Não autenticado |

Isabella Almeida de Abreu Aquino

    • Mestranda em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS/ USP) e bacharel em Ciências Sociais pela mesma instituição. Desenvolve a pesquisa "Memórias palestinas: práticas sonoras de um exílio existencial" em conjunto com músicos e artistas palestinos refugiados na cidade de São Paulo, sob orientação da professora doutora Francirosy Campos Barbosa. Em 2020, realizou junto ao projeto Temático "O musicar local: novas trilhas para a etnomusicologia" a pesquisa de iniciação científica "Festas ciganas: uma etnografia sobre música e pertencimento" sob orientação da professora doutora Rose Satiko G. Hikiji, fomentada pela Fapesp. Possui interesse em Antropologia, com enfoque nos temas da Imigração, Memória, Som, Formas Expressivas e Etnomusicologia. Integra como pesquisadora o grupo PAM/USP (Pesquisas em Antropologia Musical) e o GRACIAS/ USP (Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes).

       

      Links:    

    • AQUINO, Isabella Almeida de Abreu . Memórias e práticas sonoras do refúgio palestino em São Paulo. In: XIV Reunião de Antropologia do Mercosul , 2023 , Niterói/ Rio de Janeiro. XIV Reunião de Antropologia do Mercosul. : , 2023.
    • AQUINO, Isabella Almeida de Abreu . Festas ciganas: uma etnografia sobre música e pertencimento. In: 28º Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica da USP , 2020 , . Publicações SIICUSP. : , 2020.
    • AQUINO, Isabella Almeida de Abreu . Cena Cigana Artística: musicar interétnico, lutas e imaginários. In: 29º Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica da USP , 2021 , . Publicações SIICUSP. : , 2021.
  • Organização de eventos: 1
    • AQUINO, Isabella Almeida de Abreu . Jornadas de Antropologia John Monteiro 2021. 2021 (do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/ UNICAMP))
    • Nome do projeto: Memórias palestinas: práticas sonoras de um exílio existencial (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AQUINO, I. A. A. , BARBOSA, F. C. .
      Descrição: A colonização sionista na Palestina iniciada ao final do século XIX provocou o deslocamento de milhares de famílias palestinas por todo mundo. No entanto, sete décadas após a Nakba, o laço e a memória do povo palestino por sua terra não puderam ser apagados. Esse projeto de pesquisa tem o objetivo de compreender como artistas palestinos da cidade de São Paulo constroem a memória de sua terra por meio de práticas musicais. Performances sonoras, o toque de instrumentos, poesias declamadas e canções entoadas são profundamente eloquentes se ouvidos com minúcia. Busca-se entender como essas práticas artísticas atribuem significado à experiência de um exílio permanente, experimentado desde o nascimento por aqueles palestinos nascidos fora da sua pátria.
    • Nome do projeto: Festas ciganas: uma etnografia sobre música e pertencimento (2020 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AQUINO, I. A. A. , HIKIJI, R. S. G .
      Descrição: Essa proposta se atenta às chamadas "festas ciganas temáticas" de São Paulo, das quais participam diferentes etnicidades reunidas em torno de um evento essencialmente musical. O foco será em como se relacionam e constroem uma localidade, por meio do musicar em conjunto e de manifestações não verbais de afeto e conexão, como a dança, os não-roma e roma frequentadores dessas cerimônias. Artistas e companhias formam um mosaico cultural entre performances de Ghawazee, Kalbelia, Flamenco, Ruska Roma, dentre outras danças colocadas na categoria "cigana", apresentam-se bandas ao vivo e os frequentadores provenientes das mais diversas partes encontram-se no festejo para cantar e dançar. Busco compreender como os processos de pertencimento e identidade no contato dos atores se constroem tendo a música e a corporalidade como motor.