Não autenticado |

Guilherme Alves Jordão

    • Mestrado na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (em andamento). Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. Título: A colonização portuguesa em Moçambique sob o ponto de vista da ficção: uma análise crítica e comparatista entre Gungunhana, de Ungulani Ba Ka Khosa, e As areias do imperador, de Mia Couto. Orientadora: Profa. Dra. Rejane Vecchia da Rocha e Silva. Possui graduação em Letras - Habilitação em Português pela Universidade de São Paulo (2014).

       

      Links:    

    • VERGUEIRO FILHO, C. E. P. ; SANTOS, F. S. G. ; OLIVEIRA, G. C. M. ; JORDÃO, G. A. ; IBELLI, J. C. ; AVELINO, K. A. B. ; CRUZ, M. P. ; PASCHOAL, M. R. ; SAES, S. ; LIBRELON, T. M. ; MIRANDA, V. S. . As literaturas africanas e negro-brasileira: propostas para a sala de aula. 2022 (Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas ? Departamentos de Letras Clássicas e Vernáculas ? Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa ? Universidade de São Paulo)
    • JORDÃO, G. A. ; SILVA, R. V. R. E. ; POMA, P. ; PASCHOAL, M. R. ; CRUZ, M. P. ; IBELLI, J. C. ; SANTOS, F. S. G. ; VERGUEIRO FILHO, C. E. P. . A mulher nas literaturas africanas e negro-brasileira: propostas para a sala de aula. 2021 (Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária ? Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas ? Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa ? Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas ? Universidade de São Paulo)
  • Projetos de Pesquisa: 1
    • Nome do projeto: A colonização portuguesa em Moçambique sob o ponto de vista da ficção: uma análise crítica e comparatista entre Gungunhana, de Ungulani Ba Ka Khosa, e As areias do imperador, de Mia Couto (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JORDÃO, G. A. , SILVA, R. V. R. E. .
      Descrição: Análise crítica e comparatista entre as obras Gungunhana, de Ungulani Ba Ka Khosa, e a trilogia As Areias do Imperador, de Mia Couto. O projeto visa compreender de que maneira os recursos utilizados pelos autores nos romances ao narrarem um mesmo período e personagens históricos contribuem para o debate da crítica literária; como essas narrativas se organizam na (des)construção de uma identidade cultural moçambicana; como o simbologismo do desfecho das personagens do livro tecem uma posição crítica sobre o papel das mulheres na sociedade.