Não autenticado |

Gabriel Augusto de Carvalho Sanches

    • Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Punição. Foi bolsista de iniciação científica do Programa CEPID-FAPESP "Building Democracy Daily: Human Rights, Violence and Institutional Trust" do NEV-USP. Atualmente é mestrando no Programa de Pós-graduação em Sociologia da USP.

       

      Links:    

  • Artigos completos publicados em periódicos: 2
    • SANCHES, G. A. C. . Sociologia e Psicanálise: revisão e esboço de uma articulação necessária LACUNA - UMA REVISTA DE PSICANÁLISE , v. 1 , p. 8 - , 2023. ISSN: 24472663.
    • SANCHES, G. A. C. . Estratégias de gestão da menoridade: o Boletim do Serviço Social de Menores e o dispositivo tutelar Revista Latino-americana de Criminologia , v. 3 , p. 124 - 166 , 2023. ISSN: 27641619.
    • SANCHES, G. A. C. ; CHIES-SANTOS, M. ; ALVAREZ, M. C. . A legitimidade da atuação do CNJ junto aos sistemas de privação de liberdade em contexto de pandemia. SAÚDE E MORTALIDADE NO SISTEMA PENAL, v. 1, p. 540 - 557, 2023.
    • SANCHES, G. A. C. . Classificação hierárquica descendente, uma perspectiva pragmatista para análise de discursos: um exemplo a partir dos prontuários do Serviço Social de Menores. In: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Prisão , 2023 , Juiz de Fora. Anais do VII Seminário Internacional de Pesquisa em Prisão. : , 2023.
    • SANCHES, G. A. C. . Dispositivo tutelar y gestión de menores: un análisis de los Boletines del Servicio Social de Menores. In: XV Jornadas de la carrera de Sociología de la Universidad de Buenos Aires , 2023 , Buenos Aires. Actas de las XV Jornadas de la carrera de Sociología. : , 2023.
    • SANCHES, G. A. C. . Um caso de debilidade moral: as meninas e a perversão sexual. In: VIII Enadir , 2023 , São Paulo. Anais do VIII Enadir. : , 2023.
    • SANCHES, G. A. C. . Prontuários do Serviço Social de Menores como fonte para a história da gestão da menoridade (1934-1950). In: IV Congreso Latinoamericano de Teoría Social , 2023 , Valparaíso. Anales del IV Congreso Latinoamericano de Teoría Social. : , 2023.
    • SANCHES, G. A. C. . Dispositivo tutelar e gestão da menoridade: uma análise dos Boletins do Serviço Social dos Menores. In: VI Seminário Internacional de Pesquisa em Prisão , 2022 , São Paulo. Anais do VI Seminário Internacional de Pesquisa em Prisão. : , 2022.
    • SANCHES, G. A. C. . Boletins do Serviço Social dos Menores como Fonte para História da Gestão da Menoridade. In: VIII Seminário Discente do PPGS/USP , 2022 , São Paulo. Sociologia e pesquisa entre conflitos. : , 2022.
    • SANCHES, G. A. C. . Sonho de Arquivo: Uma Impressão Derridiana. In: II Congresso de Ciências Sociais da Unesp - FCLAR , 2022 , Araraquara. Epistemologia e Teoria Crítica. : , 2022.
    • SANCHES, G. A. C. . Estado, Família e Ordem Social: gestão da menoridade sob o Serviço Social de Menores (1934-1950). In: 46º Encontro Anual da ANPOCS , 2022 , Campinas. Violência, punição e controle social: perspectivas de pesquisa e de análise. : , 2022.
    • SANCHES, G. A. C. ; CORREA, R. S. . Trajetórias e Processos de Subjetivação de Adolescentes em Conflito com a Lei. In: 11º Congresso Internacional de Ciências Criminais , 2020 , Rio Grande do Sul. Anais do 11º Congresso Internacional de Ciências Criminais. Rio Grande do Sul : PUCRS, 2020.
    • ALVAREZ, M. C. ; SANCHES, G. A. C. ; CORREA, R. S. . A Atuação dos Tribunais de Justiça Estaduais no Sistema Socioeducativo em Contexto de Pandemia. In: 4º Congresso de Pesquisa em Ciências Criminais , 2020 , São Paulo. Anais do IV Congresso de Pesquisas em Ciências Criminais. São Paulo : IBCCRIM, 2020.
    • SALLA, F. ; CORREA, R. S. ; SANCHES, G. A. C. . A Produção Sociológica sobre a Justiça Juvenil. In: 4º Congresso de Pesquisa em Ciências Criminais , 2020 , São Paulo. Anais do IV Congresso de Pesquisas em Ciências Criminais. São Paulo : IBCCRIM, 2020.
    • SANCHES, G. A. C. . Classificação hierárquica descendente, uma perspectiva pragmatista para análise de discursos: um exemplo a partir dos prontuários do Serviço Social de Menores. 2023 (Seminário)
    • SANCHES, G. A. C. . Dispositivo tutelar y gestión de menores: un análisis de los Boletines del Servicio Social de Menores. 2023 (Outra)
    • SANCHES, G. A. C. . Um caso de debilidade moral: as meninas e a perversão sexual.. 2023 (Outra)
    • SANCHES, G. A. C. . Estado, família e ordem social: gestão da menoridade sob o serviço social de menores (1934-1950). 2022 (Outra)
    • SANCHES, G. A. C. . Sonho de Arquivo: Uma Impressão Derridiana. 2022 (Congresso)
    • SANCHES, G. A. C. . Boletins do Serviço Social dos Menores como Fonte para História da Gestão da Menoridade.. 2022 (Seminário)
    • SANCHES, G. A. C. . Dispositivo tutelar e gestão da menoridade: uma análise dos Boletins do Serviço Social dos Menores.. 2022 (Seminário)
    • SANCHES, G. A. C. . Prontuários do Serviço Social de Menores como fonte para a história da gestão das relações familiares.. 2022 (Outra)
    • SANCHES, G. A. C. . Estado, família e ordem social: gestão da menoridade sob o serviço social de menores (1934-1950). 2021 (Simposio)
    • SANCHES, G. A. C. . Trajetórias e Processos de Subjetivação de Adolescentes em Conflito com a Lei.. 2020 (Congresso)
    • SANCHES, G. A. C. ; CORREA, R. S. . Produção Sociológica sobre Justiça Juvenil. 2020 (Simposio)
    • SALLA, F. ; CORREA, R. S. ; SANCHES, G. A. C. . A Produção Sociológica sobre a Justiça Juvenil.. 2020 (Congresso)
    • ALVAREZ, M. C. ; SANCHES, G. A. C. ; CORREA, R. S. . A Atuação dos Tribunais de Justiça Estaduais no Sistema Socioeducativo em Contexto de Pandemia.. 2020 (Congresso)
    • SANCHES, G. A. C. . Prontuários do Serviço Social de Menores como fonte para a história da gestão da menoridade (1934-1950). 2023 (Congresso)
    • SANCHES, G. A. C. . VIII Seminário Discente do PPGS/USP. 2022 (USP)
    • Nome do projeto: Punição de jovens infratores: percepções e práticas (2020 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANCHES, G. A. C. , ALVAREZ, M. C. .
      Descrição: A pesquisa tem por objetivo identificar e analisar as percepções e as práticas de punição aos adolescentes infratores em São Paulo desde o advento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Além do conhecimento sobre a literatura relativa a essa temática, o projeto coletará informações a partir dos prontuários dos adolescentes internados na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação CASA). Juntamente com essa coleta deverá ser alimentado um banco de dados eletrônico que gerará subsídios para análises quantitativas e qualitativas. O projeto também buscará identificar os principais levantamentos já realizados por órgãos de pesquisa e mesmo pela imprensa em relação às percepções relativas à punição dos adolescentes infratores a quem se atribui a prática de ato infracional. A investigação está inserida na pesquisa Building Democracy Daily: Human rights, Violence and Institutional Trust do NEV-USP (CEPID-FAPESP), no eixo Analyses of social representations and discourses about security policies, violence, human rights and democracy.
    • Nome do projeto: ESTADO, FAMÍLIA E ORDEM SOCIAL: GESTÃO DA MENORIDADE SOB O SERVIÇO SOCIAL DE MENORES (1934-1950) (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANCHES, G. A. C. , ALVAREZ, M. C. .
      Descrição: A presente pesquisa abordará a forma como se deu a gestão da menoridade, por parte do Estado, no início do século XX, com foco nas instituições de acolhimento ao menor do estado de São Paulo. Relaciona-se a este objetivo investigar como ocorreu a relação entre Estado e família no que se refere à tarefa de educar os jovens internados. A hipótese que se parte é, pois, a seguinte: não só a família do menor adquire a obrigação de cumprir a tarefa de educá-lo, mas também a instituição que o acolhe quando ele se encontra em situação de abandono ou delinquência. Uma vez que o abandono de menores passará a ser visto como um problema para sociedade dos anos iniciais do século XX, e com base num discurso moral, as políticas estatais buscarão implementar uma ordem social fundamentada na disciplina do trabalho como forma de inseri-los na sociedade. Para empreender esta tarefa, a pesquisa se valerá da análise de discursos presentes em prontuários do Serviço Social de Assistência e Proteção de Menores de São Paulo, de 1934 a 1950. Além dos prontuários, serão mobilizadas fontes auxiliares como os boletins do Serviço Social de Menores, a legislação pertinente e os periódicos da imprensa da época