Não autenticado |

Fellipe Matheus Bernardino Pereira

    • Mestre em Ciência Política pela USP e doutorando na mesma instituição, onde estuda a economia política dos governos do PT. Participa do grupo de pesquisa Pensamento e Política no Brasil (CNPq). Tem interesse pelas áreas de teoria política, política brasileira e opinião pública, com ênfase nas relações entre poder econômico e poder político.

       

      Links:    

    • Comportamento político do empresariado industrial nos anos 2000
    • BERNARDINO, FELLIPE . Projete Comunicação para Sustentabilidade: experiências, resultados e perspectivas. Universidade para o século XXI, v. 1, p. 297 - 303, 2011.
    • BERNARDINO, FELLIPE . Revolucionários de Chuteira . revista piauí , Rio de Janeiro , 02 jan. 2020.
    • BERNARDINO, FELLIPE . Preparo de docentes para EaD é fundamental, mas ainda exceção . Folha de S. Paulo , São Paulo , 28 jul. 2019.
    • BERNARDINO, FELLIPE . Leilão da Esquerda . Revista Piauí , Rio de Janeiro , 13 mai. 2019.
    • BERNARDINO, FELLIPE ; CURADO, C. ; BEATRIZ, K. ; ZORZO, N . Religião e Rebeldia: A História de Santa Dica . Campus Reporter , Brasília/DF , 05 dez. 2014.
  • Programa de Rádio ou TV: 3
    • BERNARDINO, FELLIPE . PEC Kamikaze: entenda a proposta que pretende aumentar os gastos com benefícios sociais. 2022 Jornalismo Júnior - ECA USP
    • BERNARDINO, FELLIPE . Reindustrialização brasileira: as perspectivas para 2024. 2023 iG
    • BERNARDINO, FELLIPE . Pacote de 'bondades' de Bolsonaro prejudica credibilidade, dizem especialistas. 2022 InvestNews
    • OLIVEIRA, Gabriel ; COSTA, Rafael ; FREIXO, Alessandra ; HERSCOVICI, Nicole ; BERNARDINO, FELLIPE . Brasil em crise? Capitalismo e democracia. 2021 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH))
    • BERNARDINO, FELLIPE ; CAMPELLO, M. R. L. C. . Polarização, classe e ideologia: as eleições de 2022 em perspectiva. 2022 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH))
    • Nome do projeto: O empresário Jorge Gerdau e a política no lulismo (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BERNARDINO, FELLIPE .
      Descrição: Pesquisa conduzida no Departamento de Ciência Política da USP. O objetivo é compreender os interesses, tensões e sentidos envolvidos na relação entre Jorge Gerdau, empresário do setor siderúrgico, com o governo Dilma Rousseff e com o lulismo de um modo geral. Jorge Gerdau foi a liderança mais presente no diálogo estabelecido entre os governos do PT com a classe empresarial, participando dos três canais abertos pelo governo petista com esse objetivo: Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) e Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade (CGDC). O foco do trabalho recai tanto sobre políticas públicas, acessando a dimensão do interesse, quanto nas ideias econômicas e no discurso. Em um primeiro momento, a hipótese central da pesquisa, já sistematizada, foi de que, durante a crise do lulismo, que culminou no impeachment de 2016, o empresário escolheu acertar o passo com a classe empresarial, rompendo assim com os governos do PT. A pesquisa se encontra em uma segunda fase, compreendendo agora a totalidade do primeiro ciclo de governos do PT (2003-2016).
    • Nome do projeto: Benjamin Steinbruch e o lulismo: liderança empresarial e condicionamento institucional (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BERNARDINO, FELLIPE .
      Descrição: Pesquisa conduzida no Departamento de Ciência Política da USP com objetivo de investigar a relação do empresário Benjamin Steinbruch, que lidera a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e também é ligado ao Grupo Vicunha, com os governos do PT. O empresário foi a principal base de sustentação da chapa de Paulo Skaf, eleita à Fiesp, em 2004 -- chegando a presidir a federação paulista em duas oportunidades. Suas relações com importantes lideranças do PT são notórias. De que modo suas funções na Fiesp serviram como forma de avançar interesses junto aos governos lulistas?
    • Nome do projeto: O empresariado brasileiro e o processo decisório da política econômica no lulismo: entre redes sociais e instituições políticas (2024 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BERNARDINO, FELLIPE .
      Descrição: Pesquisa conduzida no Departamento de Ciência Política da USP. O projeto se debruça sobre o processo decisório da política econômica do lulismo, em seus diferentes momentos, com base nas interrelações entre redes sociais e instituições políticas. Na ausência de vínculos representativos formais entre lideranças empresariais e partidos, de que modo o sistemático diálogo dos governos do PT com atores do empresariado culminou em decisões de política econômica?