Luiz Vinicius Agres Carvalho dos Santos Varjão
-
Resumo
-
Doutorando em Literatura Portuguesa na Universidade de São Paulo com projeto sobre a recepção de Eurípides na "Castro" (1598) de António Ferreira. Possui mestrado em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo e licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia. Foi professor substituto de Língua e Literatura Grega na Universidade Federal da Bahia e também professor em formação no curso de extensão de Língua Grega Antiga do NUPEL/ILUFBA. Integra o Grupo de Estudos Teatrais Gambiarra (USP/CNPq). Os seus interesses se concentram no estudo da tragédia clássica ateniense e da recepção de Eurípides nas literaturas lusófonas.
-
-
Apresentações de Trabalho: 4
- AGRES, L. V. . Sonho e medo na Castro de António Ferreira e na Hécuba de Eurípides. 2024 (Simposio)
- AGRES, L. V. . Aspectos da voluntariedade na tragédia Hécuba de Eurípides: o sacrifício de Polixena. 2021 (Seminário)
- AGRES, L. V. . Ensino de grego antigo por meio de uma abordagem etimológica. 2017 (Seminário)
- AGRES, L. V. . Etimologia como recurso didático no ensino de grego antigo. 2017 (Congresso)
-
Organização de eventos: 1
- AGRES, L. V. ; CARVALHO, T. R. ; LOPEZ, I. P. ; PINTO, J. C. O. ; MARTINS, A. C. A. ; MAZZANTI JR., A. . X Seminário de Pós-Graduação em Letras Clássicas. 2021 (Universidade de São Paulo)
-
Projetos de Pesquisa: 2
-
Nome do projeto: Curso de Extensão de Língua Grega Antiga (2017
- 2019
Natureza: Extensao
Integrantes: AGRES, L. V. , AGRES, L. V. , VIEIRA, L. M. .
Descrição: Esta atividade, desenvolvida no âmbito do Núcleo Permanente de Extensão (NUPEL) do ILUFBA, comporta dois objetivos: a) promover a prática docente de estudantes do Instituto de Letras da UFBA, ao engajá-los em atividades de ensino supervisionadas; b) oferecer (gratuitamente) ensino de língua grega antiga às comunidades externa e interna à UFBA, capacitando os interessados a ler, compreender e traduzir textos gregos antigos. Paralelamente, também serão apresentados elementos de cultura grega dos períodos Clássico e Helenístico -
Nome do projeto: A representação da imolação humana em Eurípides (2020
- 2023
Natureza: Pesquisa
Integrantes: AGRES, L. V. , AGRES, L. V. , Werner, Christian .
Descrição: Este trabalho analisa as formas de representação da imolação humana em Eurípides, a partir da leitura de alguns dos seus dramas supérstites em cuja progressão narrativa se pode estabelecer maior ou menor correspondência temática. A constância atestada desse fenômeno em sua produção muitas vezes se estreita às conjunturas sociopolíticas que, nos enredos relacionados, e.g., Heraclidas e Fenícias, empreendida a guerra, reclamam a degola de vítima humana como recurso necessário à vitória da comunidade contra os inimigos. Com os termos da aquiescência sobrelevados a uma força retórica que nunca prescinde do emprego físico da violência, as motivações cívicas contrapõem-se, no entanto, àquelas que instituem o fadário de Polixena em Hécuba e ainda concorrem para um tratamento variegado com os paralelos mediante os quais aludem ao sacrifício mortes sucedidas em dramas não estritamente associados ao tema, quais sejam, Alceste e Andrômaca. São estes os elementos que o cotejo das obras supracitadas pretende alcançar, considerando, para tanto, no conjunto das ocorrências possíveis, os aspectos discursivos e estéticos que se encontram circunscritos ao manejo das mortes de suas personagens e, então, concernentes ao gênero trágico ateniense.
-
Nome do projeto: Curso de Extensão de Língua Grega Antiga (2017
- 2019