Não autenticado |

Ana Paula Manrique Amaral

    • Doutoranda no Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Direito do Estado (Direito Constitucional) pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Bacharela em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Fui pesquisadora no Programa de Iniciação Científica da Universidade de Brasília (ProIC/UnB/CNPq), nos editais 2017-2018; 2018-2019. Interesses de pesquisa: Literatura Brasileira, Literatura e Sociedade e Escrita Acadêmica. Contato: anapaulamanrique@gmail.com

       

      Links:    

    • AMARAL, A. P. M. . Entre o neoconstitucionalismo e o ativismo judicial: a análise do discurso retórico-argumentativo das sentenças manipulativas na Suprema Corte Italiana e no Supremo Tribunal Federal. In: 25º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília , 2019 , Brasília. Anais do 25º Congresso de Iniciação Científica da Unb e 16º do DF. : , 2019.
    • AMARAL, A. P. M. . A Evolução do Perfil do Jornalista Brasileiro no Âmbito do Estatuto Jurídico. In: 24º Congresso de Iniciação Científica da Unb e 15º do DF , 2018 , Brasília. Anais do 24º Congresso de Iniciação Científica da Unb e 15º do DF. : , 2018.
    • AMARAL, A. P. M. . Argumentação, retórica e diversidade cultural: o discurso da corte constitucional da Itália. In: 24º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília , 2018 , Brasília. Anais do 24º Congresso de Iniciação Científica da Unb e 15º do DF. : , 2018.
  • Apresentações de Trabalho: 5
    • AMARAL, A. P. M. . Absolutamente proibido de regressar: uma estética da identidade de quem parte e de quem fica. 2021 (Congresso)
    • AMARAL, A. P. M. . Estratos do tempo constitucional: verdade, memória e testemunho em ?Um artista do mundo flutuante?. 2020 (Congresso)
    • AMARAL, A. P. M. . Entre o neoconstitucionalismo e o ativismo judicial: a análise do discurso retórico-argumentativo das sentenças manipulativas na Suprema Corte Italiana e no Supremo Tribunal Federal. 2019 (Congresso)
    • AMARAL, A. P. M. ; SOUSA, E. J. D. . Nossas frágeis e exatas palavras: Perseu, Ítalo Calvino e o direito olhando pra si próprio. 2018 (Simposio)
    • AMARAL, A. P. M. . O Memorial dos Discursos que se Bifurcam: Quando Aires Encontra a Narrativa Jurídica. 2017 (Congresso)
    • AMARAL, A. P. M. . XX Semana Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (FD-UnB). 2016 (Universidade de Brasília (UnB))
    • AMARAL, A. P. M. . Contramajoritário, representativo e iluminista: os papéis do STF. 2016 (Universidade de Brasília)
    • ROESLER, C.R. ; AMARAL, A. P. M. . IV Simpósio Retórica, Argumentação e Juridicidades: Pandemia, Democracia e as linguagens do Direito. 2021 (Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília)
    • AMARAL, A. P. M. . Diálogos Acadêmicos: Limitação da Internet. 2015 (Centro Acadêmico de Direito da UnB (CADir))
    • AMARAL, A. P. M. . Diálogos Acadêmicos: Desastre de Mariana. 2016 (Centro Acadêmico de Direito da UnB (CADir))
    • AMARAL, A. P. M. . CineCADir: 5x Favela. 2016 (Centro Acadêmico de Direito da UnB (CADir))
    • AMARAL, A. P. M. . XII Seminário de Pós-Graduação do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • AMARAL, A. P. M. . Curso de Extensão "A Comunidade em Grande Sertão: Veredas". 2021 (Decanato de Extensão da Universidade de Brasília)
    • Nome do projeto: Universitários Vão à Escola (2016 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: AMARAL, A. P. M. , CARVALHO NETO, M. .
      Descrição: Educação popular, protagonismo infantil e direitos humanos - ações junto a crianças da comunidade de Itapoã-DF.
    • Nome do projeto: Constituição, Empresa e Mercado (2016 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AMARAL, A. P. M. , FRAZÃO, A. .
      Descrição: O projeto tem por objetivo compreender a empresa diante dos ditames constitucionais e das exigências do mercado. Assim, a ênfase das discussões e das pesquisas dizem respeito à ordem econômica constitucional e às relações entre direito e economia. Há também grande preocupação relacionada à compreensão da arquitetura jurídica dos mercados, o que inclui o estudo sobre as possibilidades e instrumentos de intervenção do Estado no mercado e a sua conveniência e eficácia, os instrumentos não coercitivos (soft law, cooperação, estímulo, etc), os instrumentos não estatais, diante da globalização e da lex mercatoria, bem como a integração entre mercados de produtos e serviços, mercados de capitais e mercados financeiros.
    • Nome do projeto: Processo Civil, Acesso à Justiça e Tutela dos Direitos (2016 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AMARAL, A. P. M. , MORAES, D. M. .
      Descrição: Em uma sociedade plural e complexa, é relevante o papel do jurisdicionado na construção e na consolidação de uma cidadania inclusiva, permitindo aos cidadãos que participem do momento de concepção do direito. A partir desta premissa, o grupo de pesquisa tem por objetivo investigar a atuação e o desempenho do poder judiciário na compreensão dos casos concretos, procurando perceber seu grau de comprometimento no exercí­cio da atividade jurisdicional para a efetivação e criação dos direitos. A pesquisa, portanto, visa o desenvolvimento de atividades de elaboração e publicação de artigos resultantes dos debates, das orientações e dos relatórios de pesquisa; a submissão de projetos de pesquisa aos editais desta natureza junto à CAPES, CNPq, FAP/DF, entre outros; a realização de seminários, workshops, reuniões técnicas e de trabalho articuladas com os temas desenvolvidos no grupo de pesquisa.
    • Nome do projeto: Metapresencialidade e inovação metodológica na formação jurídica (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AMARAL, A. P. M. , REIS, I. C. .
      Descrição: O projeto busca contribuir para uma renovação da formação jurídica, dentro e fora dos cursos de Direito, adequando-a às novas exigências de um mundo globalizado e mediado por tecnologias, ao mesmo tempo em que produz educação de qualidade, assentada no tripé ensino, pesquisa e extensão, na formação cidadã e em valores como solidariedade, cooperação e autonomia. Tem como eixo a readequação metodológica da sala de aula, com o intuito de valorização da produção de novos saberes e de pesquisa, amparado na utilização das ferramentas virtuais, ultrapassando a dicotomia entre EAD e educação presencial a partir da ideia de blended learning e metapresencialidade.
    • Nome do projeto: Argumentação, Retórica e Diversidade Cultural: o discurso das Cortes Constitucionais do Brasil, da Espanha e da Itália em Perspectiva Comparada (2017 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AMARAL, A. P. M. , ROESLER, C.R. .
      Descrição: Projeto de Pesquisa desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Iniciação Científica, do CNPq, sob orientação da Professora Cláudia Rosane Roesler, com enfoque na comparação entre as decisões das cortes brasileira e italiana.
    • Nome do projeto: Retórica, Argumentação e Juridicidades (2017 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AMARAL, A. P. M. , ROESLER, C.R. .
      Descrição: Desenvolvimento de discussões e pesquisas de cunho tanto teórico-analíticas quanto práticas, que a um só tempo, ampliem e complexifiquem a compreensão em torno do Direito e da Política.
    • Nome do projeto: Eixos, planos, ficções: grupo brasiliense de direito e arte (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AMARAL, A. P. M. , PAIXÃO, C. O. .
      Descrição: O grupo de pesquisa Eixos, planos, ficções: grupo brasiliense de direito e arte surge a partir das várias experiências de pesquisa já existentes e consolidadas no PPGD da UnB. Os temas para investigação são inúmeros e envolvem constantes trocas e jogos entre direito e arte. O grupo tem quatro linhas de pesquisa: (1) Direito e arte entre história e memória: narrativas, sentidos do passado, tensões contemporâneas; (2) Narrativas não-hegemônicas de justiça: resistência e invisibilidade; (3) O lugar das artes na educação jurídica; (4) Retórica, narrativas e discursividades. Os integrantes do grupo têm forte inserção nas redes de pesquisa relacionadas ao campo do direito e arte no Brasil e no Exterior, especialmente por meio da participação na RDL -- Rede Brasileira de Direito e Literatura e nos comitês diretor, editorial e de redação da LawArt -- Revista de Direito, Arte e História (www.lawart.it).
    • Nome do projeto: Laboratório de Estudos Interdisciplinares das Profissões da Comunicação (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AMARAL, A. P. M. , PEREIRA, F. H. .
      Descrição: Projeto de Pesquisa desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, do CNPq, desenvolvendo o plano de trabalho sob orientação do Professor Fábio Henrique Pereira.
    • Nome do projeto: Percursos, narrativas, fragmentos: história do direito e do constitucionalismo (2017 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AMARAL, A. P. M. , PAIXÃO, C. O. .
      Descrição: A história constitucional é uma área que se caracteriza pelo diálogo com outros campos do conhecimento. No direito, é evidente a relação com a teoria da constituição e o direito público em geral. No que se refere a outros saberes, fica clara a necessidade (e importância) dos diálogos com a história, a ciência política, a filosofia política e outros. Composto por pesquisadores e estudantes que estão em diversos estágios da carreira e do processo de formação, o grupo tem como fundamentos a diversidade entre seus membros e a integração entre graduação e pós-graduação. E, como finalidade principal, a construção coletiva do conhecimento. Surgido originalmente como uma colaboração entre UFSC e UnB, o grupo hoje se situa inteiramente no Programa de Pós-Graduação em Direito da UnB, na linha de pesquisa Constituição e Democracia, sublinha História Constitucional e Historiografia.
    • Nome do projeto: Grupo Direito Constitucional Avançado (2020 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: AMARAL, A. P. M. .
      Descrição: O projeto dedica-se ao debate e à leitura crítica de textos relacionados ao direito constitucional e à teoria política.
    • VON SCHLIEFEN ; ADEODATO, João Maurício ; ROESLER, C.R. ; AMARAL, A. P. M. . Iluminismo Retórico Contribuições para uma Teoria Retórica do Direito. 2022 - Revisão