Não autenticado |

Erika Mayara Pasqual

    • Mestre em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (2015-2018) com dissertação intitulada ?A métis e o herói Odisseu no Livro V e XII da obra Pós-Homérica de Quinto de Esmirna.? Lato sensu (especialização) em Ensino de Filosofia para o Ensino Médio concluído em 2018 pela UNIFESP. Graduada em Letras (Português/Grego) pela Universidade de São Paulo (2010-2015). Durante a graduação foi desenvolvida a Iniciação Científica em Letras Clássicas com bolsa RUSP (1ª ano) e CNPQ (2ªano) intitulada "A influência homérica no Livro V da obra Pós-Homérica de Quinto de Esmirna?. Atuou por 3 anos como professora de grego antigo pelo Projeto Minimus na EMEF Desembargador Amorim Lima com turmas do 6º e 7º ano; foi monitora bolsista (bolsa PEEG) para Língua Grega I e Língua Grega II durante o mestrado. Atualmente desenvolve estudos na área do Período Helenístico e Imperial para ingresso no doutorado.

       

      Links:    

    • Poesia Helenística
    • Prosa Helenística
    • Poética, Retórica e Gramática Helenísticas
  • Artigos completos publicados em periódicos: 2
    • PASQUAL, E. M. . A estrutura narrativa das Pós-Homéricas de Quinto de Esmirna Revista Primordium , v. 2 , p. 67 - 83 , 2017. ISSN: 25262106.
    • PASQUAL, ERIKA MAYARA . A ekphrasis das armas de Aquiles na obra Pós-homérica de Quinto de Esmirna LETRAS CLÁSSICAS (USP) , v. 19 , p. 152 - 161 , 2015. ISSN: 15164586.
    • PASQUAL, E. M. ; Camargo . Identidade. 2012 (Congresso)
    • Nome do projeto: Projeto Minimus: Grego e Latim no Ensino Fundamental (2013 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PASQUAL, E. M. , CORREA, P. C. , MARTINEZ, R , SOUZA, W. .
      Descrição: O projeto visa introduzir, durante o período experimental de um ano, o estudo do latim e do grego, respectivamente no 6º e 4º ano do Ensino Fundamental, na grade curricular da EMEF Desembargador Amorim Lima. Pesquisas realizadas desde 1920 nos EEUU comprovam a eficácia do estudo do latim e do grego como forma de aperfeiçoar a proficiência dos alunos na língua materna, de facilitar a aprendizagem de outras línguas estrangeiras e de desenvolver o raciocínio lógico e o pensamento crítico (DeVane, A. K, 1997). Além disso, notou-se uma melhoria na auto-estima e motivação desses alunos, provavelmente devido ao melhor desempenho nas matérias básicas (no caso, em inglês e matemática) e por causa da adquisição de noções de cultura clássica, às quais não tinham acesso. Dois métodos de ensino, largamente empregados na Inglaterra e EEUU ("Athenaze", Oxford University Press, 2011; "Minimus", Cambridge University Press, 1999) e criados especificamente para alunos dessas faixas etárias, serão traduzidos e adaptados pelos discentes que ministrarão as aulas de língua. Portanto, o Projeto Minimus visa ministrar aulas de língua grega e latina, duas vezes por semana durante o período de um ano letivo, de modo a verificar em que medida, na EMEF Desembargador Amorim Lima, após um ano de estudo, verifica-se (ou não) um melhor desempenho acadêmico dos alunos quanto à leitura, à compreensão da gramática e à resolução de problemas, e se esses métodos são eficazes em nosso contexto. Além das aulas de língua, o Projeto inclui aulas "especiais" no final de cada mês, ministradas por 16 professores doutores da FFLCH, sobre mitos para o 4o ano e, para o 6o ano, aulas sobre o teatro, a filosofia, a historiografia, a épica e a lírica da antiguidade clássica. Essas aulas oferecerão aos alunos uma introdução à mitologia e aos diversos gêneros literários, aos autores e às obras clássicas, ampliando os seus horizontes culturais e, ao mesmo tempo, motivando a aprendizagem do grego e do la.
    • Nome do projeto: A influência homérica no livro V da obra Posthomérica de Quinto de Esmirna. (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PASQUAL, E. M. , RODRIGUES, F. .
      Descrição: O presente trabalho tem como proposta investigar o uso das composições homéricas por Quinto de Esmirna para compor o livro V, da sua obra intitulada Posthomérica, analisando o esforço consciente do poeta em aproximar-se de Homero como modelo e inspiração ao narrar o julgamento das armas de Aquiles. Embora ele não se utilize das obras homéricas como cópia autenticada nem única, pois são perceptíveis as inovações e modificações feitas por Quinto através de outras fontes literárias que o influenciaram durante a vida, pretende-se explorar as semelhança e diferenças do influenciador com o influenciado.
    • Nome do projeto: PIBID (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PASQUAL, E. M. , Camargo , PIETRO, E. .
      Descrição: O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino
    • Nome do projeto: A métis e o herói Odisseu no livro V e XII da obra Pós-Homérica de Quinto de Esmirna (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PASQUAL, E. M. , RODRIGUES JUNIOR, F. .
      Descrição: Orientada pelo professor Fernando Rodrigues Jr, meu trabalho intitulado ?A metis e o herói Odisseu no livro V e XII da obra Pós-Homérica de Quinto de Esmirna? tem por objetivo analisar de que maneira a épica de Quinto de Esmirna, Pós-Homérica, retrata a presença da métis como elemento de posição importante para o curso da narrativa nos livros V (episódio da disputa das armas de Aquiles entre Odisseu e Ájax) e XII (na elaboração do plano de construção do cavalo de madeira para invadir Troia), tendo sido composta entre o século III e IV d.C. no Período Imperial.