseñanza Superior en Brasil. 2015 (Conferência)
    • SANTOS, A. C. . Música Nordestina y la Representación del pueblo brasileño. 2015 (Conferência)
    • SANTOS, A. C. . Las etapas de enseñanza en Brasil y El trabajo Infantil. 2015 (Conferência)
    • SANTOS, A. C. . Aspectos de Lengua Y Cultura: La Poesia Y los Movimientos Sociales. 2015 (Comunicacao)
    • SANTOS, A. C. ; CAMPOS, S. F. ; ALMEIDA, S. R. O. P. . La escritura de Diarios de Campo y La Investigación de las practicas de enseñanza. 2015 (Outra)
    • SANTOS, A. C. ; ALMEIDA, S. R. O. P. . Enseñanza de Idioma y La Identidad del Profesor de Lengua Portuguesa. 2015 (Conferência)
    • SANTOS, A. C. ; ALMEIDA, S. R. O. P. . Enseñanza de Idioma y La Identidad del Profesor de Lengua Portuguesa. 2015 (Comunicacao)
    • SANTOS, A. C. ; ALMEIDA, S. R. O. P. . La Enseñanza de la Literatura y la Oralidad. 2015 (Outra)
    • SANTOS, A. C. . Las demandas de la sala de clase y el material didáctico: De la Inmovilización Curricular a la creatividad en Clases de Portugués. 2015 (Conferência)
    • SANTOS, A. C. . O percurso histórico-social da Melancolia através da Literatura: A doença que inspira ou a arte que adoenta?. 2014 (Simposio)
    • SANTOS, A. C. . Nem tudo está escrito: A Psicanálise e o Ensino de Língua Portuguesa. 2012 (Simposio)
    • SANTOS, A. C. . Portugal. 2015 (Seminário)
    • SANTOS, A. C. ; IGREJA, S. G. . Como transformar um aluno em autor?. 2012 (Seminário)
    • SANTOS, A. C. . Com que roupa eu vou para essa festa?. 2012 (Outra)
    • SANTOS, A. C. . Experiências Discentes de Pesquisa na Graduação. 2012 (Outra)
    • SANTOS, A. C. . Da escrita obrigatória para o desejo de escrever: meandros do ?trabalho de escrita?. 2012 (Seminário)
    • SANTOS, A. C. ; Cuesta, C . Situación actual de la investigación en las universidades brasileñas. 2018 ADN Ciencia Universidad Nacional de La Plata
    • SANTOS, A. C. ; Cuesta, C . Feminismo en Brasil. 2018 RadioNauta "Al Sur del Río Bravo"
    • SANTOS, A. C. ; Cuesta, C . Homenaje a Marielle Franco. 2018 Centro Social y Cultural Olga Vázquez
    • SANTOS, A. C. ; FAIRCHILD, T. M. . Experiência Discente de Pesquisa na Graduação. 2012
    • SANTOS, A. C. ; BARZOTTO, V. H. . III Seminário de Internacionalização da FEUSP. 2017
    • SANTOS, A. C. ; SILVA, V.N. ; RAIMUNDO, L.P ; SANTOS, T. N. . Sessões Macondo: A Pauliceia IV. 2019
    • SANTOS, A. C. ; DIAS, M. R. . 2ª Semana de Películas Brasileñas. 2015 (Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán)
    • SANTOS, A. C. ; BARZOTTO, V. H. ; DIAS, M. R. ; SOUZA, S. P. ; SANTANA, S. L. C. . I Seminário de Internacionalização da FEUSP. 2015 (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo)
    • SANTOS, A. C. ; LUNA, J. M. F. ; SILVESTRE, O. M. . IV Semana Cultural Brasileira da Universidade de Coimbra. 2014 (Universidade de Coimbra)
    • SANTOS, A. C. ; BARZOTTO, V. H. ; MEDEIROS, R. A. . III Oficina de Internacionalização da FEUSP. 2017 (Faculdade de Educação (FE-USP))
    • SANTOS, A. C. ; Dubin, M . O Ensino Público no Brasil e na Argentina. 2018 (E. E. Profª Maria Guilhermina Lopes Fagundes)
    • SANTOS, A. C. . O Ensino Público no Brasil e em Angola. 2018 (E. E. Profª. Maria Guilhermina Lopes Fagundes)
    • SANTOS, A. C. ; BARZOTTO, V. H. ; SOUZA, S. P. ; ALMEIDA, S. R. O. P. ; DIAS, M. R. . XIX Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa. 2020 (Faculdade de Educação (FE) - Universidade de São Paulo)
    • SANTOS, A. C. ; SILVA, V.N. ; SALDANHA, F. P. . XI Seminário de Pós-Graduação do DTLLC. 2021 (Universidade de São Paulo)
    • SANTOS, A. C. ; LACERDA, T. M. . Diálogos: Direitos Humanos em perspectiva (Dia Internacional das Mulheres). 2023 (Comissão de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH-FFLCH))
    • SANTOS, A. C. ; Cuesta, C ; Dubin, M . Las problematizaciones de la enseñanza de literatura en las escuelas publicas: selección y exclusión. 2018 (Universidad Pedagógica Nacional (UNIPE))
    • SANTOS, A. C. ; Cuesta, C ; Dubin, M . Problemas de Teoria y Críticas Literarias en los estudios sobre didáctica de la literatura. 2018 (Universidad de La Plata)
    • SANTOS, A. C. ; ALMEIDA, S. R. O. P. ; CAMPOS, S. F. . Enseñanza de idioma y la Identidad del Profesor de Lengua Portuguesa. 2015 (Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán)
    • SANTOS, A. C. ; ALMEIDA, S. R. O. P. . La enseñanza de la literatura y la oralidad. 2015 (Universidad Nacional de Costa Rica)
    • SANTOS, A. C. ; ALMEIDA, S. R. O. P. ; CAMPOS, S. F. . La escritura de diarios de campo y la investigación de las practicas de enseñanza. 2015 (Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán)
    • SANTOS, A. C. . Formadora de estudantes nos Encontros de Semifinalistas da 7ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (gênero Crônica). 2021 (Programa Escrevendo o Futuro)
    • Nome do projeto: Movimentos do Escrito (2009 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, A. C. , RIOLFI, C. R. , BARZOTTO, V. H. , IGREJA, S. G. , ANDRADE, E. , FAIRCHILD, T. M. .
      Descrição: Movimentos do Escrito Descrição: Descrição: De 2009 a 2012, os membros do GEPPEP estão envolvidos com o projeto coletivo de pesquisa Movimentos do Escrito, sob a coordenação geral dos pesquisadores Claudia Rosa Riolfi e Valdir Heitor Barzotto. Por meio da análise de versões de textos escolares e científicos, visamos a mostrar que a imobilidade da escrita consiste em uma falácia, já que: a) do ponto de vista de quem escreve, a realização de vários movimentos com relação a sua própria palavra são necessários para poder produzir um texto passível de interpretação pelo leitor; b) do ponto de vista de quem lê, um texto pode gerar movimentos, alterações, transmudações; c) do ponto de vista do processo por meio do qual se escreve, a análise das diversas versões de um texto mostra que as palavras movimentam-se com maior ou menor propriedade até que venham a se depositar na fixidez de uma versão considerada final. O trabalho investigativo está organizado em cinco eixos temáticos: 1) O que foi lido no texto escrito: investigação a respeito dos modos por meio dos quais as palavras de terceiros são incorporadas por quem escreve; 2) A influência da escrita na posição subjetiva: investigação a respeito das alterações perceptíveis na posição escrita de quem escreve durante o seu percurso investigativo; 3) A alfabetização: Investigação a respeito dos modos por meio dos quais um sujeito paulatinamente se apropria da leitura e da escrita; 4) O percurso de quem escreve: investigação a respeito das transformações existentes entre as diversas versões de um mesmo texto; e 5) As parcerias para a escrita: investigações a respeito das influências exercidas pelo parceiro (professor, orientador, amigo etc.) no percurso de quem se propõe a escrever. O banco de dados, disponibilizado on-line para os pesquisadores do GEPPEP, em construção no momento, é composto por versões dos textos escritos por um mesmo informante ao longo do seu processo de formação e por textos que, de diferentes modos, foram mobilizados pelo escritor.
    • Nome do projeto: O falatório de Stela do Patrocínio e o discurso da crítica literária: variações (2017 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, A. C. .
      Descrição: Este trabalho se situa entre os campos da crítica literária, da estética e da ética e foi impulsionado pelo seguinte questionamento: quais são os dilemas que os textos atribuídos a Stela do Patrocínio, no livro Reino dos bichos e dos animais é o meu nome (2001), provocam à crítica literária? Diante dessa pergunta, ele variou tanto no sentido de ampliar o seu corpus e se tornar diverso em sua discussão, como no de cometer alguns desvios no formato padrão pressuposto aos trabalhos acadêmicos. Para lidar com os textos atribuídos a Stela, mulher ?nega preta e crioula?, que ficou 30 anos internada na Colônia Juliano Moreira, tornou-se fundamental discutir algumas questões de herança do discurso da crítica literária, suas premissas, seu jogo, suas regras de atuação e o papel do pesquisador frente aos dizeres dos sujeitos subalternizados, assim como se tornou necessário, ainda que de modo inicial, testar outros modos de olhar, escutar, sentir e experimentar esse falatório, que se constrói como um anedotário, que fala sobre os desafetos contra o corpo negro, que busca um ?corpo sem órgãos?.
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa Leitores e Leituras na Contemporaneidade (2013 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: SANTOS, A. C. , HOSSNE, A. S. , NAKAGOME, P. .
      Descrição: O Grupo de Pesquisa existente desde 2013, cadastrado no CNPq desde 2017, desenvolve pesquisas que têm como objetivo promover a reflexão e a discussão acerca da leitura e dos leitores, bem como repensar práticas relacionadas a eles, tendo em vista tanto o âmbito da criação ficcional, nas suas mais diversas manifestações, incluindo obras à margem do cânone escolar e fenômenos que têm lugar na internet e em meios digitais ? tais como blogs, vlogs, fanfiction etc. - quanto os embates recentes das Teorias da Leitura e da Recepção, que colocam em xeque a noção de interpretação literária e o papel da leitura. Embora as questões concernentes ao leitor e à leitura sejam intrínsecas aos estudos literários e constituam tópico importante na área de educação, elas vêm tendo desdobramentos peculiares na contemporaneidade, na qual outros modos de ler, diferentes suportes para a ficção e a narrativa problematizam não apenas a noção de Literatura e seu lugar, mas também a de Experiência, incluída aí a de Experiência da Leitura. Busca-se contemplar, assim, tanto os diferentes espaços da esfera pública implicados nessas questões (escola, universidade, cultura digital, biblioteca, crítica literária na academia e na imprensa, sociedade), nas quais o leitor empírico é central, quanto as diversas instâncias teóricas que as abordam (teoria literária, teorias da leitura, estudos de recepção, estudos acerca da cultura digital, estudos sobre letramento literário etc.). Linhas de pesquisa: 1) O leitor empírico, a experiência da leitura e o ensino de literatura; 2) Leitura, literatura e valor.
    • Nome do projeto: GENAM - Grupo de Estudos sobre Narrativa e Medicina (2011 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, A. C. , CARELLI, Fabiana , POMPILIO, C. E , CUNHA, Maria Zilda , PICCARDI, T , FUNCHAL, A. L. , OLIVEIRA, A. C. C. A. .
      Descrição: Este projeto visa a analisar e interpretar diferentes tipos de narrativas produzidas durante o ato médico (na relação paciente-médico-doença) de acordo com critérios teórico-metodológicos provenientes da teoria da literatura e dos estudos da linguagem, buscando uma interpretação mais profunda e abrangente desses textos a partir da relação que estabelecem entre discurso e representação da realidade, entre linguagem e verdade, mediante uma abordagem interdisciplinar relativamente inédita no Brasil. No limite, o objetivo do projeto é um melhor aparelhamento da prática médica pela via da literatura, verticalizando-se, neste estudo, a apreciação do ato clínico enquanto produtor de discursos e de conhecimento sobre o outro e sobre a realidade por meio da linguagem, e não apenas por meio da chamada evidência científica. Tal projeto vem se realizando em parceria entre a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.. .