Não autenticado |

Kizzy Alves Resende

    • Doutoranda em Geografia Humana (FFLCH/USP, 2018-atual), pesquisa na área de educação geográfica e cartografia escolar. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didática da Geografia (GEPED/FEUSP), Mestre em Ciências com ênfase em Ensino de Astronomia na Educação Básica (IAG/USP, 2017) e Licenciada em Geografia (IGDEMA/UFAL, 2013). Possui experiência com divulgação científica e ensino de astronomia em planetários, observatórios e centros de ciências, educação geográfica e ensino remoto na formação inicial de professores.

       

      Links:    

    • ALLEN, D. M. ; Romanzini, J. ; RESENDE, K. A. ; FERNANDEZ, B. . Oficina de Roteiro: Capítulo 2b . Revista Planetaria , https://planetarios.org.br , 21 jun. 2021.
    • ALLEN, D. M. ; Romanzini, J. ; RESENDE, K. A. . Oficina de Roteiro: episódio 2 . Revista Planetaria , https://planetarios.org.br , 21 dez. 2020.
    • FERNANDEZ, B. ; Romanzini, J. ; RESENDE, K. A. . Oficina de Roteiro: diário de bordo . https://planetarios.org.br , https://planetarios.org.br , 21 set. 2020.
    • RESENDE, K. A. . Um planetário móvel para todo o estado . Revista Planetaria , https://planetarios.org.br , 22 set. 2014.
    • RESENDE, K. A. ; CASTELLAR, S. M. Vanzella . Paisagem e Orientação Espacial: A posição aparente do Sol e a localização Geográfica. In: XIV Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia , 2021 , . XIV Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (XIV ENANPEGE virtual). : , 2021.
    • RESENDE, K. A. ; PICAZZIO, E. . Sessões de Cúpula Orientadas para a Educação Básica. In: XXXIX Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira , 2015 , Ouro Preto. XXX IX Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira. : , 2015. p. 5 - 5.
    • VARELLA, I.G. ; RESENDE, K. A. ; CANALLE, E.R. ; VARELLA, P.G. ; ATULIM, R.A. . Escola Municipal de Astrofísica 56 anos. : , 2017 (Divulgação)
    • BARRETO, E. S. ; BARROS, A. A. S. ; PINTO, D. D. C. ; RESENDE, K. A. ; MEDEIROS, L. A. S. . Manual para Observação Visual de Estrelas Variáveis. : , 2011 (Tradução)
    • RESENDE, K. A. . Parecer emitido para a Revista Brasileira de Educação em Geografia. 2020 (Parecer)
  • Apresentações de Trabalho: 16
    • RESENDE, K. A. ; DE FARIA, M.E.A. ; MOURA, F. M. ; RISETTE, M.C.U. . School cartography practices for the development of geographic reasoning. 2022 (Congresso)
    • RESENDE, K. A. . Spatial orientation and cartographic representations based on the Sun position.. 2022 (Congresso)
    • RESENDE, K. A. ; CASTELLAR, S. M. Vanzella . Paisagem e Orientação Espacial: A posição aparente do Sol e a localização Geográfica. 2021 (Comunicacao)
    • RESENDE, K. A. ; PICAZZIO, E. . Planetários Móveis: Um resgate histórico e seus potenciais educacionais. 2014 (Congresso)
    • RESENDE, K. A. ; SILVA JUNIOR, J. R. ; BARROS, A. A. S. ; BARRETO, E. S. . O Planetário da Usina Ciência: um dos maiores veículos para a divulgação científica no Estado de Alagoas. 2013 (Comunicacao)
    • SILVA, A. B. G. ; SANTOS, D. A. ; RESENDE, K. A. . O Estudo do Meio na Comunidade Quilombola do Muquém: Uma Interação Pedagógica.. 2012 (Seminário)
    • SILVA, A. B. G. ; SANTOS, D. A. ; RESENDE, K. A. . A Utilização do Jogo War como Recurso Didático Pedagógico no Ensino de Geografia. 2012 (Seminário)
    • ALMEIDA, R. S. ; SANTOS, D. A. ; SILVA, A. B. G. ; RESENDE, K. A. . A Utilização do Jogo War como Recurso Didático-Pedagógico no Ensino de Geografia. 2011 (Seminário)
    • RESENDE, K. A. ; BARROS, A. A. S. . Análise de Estrelas Binárias Utilizando WebCam. 2011 (Outra)
    • PIATTI. Tânia Maria ; BARROS, A. A. S. ; BARRETO, E. S. ; RESENDE, K. A. . Usina Ciência: Expansão de Espaços Expositivos. 2010 (Congresso)
    • PIATTI. Tânia Maria ; BARROS, A. A. S. ; BARRETO, E. S. ; RESENDE, K. A. . Usina Ciência: Expansão de espaços expositivos - Criação de uma Sala de Astronomia. 2011 (Outra)
    • BARRETO, E. S. ; RESENDE, K. A. . Produção de Kits de Astronomia para a Usina Ciência da UFAL: Novas Ferramentas para o Ensino e Aprendizagem. 2011 (Outra)
    • RESENDE, K. A. ; BARROS, A. A. S. . Utilizando o Gnomon: A Astronomia como base para o Ensino de Ciências. 2010 (Outra)
    • RESENDE, K. A. ; BARROS, A. A. S. . Detecção de Estrelas Variáveis em Aglomerados Estelares. 2009 (Outra)
    • RESENDE, K. A. ; BARROS, A. A. S. . Observação de Estrelas Duplas Austrais Atraves de Astrometria com CCD. 2008 (Outra)
    • RESENDE, K. A. ; BARROS, A. A. S. . Determinação dos Parâmetros Orbitais de Estrelas Duplas. 2007 (Outra)
    • CASTELLAR, S.M.V. ; RESENDE, K. A. . Estações do ano: referencial, movimento e projeção. 2019 YouTube UNIVESP
    • CASTELLAR, S.M.V. ; RESENDE, K. A. . Fases da Lua: movimentos e referencial. 2019 YouTube UNIVESP
    • BARROS, A. A. S. ; RESENDE, K. A. ; PINTO, D. D. C. ; AMORIM, L. B. ; BARRETO, E. S. . 11º Encontro Nacional de Astronomia. 2008 (Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas)
    • BARROS, A. A. S. ; RESENDE, K. A. ; SILVA JUNIOR, J. R. . XXXV Encontro Regional de Ensino de Astronomia. 2012 (Observatório Astronômico Genival Leite Lima)
    • BARROS, A. A. S. ; RESENDE, K. A. . 17º Encontro Nacional de Astronomia. 2014 ()
    • CASTELLAR, S.M.V. ; CAVALCANTI, L. S. ; CALLAI, Helena Copetti ; PEREIRA, Carolina M. R. B. ; ROQUE ASCENÇÃO, V. O. ; VALLERIUS, D. M. ; DE FARIA, M.E.A. ; RESENDE, K. A. . 1º Seminário REDLADGEO Brasil. 2021 ()
    • PINTO, D. D. C. ; CALDAS, R. A. A. ; AMORIM, L. B. ; RESENDE, K. A. ; BARRETO, E. S. . XXV Curso de Iniciação à Astronomia. 2009 (Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas)
    • BARRETO, E. S. ; CALDAS, R. A. A. ; RESENDE, K. A. ; PINTO, D. D. C. . XXVI Curso de Iniciação à Astronomia. 2009 (Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas)
    • CALDAS, R. A. A. ; BARRETO, E. S. ; RESENDE, K. A. ; PINTO, D. D. C. . XXVII Curso de Iniciação à Astronomia. 2010 (Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas)
    • CALDAS, R. A. A. ; BARRETO, E. S. ; RESENDE, K. A. ; PINTO, D. D. C. . XXVIII Curso de Iniciação à Astronomia. 2010 (Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas)
    • CALDAS, R. A. A. ; BARRETO, E. S. ; RESENDE, K. A. ; PINTO, D. D. C. . XXIX Curso de Iniciação à Astronomia. 2011 (Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas)
    • CALDAS, R. A. A. ; BARRETO, E. S. ; RESENDE, K. A. ; PINTO, D. D. C. . XXX Curso de Iniciação à Astronomia. 2011 (Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas)
    • RESENDE, K. A. . Astronomia Geral: conceitos básicos e implicações. 2016 (Escola Municipal de Astrofísica prof. Aristóteles Orsini / Divisão Técnica de Astronomia e Astrofísica)
    • RESENDE, K. A. . Reconhecimento do Céu I - Curso 708 (A.O.210). 2016 (Escola Municipal de Astrofísica prof. Aristóteles Orsini / Divisão Técnica de Astronomia e Astrofísica)
    • RESENDE, K. A. . Oficina: Aprendendo a Ler o Céu. 2017 (Escola Municipal de Astrofísica prof. Aristóteles Orsini / Divisão Técnica de Astronomia e Astrofísica)
    • RESENDE, K. A. . Reconhecimento do Céu I - Curso 700 (A.O.210). 2016 (Escola Municipal de Astrofísica prof. Aristóteles Orsini / Divisão Técnica de Astronomia e Astrofísica)
    • RESENDE, K. A. . Astronomia Geral - Curso 698 (A.G.250). 2016 (Escola Municipal de Astrofísica prof. Aristóteles Orsini / Divisão Técnica de Astronomia e Astrofísica)
    • RESENDE, K. A. . Astronomia Geral - Cursos 688 e 691 (A.G.250). 2015 (Escola Municipal de Astrofísica prof. Aristóteles Orsini / Divisão Técnica de Astronomia e Astrofísica)
    • RESENDE, K. A. . Reconhecimento do Céu I - Curso 714 (A.O.210). 2017 (Escola Municipal de Astrofísica prof. Aristóteles Orsini / Divisão Técnica de Astronomia e Astrofísica)
    • RESENDE, K. A. . Astronomia Observacional - Curso 715 (A.O. 310). 2017 (Escola Municipal de Astrofísica prof. Aristóteles Orsini / Divisão Técnica de Astronomia e Astrofísica)
    • CANALLE, E.R. ; RESENDE, K. A. ; SANTANA, J.C. . Astronomia Solar - Curso 689 (A.F. 360). 2015 (Escola Municipal de Astrofísica prof. Aristóteles Orsini / Divisão Técnica de Astronomia e Astrofísica)
    • RESENDE, K. A. . Aula aberta: As consequências observáveis das Estações do Ano. 2019 (Planetário Professor Aristóteles Orsini)
    • CALDAS, R. A. A. ; PINTO, D. D. C. ; AMORIM, L. B. ; RESENDE, K. A. ; BARRETO, E. S. . XXIV Curso de Iniciação à Astronomia. 2009 (Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas)
    • BARRETO, E. S. ; RESENDE, K. A. . Kits de Astronomia. 2011 (Ensino)
    • CANALLE, E.R. ; RESENDE, K. A. . Sessão de Reabertura do Planetário do Ibirapuera em 2016. 2016 (Roteiro de sessão para planetário)
    • ALLEN, D. M. ; Romanzini, J. ; RESENDE, K. A. ; LAGOS, P.R. ; SANTOS, S.D. . Sessão Infantil da ABP. 2021 (Roteiro de sessão para planetário)
    • ALLEN, D. M. ; CANALLE, E.R. ; RESENDE, K. A. . Os Segredos do Céu de Primavera. 2016 (Roteiro de sessão para planetário)
    • Nome do projeto: Pensamento espacial e cartografia escolar: investigações sobre epistemologia, raciocínio geográfico e metodologias de ensino (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RESENDE, K. A. , LACHE, N. M. , SILVA, H. S. P. , SILVA, C. H. , PEREIRA, C. M. R. B. , PEREIRA, M. G. , SEFERIAN, A. P. G. , MACHADO, J. C. E. , RODRIGUEZ, A. C. , CASTELLAR, S.M.V. , AGUIAR, W. G. , DE PAULA, I.R. , VALLERIUS, D. M. , DE FARIA, M.E.A. , MOURA, F. M. , MARANGÃO, C.R. , RISETTE, M.C.U. , DE MORAES, J.V. .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar e contribuir para a elaboração de uma base epistemológica e interdisciplinar dos estudos sobre cartografia, pensamento espacial e educação geográfica. Partimos do pressuposto que é necessário um estudo profundo sobre a compreensão conceitual e as bases teóricas e metodológicas para o ensino de Geografia no que diz respeito aos campos teóricos que envolvem o desenvolvimento do Raciocínio Geográfico. Neste sentido, reforçarmos a necessidade de avançarmos nas discussões epistemológicas nos campos da Educação Geográfica e da Cartografia. Assim, teremos elementos para pesquisar e desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem na formação superior, para potencializar o raciocínio geográfico a partir do pensamento espacial , da cartografia escolar e do uso de informações geográficas em sala de aula. Para desenvolver e atingir os objetivos, trabalhamos com a seguinte hipótese: a consolidação da epistemologia da cartografia escolar e da educação geográfica, no sentido de estabelecer uma articulação entre o pensamento espacial e o raciocínio geográfico, representa uma contribuição teórica fundamental para a superação dos obstáculos relacionados ao ensino e aprendizagem. Trata-se de uma investigação em rede, com base na metodologia de pesquisa qualitativa interpretativa e estudo comparado entre cursos de universidades brasileiras e de outros países. Essa pesquisa possibilitará uma melhor compreensão dos processos cognitivos presentes nas práticas epistêmicas realizadas pelos professores e pode gerar resultados significativos, os quais podem ser potencializados com a criação de um Centro Latino-Americano de Investigação e Estudos de Cartografia Escolar, Pensamento Espacial e Educação Geográfica. Este centro poderá concentrar, ampliar e difundir as práticas, os materiais elaborados com base em metodologias ativas, suas aplicações e avaliações e também publicações e um banco de materiais didáticos.
    • Nome do projeto: Educação científica por meio de metodologias ativas e tecnologias digitais (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RESENDE, K. A. , ARROIO, A. , RISETTE, M.C.U. , MARANGÃO, C.R. , SILVA, Carla. H. , MOURA, F. M. , DE FARIA, M.E.A. , CASTELLAR, S. M. Vanzella .
      Descrição: Esta proposta tem como objetivo analisar e contribuir para a elaboração de uma base epistemológica e interdisciplinar das áreas de Ciência Humanas e Sociais e da Natureza. Partimos do pressuposto que é necessário um estudo profundo sobre a compreensão conceitual e as bases teóricas e metodológicas para as áreas disciplinares na formação inicial de professores, envolvendo as dimensões cognitivas, afetivas, estéticas e o pensamento crítico. Neste sentido, reforçamos a necessidade de avançarmos nas discussões epistemológicas nos campos dos conhecimentos científicos para que os estudantes de licenciatura tenham uma formação mais profunda e integrada, articulando as teorias científicas com as práticas pedagógicas. A referida proposta permite a integração das metodologias ativas com a didática e as tecnologias digitais, no contexto do desenvolvimento sustentável, em especial os ODS 4, 6, 11, 13 e 15 para as licenciaturas.