Não autenticado |

Amanda Rodrigues João Gariba

    • Bacharelado em Ciências Sociais pela FFLCH-USPMestrado em andamento pelo DCP-USP

       

      Links:    

    • GARIBA, A. R. J. ; AMADOR, R. S. . 'Fazendo' eleitoras: Análise exploratória das características do eleitorado feminino no estado de São Paulo no início da Terceira República. 2020 (Seminário)
    • GARIBA, A. R. J. . O modelo de bem-estar social conservador e a disputa pela cidadania no Brasil: uma análise empírica dos mecanismos da cidadania regulada na República de 1946 a 1964. 2021 (Seminário)
    • PIRES, K. R. ; AMADOR, R. S. ; GARIBA, A. R. J. . A cidade e as eleições: votação rural e urbana em Alagoas, Santa Catarina e São Paulo. 2021 (Congresso)
  • Projetos de Pesquisa: 2
    • Nome do projeto: Justiça eleitoral: Construção e checagem de banco de dados sobre violência entre políticos no Brasil (2019 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GARIBA, A. R. J. , LIMONGI, F. M. P. .
      Descrição: A proposta é organizar um banco de dados contendo informações referentes a todos os processos de acusação de violência e fraude nas eleições ocorridas entre 1946 e 1964. A coleta será feita por meio dos Boletins Eleitorais expedidos pelos TREs estaduais
    • Nome do projeto: INSTITUIÇÕES POLÍTICAS, PADRÕES DE INTERAÇÃO EXECUTIVO-LEGISLATIVO E CAPACIDADE GOVERNATIVA (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GARIBA, A. R. J. , LIMONGI, F. M. P. .
      Descrição: Esta proposta é uma seqüência dos quatro projetos temáticos anteriores e mantém seus objetivos analíticos e metodológicos. O principal objetivo do projeto é estudar o impacto das variáveis institucionais sobre o desempenho do governo. O escopo do projeto vem sendo redefinido e ampliado a cada versão. A linha de continuidade da pesquisa é dada por seu objeto e por sua orientação metodológica. Em sua versão inicial, o projeto se inseria na literatura sobre transições entre regimes. Por razões óbvias, esta deixou de ser a referência central deste projeto. Em consonância com as preocupações dominantes na literatura comparada, o projeto se orientou para o estudo da democratização e do funcionamento da democracia. O projeto continua a privilegiar as variáveis explicativas institucionais e, dentro delas, as ligadas ao processo decisório. Mantemos ainda nossa afiliação ao neo-institucionalismo e o compromisso com a mensuração objetiva das variáveis explicativas empregadas.