Não autenticado |

Henrique Barbosa Primon

    • Mestrando em letras (língua e literatura alemã) (2022-) na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Tem interesse em literatura alemã, brasileira e hispano-americana. Tem também interesse em literatura comparada e teoria literária, particularmente nos estudos da metáfora, e em ensino de alemão como língua estrangeira.

       

      Links:    

    • PRIMON, H. B. . A metaforologia de Paul Ricoeur: um retorno à metáfora e à imaginação na teoria literária Alea: Estudos Neolatinos (Impresso) , v. 25 , p. 8 - , 2023. ISSN: 1517106X.
    • PRIMON, H. B. . Duvidar, Hesitar, Fracassar: anotações sobre ação e suspensão em Nocturno de Chile, de Roberto Bolaño CARACOL , v. 19 , p. 910 - 928 , 2020. ISSN: 23179651.
    • PRIMON, H. B. . Lehrplan Deutsch als Fremdsprache - 6. bis 12. Klassen der Waldorfschule Rudolf Steiner. 2023 (Elaboracao_de_projeto)
    • PRIMON, H. B. . Weder Technologie noch Lehrwerk: Rückgriff auf Bewegung und selbsterstellte Materialien im DaF-Unterricht. 2023 (Comunicacao)
    • PRIMON, H. B. . Si-mesmo em terceira pessoa: fronteiras. 2023 (Comunicacao)
    • PRIMON, H. B. . La poétique et la rhétorique aristotéliciennes dans La Métaphore Vive: de la comparaison à l?analogie et vers ?l?équivocité de l?être? dans la métaphorologie Ric?urienne. 2022 (Comunicacao)
    • PRIMON, H. B. . Imaginário e metáfora em Wolfgang Iser e Paul Ricoeur. 2021 (Simposio)
    • PRIMON, H. B. . Além do método comunicativo em Alemão como Língua Estrangeira: ideias para um retorno ao texto. 2021 (Comunicacao)
    • PRIMON, H. B. . Imaginário, realidade e performance em O Fictício e o Imaginário, de Wolfgang Iser. 2021 (Conferência)
    • PRIMON, H. B. . Metáfora e realidade em A Metáfora Viva, de Paul Ricoeur. 2021 (Conferência)
  • Projetos de Pesquisa: 1
    • Nome do projeto: Imaginário e metáfora em Wolfgang Iser e Paul Ricoeur (2021 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PRIMON, H. B. .
      Descrição: O que faz a metáfora, sem alertar que o faz? Como são os processos e efeitos de indeterminação que a metáfora produz no imaginário? Tais perguntas gerais motivam os estudos literários, desde a retórica e os estudos clássicos até as teorias linguísticas e literárias. Este trabalho pretende pesquisar o aporte para tais questões nos trabalhos de dois teóricos, Paul Ricoeur (1913-2005) e Wolfgang Iser (1926-2007). As perguntas, comuns aos estudos literários e à teoria literária, serão abordadas pela investigação e definição da concepção particular de metáfora no seminal La métaphore vive (1975), de Ricoeur, e da concepção de imaginário em Das Fiktive und das Imaginäre (1991), de Iser. De modo particular, o trabalho pretende cercar e definir, por um lado, [i] a teoria da referência metafórica, desenvolvida e defendida por Ricoeur como determinante para um alcance ontológico da enunciação metafórica; em outra ponta, o projeto almeja ainda precisar e determinar o que seria [ii] a modalização contrafactual configurada pelo imaginário (o ?como se?), que, a um tempo, se fundamenta na realidade, ativa a ficção e se reporta novamente à realidade, no modelo triplo de Iser (fictício, imaginário, real). A pesquisa propõe ainda um exercício de teoria comparada, que buscará [iii] contrapor, em um passo, o real para Iser (notadamente, o real desdobrado pelo imaginário ficcional) ao alcance ontológico de Ricoeur e, em um segundo passo, o imaginário para Iser à referência metafórica de Ricoeur.