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Ana Luisa de Araujo Mhereb

    • Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas da Universidade de São Paulo (USP), com período sanduíche na Sapienza Università di Roma, em convênio com a Università degli Studi Roma Tre. Mestra e bacharela em Letras também pela USP. Durante a graduação, realizou intercâmbio acadêmico na Università degli Studi Roma Tre. Dedica-se ao estudo das certificações de proficiência em italiano como língua estrangeira, partindo da perspectiva da avaliação de habilidades integradas e baseada em tarefas, além de estudos no âmbito da Pragmática. Tem experiência com ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras e atualmente é professora de língua italiana no Circolo Italiano San Paolo. É membro do grupo de pesquisa Pragmática (Inter)Linguística, Cross-Cultural e Intercultural (USP/CNPq).

       

      Links:    

    • FRANGIOTTI, G. A. ; MHEREB, A. L. A. . Interculturalidade no ensino de italiano: um relato sobre a formação de professores no município de São Paulo REVISTA DE ITALIANÍSTICA , v. 1 , p. 44 - 63 , 2021. ISSN: 22388281.
    • MHEREB, A. L. A. ; MHEREB, M. T. . Large-scale syntropic farming: results and challenges. Portugal : Agenda Götsch , 2019 (Tradução)
    • PORCELLATO, A. M. ; PRADO, M. C. A. ; MHEREB, A. L. A. ; Santoro, E. ; DANTAS, R. . Pragmática cross-cultural: desafios na elaboração de instrumentos para coleta de dados. 2023 (Comunicacao)
    • MHEREB, A. L. A. . Ensino e avaliação do italiano no Brasil: reflexões sobre o efeito retroativo das certificações de proficiência. 2023 (Comunicacao)
    • MHEREB, A. L. A. . Certificar a proficiência em italiano para a obtenção da cidadania: uma proposta de avaliação integrada. 2023 (Comunicacao)
    • MHEREB, A. L. A. ; DANTAS, R. . Un gruppo di ricerca per lo studio delle richieste in prospettiva cross-culturale. 2022 (Outra)
    • MHEREB, A. L. A. ; PORCELLATO, A. M. ; SILVA NETO, M. ; GALLARDO, I. M. . 'O que você diria?': análise de um Multiple Choice Discourse Completion Task com pedidos em português brasileiro, italiano e espanhol argentino. 2021 (Comunicacao)
    • MHEREB, A. L. A. ; FRANGIOTTI, G. A. . O lugar da competência intercultural no ensino de italiano L2: um relato de experiência com professores da Rede Municipal de São Paulo. 2021 (Congresso)
    • MHEREB, A. L. A. . (In)diretividade, perspectivas e formas de tratamento nos atos principais. 2020 (Comunicacao)
    • MHEREB, A. L. A. . A avaliação da competência pragmática: uma comparação entre certificações de italiano e português brasileiro. 2018 (Seminário)
    • MHEREB, A. L. A. ; Santoro, E. ; PORCELLATO, A. M. ; SILVA NETO, M. ; SILVA, C. C. ; OLIVEIRA, R. A. D. ; COSTA, S. M. M. ; BLANCO, Y. A. O. C. . (In)diretividade nos pedidos em Português brasileiro, Espanhol, Italiano e Alemão. 2018 (Congresso)
    • MHEREB, A. L. A. ; Santoro, E. ; PORCELLATO, A. M. ; SILVA NETO, M. ; COSTA, S. M. M. ; OLIVEIRA, R. A. D. ; SILVA, C. C. ; BLANCO, Y. A. O. C. . Pedidos na perspectiva da Pragmática cross-cultural: atos de fala, cultura e cognição. 2019 (Seminário)
    • MHEREB, A. L. A. . A avaliação da competência pragmática em aprendizes de italiano e português brasileiro: certificações de proficiência e efeito retroativo. 2019 (Congresso)
    • MHEREB, A. L. A. ; Santoro, E. ; PORCELLATO, A. M. . La competenza pragmatica in italiano: un confronto tra le richieste di apprendenti brasiliani e di parlanti nativi.. 2019 (Congresso)
    • MHEREB, A. L. A. . Competência comunicativa - A relevância da Sociolinguística e da Pragmática no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. 2017 (Congresso)
    • MHEREB, A. L. A. . A competência sociolinguística e a competência pragmática no ensino-aprendizagem do italiano como língua estrangeira. 2015 (Simposio)
    • MHEREB, A. L. A. . Competência comunicativa - A relevância da Sociolinguística e da Pragmática no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. 2014 (Comunicacao)
    • MHEREB, A. L. A. . Competência comunicativa - A relevância da Sociolinguística e da Pragmática no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. 2014 (Simposio)
    • Santoro, E. ; Kulikowski, M. Z. M. ; SILVA, L. A. ; MHEREB, A. L. A. . IV Jornada de Estudos em Pragmática da USP. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • MHEREB, A. L. A. ; Santoro, E. ; KULIKOWSKI, M. Z. M. ; SILVA, L. A. ; PORCELLATO, A. M. ; SILVA NETO, M. ; OLIVEIRA, R. A. D. ; COSTA, S. M. M. . V Jornada de Estudos em Pragmática da USP. 2019 (Universidade de São Paulo)
    • MHEREB, A. L. A. . Muito além da gramática: o ensino de língua e cultura italianas nos Centros de Estudo de Línguas. 2021 (Universidade de São Paulo)
    • MHEREB, A. L. A. . Supporto didattico all'insegnamento della lingua italiana. 2020 (Prefeitura de São Paulo, Instituto Ítalo-Brasileiro e Universidade de São Paulo)
    • MHEREB, A. L. A. . Competência comunicativa - A relevância da Sociolinguística e da Pragmática no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. 2014
    • MHEREB, A. L. A. . A competência sociolinguística e a competência pragmática no ensino-aprendizagem do italiano como língua estrangeira. 2015
  • Projetos de Pesquisa: 1
    • Nome do projeto: Competência comunicativa - A relevância da Sociolinguística e da Pragmática no ensino-aprendizagem do italiano como língua estrangeira (2013 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MHEREB, A. L. A. , Santoro, E. .
      Descrição: O trabalho é composto por um estudo teórico sobre competência sociolinguística e competência pragmática como fundamentação para uma pesquisa empírica com graduandos em Letras-Italiano na Universidade de São Paulo. Na etapa teórica realizada, foi proposta a análise crítica de nove estudos sobre a competência comunicativa, a partir dos quais investigou-se de que modo e com quais bases teóricas são caracterizadas as competências sociolinguística e pragmática. Com base nisso, foi realizada uma pesquisa empírica a fim de verificar se e em que medida aprendizes avançados de língua italiana reconhecem e sabem distinguir as competências sociolinguística e pragmática. Em um segundo momento, foram investigados os efeitos que uma intervenção didática pode trazer à compreensão dos elementos linguísticos que compõem as competências em questão.