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Raimundo Nonato da Silva Filho

    • Raimundo Nonato da Silva Filho - Professor, escritor e pesquisador. Estudante de Doutorado no Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (PPGHDL/FFLCH/USP). Desenvolve pesquisa sobre literatura negro-brasileira e história, em abordagem interdisciplinar. Mestre em Educação (2010), possui graduação em letras-português/espanhol pela Universidade Metodista de São Paulo (2005) Atualmente é Diretor Escolar - Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Membro do Grupo de Pesquisas e Estudos em Ações Formativas e Educação Antirracista - EFAP/SEE-SP (2021/22). Tem ampla experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, Direitos humanos, democracia, cultura e cidadania, literatura negro-brasileira (em 2020 participou da coletânea Cadernos Negros 43 - poemas afro-brasileiros, em 2021 Cadernos Negros 44 - contos), cultura, etnia, produção de textos e histórias de vida. É especialista em educação inclusiva na perspectiva da educação especial, educação a distância e ensino de Língua Portuguesa e literatura. Pelas universidades: UNESP, UFF e UTFPR, respectivamente. Autor e organizador de livros, entre eles: Democratização do ensino superior no Brasil - 2018; 10 anos de encontro Universidade-escola - 2021/22 (2 volumes); Mulheres das águas - 2020, entre faces - 2022 e do Podcast Diário de Classe. Sócio fundador da APEP/2016 - Associação de professores de escolas públicas e sem fins lucrativos, entidade responsável pela organização do encontro USP - Escola.

       

      Links:    

    • Gestão Pedagógica
    • Educação à distãncia
    • SILVA FILHO, R. N. . Cadernos Negros 44. São Paulo : Quilombhoje, 2021 . 359p. ISBN: 9786500364224.
    • SILVA FILHO, R. N. . 10 anos encontros universidade-escola: linguagens e humanidades. São Paulo : Editora Editora Livraria da Física, 2022 . 232p. ISBN: 9786555631654.
    • ROA, Kátia Varela ; SILVA FILHO, R. N. ; HENRIQUES, V. B. . 10 anos de encontros universidade-escola: falando de educação. São Paulo : Editora Livraria da Física, 2021 . 209p. ISBN: 9786555630000.
    • SILVA FILHO, R. N. . Democratização do ensino superior no Brasil. Curitiba : Appris, 2018 . 119p. ISBN: 9788547322366.
    • SILVA FILHO, R. N. . No balanço do mar. Mulheres das águas, v. 1, p. 12 - 85, 2022.
    • SILVA FILHO, R. N. ; Fernandes, Claudio Oliveira . Escola pública democrática: (re)construindo conceitos. 10 anos encontros universidade-escola: falando de educação, v. 1, p. 43 - 60, 2021.
    • SILVA FILHO, R. N. . No balanço do mar . África e Africanidades , Rio de Janeiro , 05 jul. 2021.
    • SILVA FILHO, R. N. . ESCOLA . Diário do Grande ABC , São Bernardo do Campo , 24 mar. 2008.
    • SILVA FILHO, R. N. . TRAJETÓRIA DE ALUNOS DO PROUNI NO CONTEXTO DA EXPANSÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. In: CADERNO DE EDUCAÇÃO: REFLEXÕES E DEBATES , 2013 , SÃO BERNARDO DO CAMPO. XII MOSTRA DE PRODUÇÃO ACADÊMICA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. SÃO BERNARDO DO CAMPO : METODISTA, 2012. p. 175 - 179.
    • SILVA FILHO, R. N. . Escola Pública democrática: (re)construindo conceitos em tempos de pandemia. : , 2020 (Artigo de opinião)
    • SILVA FILHO, R. N. . ERER: caminhos e possibilidades para uma educação antirracista. : , 2020 (Artigo de opinião)
    • SILVA FILHO, R. N. . Programa Ensino Integral - PEI: conhecer para opinar. : , 2021 (Artigo de opinião)
    • SILVA FILHO, R. N. . Educação antirracista: o que é e como se faz. 2020 (Conferência)
    • SILVA FILHO, R. N. . Escola pública democrática: (re)construindo conceitos. 2021 (Conferência)
    • SILVA FILHO, R. N. . Escola Pública Democrática - Ações educacionais, culturais e sociais. 2020 (Conferência)
    • SILVA FILHO, R. N. . Como delinear qual é o perfil da minha comunidade escolar?. 2020 (Conferência)
    • SILVA FILHO, R. N. . As formas de organização, gestão e participação da escola pública. 2020 (Conferência)
    • SILVA FILHO, R. N. . Escola Pública Democrática - As formas de organização, gestão e participação da escola. 2020 (Conferência)
    • SILVA FILHO, R. N. . Escola Pública Democrática - O que é uma escola pública democrática. 2020 (Conferência)
    • SILVA FILHO, R. N. . Trajetória de alunos do PROUNI no contexto da expansão e democratização do ensino superior no Brasil. 2012 (Comunicacao)
    • SILVA FILHO, R. N. . Jornal Folha Verde/Ponto de Cultura João Santiago. 2012 (Conferência)
    • CARDOSO, F. S. ; SANTOS, J. C. L. ; SILVA FILHO, R. N. . Formação docente e prática profissional: uma relação orgânica?. 2008 (Comunicacao)
    • SILVA FILHO, R. N. ; MORAIS, F. B. ; SILVA, G. A. C. ; MARTINS, S. A. S. . História de Vida: o social através do indivíduo. 2008 (Comunicacao)
    • SILVA FILHO, R. N. . Indisciplina escolar: um ato de rebeldia ou uma manifestação de carência. 2009 (Comunicacao)
    • SILVA FILHO, R. N. . Trabalho e Educação. 2009 (Comunicacao)
    • SILVA FILHO, R. N. ; Fernandes, Claudio Oliveira . Escola pública democrática: (re)construindo conceitos em tempos de pandemia. 2020 apep_prof
  • Organização de eventos: 6
    • SILVA FILHO, R. N. . Semana de Comemoração da Consciência Negra. 2009 (E. E. Diplomata Sérgio Vieira de Mello)
    • SILVA FILHO, R. N. . I Semana de Mostra Cultural do Jardim Represa. 2009 (Secretaria Municipal de Cultura)
    • SILVA FILHO, R. N. . II Semana de Arte e Cultura Afrobrasileira na Escola e na Comunidade. 2010 (E. E. Diplomata Sérgio Vieira de Mello)
    • SILVA FILHO, R. N. ; HENRIQUES, V. B. ; ROA, Kátia Varela . Encontro USP Escola. 2021 (Universidade de São Paulo)
    • SILVA FILHO, R. N. ; KAMENSKY, A. P. S. O. ; SILVA FILHO, R. N. . Escola publica democrática no contexto da COVID 19. 2020 (Universidade Federal do ABC)
    • SILVA FILHO, R. N. . Escola Humanizada. 2011 (Secretaria Estadual de Educação de São Paulo)
    • SILVA FILHO, R. N. . Elaboração de projetos sociais. 2012 (Secretaria Municipal de Educação)
    • SILVA FILHO, R. N. ; HENRIQUES, V. B. . Escola Pública Democrática: (re)construindo conceitos - 2ª Edição. 2017 (Universidade de São Paulo)
    • SILVA FILHO, R. N. ; HENRIQUES, V. B. . Escola Pública Democrática: (re)construindo conceitos - 3ª Edição. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • SILVA FILHO, R. N. . - Escola Pública Democrática - Como Delinear o Perfil da Minha Comunidade Escolar?. 2020 (UFABC)
    • SILVA FILHO, R. N. . Ações educacionais, culturais e sociais Escola Pública Democrática. 2020 (UFABC)
    • SILVA FILHO, R. N. . O que é uma escola pública democrática. 2020 (UFABC)
    • SILVA FILHO, R. N. ; HENRIQUES, V. B. . Escola Pública Democrática: (re)construindo conceitos - 1ª Edição. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • SILVA FILHO, R. N. . O USO DAS MÍDIAS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD. 2015
    • SILVA FILHO, R. N. . TEORIA E PRÁTICA DE PROFESSORES DE SALA COMUM NA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL : UMA RELAÇÃO ORGÂNICA?. 2015
    • SILVA FILHO, R. N. . Práticas pedagógicas e cotidiano escolar: uma relação orgânica?. 2014
    • Nome do projeto: Arte e Cultura Africanas (2012 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: SILVA FILHO, R. N. .
      Descrição: "No cotidiano escolar, a cultura é muitas vezes associada ao que é local, pitoresco, folclórico, bem como ao divertimento ou lazer, ao passo que o conhecimento é frequentemente associado a um saber inalcançável. [...] o conhecimento constitui ferramenta para teoria e prática, o global e o local, o abstrato e seu contexto físico." (Currículo do Estado de São Paulo, p.11) Partindo desse princípio acreditamos que a discussão acerca da arte e cultura de matrizes africanas pode contribuir para a construção de um saber a partir de uma perspectiva global e ao mesmo tempo local. O projeto se justifica pelo fato de criarmos possibilidade de aproximar cultura e conhecimento no mesmo espaço: o escolar. Visto que detectamos nas relações interpessoais, de toda comunidade escolar, indícios que revelam pouca ou nenhuma representação da comunidade negra nas atividades escolares. Esse fato se torna preocupante, já que o currículo faz menção ao atendimento da Lei 10369, pensando nisso acreditamos que ao desenvolver esse projeto podemos atender duas questões de extrema importância para a formação discente e docente: conscientizar os participantes da importância da História Africana para a formação do Brasil, bem como difundir boas e diversificadas práticas pedagógicas, conforme orienta o currículo.
    • Nome do projeto: Teoria e Prática no Ensino de História e Cultura afro-brasileira e Africana na escola: um estudo de caso (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA FILHO, R. N. .
      Descrição: A temática da história e da cultura afro-brasileira e Africana tem despertado o interesse de muitos estudiosos ao longo da composição do portfólio que acumula os meios pelos quais a sociedade sul-americana, vem se desenvolvendo, especialmente, no período pós-abolição. Este trabalho tem o objetivo de debruçar-se sobre a Lei nº 10.639/03, e sobre a prática de educadores de uma escola pública de ensino fundamental e médio do Estado de São Paulo, no período entre 2003 e 2013, a fim de identificar e analisar as estratégias utilizada por estes para a implementação do que diz a referida Lei. Para isso, por meio do método autobiográfico, mediante contribuições de (ARFUCH, BOLÍVAR, DELORY-MOMBERGER, DOMINICÉ, FERRAROTTI, FINGER, JOSSO, NÓVOA e PINEAU), buscaremos responder ao menos duas perguntas: a promulgação da Lei em si é sinônimo de direito garantido para o ensino da História e da cultura afro-brasileira e Africana? Que estratégias os atores, legalmente, constituídos para o desenvolvimento do currículo utilizam para cumprir o que determina a Lei? Nossa hipótese é de que a promulgação da Lei não dar conta de subsidiar os indivíduos responsáveis por mediarem as ações e que as estratégias usadas são no sentido de burlar a Lei e continuar no modelo de exclusão, historicamente, estabelecido pelos escravistas brasileiros. Palavras-chaves: Sistemas de ensino; História e Cultura afro-brasileira e Africana; Relações Étnico-Raciais.
    • Nome do projeto: Arte e Cultura de Matrizes Africanas (2012 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: SILVA FILHO, R. N. .
      Descrição: "No cotidiano escolar, a cultura é muitas vezes associada ao que é local, pitoresco, folclórico, bem como ao divertimento ou lazer, ao passo que o conhecimento é frequentemente associado a um saber inalcançável. [...] o conhecimento constitui ferramenta para teoria e prática, o global e o local, o abstrato e seu contexto físico." (Currículo do Estado de São Paulo, p.11) Partindo desse princípio acreditamos que a discussão acerca da arte e cultura de matrizes africanas pode contribuir para a construção de um saber a partir de uma perspectiva global e ao mesmo tempo local. O projeto se justifica pelo fato de criarmos possibilidade de aproximar cultura e conhecimento no mesmo espaço: o escolar. Visto que detectamos nas relações interpessoais, de toda comunidade escolar, indícios que revelam pouca ou nenhuma representação da comunidade negra nas atividades escolares. Esse fato se torna preocupante, já que o currículo faz menção ao atendimento da Lei 10369, pensando nisso acreditamos que ao desenvolver esse projeto podemos atender duas questões de extrema importância para a formação discente e docente: conscientizar os participantes da importância da História Africana para a formação do Brasil, bem como difundir boas e diversificadas práticas pedagógicas, conforme orienta o currículo.
    • Nome do projeto: Encontro USP Escola (2007 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA FILHO, R. N. , HENRIQUES, V. B. .
      Descrição: Este é o maior encontro de professores do Estado de São Paulo, acontece em janeiro e julho de cada ano e oferece cerca de 60 cursos em todas as áreas do conhecimento.
    • Nome do projeto: USP Território, ciência e arte (2012 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA FILHO, R. N. , HENRIQUES, V. B. .
      Descrição: Trata-se de projeto que busca aproximar escolas do ensino básico e universidade, envolve unidades e institutos da universidade e seus projetos educativos. Na prática acontece formação de professores do ensino básico para se apropriarem das metodologias dos institutos, para depois envolver os alunos na realização de oficinas e visitas a universidade.