Não autenticado |

Eric Cyon Rodrigues

    • Mestrando em História pela Universidade de São Paulo - Programa de Pós-Graduação em História Social. Bacharel e licenciado (2022) em História pela mesma instituição. Atualmente, desenvolve a pesquisa "A formação dos cidadãos mexicanos nos catecismos políticos pós-independência (1821-1836)", sob a orientação da Profa. Dra. Gabriela Pellegrino Soares (DH-FFLCH/USP), e com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Membro do Laboratório de Estudos de História das Américas (LEHA/USP). Também integrante do Laboratório de Estudos Medievais (LEME/USP), onde desenvolve um projeto de divulgação científica, o podcast Estudos Medievais, sob a coordenação do Prof. Dr. Marcelo Cândido da Silva (DH-FFLCH/USP).

       

      Links:    

    • RODRIGUES, E. C. . As cruzadas e as apropriações contemporâneas da Idade Média (2001-2020) REVISTA EPÍGRAFE , v. 10 , p. 296 - 329 , 2021. ISSN: 23188855.
    • RODRIGUES, E. C. . Os reis e a moeda na Francia Carolíngia (VIII-IX). Idade Média e História Global. Publicação das III Jornadas de Estudos Medievais, v. , p. 273 - 292, 2021.
    • RODRIGUES, E. C. ; SANCHEZ, Marina . A Idade Média e o ensino de História no Brasil . Revista Coonectar , , 03 fev. 2021.
    • RODRIGUES, E. C. . Os catecismos políticos na construção do Estado mexicano (1821-1831). 2023 (Comunicacao)
    • RODRIGUES, E. C. . Podcast e Canal: Iniciativas de divulgação científica do Laboratório de Estudos Medievais (LEME). 2022 (Seminário)
    • RODRIGUES, E. C. . A tradição literária da Primeira Cruzada: a circulação da Gesta Francorum no século XII. 2021 (Outra)
    • RODRIGUES, E. C. . Os francos e a Primeira Cruzada na Dei Gesta per Francos (1108-1109). 2020 (Simposio)
    • RODRIGUES, E. C. . Os reis e a moeda na Francia Ocidental Carolíngia (séculos VIII e IX). 27º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP. 2019 (Simposio)
    • RODRIGUES, E. C. . Os reis e a moeda na Francia Carolíngia (séculos VIII-IX). III Jornada de Estudos Medievais. 2019 (Congresso)
    • RODRIGUES, E. C. . Os reis e a moeda na Francia Ocidental Carolíngia (séculos VIII e IX). II Seminário de Pesquisa e Ensino de Graduação em História do IFCH. 2019 (Seminário)
    • RODRIGUES, E. C. . Os reis e a moeda na Francia Ocidental Carolíngia (séculos VIII e IX). 26º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP. 2018 (Simposio)
  • Projetos de Pesquisa: 6
    • Nome do projeto: Os reis e a moeda na Francia Ocidental Carolíngia (séculos VIII-IX) (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RODRIGUES, E. C. , SILVA, MARCELO CÂNDIDO DA .
      Descrição: A historiografia mais recente acerca da economia carolíngia na Alta Idade Média permite que analisemos o papel da moeda e de sua importância nos séculos VIII e IX. As moedas estariam presentes em diversas esferas da sociedade, inserindo-se em relações comerciais, sociais e jurídicas. A coroação de Pepino, o Breve, em 751, inaugurou um período em que o poder público atuou fortemente na confecção das moedas e inseriu práticas em suas leis a serem seguidas. A partir dos capitulares e de dados numismáticos datados entre 751 e 877, o objetivo desta pesquisa é compreender melhor o conjunto de reformas monetárias feitas pelos reis carolíngios e refletir a respeito do papel da moeda no debate sobre a economia carolíngia.
    • Nome do projeto: A Lira de Clio (2018 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RODRIGUES, E. C. , Davih Moreira Lima , João Paulo , Daniel Strum , Gustavo Lima Santos .
      Descrição: Projeto de alunos da graduação do Departamento de História da USP que apresenta ao público como se produz o conhecimento histórico na universidade. Com uma abordagem didática e descontraída, cada episódio do podcast traz um debate entre historiadores sobre um mesmo tema, introduzindo diferentes interpretação e análise de fontes. O projeto se apoia nos professores especialistas do departamento.
    • Nome do projeto: Os francos e a Primeira Cruzada na Dei Gesta per Francos (1108-1109) (2020 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RODRIGUES, E. C. , SILVA, MARCELO CÂNDIDO DA .
      Descrição: A Primeira Cruzada foi um evento que atraiu o interesse de muitos historiadores ao longo dos séculos. Autores de diversas regiões e diferentes períodos escreveram obras a seu respeito numa tentativa de compreender as suas causas e a sua natureza. Não tardou para que as primeiras crônicas medievais surgissem com o intuito de interpretar e utilizar a expedição para defender ideias e construir discursos históricos. Guiberto de Nogent foi um dos primeiros a fazê-lo quando escreveu a Dei Gesta per Francos entre os anos de 1108 e 1109. O nosso objetivo é investigar a sua interpretação do evento e compreender quais os cuidados e as escolhas metodológicas que Guiberto teve para construir, a partir de suas fontes, um relato coeso que define a expedição e confere protagonismo aos francos.
    • Nome do projeto: A formação dos cidadãos mexicanos nos catecismos políticos pós-independência (1821-1836) (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RODRIGUES, E. C. , SOARES, G. P. .
      Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo a análise de seis catecismos políticos mexicanos a fim de observar a difusão de ideias políticas através de iniciativas de educação pública no México pós-independência. Os catecismos constituíram uma ferramenta didática fundamental para a transmissão de conceitos modernos, discutindo em diálogos simples temas relacionados à nova ordem política que se formava, como cidadania, formas de governo, nação e soberania. Assim, através deles, observamos como seus autores contribuíram para a educação civil na formação de cidadãos em um contexto de instabilidade e luta por legitimidade e manutenção do recém-formado Estado mexicano.
    • Nome do projeto: Idade Média e Humanidades Digitais (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RODRIGUES, E. C. , CORDEIRO, Gabriel R. Sanches , SILVA, I. A. , ODERDENGE, S. H. , SILVA, MARCELO CÂNDIDO DA , CARVALHO, V. M. , FERRASIN, M. M. , AMORIM, B. G. .
      Descrição: O historiador do século XXI com oportunidades e desafios inéditos a seus pares de gerações passadas. O advento de bancos de dados virtuais, hipertexto e ferramentas de busca remodelaram as formas de ler as fontes e a historiografia. O aprimoramento e retomada de técnicas computacionais de análise expandiram o leque metodológico da disciplina. Novas visões sobre "autoria", a digitalização de livros e periódicos e seu impacto nas mídias impressas modificaram sua relação com o mercado editorial. A democratização da produção de conteúdo e o surgimento de novas historiografias, como videogames históricos e simulações eletrônicas, forçam-no a repensar as ferramentas de difusão e mesmo de construção do conhecimento histórico. O Grupo de Pesquisa Idade Média e Humanidades Digitais tem por objetivo debater essas questões e fazer uso da tecnologia para elaborar novas ferramentas para a pesquisa, o ensino e a divulgação da História Medieval.
    • Nome do projeto: Estudos Medievais (2020 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RODRIGUES, E. C. , SANCHEZ, Marina , FONSECA, J. , CORDEIRO, G. , SILVA, I. A. , ODERDENGE, S. H. , SILVA, MARCELO CÂNDIDO DA .
      Descrição: O Estudos Medievais é uma iniciativa do Laboratório de Estudos Medievais da Universidade de São Paulo (LEME-USP). A proposta do projeto é divulgar conteúdo sobre História Medieval, na forma de podcast, produzido por especialistas e voltado para professores, alunos e demais interessados. Essa iniciativa busca contribuir para a difusão dos resultados de pesquisas acadêmicas.