Não autenticado |

Beatriz Cardoso Silveira

    • Graduada em História pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2019) e em Filosofia (2023) pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia Moderna, principalmente temas relacionados a metafísica e teologia da filosofia de Gottfried Wilhelm Leibniz. Durante a graduação em Filosofia executou o projeto "Corpos além dos fenômenos: vínculo substancial e substância composta em Leibniz" que fez parte do projeto temático "Poder, conflito e liberdade: Espinosa e os percursos da Filosofia Política Moderna e Contemporânea acerca da democracia" com o apoio da Fapesp. Atualmente é aluna de mestrado do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo.

       

      Links:    

    • SILVEIRA, B. C. ; KONTIC, S. Z. . Cartas de Gottfried W. Leibniz a Pe. des Bosses 1-3 CADERNOS ESPINOSANOS (USP) , v. jun-dez , p. 305 - 337 , 2022. ISSN: 14136651.
    • SILVEIRA, B. C. . Corpos além dos fenômenos: vínculo substancial e substância composta em Leibniz Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP , v. xx , p. xx - xx , 2022. ISSN: 2448072X.
    • SILVEIRA, B. C. ; KONTIC, S. Z. . CARTAS DE GOTTFRIED W. LEIBNIZ A PE. DE BOSSES (CARTAS 1-3). São Paulo : , 2022 (Tradução)
    • SILVEIRA, B. C. . Bodies beyond phenomena: substantial bond and compound substance in Leibniz.. 2022 (Simposio)
    • SILVEIRA, B. C. . Corpos além dos fenômenos: vínculo substancial e substância composta em Leibniz. 2022 (Simposio)
    • Nome do projeto: Corpos além dos fenômenos: vínculo substancial e substância composta em Leibniz (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVEIRA, B. C. , LACERDA, M. T .
      Descrição: Este trabalho tem intenção de analisar como a filosofia de Leibniz passa a considerar os corpos como substâncias a partir do questionamento sobre a transubstanciação levantado por Pe. Des Bosses na correspondência que mantiveram no início do século XVIII (1704-1716). Inferimos que ao propor uma solução ao problema do dogma católico a partir dos dados de sua própria metafísica, Leibniz também dissolve um entrave de seu próprio pensamento filosófico: a substancialidade dos corpos. A abordagem filosófica da transubstanciação possibilita a definição do domínio ontológico das substâncias compostas por meio da noção de vinculum substantiale, fator responsável pela substancialização de um agregado para a constituição do unum per se. Essa consideração a respeito da realidade dos corpos afasta-os da simples esfera fenomenológica e as cartas reiteram a existência objetiva dos corpos para além da subjetividade de quem os observa. Para a efetivação do projeto, julgamos necessário fazer a tradução das respostas de Leibniz a Des Bosses, tendo como base o livro L'être et la Relation (1999) de Christiane Frémont em francês e The Yale Series (2007) de Brandon C. Look e Donald Rutherford que conta com o texto latino e a tradução em língua inglesa. Em seguida, analisar os textos de Leibniz para indicar como a questão da transubstanciação é acolhida por sua metafísica. Por último, procurar expor a resolução proposta por ele a respeito do problema da Eucaristia e consequentemente da realidade dos corpos.