Não autenticado |

Laiza Santana Oliveira

    • Mestra em História Social (2020), bacharelada e licenciada em História pela Universidade de São Paulo (2016). Pesquisa temáticas relacionadas a corpo, História do Tempo Presente, relações de gênero e Cultura Material. Atualmente, é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo (PPGHS -USP).

       

      Links:    

  • Livros publicados: 1
    • OLIVEIRA, Laíza Santana. . SP 130 BPM: materialidade e gênero na cultura funk paulista (1995-2014). Rio de Janeiro : Ape'Ku, 2021 . 246p. ISBN: 9786586657623.
    • OLIVEIRA, Laíza Santana. . Da digitalização da cultura a digitalização dos corpos: breves apontamentos sobre a produção e difusão da cultura funk paulista. In: Seminário Linhas de Pesquisa História Social da Universidade de São Paulo , 2022 , São Paulo. Caderno de resumos. II Seminário Linhas de Pesquisa História Social da Universidade de São Paulo. : , 2022. p. 1 - 199.
    • OLIVEIRA, L . '?Não é imaginação, é realidade?: intersecções entre o flâneur e o rolezeiro'. In: VII Encontro de Pesquisa em História da Universidade Federal de Minas Gerais (EPHIS - UFMG) , 2018 , Belo Horizonte. Diálogos Necessários. : , 2018. p. www.ephisufmg. - .
    • OLIVEIRA, L . Consumo, materialidade e corpo: a visualidade na cultura funk paulistana (1992-2014). In: XXIX Simpósio Nacional de História , 2017 , Brasília. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História. : , 2017.
    • OLIVEIRA, L . Ultradireita e ultranacionalismo: o futebol sérvio e croata como instrumento de guerra nos contextos de guerra e pós-guerra Iugoslava (1990-2013). In: V EPEGH - 5º Encontro de Pesquisa de Estudantes de Graduação em História , 2016 , São Paulo. V Anais EPEGH. : , 2016.
    • OLIVEIRA, Laíza Santana. . Entre corpos, sujeitos e gênero na materialidade do funk paulista: um estudo de caso sobre o processo de síntese corporal dos funkeiros em São Paulo (1995- 2014). : , 2020 (Resumo)
    • OLIVEIRA, L . ?Corpos que se afirmam, corpos que se contradizem: a representação da mulher na cultura funk paulista?. : , 2019 (Resumo)
    • OLIVEIRA, L . ?Portando o kit??: consumo, funk e juventude na capital paulista (2001-2013)?. : , 2018 (Resumo)
    • OLIVEIRA, Laíza Santana. . Da digitalização da cultura a digitalização dos corpos: breves apontamentos sobre a produção e difusão da cultura funk paulista. 2022 (Seminário)
    • OLIVEIRA, Laíza Santana. . Entre corpos, sujeitos e gênero na materialidade do funk paulista: um estudo de caso sobre o processo de síntese corporal dos funkeiros em São Paulo (1995- 2014). 2020 (Seminário)
    • OLIVEIRA, L . Corpos que se afirmam, corpos que se contradizem: a representação da mulher na cultura funk paulista. 2019 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, L . 'Portanto o kit?: consumo, funk e juventude na capital paulista. 2018 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, L . ''Não é imaginação, é realidade'': o flâneur e o rolezeiro na trama urbana. 2018 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, L . Ultradireita e ultranacionalismo: o futebol sérvio e croata como instrumento de guerra nos contextos de guerra e pós-guerra Iugoslava (1990-2013). 2016 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, L . Ultradireita e ultranacionalismo: o futebol sérvio e croata como instrumento de guerra nos contextos de guerra e pós-guerra Iugoslava (1990-2013). 2016 (Simposio)
    • OLIVEIRA, L . Imagens do autoritarismo e seus usos didáticos - análise fílmica da película 'Ele está de volta' ('Er ist wieder da'). 2017 (Simposio)
    • OLIVEIRA, L . Consumo, materialidade e corpo: a visualidade na cultura funk paulistana (1992-2014). 2017 (Simposio)
    • OLIVEIRA, L . Funk e Contexto Sociopolítico: alcançando voo nas asas da cultura (MC Hariel & Professora Laíza). 2021 Cursinho FEAUSP
    • OLIVEIRA, Laíza Santana. . Podcast Momento Cidade #37: Como São Paulo transformou a cultura do funk?. 2021 Online
    • COUTO, F. V. M. ; SANCHEZ, M. D. ; SILVA, C. M.S. ; PORTO, D. F. ; MARTINEZ, T. M. ; EICHBAUM, M. P. ; TELES, G. A. ; NETO, U. O. S. ; PARIS, A. ; OLIVEIRA, L . I Semana de Iniciação Científica na História. 2017 (Centro Acadêmico da História Luiz Eduardo Merlino (CAHIS - USP))
    • TRONQUINI, G. ; COLACIOPPO, G. ; BUENO, C. ; LEMOS, J. L. ; OLIVEIRA, L . Semana das Mulheres na História. 2015 (Centro Acadêmico da História Luiz Eduardo Merlino da Universidade de São Paulo (CAHIS - USP))
    • MARTINEZ, T. M. ; TELES, G. A. ; PORTO, D. F. ; NETO, U. O. S. ; COUTO, F. V. M. ; PARIS, A. ; SILVA, C. M.S. ; COGGIOLA, O. ; OLIVEIRA, L . 1917-2017 Centenário da Revolução Russa - 100 anos que abalaram o mundo. 2017 (Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • NUNES, Ana Beatriz Mauá ; ORSATI CLARA, Livia Maria ; OLIVEIRA, Laíza Santana. . O ofício do Historiador: (re)pensar práticas, construir caminhos. 2019 (Programa de Pós-Graduação em História Social da USP)
    • OLIVEIRA, L ; LOURENCO, G. F. ; GONCALES, G. D. ; FELICIO, L. S. ; GOMES, M. E. F. ; FERNANDES, P. N. ; SANTOS, R. M. ; AGUIAR, V. S. . Interpretando objetos: do cotidiano à sala de aula. 2019 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • AGUIAR, V. S. ; LOURENCO, G. F. ; GONCALES, G. D. ; SANTOS, R. M. ; FERNANDES, P. N. ; FELICIO, L. S. ; GOMES, M. E. F. ; OLIVEIRA, L . Interpretando objetos: do cotidiano à sala de aula. 2020 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: SP 130 bpm: materialidade e gênero na cultura funk paulista (1995-2014) (2017 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, L , CARVALHO, Vânia Carneiro de .
      Descrição: Dissertação de mestrado desenvolvida com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que objetivou analisar de que forma os bens de luxo foram fundamentais para a estruturação da cultura funk paulista entre os anos de 1995 e 2014. Por meio da perspectiva da cultura material e do horizonte teórico da História do Tempo presente destacou-se que a apropriação de artefatos historicamente difundidos entre as classes sociais mais altas pelos funkeiros ? de classe média baixa ? não foi uma tentativa dessa classe de emular aquela, mas um processo histórico mais amplo e complexo. Com base no conceito de síntese corporal operacionalizado por Jean-Pierre Warnier (1999) foi possível analisar reportagens jornalísticas, letras de músicas e videoclipes no intuito de demonstrar como a materialidade específica apropriada pelos funkeiros não era uma proposta de reprodução do habitus de segmentos abastados da sociedade. Muito pelo contrário, o trabalho defende que a materialidade do luxo foi a matriz de subjetivação dos sujeitos da cultura funk paulista, que incorporaram de forma sui generis a dinâmica motora dos artefatos à sua própria dinâmica corporal. A relação com o luxo teve impacto diferente entre homens e mulheres que compartilharam a cultura funk. Tais diferenças foram analisadas também a partir da dimensão material, ou seja, a partir de corpos e repertórios colocados em situações específicas de gênero.
    • Nome do projeto: Cultura em tela, corpos em cena: a materialidade do universo digital e construção das masculinidades no funk paulista (1989-2017) (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, L , CARVALHO, Vânia Carneiro de .
      Descrição: Esta pesquisa busca investigar como o desenvolvimento tecnológico digital, compreendido aqui enquanto materialidade, foi fundamental para a estruturação e difusão da cultura funk de São Paulo entre os anos de 1989 a 2017, e para a (re) afirmação de posturas androcêntricas. A partir das perspectivas teórico-metodológicas da Cultura Material, da História Digital, da História das Relações de Gênero e da História do Tempo Presente, a hipótese central do trabalho é a de que em decorrência da utilização de novas ferramentas tecnológicas do universo digital o funk paulista pode ser constituído, destacadamente, mercadologicamente a partir de uma lógica calcada no masculino enquanto força centrípeta de ação.
    • Nome do projeto: Ultradireita e ultranacionalismo: o futebol Sérvio e Croata como instrumento político nos contextos de guerra e pós­-guerra Iugoslava (1990-­2013) (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, L , CAMPOS, F. .
      Descrição: Pesquisa de Iniciação Cientifica realizada entre os anos de 2015 e 2016 no LUDENS - USP (Núcleo Interdisciplinar de pesquisas sobre futebol e modalidades lúdicas) com bolsa de pesquisa de Iniciação Cientifica FFLCH -USP. Analisou-se na pesquisa, em um primeiro momento, quais foram os mecanismos que permitiram que dois importantes clubes, sobretudo, o clube sérvio, assimilasse anseios nacionalistas a ponto de influir na fragmentação de um Estado. E, em um segundo momento, a pesquisa centrou-se em investigar por quais razões, mesmo em um contexto pós-­guerra, o sentimento nacionalista ainda se faz intensamente presente no cenário futebolístico, destacadamente, croata.
    • Nome do projeto: Entre o discurso e o ataque: intersecções entre o horizonte político de Slobodan Milosevic e a agressão à Bósnia­-Herzegovina (2014 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, L , LOUREIRO, H. A. C. , MENDONCA, M. G. , PEREIRA, F. L. B. , SOUZA, I. I. , LIMA, L. R. , MOTTA, H. K. , PONTIERI, H. C. , ZAGNI, R. M. , BELTRAME, G. C. .
      Descrição: Pesquisa de Iniciação Cientifica realizada entre 2014 à 2016 no Grupo de Pesquisa "Conflitos Armados, Massacres e Genocídios na era Contemporânea" (UNIFESP). A pesquisa objetivou com base no elucidado pelo linguista francês Patrick Charaudeau no que concerne a ferramenta da análise discursiva, explorar nos discursos do ex­-presidente sérvio Slobodan Milosevic proferidas entre 1989 e 1996 concepções que nortearam os ataques à Bósnia-­Herzegovina durante a guerra Balcânica do final do século XX ao anseio de estruturação de uma Sérvia etnicamente homogênea.
    • ARRUDA, K. ; FERREIRA, B. ; VERAS, L. ; GUIMARAES JR, P. ; OLIVEIRA, Laíza Santana. . Olavo Setubal: um homem diante de seu tempo. 2023 - Exposição
    • ARRUDA, K. ; FERREIRA, B. ; OLIVEIRA, L . Espaço Herculano Pires. Arte no dinheiro.. 2023 - Exposição