Não autenticado |

Débora Cajé Yamamoto

    • Mestranda em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Graduada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Participa do Grupo De Estudo de Gênero, Mídias e Desigualdades (GEMID), do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo. Membro do Núcleo de Estudos dos Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS), no departamento de Antropologia Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).

       

      Links:    

    • YAMAMOTO, DÉBORA CAJÉ . Mobilizações feministas na internet e a formação de redes de solidariedade onlineFeminist mobilizations on the Internet and the formation of online solidarity networks PONTO URBE , v. 29 , p. 1 - , 2021. ISSN: 19813341.
    • YAMAMOTO, DÉBORA CAJÉ . Gênero e Sexualidade nos Esportes. 2023 (Conferência)
    • YAMAMOTO, DÉBORA CAJÉ . Entre a dor e o sonho, a formação de atletas no futebol de mulheres na região Oeste da cidade de São Paulo. 2022 (Simposio)
    • YAMAMOTO, DÉBORA CAJÉ . Gênero e Esporte. 2023 (Conferência)
    • YAMAMOTO, D. C. . O Futebol como meio de se colocar no mundo: uma análise sobre mulheres na formação de atletas do futebol feminino profissional. 2022 (Simposio)
    • YAMAMOTO, D. C. . Isoladas sim, sozinhas não. Mobilizações feministas em torno da violência contra mulher em meio a pandemia do COVID-19. 2021 (Seminário)
    • YAMAMOTO, D. C. . Isoladas sim, sozinhas não: estratégias e mobilizações feministas na internet em tempos de pandemia.. 2021 (Simposio)
    • YAMAMOTO, D. C. . I Congresso de Estudos de Interseccionalidade em Ciências Sociais. 2019 ()
  • Projetos de Pesquisa: 4
    • Nome do projeto: Significados de violência sexual: a mídia e a disputa pública por construção de direitos (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: YAMAMOTO, D. C. , ALMEIDA, H. B. , BAUMGARTEN, N. C. .
      Descrição: Este projeto visa entender a construção pública de categorias de violência sexual e de gênero, categorias em processo de transformação ou constituição. Especificamente, reflete sobre a demanda por reconhecimento de novas noções de estupro e assédio sexual que estão se constituindo na arena pública nos últimos anos, com ênfase na esfera da mídia, tanto a mídia hegemônica, como aquela que se define como independente ou mesmo militante, na sua interação com os movimentos sociais e o sistema judiciário. Objetiva-se entender como essas categorias de violência sexual estão sendo constituídas e debatidas em algumas produções midiáticas, conteúdos de sites de internet e redes sociais e quais os atores sociais e institucionais estão atuando nesse processo, por um lado, e por outro como se dá a interação entre mídias e movimento social e inclusive entre mídia e judiciário com um caso específico. Numa certa medida, pode-se entender esse processo como uma demanda por reconhecimento dos direitos das mulheres. Tais categorias estão em disputa, na medida em que estupros podem ser vistos apenas como intercurso sexual (e não violência necessariamente), assim como assédio poderia ser qualificado como "cantada".
    • Nome do projeto: Isoladas sim, sozinhas não: estratégias e mobilizações feministas na internet em tempos de pandemia. (2020 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: YAMAMOTO, D. C. , PARREIRAS, C. S. .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar como grupos feministas se articulam e se mobilizam através da internet no combate a violência contra mulher em meio à pandemia do novo COVID-19. Desse modo, procura-se analisar como os impactos trazidos pelo vírus transformaram a maneira pelas quais ativistas feministas se engajam politicamente por meio de seus sites e contas nas redes sociais. Objetiva-se, assim, compreender como a internet, que no cenário atual se torna o meio possível de engajamento, possibilita a formação de redes de cuidado e de espaços de reivindicações.
    • Nome do projeto: Olga e o Feminismo na mída (2019 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: YAMAMOTO, D. C. , ALMEIDA, H. B. .
      Descrição: Este trabalho pretende analisar o aparecimento de grupos feministas na internet e sua a importância para o debate feminista na constituição de redes de mulheres. Assim, busca-se compreender a maneira pela qual esses grupos promovem um ativismo online com pautas específicas para cada um, interagindo e articulando-se com pessoas de diversos lugares do Brasil simpáticas (ou não) a esses sites. Objetiva-se, desse modo, compreender como a internet tornou-se um espaço de atuação de jovens feministas ? mulheres entre 20 a 30 anos - e produção de subjetividades a partir desses discursos.
    • Nome do projeto: Entre a dor e o sonho, a formação de atletas no futebol de mulheres na região Oeste da cidade de São Paulo (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: YAMAMOTO, D. C. , ALMEIDA, H. B. .
      Descrição: Este projeto busca analisar a formação de atletas no futebol de mulheres a partir de trocas com jogadoras que atuam e atuaram enquanto profissionais e do acompanhamento de atividades junto a ONG Oficial Meninas em Campo. Objetiva-se, assim, compreender a maneira pela qual as dificuldades e os preconceitos de gênero, raça, sexualidade e classe são entendidos como parte da formação futebolística, sendo incorporados no discurso que constitui a ideia de ?ser jogadora profissional?. Dessa forma, procura-se explorar como ?ser mulher jogando futebol? produz disputas e tensões em torno das noções de corpo e de feminilidades neste meio esportivo.