Não autenticado |

Leonardo Arantes dos Santos

    • Graduado em Letras com habilitação Português/Japonês pela Universidade Estadual Paulista, campus de Assis (FCL/UNESP Assis). Desenvolveu pesquisa de Iniciação Científica por três anos (2016-2019), com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIC/CNPq) intitulada: "A HISTÓRIA LITERÁRIA À LUZ DAS FONTES PRIMÁRIAS: José Veríssimo e a Educação Nacional". Suas grandes áreas de atuação são em língua e literatura portuguesa/brasileira/japonesa. Atualmente está inserido no programa de mestrado em língua e literatura japonesa da Universidade de São Paulo (USP), e possui como ênfase o estudo do hibridismo cultural, resultante dos recentes movimentos de difusão da cultura japonesa no ocidente. Visa, principalmente, compreender os impactos do movimento dentro do estado, berço da imigração Japonesa no século XX, para a produção de material de apoio docente.

       

      Links:    

  • Organização de eventos: 12
    • SANTOS, L. A. . Bunkasai: Festival de cultura e música Japonesa. 2017 (UNESP)
    • SANTOS, L. A. . Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil (CIEJB). 2018 (UNESP / UNICAMP)
    • SANTOS, L. A. . A História Literária À Luz das Fontes Primárias. 2018 (UNESP / CNPQ)
    • SANTOS, L. A. . Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil. 2021 (UNB)
    • SANTOS, L. A. . Colóquio der Semiótica. 2017 (UNESP)
    • SANTOS, L. A. . Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo. 2017 (UNESP)
    • SANTOS, L. A. . I Jornada de Historiografia Linguística. 2015 (UNESP)
    • SANTOS, L. A. . II Jornada de Historiografia Linguística. 2016 (UNESP)
    • SANTOS, L. A. . IV Café com Poesia do Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores. 2018 (UNESP)
    • SANTOS, L. A. . I Jornada de Gêneros Breves: Paulo Leminski, Safo de Lesbos e Dalton Trevisan. 2017 (UNESP)
    • SANTOS, L. A. . IV SIED - Simpósio Internacional de Estudos Discursivos. 2018 (UNESP)
    • SANTOS, L. A. . Fórum de Avaliação Local - PIBID/Unesp - Assis. 2015 (UNESP)
    • Nome do projeto: A HISTÓRIA LITERÁRIA À LUZ DAS FONTES PRIMÁRIAS: José Veríssimo e a Educação Nacional (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, L. A. .
      Descrição: O projeto visou ao levantamento, leitura, resumo, indexação e breve análise de artigos sobre educação publicados no matutino carioca Jornal do Brasil nos anos de 1891 e 1892 por José Veríssimo. Nos primeiros anos da República, o atuante crítico literário julgava que o novo regime deveria investir de maneira sistemática e abrangente na educação básica como forma de contribuir para o fortalecimento da nacionalidade. Suas principais ideias foram divulgadas no livro A educação Nacional, mas se encontram também detalhadas em textos publicados em jornais. O objetivo da pesquisa foi reconstituir de forma mais ampla e pormenorizada as preocupações e propostas de Veríssimo para o ensino e provavelmente descobrir textos inéditos em livro.
    • Nome do projeto: O Surrealismo na Literatura Portuguesa - (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, L. A. .
      Descrição: Análise da obra "A Lua vem da Ásia" do autor português, Campos de Carvalho. Sob a óptica das vanguardas surrealistas que tendencionaram a literatura no início do século XX.
    • Nome do projeto: CLPD (2018 - 2018
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SANTOS, L. A. .
      Descrição: Ensino de língua e cultura japonesa para os alunos do todo o campus.
    • Nome do projeto: A HISTÓRIA DA LITERATURA BRASILEIRA, DE JOSÉ VERÍSSIMO: DA VALORIZAÇÃO ETNOLÓGICA AO SENTIMENTO NACIONALISTA E UNIVERSAL (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, L. A. .
    • Nome do projeto: Programa de Pré-Iniciação Científica e de Pré- Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da USP (2021 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: SANTOS, L. A. , MORALES, L. M. , OLIVEIRA, G. T. , PEREIRA, L. S. .
      Descrição: Projeto de orientação para a Pré-Iniciação Científica, fornecido aos alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino, em colaboração com a Universidade de São Paulo. Ao pensar nas principais questões que possivelmente circundam o contexto de aprendizagem de língua e cultura japonesa, aos quais os alunos estão inseridos, que se faz relevante elencar e criar materiais audiovisuais próprios ? como vídeo-aulas, slides para power points - para a atual conjuntura em concordância com um supervisor, o professor colaborador local, licenciado em Letras Português-Japonês pela UNESP, campus Assis e em consonância com o objetivo desse trabalho, e a professora orientadora especializada no tema da imigração e aprendizagem da língua japonesa na perspectiva de língua estrangeira. A promoção desse material audiovisual produzida por alunos pode e deve contribuir não só para seu próprio engajamento e multiletramento, mas o de toda a escola e das turmas de outros níveis e idiomas. No que tange a elaboração de conteúdos de vídeos temos como objetivo explorar os pontos geográficos ou turísticos da cidade de Penápolis e da região para que os alunos possam protagonizar as apresentações, com base em levantamento da cultura e da história da cidade e também da imigração japonesa local, com uma abordagem freiriana.