Marina Nunes Dias
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Resumo
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Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades - Diversitas (FFLCH/USP), Bacharela e Licenciada em Filosofia pela Universidade de São Paulo. É integrante do projeto de pesquisa "Docências compartilhadas, formação continuada e a Lei 10.639/03: o papel das culturas urbanas em escolas públicas de diferentes regiões periféricas" (CNPq, 2021) e faz parte do grupo de estudos e pesquisas Educação e Afroperspectivas (2022) da Faculdade de Educação da USP.
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Linhas de pesquisa
- Diálogos entre a Filosofia Nagô e a Educação para relações étnico-raciais
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Artigos completos publicados em periódicos: 1
- AMARAL, M.G.T. ; DIAS, M. N. ; GUARNIEIRI, R. . Vida favorecida colorida: vou te contar, a vida na favela não é fácil não! REVISTA EXTRAPRENSA , v. 15 , p. 251-267 - , 2022. ISSN: 22363467.
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Capítulos publicados: 1
- AMARAL, M.G.T. ; DIAS, M. N. ; GUARNIEIRI, R. . Vida favorecida colorida: vou te contar, a vida na favela não é fácil não!. . Entre o videoclipe, o filme documentário e o cinema: da caixa preta à crítica social, da leitura decolonial afro-brasileira à amefricanidade ladinoamericana, v. 1, p. 74 - 89, 2022.
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Textos em jornais de notícias/revistas: 1
- DIAS, M. N. . 13 de maio: 130 anos da abolição da escravidão sem reparações históricas . Revista R , , 01 mai. 2021.
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Trabalhos em Anais: 2
- CALADO, M. G. ; DIAS, M. N. . Desafios para a construção de uma educação antirracista: reflexões pertinentes sobre a necessidade de alteração de enquadre - problematizando a permanência do modelo de branquitude no currículo escolar.. In: XVII COPENE , 2022 , Recife. Democracia, poder e antirracismos: avanços, retrocessos legais e ações institucionais. : , 2022.
- DIAS, M. N. ; QUEIROZ, D. L. ; GUARNIEIRI, R. . Investigando a interseccionalidade em sala de aula: elos entre a educação para relações étnico-raciais e as identidades afro-diaspóricas. In: XII Congresso Nacional de Pesquisadores Negros , 2022 , Recife. Democracia, Poder e Antirracismos: avanços, retrocessos legais e ações institucionais. : , 2022.
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Apresentações de Trabalho: 11
- DIAS, M. N. . A filosofia iorubá em sala de aula: o corpo como território e o território do corpo. 2024 (Conferência)
- DIAS, M. N. . O devir ancestral em corpos negros: reflexões sobre a corporeidade e a educação antirracista à luz dos saberes da cosmovisão africana.. 2023 (Congresso)
- DIAS, M. N. . Do drama da negrura ao reconhecimento de uma corporeidade negra ancestral: diálogos entre os escritos de Frantz Fanon e a Filosofia Nagô. 2022 (Seminário)
- CALADO, M. G. ; DIAS, M. N. . Desafios para a construção de uma educação antirracista: reflexões pertinentes sobre a necessidade de alteração de enquadre - problematizando a permanência do modelo de branquitude no currículo escolar.. 2022 (Congresso)
- DIAS, M. N. ; QUEIROZ, D. L. ; GUARNIEIRI, R. . Investigando a interseccionalidade em sala de aula: elos entre a educação para relações étnico-raciais e as identidades afro-diaspóricas.. 2022 (Congresso)
- DIAS, M. N. . Decolonialidade e literatura afrorreferenciada.. 2021 (Conferência)
- DIAS, M. N. . A Identidade Negra em sala de aula: um olhar psicanalítico em busca de uma educação emancipadora.. 2019 (Comunicacao)
- XAVIER, L. R. ; DIAS, M. N. . Contribuições de Frantz Fanon para uma educação emancipatória: uma abordagem psicossocial da questão racial. 2021 (Conferência)
- DIAS, M. N. ; AMARAL, M.G.T. . Adolescência: o espelho da sociedade? A sala de aula como espaço insurgente. 2020 (Conferência)
- DIAS, M. N. . The black identity in the classroom: a psychoanalytical approach in search of an emancipatory education. 2021 (Simposio)
- DIAS, M. N. . A Identidade Negra em sala de aula: um olhar psicanalítico em busca de uma educação emancipadora.. 2020 (Simposio)
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Programa de Rádio ou TV: 2
- DIAS, M. N. ; REGUFE, A. . O ensino da Filosofia Africana. 2022
- AMARAL, M.G.T. ; DIAS, M. N. ; SIQUEIRA JR, K. G. ; DIAS, C. Cristiane ; SANTOS, V. S. ; GUARNIEIRI, R. ; QUEIROZ, D. L. . Educadores fortalecem narrativas africanas em aulas com hip hop, capoeira, grafite e dança.. 2023 Jornal da USP
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Organização de eventos: 1
- AMARAL, M.G.T. ; CALADO, M. G. ; SIQUEIRA JR, K. G. ; DIAS, M. N. . IV ERER: Colóquio Nacional. 2024 ()
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Projetos de Pesquisa: 5
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Nome do projeto: Docências compartilhadas, formação continuada e a Lei 10.639/03: o papel das culturas urbanas em escolas públicas de diferentes regiões periféricas (2022
Atual)
Natureza: Pesquisa
Integrantes: DIAS, M. N. , AMARAL, M.G.T. , DIAS, C. Cristiane , SANTOS, V. S. , SIQUEIRA JR, K. G. , XAVIER, L. R. , CALADO, M. G. , NERI, W. , GUARNIEIRI, R. .
Descrição: : A pesquisa visa construir uma epistemologia interseccionada e transversal entre ciências e humanidades com base na história e culturas africana e afro-brasileira, e outras praticadas no território urbano periférico, de modo a contemplar a diversidade étnico-racial do país no âmbito da formação escolar e garantir a efetivação da Lei 10.639/2003. O objetivo é desenvolver um conhecimento transdisciplinar em sala de aula, por meio de pesquisa teórica e de campo, com docentes da rede básica, arte-educadores e pesquisadores das universidades do sudeste e nordeste. Com ênfase na democratização do ensino, pretende-se criar novas estratégias pedagógicas críticas (D?Ambrosio; Freire; Libâneo; Giroux; Duncan-Andrade & Morrel), anticoloniais (Souza; Santos; Krenak; Fanon) e decoloniais (Segato; Maldonado-Torres; Walsh), que sejam culturalmente relevantes (Nascimento, A.; Nascimento, B.; Gomes; Carneiro; Lamont-Hill; hooks). A hipótese é a de que a qualidade do ensino público depende, não apenas de satisfazer necessidades básicas de aprendizagem, ou mesmo aliviar a pobreza, mas também oferecer um currículo que favoreça a permanência discente na escola e o diálogo com os saberes e práticas socioculturais de populações historicamente invisibilizadas. O grupo de pesquisadores desenvolve práticas pedagógicas culturalmente relevantes há mais de dez anos, tendo sido a proposta da FEUSP adotada como política pública de formação de professores pela Prefeitura de São Paulo, em 2015. Por meio de uma plataforma digital, pretende-se integrar redes de colaboração entre as experiências de São Paulo, com o Ensino Fundamental II e Médio (FEUSP, IFUSP, UFSCar), do Rio de Janeiro (UFRRJ, UERJ), com o Ensino Fundamental I e da Paraíba (UFPB e UEPB), com os três níveis de ensino. A metodologia envolverá docências compartilhadas entre professores do ensino básico, arte-educadores e pesquisadores em 08 escolas públicas, que darão subsídios para epistemologias e práticas de ensino transdisciplinares -
Nome do projeto: A identidade negra em sala de aula: um olhar pscanlítico em busca de uma educação emancipadora. (2019
- 2021
Natureza: Pesquisa
Integrantes: DIAS, M. N. , AMARAL, M.G.T. .
Descrição: Fundamentada nas contribuições da teoria psicanalítica e nos estudos decoloniais, esta pesquisa de iniciação científica propõe, por um lado, compreender a memória ancestral dos sujeitos negros, que frequentemente é escamoteada por um Ideal de Ego branco. Por outro lado, evidenciar como uma educação antirracista constitui-se como uma potente ferramenta para o acesso a essas memórias -
Nome do projeto: Raça, gênero, etnomatemática e culturas afro-brasileiras - relações étnico-raciais e diversidade de gênero na construção de uma epistemologia afrobrasileira e feminista nas escolas públicas de São Paulo (2019
- 2021
Natureza: Pesquisa
Integrantes: DIAS, M. N. , AMARAL, M.G.T. , GARCIA, V. G. , DIAS, C. Cristiane , SANTOS, V. S. , SIQUEIRA JR, K. G. , OLIVEIRA, C. C. , XAVIER, L. R. , SILVA, K. W. A. , CALADO, M. G. .
Descrição: Nossos estudos sobre as culturas afro-diaspóricas, interseccionados com as temáticas de gênero e raça, estarão direcionados, em um primeiro momento, para analisar as manifestações de misoginia, homofobia, transfobia e racismo no ambiente escolar e nas redes sociais frequentadas pelas crianças e jovens das escolas públicas estudadas na cidade de São Paulo. Ao mesmo tempo, estaremos atentos aos deslocamentos provocados nos campos do conhecimento veiculados na escola pelas epistemologias emergentes do Sul, afrocentradas e feministas, procurando fomentar debates a propósito de uma orientação emancipatória da ciência em contraposição ao colonialismo da ciência ocidental. Faremos, ainda, discussões teóricas sobre o feminismo negro no Brasil, nos EUA e em África, como forma de elucidar a sobreposição de opressões de classe, gênero e raça. Pretende-se, desse modo, encaminhar os estudos e a pesquisa de campo, interseccionados com as temáticas de gênero e raça, no sentido de repensar os fundamentos da própria produção do conhecimento das diversas ciências em diálogo com o currículo do ensino fundamental da cidade de São Paulo, com base em uma epistemologia do sul, afro-brasileira, que, por sua vez, será aprofundada a partir nas contribuições do feminismo negro. Esta discussão será feita entre pesquisadores, arte-educadores e os professores de cada unidade escolar pesquisada, que serão estimulados a criar novas estratégias de ensino, em suas respectivas disciplinas, inspirados pelo debate acerca de um ensino culturalmente relevante, pautado pelos fundamentos teóricos do multiculturalismo crítico e de uma pedagogia crítica, em que a transversalidade do conhecimento torna-se fundamental -
Nome do projeto: Docência compartilhada e cosmovisão africana: encruzilhadas entre o currículo escolar e a ancestralidade afro-diaspórica (2022
Atual)
Natureza: Pesquisa
Integrantes: DIAS, M. N. , AMARAL, M.G.T. .
Descrição: A partir do estudo sobre as filosofias africanas, propomos, neste projeto de mestrado, uma docência compartilhada com professores de uma escola pública da cidade de São Paulo. Nossa docência compartilhada será fundamentada nós pressupostos Iorubás de circularidade, comunidade e ancestralidade, como forma de propiciar um reencontro ancestral entre jovens negros periféricos com as suas origens afro-diaspóricas. -
Nome do projeto: Educação antirracista: projetos de vida, pedagogias críticas, relações étnico-raciais e a Lei 10.639/03 (2020
- 2021
Natureza: Ensino
Integrantes: DIAS, M. N. , AMARAL, M. G. T. , DIAS, C. Cristiane , SANTOS, V. S. , SIQUEIRA JR, K. G. , XAVIER, L. R. , THOMAZ, D. , ARAUJO, V. A. A. , REIS, D. S. , CALADO, M. G. .
Descrição: Este curso pretende contribuir para a formação do professor da escola pública alicerçada na elaboração de um conhecimento transversal e transdisciplinar nos domínios das ciências humanas, da etnociência e da etnomatemática, e orientada por uma epistemologia interseccionada entre raça, gênero e classe, como forma de romper com a matriz colonial do conhecimento na educação pública
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Nome do projeto: Docências compartilhadas, formação continuada e a Lei 10.639/03: o papel das culturas urbanas em escolas públicas de diferentes regiões periféricas (2022
Atual)
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Outras produções técnicas: 2
- AMARAL, M.G.T. ; DIAS, M. N. ; XAVIER, L. R. ; SIQUEIRA JR, K. G. ; DIAS, C. Cristiane ; CALADO, M. G. ; MOREIRA, F. ; THOMAZ, D. . Humanidades, diversidade e educação emancipatória: fundamentos e práticas insurgentes em sala de aula.. 2021 - Curso de curta duração ministrado/extensão
- AMARAL, M.G.T. ; DIAS, M. N. ; DIAS, C. Cristiane ; XAVIER, L. R. ; MENDES, A. O. ; GARCIA, M. ; SANTOS, V. S. ; THOMAZ, D. ; REIS, D. S. ; NERI, W. . Educação antirracista: projetos de vida, pedagogias críticas, relações étnico-raciais e a Lei 10.639/03. 2020. 2020 - Curso de curta duração ministrado/extensão