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Pricila Inacio Martins

    • É doutoranda no Programa de Pós-Graduação Letras Estrangeiras e Tradução da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisa nos seguintes temas: Francês para Objetivo Específico (FOS); Francês para Objetivo Universitário (FOU) para estudantes de engenharia; ensino/aprendizagem da interação oral na aula de língua estrangeira. É membro do Grupo do GPLIES (Grupo de Pesquisa sobre Políticas Linguísticas e Internacionalização da Educação Superior). Atualmente, ministra aulas na Aliança Francesa de São Paulo.

       

      Links:    

    • MARTINS, PRICILA INÁCIO ; OREFICE, ADALTON NOGUEIRA . L'élaboration didactique en FOU-ingénierie : faire développer la compétence en communication langagière à travers l'exposé et le plan d'études Revista Letras Raras , v. 9 , p. 269 - , 2020. ISSN: 23172347.
    • MARTINS, PRICILA INÁCIO ; OREFICE, ADALTON . Contribuições sobre a coleta de dados em FOS: ampliando a noção de dado cultural e o papel do professor Revista Letras Raras , v. 9 , p. 129 - , 2020. ISSN: 23172347.
    • ARAUJO, Mariângela ; MARTINS, P. I. . Estudando a terminologia das Ciências Naturais: as composições em revistas de divulgação científica Cadernos de Terminologia e Tradução , v. 04 , p. 58 - 79 , 2011. ISSN: 23179511.
    • MEDEIROS, H. ; MARTINS, P. I. ; TRALDI, F. N. J. . DESAFIOS DA COLETA DE DADOS E SUAS IMPLICAÇÕES NA ELABORAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA A FORMAÇÃO EM FOU NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Estudos linguísticos e internacionalização na educação superior : transdisciplinaridades, inovações e práxis, v. 1, p. 174 - 203, 2023.
    • MARTINS, P. I. ; MEDEIROS, H. ; TRALDI, F. N. J. . Les implications de la diversité de contextes de formation FOU à l?Université de São Paulo sur l?analyse des besoins: défis et solutions. Les implications de la diversité de contextes de formation FOU à l?Université de São Paulo sur l?analyse des besoins: défis et solutions, v. , p. 128 - , 2022.
    • MARTINS, P. I. . Aspectos metodológicos da concepção de atividades de interação oral em um programa de FOU na POLI-USP. Aspectos metodológicos da concepção de atividades de interação oral em um programa de FOU na POLI-USP, v. , p. 64 - , 2022.
    • MEDEIROS, H. ; MARTINS, P. I. . Possibilidades e limites da incorporação pedagógica de ferramentas digitais ao ensino de línguas no contexto pandêmico: um estudo de caso. Pesquisas em ensino e aprendizagem de línguas com tecnologias: percursos reflexivos e metodológicos, v. , p. 263 - , 2022.
    • TRALDI, F. N. J. ; MEDEIROS, H. ; MARTINS, P. I. . DESAFIOS DA COLETA DE DADOS E SUAS IMPLICAÇÕES NA ELABORAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA FORMAÇÃO EM FOU NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Cassilândia : UEMS , 2021 (Publicação em livro de resumos)
    • MARTINS, P. I. ; MEDEIROS, H. . As modalidades de aula francesas na área de engenharia e suas implicações pedagógicas na preparação para mobilidade acadêmica. 2023 (Comunicacao)
    • MARTINS, P. I. . A mediação dos conceitos científicos da engenharia em situação de interação oral entre pares nas sessões de travaux dirigés: preparação dos alunos da Poli-USP para a mobilidade acadêmica na França. 2022 (Comunicacao)
    • MARTINS, P. I. ; MEDEIROS, H. ; Roberta L. . 'Par ou pour? Dans ou en? Aprendendo os usos e significados das preposições em francês'. 2022 (Outra)
    • MARTINS, P. I. ; MEDEIROS, H. . Le passage du présentiel au virtuel d?un cours de FOU pour l?ingénierie: les implications du contexte pandémique sur le savoir-faire enseignant. 2022 (Comunicacao)
    • MARTINS, P. I. . Apropriação do discurso da engenharia em situação de travaux dirigés: preparação dos alunos da Escola Politécnica da USP para a mobilidade acadêmica na França. 2021 (Comunicacao)
    • MARTINS, P. I. . APROPRIAÇÃO DA ANÁLISE DO DISCURSO FRANCESA PELO FOS: O EXEMPLO DA DIDATIZAÇÃO DE DISCURSOS ACADÊMICOS. 2021 (Comunicacao)
    • TRALDI, F. N. J. ; MEDEIROS, H. ; MARTINS, P. I. . DESAFIOS DA COLETA DE DADOS E SUAS IMPLICAÇÕES NA ELABORAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA FORMAÇÃO EM FOU NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. 2021 (Comunicacao)
    • MARTINS, P. I. . L?appropriation du discours de l?ingénierie en situation de Travaux Dirigés : préparation des étudiants de l?École Polytechnique de l?USP à la mobilité académique en France. 2021 (Comunicacao)
    • MARTINS, P. I. ; OREFICE, A. . De l'ensaio au commentaire composé et à l'explication de texte : faire opérer un triple déplacement chez les étudiants brésiliens en lettres se préparant à la mobilité en France. 2021 (Comunicacao)
    • MARTINS, P. I. . COMMENT INTÉGRER LE TRAVAIL SUR LES STÉRÉOTYPES NATIONAUX DANS UN COURS DE FRANÇAIS SUR OBJECTIF UNIVERSITAIRE ?. 2020 (Comunicacao)
    • MARTINS, P. I. . Apropriação do discurso científico da engenharia em situação de interação oral: preparação para o Duplo Diploma na Poli - USP. 2020 (Comunicacao)
    • OREFICE, A. ; MARTINS, P. I. . Quelle place pour l?expression de la subjectivité dans la rédaction du commentaire composé et de l?explication de texte ?. 2019 (Comunicacao)
    • MARTINS, P. I. ; OREFICE, A. . INICIAÇÃO AOS GÊNEROS ACADÊMICOS DA GRADUAÇÃO EM LETRAS NA FRANÇA. 2019 (Comunicacao)
    • MARTINS, P. I. . Como preparar o aluno Poli para a realização de intercâmbio em contexto francófono?. 2019 (Comunicacao)
    • MARTINS, P. I. . Un théâtre à la Fontaine. 2019 (Comunicacao)
    • MARTINS, P. I. ; OREFICE, A. . La réforme du Bac à la Une: mettons le feu sur le plateau télé. 2019 (Comunicacao)
    • MARTINS, P. I. ; OREFICE, A. . La réforme du Bac à la Une: mettons le feu sur le plateau télé. 2018 (Comunicacao)
    • MARTINS, P. I. ; OREFICE, A. . Préparer les ingénieurs et les étudiants en relations internationales: les enjeux d'une démarche FOS/FOU. 2018 (Comunicacao)
    • MARTINS, P. I. . Intercâmbio na Universidade PARIS VIII (França). 2014 (Comunicacao)
    • MARTINS, P. I. . Estudo da memória involuntária em Em busca do tempo perdido à luz do conceito de rastro em Walter Benjamin. 2014 (Simposio)
    • MARTINS, P. I. . A Terminologia das Ciências Naturais em Revistas de Divulgação Científica: um estudo sobre as composições nas revistas 'Pesquisa Fapesp' e 'Superinteressante. 2010 (Comunicacao)
  • Organização de eventos: 1
    • MARTINS, P. I. ; MONGELLI, L. M. . Congresso Internacional sobre Matéria Cavaleiresca. 2011 (Programa de pós-graduação em literatura portuguesa)
    • MARTINS, P. I. ; OREFICE, A. . Mobilidade acadêmica para Letras nas universidades francesas: iniciação à redação do commentaire composé e explication de texte. 2019 (CIL FFLCH)
    • Nome do projeto: Projeto de reformulação do material didático dos Cursos de Francês da Escola Politécnica-USP (2014 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARTINS, P. I. , COSTA, H. B. A. , MEDEIROS, H. , YKUNO, E. .
      Descrição: Este projeto tem por objetivo rever e reformular o material didático dos Curso de Francês da Escola Politécnica-USP com o objetivo de incluir atividades na área do Francês para Objetivo Universitário - Engenharia (FOU- ingénieurs) visando à preparação dos estudantes para a mobilidade acadêmica nas Grandes Escolas de Engenharia na França.
    • Nome do projeto: PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - Estágio Supervisionado nas Habilitações de Letras Francês-Licenciatura Francês e Licenciatura Francês/Português: Aquisição e aprendizagem do Francês (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARTINS, P. I. , COSTA, H. B. A. .
      Descrição: O "Programa de Formação de Professores - 2021" (PFP) visa a apoiar o desenvolvimento de ações de formação dos estudantes dos cursos de Licenciatura no que diz respeito à realização de estágios em ambientes escolares, preferencialmente em instituições públicas de ensino. O projeto visa caracterizar a especificidade didático-pedagógica da Licenciatura nas Habilitações Letras Francês e Letras Francês/Português na FFLCH/USP para apoiar o professor nas disciplinas e nas atividades gerais junto às Licenciaturas do Departamento de Letras Modernas. Em relação à formação de professores das Habilitações de letras-Francês, o projeto reúne discentes do curso para desenvolver diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão, com o intuito de realizar uma iniciação à docência a partir de contextos específicos, a saber, os Centros de Estudos de Línguas da rede pública do estado de São Paulo.