Não autenticado |

Viviane Mendes Leite

    • Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo, bolsa CAPES, na linha de pesquisa Linguística Textual e Teorias do Discurso no Português. Mestre em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras)/USP. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (2014). Especialização lato sensu em Língua Portuguesa pela Faculdade São Luís (2007) e Licenciatura Plena em Letras - Português e Inglês pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2005). Integrante do GP/CNPq/USP Linguagens, discurso e ensino. Desenvolveu projeto de leitura e escrita de HQ com estudantes do sexto ano da rede pública municipal, com bolsa CAPES, na área de Linguística Aplicada ao Português (2018-2020). Atualmente, pesquisa narrativas juvenis contemporâneas sobre migrantes e refugiados, na perspectiva dialógica. É professora efetiva na Escola "Professor Cid Chiarelli" da Fundação Educacional Guaçuana.

       

      Links:    

    • MENDES LEITE, VIVIANE . Discursividades em O cometa é um sol que não deu certo REVISTA DO SELL , v. 11 , p. 76 - 91 , 2023. ISSN: 19833873.
    • LEITE, V. M. ; TARABORELLI, L. ; GOLDSTEIN, Norma S . Poema-ação: vozes discentes em versos Entrelaces , v. 12 , p. 148 - , 2021. ISSN: 25962817.
    • LEITE, VIVIANE MENDES ; CAMPOS, M. I. B. . Produção de quadrinhos em atividades de escrita: uma perspectiva dialógica HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 8 , p. 262 - 276 , 2021. ISSN: 23588322.
    • LEITE, V. M. ; TARABORELLI, L. . Book trailer: a leitura em movimento Leitura: revista de pós-graduação em Linguística e Literatura- UFAL , v. 1 , p. 344 - , 2021. ISSN: 23179945.
    • LEITE, VIVIANE MENDES ; CAMPOS, M. I. B. ; TARABORELLI, L. . DOIS CAMINHOS, VÁRIAS CHEGADAS RELATOS DE LEITURA LITERÁRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EntreLetras (Online) , v. 11 , p. 379 - 398 , 2021. ISSN: 21793948.
    • TARABORELLI, LUCIANA ; LEITE, VIVIANE MENDES . Entre quadros e piratas: leitura e retextualização de A Ilha do Tesouro LITERARTES , v. 1 , p. 54 - 82 , 2020. ISSN: 23169826.
    • LEITE, V. M. ; CAMPOS, M. I. B. . Leitura e interação: a escrita do diário de leitura no Ensino Fundamental CLARABOIA , v. 16 , p. 74 - 89 , 2020. ISSN: 23579234.
    • LEITE, V. M. . Diário de leitura no sexto ano: uma proposta dialógica. As vozes plurais da escola: relatos de experiência no encontro de professores e alunos do Vale do Paraíba, v. 1, p. 44 - 45, 2024.
    • LEITE, VIVIANE MENDES . A dimensão ideológica e as discursividades cronotópicas em O cometa é um sol que não deu certo. Discursos, linguagens e representações: exercícios dialógicos, v. 1, p. 133 - 151, 2024.
    • LEITE, VIVIANE MENDES . Proposta de escrita na web: da leitura ao infográfico. Professores em diálogo: profletras e educação básica, v. 1, p. 176 - 188, 2023.
    • LEITE, V. M. ; TARABORELLI, L. . O gênero digital stop motion sob as lentes da poética sociológica. Estudos do texto e do discurso, v. 1, p. 7 - 441, 2022.
    • LEITE, V. M. ; TARABORELLI, L. . Do poema ao meme: relações dialógicas e gêneros intercalados na leitura verbo-visual. Discurso e ensino na linguística aplicada: propostas e interseções, v. 2, p. 8 - 263, 2021.
    • LEITE, V. M. ; LEITE, V. M. . Leitura e produção escrita de história em quadrinhhos: caminhos pela interdiscursividade. Pesquisa em educação: diversidade e desafios, v. , p. 832 - , 2019.
  • Trabalhos em Anais: 9
    • LEITE, V. M. . O signo ideológico ?refugiado? nas esferas literária e jornalística. In: XIII Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos (EPED-USP) , 2023 , São Paulo. Caderno de resumos do XIII EPED. : , 2023.
    • LEITE, V. M. . Da leitura ao infográfico: uma proposta de escrita no ambiente virtual. In: IV Simpósio ProfLetras ? USP/ I Seminário Internacional ProfLetras/USP , 2021 , São Paulo. Caderno de resumos: IV SIMPÓSIO PROFLETRAS-USP I SEMINÁRIO INTERNACIONAL PROFLETRAS-USP. : , 2021.
    • LEITE, V. M. ; TARABORELLI, L. . Stop motion: um gênero digital sob as lentes da poética sociológica. In: XII Encontro de Pós-graduandos em Estudos Discursivos (EPED) , 2021 , São Paulo. Caderno de resumos do XII EPED. : , 2021.
    • LEITE, VIVIANE MENDES . O método sociológico em Os dois meninos de Kakuma. In: 22º InPLA ? Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. , 2021 , São Paulo. Caderno de resumos [recurso eletrônico]: linguagem e interfaces - aproximações e distanciamentos. São Paulo : , 2021.
    • LEITE, VIVIANE MENDES . A pluridiscursividade em o cometa é um sol que não deu certo. In: VIII Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários , 2022 , Uberaba. Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. : , 2022.
    • LEITE, V. M. ; TARABORELLI, L. . FORMAÇÃO DO LEITOR NO ENSINO BÁSICO: UM PERCURSO INTERDISCIPLINAR. In: Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba (SELIV) , 2021 , Campos do Jordão. Múltiplas leituras: entrelaçamentos em Linguagem, Literatura e Educação. : , 2021. p. 3 - 255.
    • LEITE, V. M. . A representação de refugiados na narrativa do século XXI. In: Nonas Jornadas Internacionais de Análise do Discurso e Quarto Congresso Internacional de Estudos do Discurso , 2022 , Porto/Portugal. Nonas Jornadas Internacionais de Análise do Discurso e Quarto Congresso Internacional de Estudos do Discurso: caderno de resumos. : , 2022.
    • LEITE, V. M. . Relato de experiência: o book trailer e a prática de leitura. In: 2º Seminário de Multiletramentos, hipermídia e ensino , 2018 , Campinas. Caderno de resumos. : , 2018.
    • LEITE, V. M. . Rotas de leitura para o texto verbo-visual com alunos da escola pública: proposta de intervenção. In: 21º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada , 2018 , São Paulo. Caderno de resumos. : , 2018.
    • LEITE, VIVIANE MENDES . O signo 'refugiado' na narrativa juvenil: uma análise dialógica. 2023 (Outra)
    • LEITE, VIVIANE MENDES . DIÁRIO DE LEITURA NO SEXTO ANO: UMA PROPOSTA DIALÓGICA. 2023 (Comunicacao)
    • LEITE, VIVIANE MENDES . O signo ideológico ?refugiado? nas esferas literária e jornalística. 2023 (Comunicacao)
    • LEITE, V. M. ; TARABORELLI, L. . Divulgação científica na escola: vozes em diálogo. 2023 (Comunicacao)
    • LEITE, V. M. . Proposta didática em torno do diário de leitura na construção do sujeito-leitor. 2019 (Comunicacao)
    • LEITE, V. M. . O book trailer e a prática de leitura. 2018 (Comunicacao)
    • LEITE, V. M. . DIÁRIO DE LEITURA COMO MANIFESTAÇÃO DE AUTORIA: O DISCURSO ALHEIO. 2019 (Outra)
    • LEITE, V. M. . A pluridiscursividade em o cometa é um sol que não deu certo. 2022 (Simposio)
    • LEITE, V. M. . O método sociológico em Os dois meninos de Kakuma. 2021 (Simposio)
    • LEITE, V. M. ; TARABORELLI, L. . Formação do leitor no ensino básico: um percurso interdisciplinar. 2021 (Seminário)
    • LEITE, V. M. ; TARABORELLI, L. . Stop motion: um gênero digital sob as lentes da poética sociológica. 2021 (Comunicacao)
    • LEITE, V. M. . Da leitura ao infográfico: uma proposta de escrita no ambiente virtual. 2021 (Comunicacao)
    • LEITE, V. M. ; CAMPOS, M. I. B. ; TARABORELLI, L. . O jovem pesquisador: pelas trilhas de Bakhtin e o Círculo. 2021 (Conferência)
    • LEITE, V. M. . Rotas de leitura para o texto verbo-visual com alunos da escola pública: proposta de intervenção.. 2018 (Comunicacao)
    • LEITE, V. M. . Projeto leitura e escrita de HQ: uma reconstrução do 6º ano. 2018 (Comunicacao)
    • LEITE, V. M. . Relações discursivas no texto quadrinizado dos estudantes do ensino fundamental. 2019 (Comunicacao)
    • LEITE, V. M. . Relato de experiência: O book trailer e a prática de leitura. 2018 (Comunicacao)
    • LEITE, V. M. . Modernização do conto maravilhoso no sexto ano. 2018 (Atividades de intervenção)
    • Nome do projeto: Argumentação, ensino, memória: por uma teoria dialógica da linguagem (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LEITE, V. M. , MITSUNARI, N. A. S. , CAMPOS, M. I. B. , OLIVEIRA, A. S. S. , BURLAMAQUI, C. D. V. , CERQUEIRA, L. V. , SANTOS, Denísia M .
      Descrição: Descrição: O projeto, que se inscreve na linha de pesquisa Linguística Aplicada aos Estudos do Português, toma como objeto de investigação a argumentação nos manuais didáticos e em periódicos de ensino, sobretudo no que se refere às questões de dissertação escolar, problemas de redação, gêneros do discurso, particularmente, redações do vestibular, do Enem, em que se encontra uma tensa problematização com a palavra do outro, isto é, com o discurso alheio, um dos conceitos centrais na concepção de linguagem de Bakhtin (1934-35), Medviédev (1928) e Volóchinov (1929). Trata-se, nessa medida, de colocar em foco os manuais didáticos produzidos a partir da década de 1960, buscando as orientações e métodos que conduzem os alunos às noções de texto dissertativo, argumentativo, discurso alheio no discurso próprio, formas de citação, formas de introdução, formas de argumentação por causa, consequência, contraposição, conflitos etc. Tendo em vista o estudo desses fenômenos linguísticos e discursivos, principalmente, nos manuais escolares e nas revistas de divulgação de ensino de grande circulação nacional como Nova Escola, Escola São Paulo de Ciência Avançada/ Fapesp, por exemplo, vamos tomar como base o conceito bakhtiniano de "estilística do gênero" ([1934-35] 2015:21). Para Bakhtin, o enunciado concreto não é um sistema abstrato da língua, mas ele o entende como um acontecimento único, histórico, em que está situado em um tempo e espaço real com sujeitos que interagem socialmente com um propósito discursivo. Essa estilística do gênero parte de um estudo amplo em torno da estilística do romance soviético em que Bakhtin busca superar a divisão entre forma e conteúdo. Na verdade, esse texto surpreende pelas análises linguístico-discursivas do gênero do discurso e da estilística sociológica, fundamental para as análises dos estudos argumentativos nos manuais, uma vez que que as propostas didáticas contem gêneros intercalados, híbridos como também diversas linguagens, gêneros e estilos. Essa fundamentação teórica tem como finalidade (i) servir de base para análises linguístico-discursivas da produções escritas, visando as atividades didáticas relacionadas à argumentação/ dissertação e os artigos argumentativos nas revistas de educação; (ii) aprofundar o conceito de "argumentação" na concepção bakhtiniana e em teorias linguísticas da argumentação; (iii) elucidar a presença da função argumentativa e da crítica como atividade humana que coordena múltiplos e heterogêneos saberes nos materiais didáticos de língua portuguesa em circulação a partir de 1964, início da ditadura brasileira. Metodologicamente, prevê-se um trabalho a partir de uma base documental coletada nos acervos do livro didático de várias universidades (FEUSP, UFRN, Bibliothèque Diderot de Lyon [documentation életronique]), para implantar uma análise pela aplicação do método dialógico, contemplando três etapas: (a) a dimensão alteritária, em o pesquisador participa responsavelmente da coleta dos dados; (b) a tensão dialética instaurada entre pesquisador e materiais coletados; (c) a responsividade observável entre vários materiais de mesmo período histórico e de outros períodos. O objetivo principal é aprofundar a concepção de argumentação, na medida em que ela pode elucidar a atividade dupla da linguagem na qual há uma tensão entre o monólogo e o diálogo, entre o trabalho enunciativo e o trabalho interacional presente nos manuais escolares de língua portuguesa em circulação no ensino médio brasileiro. Quanto às contribuições cientificas e sociais do projeto, ressaltam-se (i) a continuidade na investigação em torno dos diferentes manuais escolares ao longo do século XX e XXI, construindo uma arquitetônica da produção escrita; (ii) a socialização da produção, por meio da publicação em artigos e livros.
    • LEITE, V. M. . PRÁTICA DE LEITURA: O BOOK TRAILER COMO FERRAMENTA NO LETRAMENTO MULTISSEMIÓTICO. 2018 - Sequência didática e análise
    • LEITE, V. M. . A Ilha do Tesouro e as múltiplas linguagens. 2018 - Apresentação de um objeto educacional digital (objeto de aprendizagem)
    • LEITE, V. M. . DA ORALIDADE PARA ESCRITA: UM PERCURSO PARA PRODUÇÃO TEXTUAL. 2018 - Intervenção na produção textual a partir da oralidade