Não autenticado |

Edson Ramos de Oliveira Costa

    • Doutorando em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Jornalismo e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Formação em Canto Popular pela Escola Estadual Técnica de Artes (Etec de Artes), do Estado de São Paulo. Meu tema de pesquisa é a indústria fonográfica. Minhas áreas de interesse são a sociologia da cultura, sociologia da comunicação e economia política. Minha tese de doutorado, em desenvolvimento, estuda a relação entre exposição, visibilidade e percepção de valor no mercado de bens simbólicos; para isso, aborda a formação de audiência por artistas independentes que participaram do The Voice Brasil. Orientado pela Profa. Maria Arminda Arruda, esse trabalho se insere na linha de pesquisa de Sociologia da Cultura.

       

      Links:    

    • Economia Política da Comunicação
    • Sociologia da Cultura
    • COSTA, E. R. O. . Religião e Indústria Cultural: acordos e desacordos na construção de um mercado diferenciado. EPC: teoria e estudos setoriais; XIV Seminário OBSCOM/CEPOS, v. , p. 147 - 166, 2017.
  • Textos em jornais de notícias/revistas: 4
    • COSTA, E. R. O. . A cultura imediatista, o consumismo e as crises econômicas . Revista Adventista , , 30 out. 2018.
    • COSTA, E. R. O. . Cinform participa do pré-lançamento do filme 'Em defesa de Cristo' . Cinform , www.cinform.com.br , . .
    • COSTA, E. R. O. . 13ª Expocristã é aberta em São Paulo com presença maciça de políticos . Cinform , www.cinform.com.br , 18 ago. 2017.
    • COSTA, E. R. O. . 3 Reasons Why . Cinform , www.cinform.com.br , 10 jul. 2017.
    • COSTA, E. R. O. . Exposição e trabalho cultural: como nascem audiências de massa. In: VIII Seminário Discente PPGS USP 'Sociologia e Pesquisa entre Conflitos' , 2023 , São Paulo - SP. Anais do VIII Seminário Discente PPGS USP. São Paulo - SP : FFLCH/USP, 2022.
    • COSTA, E. R. O. . Artistas independentes: se existem, e quais são seus papéis sociais. In: XXI Congresso Brasileiro de Sociologia 'Sociologias para pensar o contemporâneo' , 2023 , Belém - PA. Anais - XXI Congresso Brasileiro de Sociologia. : , 2023.
    • COSTA, E. R. O. . Gospel, Marca Registrada: Como Essa Categoria Musical é Rotulada e Como Isso Reflete na Geração de Valor. In: I Congresso Adventista Latino-americano de Pesquisadores em Comunicação , 2017 , Engenheiro Coelho - SP. Anais. : , 2017.
    • COSTA, E. R. O. . GOSPEL ON DEMAND: A EMPREITADA DO MERCADO DIGITAL DE MÚSICA GOSPEL NO BRASIL. In: XV Seminário OBSCOM/CEPOS Economia Política, Comunicação e Africanidades , 2017 , São Cristóvão - SE. III ENCONTRO DOS GRUPOS DE PESQUISA EM ECONOMIA POLÍTICA DA COMUNICAÇÃO. : , 2017.
    • COSTA, E. R. O. . O que é música Gospel? O conceito de mediação na análise de uma nova categoria de produtos culturais. In: XXXIX Congresso Intercom , 2016 , São Paulo. Anais XXXIX Congresso Intercom. : , 2016.
    • COSTA, E. R. O. ; TORRES, M. H. N. . Amor à máquina: Uma análise hermenêutica em profundidade da seção de tecnologia da revista Nordeste 21. In: XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste , 2013 , Mossoró - RN. Intercom Júnior - XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. : , 2013.
    • COSTA, E. R. O. . Aposta em novo mercado com mercado antigo em redefinição: um estudo da Sony Music Gospel. In: XIII Seminário Obscom Cepos , 2014 , São Cristóvão - SE. XIII Seminário Obscom Cepos. : , 2014.
    • COSTA, E. R. O. . Mercado de música gospel e mediações: a criação de um gênero. In: XIV Seminário Obscom Cepos , 2015 , São Cristóvão - SE. XVI Seminário Obscom Cepos. : , 2015.
    • COSTA, E. R. O. . A Entrada das Grandes Gravadoras no Mercado de Música Gospel. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação , 2015 , Rio de Janeiro. Intercom Anais 2015. : , 2015.
    • COSTA, E. R. O. . Artistas independentes: se existem, e quais são seus papéis sociais. 2023 (Congresso)
    • COSTA, E. R. O. . Exposição e trabalho cultural: como nascem audiências de massa. 2022 (Seminário)
    • COSTA, E. R. O. . Mercado Brasileiro de Música Gospel: Por que separá-la da música popular?. 2016 (Comunicacao)
    • COSTA, E. R. O. . O que é música Gospel? O conceito de mediação na análise de uma nova categoria de produtos culturais. 2016 (Congresso)
    • COSTA, E. R. O. . Mercado de música gospel e mediações: a criação de um gênero. 2015 (Seminário)
    • COSTA, E. R. O. . Aposta em novo mercado com mercado antigo em redefinição: um estudo da Sony Music Gospel. 2014 (Seminário)
    • COSTA, E. R. O. . A Entrada das Grandes Gravadoras no Mercado de Música Gospel. 2015 (Congresso)
    • COSTA, E. R. O. ; BELEM, V. C. F. . 'Se essa rua fosse minha...': crítica coletiva ao individualismo do motorista aracajuano. 2014 (Congresso)
    • COSTA, E. R. O. ; TORRES, M. H. N. . Amor à Máquina: uma Análise Hermenêutica em Profundidade da Seção de Tecnologia da Revista Nordeste 21. 2013 (Congresso)
    • COSTA, E. R. O. ; RODRIGUES, E. L. O. ; TORRES, M. H. N. . DOIS PÖNTOS: Opinião e Crítica no Jornalismo Literário. 2012 (Congresso)
    • COSTA, E. R. O. . Programa Contra Canto: a música que você não vê. 2012 (Congresso)
    • ALONSO, A. M. ; COSTA, E. R. O. ; SOUZA, V. B. . Podcast O 08 de Janeiro. 2023 Spotify, Deezer, Google Podcasts, Apple Podcasts, Amazon Prime Music
    • COSTA, E. R. O. . VIII Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia USP "Sociologia e Pesquisa Entre Conflitos". 2022 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo)
    • COSTA, E. R. O. . Divulgação científica: noções e aplicações da sociologia da comunicação. 2024 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: Investigando as Fronteiras Disciplinares do Jornalismo (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COSTA, E. R. O. , FRANCISCATO, Carlos Eduardo .
      Descrição: Projeto desenvolvido com bolsa da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC) dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Esse projeto fez parte das atividades do Laboratório de Estudos em Jornalismo (LEJOR) do Departamento de Comunicação Social (DCOS) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A abordagem do estudo foi teórica e epistemológica. Foram analisados os artigos sobre estudos da notícia apresentados nos principais congressos acadêmicos do Brasil sobre Jornalismo e Comunicação. A intenção foi verificar se os estudos do Jornalismo já apresentam diferenciação suficiente para serem considerado uma disciplina acadêmica distinta.
    • Nome do projeto: Coral da Universidade Federal de Sergipe (2013 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: COSTA, E. R. O. , BRESSAN, Ion Fábio .
      Descrição: Fui tenor bolsista do coral da UFS.