Não autenticado |

Taciane Domingues Ferreira

    • Doutoranda em Teorias do Discurso no Português pelo Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (USP). Sob orientação da Prof Dr Sheila Vieira de Camargo Grillo (USP), co-orientação do Prof. Dr. Marcus Vinícius Mazzari (USP), tutoria do Prof. Dr. Denis Thouard (Centro Marc Bloch da Universidade Humboldt de Berlim) e apoio da FAPESP (Processo no país 2021/01490-8; BEPE 2022/02548-2), desenvolve o projeto Sobre a Diversidade de Construções Linguísticas e sua Influência no Desenvolvimento Espiritual do Gênero Humano, uma tradução inédita da obra canônica de Wilhelm von Humboldt. O projeto apresentará a primeira tradução da referida obra para a Língua Portuguesa, sob uma leitura kantiana da filosofia da linguagem de Humboldt. Mestra em Teorias do Discurso no Português, pelo mesmo programa e mesma Universidade, com o projeto Diálogos entre Volóchinov e Humboldt na Filosofia da Linguagem: a participação do idealismo na síntese marxista, sob orientação da Prof Dr Sheila Vieira de Camargo Grillo (USP), tutoria do Prof. Dr. Denis Thouard (Centro Marc Bloch da Universidade Humboldt de Berlim) e apoio da FAPESP (Processo no país 2017/25085-0; BEPE 2019/03809-1). Realizou, também, o projeto de Iniciação Científica Entre Vossler e Bakhtin/Volóchinov: proximidades e distanciamentos entre marxismo e idealismo na filosofia da linguagem, sob orientação da Prof Dr Sheila Vieira de Camargo Grillo (USP) e apoio da FAPESP (Processo no país 2016/02171-5). Participa do Grupo de Pesquisa Diálogo (USP/CNPq), do Grupo de Estudos Discursivos sobre o Círculo de Bakhtin - GEDISC (UFLA/CNPq) e do Grupo de Estudos em Filosofia Alemã da USP. Bacharela em Letras nas habilitações Português e Alemão pela mesma universidade.

       

      Links:    

    • DOMINGUES, T. . O percurso Kant-Blumenbach/Hamann-Humboldt e a filosofia da linguagem: som articulado, teleologia e metáforas do organismo Revista de Estudos da Linguagem , v. 31 , p. 1530 - 1556 , 2024. ISSN: 22372083.
    • GLUSHKOVA, M. ; DOMINGUES, T. . WILHELM VON HUMBOLDT: PARALELOS COM O CÍRCULO DE BAKHTIN E CONTRIBUIÇÃO PARA A QUESTÃO DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA ALFA: REVISTA DE LINGUÍSTICA (UNESP. ONLINE) , v. 66 , p. e14950 - , 2022. ISSN: 19815794.
    • DOMINGUES, TACIANE . Estilística e estilo no Círculo de Bakhtin e no Idealismo Alemão: um estudo comparativo entre as bases dialógica e monológica na ciência da linguagem ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978) , v. 47 , p. 485 - 500 , 2018. ISSN: 14130939.
    • DOMINGUES, T. . O Círculo de Bakhtin e o Idealismo Alemão: relações entre pensamento e língua ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978) , v. 46 , p. 641 - , 2017. ISSN: 14130939.
    • DOMINGUES, T. . Influências de Immanuel Kant na obra de Wilhelm von Humboldt: o apriorismo do elemento transcendental. Estudos do Texto e do Discurso: perspectivas contemporâneas, v. , p. 408 - 425, 2022.
  • Trabalhos em Anais: 1
    • DOMINGUES, T. ; GLUSHKOVA, M. . Influence of Humboldt ideas via Bakhtin?s Circle on Brazilian linguistic policy.. In: VII International Conference ?Actual problems of humanitarian knowledge in technical universities? , 2019 , São Petersburgo. Scientific compilation book. : , 2019. p. 33 - 35.
    • GRILLO, S. V. C. ; DOMINGUES, T. . 1ª Jornada do Grupo de Pesquisa Diálogo (USP/CNPq). 2016 (USP)
    • GRILLO, S. V. C. ; DOMINGUES, T. . I Colóquio Brasileiro-Franco-Russo em Análise de Discurso. 2017 (FFLCH USP)
    • GONCALVES-SEGUNDO, P. R. ; DOMINGUES, T. . I CoPeD ? Colóquio de Pesquisa Discente. 2018 (USP)
    • GRILLO, S. V. C. ; DOMINGUES, T. . Colóquio Internacional do Grupo de Pesquisa Diálogo e Redes Bakhinianas. 2018 (USP)
    • GRILLO, S. V. C. ; DOMINGUES, T. . Colóquio Internacional 90 anos de Problemas de obra de Dostoiévski. 2019 (Universidade de São Paulo)
    • GONCALVES-SEGUNDO, P. R. ; DOMINGUES, T. . XII EPED USP. 2021 (Universidade de São Paulo)
    • GRILLO, S. V. C. ; DOMINGUES, T. . II Jornada Internacional do Grupo de Pesquisa Diálogo. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: Entre Vossler e Bakhtin/Volochinov: proximidades e distanciamentos entre as filosofias idealista e marxista da linguagem (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DOMINGUES, T. .
      Descrição: Projeto comparativo entre as filosofias da linguagem de tradição idealista (representada por Karl Vossler e seu antecessor Wilhelm von Humboldt) e do Círculo de Bakhtin, tomando a obra de Bakhtin/Volochinov Marxismo e Filosofia da Linguagem: Problemas Fundamentais do Método Sociológico na Ciência da Linguagem, na qual os autores alemães aqui mencionados são diretamente citados como base teórica. Observamos uma inversão da dialética idealista no seu ponto de origem: para Volóchinov, a consciência não imprime suas leis ao mundo; ao contrário, a ideologia social adentra a consciência individual por meio dos signos ideológicos. Além disso, ao comparar análises estilísticas feitas por Vossler e por Bakhtin, ressaltamos que as diferenças entre elas sinalizam uma transição na investigação linguística: o dialogismo trouxe à análise estilística a concepção do romance não mais como uma obra que mostra o gosto linguístico, a originalidade e o gênio criativo de seu autor, mas como a representação ou a imagem de uma língua que, mesmo em discurso aparentemente monológico, é permeada por visões ideológicas contraditórias.
    • Nome do projeto: Diálogos entre Volóchinov e Humboldt na Filosofia da Linguagem: a participação do idealismo na síntese marxista (2018 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DOMINGUES, T. .
      Descrição: Este projeto de mestrado desenvolve-se a partir dos resultados de nossa Iniciação Científica ?Entre Vossler e Bakhtin/Volóchinov: proximidades e distanciamentos entre as filosofias idealista e marxista da linguagem?, fomentada pela FAPESP (Processo: 2016/02171-5). Durante nossas investigações, percebemos uma grande influência do linguista alemão Wilhelm von Humboldt tanto em Vossler quanto em Volóchinov; Humboldt é, inclusive, considerado o fundador da linguística na Rússia (posto que, no Brasil, normalmente é reservado a Saussure). Em virtude da importância de Humboldt no desenvolvimento da linguística e da filosofia da linguagem tanto geral quanto da vertente marxista, aprofundamos a relação dialógica entre a filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin, lançada em "Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem", e a idealista de Humboldt. Três tópicos de análise comparativa entre o pensamento humboldtiano e o volochinoviano foram desenvolvidos: i) a concepção de dialogismo de cada autor entregou duas grandes diferenças na concepção de sujeito: para o primeiro, a manifestação de uma inteligência universal (o espírito), cuja consciência individual é dotada de capacidade linguística inata; para o segundo, um sujeito responsivo ao meio ? sua potencial liberdade não é absoluta, e sim orientada por situações extraverbais concretas. ii) A teorização da formação da palavra como fruto daqueles mecanismos inatos ou como fruto da comunicação social ideológica corroborou o resultado anterior: a grande disputa entre idealismo e marxismo no tocante à filosofia da linguagem é, precisamente, a concepção da consciência individual como apriorística à experiência ou como fato sócio-ideológico. iii) Por fim, a influência da língua na organização coletiva ? as visões de mundo humboldtianas e ideologia do cotidiano volochinoviana ? revelou que, enquanto o ser marxista é social, a sociedade idealista é análoga a um corpo individual. Os resultados convergem para a inversão do ponto de origem da dialética dessas correntes, já ressaltada durante a IC: para o idealismo, o movimento começa no ser e se expande para fora; para o marxismo, começa no seio da sociedade e adentra o ser.
    • Nome do projeto: SOBRE A DIVERSIDADE DE CONSTRUÇÕES LINGUÍSTICAS E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL DO GÊNERO HUMANO, uma tradução inédita da obra canônica de Wilhelm von Humboldt (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DOMINGUES, T. .
      Descrição: Wilhelm von Humboldt se dedicou ao estudo comparativo de línguas e filiou-se à metafísica de Immanuel Kant para teorizar o fenômeno linguístico. Para Kant, a verdade é constituída pela conformidade entre o fenômeno de representação e os referentes do mundo. Humboldt estabelece que o fenômeno de representação é linguagem e, mais especificamente, língua; em suas palavras, não há pensamento que não esteja encarnado em forma linguística. Neste projeto de Doutorado, a pergunta de pesquisa é ?como Humboldt teoriza a construção linguística na condição de fenômeno de representação?? Trataremos do escopo da filosofia humboldtiana que especula sobre a criação linguística dentro dos limites de um organismo biológico e de suas capacidades intelectuais, consideradas inatas e universais: i) a produção da forma sonora significante (Lautform) e da palavra pelas faculdades mentais e categorias de representação kantianas; ii) a relação entre representação e língua como atividade gerativa incessante (energeia); iii) a formação intelectual e cultural (Bildung) e as visões de mundo (Weltansichten) como representação coletiva. Nosso objeto de análise será tanto o corpus da investigação quanto o resultado principal da pesquisa: analisaremos e traduziremos, ineditamente para Língua Portuguesa, a obra canônica ?Sobre a diversidade de construções linguísticas e sua influência no desenvolvimento espiritual do gênero humano? (Über die Verschiedenheit des menschlichen Sprachbaues und ihren Einfluss auf die geistige Entwicklung des Menschengeschlechts). Nosso objetivo é que os países lusófonos recebam aprofundadamente o filósofo da linguagem, propositor de um modelo neokantiano no campo das línguas e referência para pensadores importantes do século XX, como Ferdinand de Saussure, Noam Chomsky, Mikhail Bakhtin e Valentin Volóchinov.