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Pamela Cristina Cazaroto

    • Mestranda em Geografia Física pela Universidade de São Paulo. Bacharela em Geografia pela Universidade de São Paulo. Coordenou projeto de pesquisa em iniciação científica focado na avaliação dos instrumentos de planejamento territorial com base na Geomorfologia Antropogênica. Participou da produção de documentos de planejamento territorial. Possui conhecimento em SIGs, atuando principalmente com os softwares ArcMap, ArcGIS Pro e Quantum GIS com ênfase em funcionalidades direcionadas à análise ambiental.

       

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  • Artigos completos publicados em periódicos: 1
    • SIMAS, I. T. H. ; RODRIGUES, C. ; CAZAROTO, P. C. ; SCHIMIDTKE, B. . Metanálise de pesquisas sobre inundações urbanas: identificação de fatores causais e métodos empregados em estudos recentes REVISTA DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA (USP) , v. 41 , p. 1 - 11 , 2021. ISSN: 01024582.
    • CAZAROTO, P. C. ; RODRIGUES, C. . Antropogeomorfologia e áreas amostrais para avaliação de impacto ambiental de rodovias de grande porte - Rodoanel Trecho Norte, São Paulo, Brasil. In: XVII Encontro de Geógrafos da América Latina , 2019 , Quito. Memorias del XVII Encuentro de Geógrafos de América Latina. Quito : Centro de Publicaciones PUCE, 2019. p. I - 890.
    • CAZAROTO, P. C. ; VILLELA, F. N. J. ; SCHAEFER, C. E. G. R. . Mapa morfológico de área amostral ? Península Fildes, Ilha Rei George, Península Antártica. 2023 (Outra)
    • CAZAROTO, P. C. ; VILLELA, F. N. J. ; MIRANDA, C. ; FRANCELINO, M. ; SCHAEFER, C. E. G. R. . Associação de processos de nivação e feições periglaciais na Ilha Rei George, Península Antártica. 2023 (Simposio)
    • CAZAROTO, P. C. . Microclima de manguezal: Análise de temperatura e umidade e a correlação com a vegetação na Barra do Ribeira do Iguape/SP. 2016 (Simposio)
    • CAZAROTO, P. C. ; RODRIGUES, C. . Antropogeomorfologia e áreas amostrais para avaliação de impacto ambiental de rodovias de grande porte -Rodoanel Trecho Norte, São Paulo, Brasil. 2019 (Congresso)
    • CAZAROTO, P. C. ; SIMAS, I. T. H. . Introdução ao QGIS e funcionalidades para análise ambiental. 2021 (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo (SIMA))
    • CAZAROTO, P. C. . Avaliação de instrumentos de planejamento territorial sob a ótica da Geomorfologia Antropogênica ? caso do Rodoanel Trecho Norte. 2019
    • CAZAROTO, P. C. . Microclima de Manguezal: análise de temperatura e umidade relativa do ar e a correlação com a vegetação na Barra do Ribeira do Iguape - SP. 2016
    • Nome do projeto: Avaliação de instrumentos de planejamento territorial pela abordagem da antropogeomorfologia . O caso do Rodoanel Trecho Norte (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAZAROTO, P. C. , RODRIGUES, C. .
    • Nome do projeto: Microclima de Manguezal: análise de temperatura e umidade relativa do ar e a correlação com a vegetação na Barra do Ribeira de Iguape - SP (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAZAROTO, P. C. , GALVANI, E. .
    • Nome do projeto: Contribuição ao estudo das superfícies geomórficas na Ilha Rei George, Península Antártica (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAZAROTO, P. C. , VILLELA, F. N. J. , SCHAEFER, C. E. G. R. .
      Descrição: Ambientes periglaciais abrangem as zonas frias sendo associados às áreas periféricas dos mantos de gelo. Nessas áreas periglaciais, a morfogênese da superfície seria causada pelo avanço erosivo e efeito abrasivo das geleiras, que poderia aplainar bancos estruturais, pedimentos e terraços de natureza variada segundo a resistência do substrato, envolvendo processos de crioplanação e nivação. Nesse contexto, na Península Antártica e em seus arquipélagos ocorrem diversas formas de relevo associadas à cunha de congelamento constante, avanço e recuo de geleiras e presença descontínua de permafrost, cujos processos e feições configuram também ambientes proglaciais e paraglaciais, característica regional da Antártica Marítima. No Noroeste da Península, nas Ilhas Shetlands do Sul, há diversos trabalhos geológicos, geográficos e paleontológicos do Programa Antártico Brasileiro que buscam evidências da evolução da paisagem e suas conexões com a história do continente Sul-Americano. Para a execução de tais trabalhos, as ferramentas de mapeamento são essenciais na demonstração, indicação e espacialização dos processos, formas, materiais e feições observadas. Historicamente, a Antártica possui inúmeros estudos cartográficos, inclusive cartografia geomorfológica de detalhe com ênfase na morfogênese. Como contribuição brasileira nessa área do conhecimento, o PROJETO PERMACLIMA CNPQ do PROANTAR, INCT da CRIOSFERA, NÚCLEO de PESQUISA TERRANTAR, tem desenvolvido estudos em escalas médias nas diferentes ilhas das Shetlands do Sul, com diversas relações entre solos e formas de relevo. No entanto, permanece em aberto a investigação da gênese e história das superfícies resultantes de ambientes periglaciais nesse setor da Antártica, assim como seu mapeamento geomorfológico. Não há detalhamento de níveis herdados que testemunhem sua ocorrência nem o apontamento de processos que poderiam, através da crioplanação e nivação, esculpir superfícies que constituiriam marcadores cronogeográficos das ilhas do arquipélago em questão. Portanto, partindo da hipótese que a crioplanação e nivação definiriam níveis na superfície ao longo do tempo geológico nos ambientes periglaciais, este projeto objetiva verificar superfícies geomórficas da Ilha Rei George, Shetlands do Sul, representando sua posição, distribuição e processos a partir de cartografia geomorfológica em escala de detalhe (1:25.000)
    • Nome do projeto: Avaliação de instrumentos de planejamento territorial sob a ótica da Geomorfologia Antropogênica ? caso do Rodoanel Trecho Norte (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAZAROTO, P. C. , RODRIGUES, C. .
      Descrição: Sob a influência de movimentos internacionais, o Brasil instituiu na década de B0 o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) e/ com eles, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), por meio dos quais os impactos sociais e ambientais de determinados projetos deveriam ser estudados para minimização de parte de seus efeitos indesejáveis. Nas decadas que se seguiram, estudos sobre a experiência acumulada de aplicação de instrumentos de avaliação de impactos demonstraram que, em relação ao meio físico, há lacunas a serem preenchidas devido à ausência de parâmetros científicos e de análises integradas, No caso dos estudos geomorfológicos aplicados por meio dessas avaliações, a abordagem é, na maior parte das vezes, inadequada, sendo tratados apenas alguns critérios morfológicos. Esse quadro geral permitiu a proposta central desta pesquisa, que visa realizar análises parametrizadas dos EIAs e do RiMA elaborados para a construção da rodovia Rodoanel Mário Covas - Trecho Norte, utilizando-se de indicadores geomorfológicos selecionados. Com isso, pretende-se demonstrar a potencialidade desses parâmetros e analisar a eficácia desses instrumentos para avaliação quantitativa quanto aos impactos no meio físico, particularmente os de natureza hidrogeomorfológica. Serão utilizadas três áreas amostrais referentes às diferentes íntervenções de seções da rodovia - túneis, viadutos e superfície, nas quais serão aplicados geoindicadores e padrões físicos relativos à morfologia original e antropogênica. Busca-se aplicar a metodologia para dimensionamento correto das mudanças diretas e efeitos indiretos que rodovias de grande porte ocasionam em sistemas fluviais e de vertentes em situações de planaltos no meio tropical úmido.