Não autenticado |

Maycon Cesar Pereira Wernz

    • Graduado em Letras Inglês (licenciatura) pela Universidade Estadual do Maranhão (2014) . Atualmente é professor do Instituto Federal do Maranhão e mestrando em Letras Estrangeiras e Tradução (USP 2019-202_). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros textuais, ensino-aprendizagem de língua estrangeira, mobilidade acadêmica e internacionalização.

       

      Links:    

    • Ferreira, E. P. M. ; Sousa, M. S. ; WERNZ, M. C. P. ; Vale, C. O. . Um olhar sobre a inclusão do surdo: considerações acerca da I Amostra de Surdez e Educação na Escola Anais III CINTEDI , v. 1 , p. 1 - , 2018. ISSN: 23592915.
    • Ferreira, E. P. M. ; Vale, C. O. ; Sousa, M. S. ; WERNZ, M. C. P. . Um Olhar Sobre a Inclusão do Surdo: considerações acerca da I Amostra Surdez e Educação na Escola. 2018 (Comunicacao)
    • NÉLO ; WERNZ, M. C. P. . LEITURA E LETRAMENTO NUMA PERSPECTIVA CULTURAL. 2013 (Conferência)
    • BURITI, C. J. O. ; TEIXEIRA, M. M. ; WERNZ, M. C. P. . Comissão de Organização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNTC. 2018 (Instituto Federal do Maranhão - Campus Viana)
    • TEIXEIRA, M. M. ; Dos Santos, V. N. R. ; WERNZ, M. C. P. ; Ferreira, E. P. M. . Comissão de Organização da Semana da Administração. 2018 (Instituto Federal do Maranhão - Campus Viana)
    • Sousa, M. S. ; WERNZ, M. C. P. ; Ferreira, E. P. M. . Comissão de Trabalho da III Semana do Livro e da Biblioteca. 2018 (Instituto Federal do Maranhã - Campus Viana)
    • LOUSADA, E. G. ; WERNZ, M. C. P. . Atelier: Inglês para mobilidade acadêmica internacional. 2021 (Universidade de São Paulo)
  • Relatório de Pesquisa: 1
    • NÉLO ; WERNZ, M. C. P. . PRODUÇÃO TEXTUAL: Uma perspectiva para alunos da Pedagogia. 2013
    • Nome do projeto: CURSO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL: APRENDIZAGENS E RETEXTULIZAÇÃO DE GÊNEROS (2012 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: WERNZ, M. C. P. , NELO, M. J. .
      Descrição: Tem-se por objetivo compreender a refacção textual como ação linguística que guia produção, construção, funcionamento de textos escritos ou orais. O curso possibilitará executar atividades de leitura e de produção textuais, levando em consideração as estratégias linguísticas com os conhecimentos sócio-cognitivos. Como ancoragens, discutir-se-ão a partir do texto as manifestações do cotidiano ocorrentes em diversos gêneros. Os procedimentos didáticos serão pautados na pedagogia construtivista reflexiva do fazer-saber para saber-fazer, assim a participação do aluno é imprescindível para a preparação e inovação das atividades ao longo do curso. Os resultados pretendidos, além de promover práticas de leitura e escrita de fazer-saber-fazer, propõem reflexões sobre as relações de sentido de um texto, fatores linguísticos e extralinguísticos.
    • Nome do projeto: II Semana da Consciência Negra: ?Quilombos: resistência e luta até os dias atuais? (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: WERNZ, M. C. P. , SOUSA, I. A. L. , GUTERRES, N. S. .
      Descrição: As instituições de ensino tem uma grande relevância na quebra de paradigmas e construção de uma nova sociedade, especialmente envolvendo os discentes e servidores nessa árdua e cotidiana atividade. Por isso, projetos e ações que visem promover a justiça social, tecendo novas relações entre os indivíduos e com a histórias são fundamentais na atuação educacional. Assim o Campus IFMA Viana, através de exposição fotográfica, rodas de conversa e visitas à comunidades quilombolas busca com sua ?II Semana da Consciência Negra? busca cumprir seu papel junto ao ensino, pesquisa e extensão.
    • Nome do projeto: Orientação Vocacional: revelando o IFMA campus Viana para os discentes do Centro de Ensino "Dom Hamleto de Angelis" (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: WERNZ, M. C. P. , SOUSA, I. A. L. .
      Descrição: Uma das decisões mais importantes dos alunos que estão no último ano do Ensino Médio refere-se à escolha da carreira e do curso que pretendem seguir. Porém, uma série de fatores influenciam o processo de escolha neste momento. Este projeto, destinado à comunidade discente do Centro de Ensino ?Dom Hamleto de Angelis? em Viana, pretende apresentar perfis de profissionais e de cursos técnicos do Instituto Federal do Maranhão enquanto escola pública com foco em Ciência e Tecnologia.