Não autenticado |

Ester Gouvea Martins

    • Doutoranda em Sociologia na Faculdade de Letras e Ciências Humanas (FFLCH)/USP, com fomento do CNPq. Doutoranda em Cotutela de tese na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), com bolsa de estágio doutoral do CNPq. Colaboradora do Projeto "Who Cares? Rebuilding care in a post-pandemic world", proposto pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Membro do Corpo Editorial da Revista Brésil(s). Mestre em Sociologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH)/Unicamp, com pesquisa sobre Migração Internacional de Mulheres e Trabalho Doméstico Remunerado. Foi Bolsista CNPq no Mestrado e participante do Observatório das Migrações em São Paulo. Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Foi bolsista FAPESP (Iniciação Científica) na área de Direitos Humanos e Fundamentais, tendo estudado direito à moradia.

       

      Links:    

    • MARTINS, ESTER GOUVÊA . Mulheres imigrantes no trabalho doméstico remunerado em São Paulo: duas trajetórias e uma multiplicidade de arranjos REMHU (BRASÍLIA) , v. 30 , p. 121 - 140 , 2022. ISSN: 19808585.
    • MARTINS, ESTER GOUVÊA . Filipinas em São Paulo: migração de mulheres e trabalho doméstico no Sul global Travessia - Revista do Migrante , v. 1 , p. 79 - 100 , 2021. ISSN: 25947869.
    • MARTINS, ESTER GOUVÊA . Filipinas in São Paulo: South-South migrations and domestic service Revue internationale des études du développement , v. 246 , p. 209 - 232 , 2021. ISSN: 25543415.
    • MARTINS, ESTER GOUVÊA ; BAENINGER, Rosana . Migração internacional de mulheres e o mercado global de cuidados: um estudo sobre filipinas em São Paulo, Brasil CIDADES, COMUNIDADES E TERRITÓRIOS , v. 40 , p. 103 - 116 , 2020. ISSN: 21823030.
    • MARTINS, ESTER GOUVÊA ; MASTRODI, J. . Direito à moradia: entre a efetivação autônoma e a sujeição ao direito de propriedade Revista direitos fundamentais & democracia (UniBrasil) , v. 23 , p. 75 - 103 , 2018. ISSN: 19820496.
    • MARTINS, ESTER GOUVÊA ; VEDOVATO, LUÍS RENATO . Migração internacional de mulheres e o trabalho doméstico remunerado: opressão e cidadania na era da globalização REVISTA DIREITO E PRÁXIS , v. 8 , p. 1975 - 2009 , 2017. ISSN: 21798966.
    • MARTINS, ESTER GOUVÊA . Mulheres na Migração internacional: trabalhadoras domésticas filipinas em São Paulo. Migrações Sul-Sul, v. , p. 510 - 525, 2018.
    • MARTINS, ESTER GOUVÊA . Mulheres imigrantes no trabalho doméstico remunerado em São Paulo: novos perfis, novas configurações. In: 45º Encontro Anual da ANPOCS , 2021 , virtual. Simpósios de Pesquisa Pós Graduada (SPG). : , 2021.
    • RIBEIRO, ESTER GOUVÊA MARTINS . Trabalhadoras domésticas filipinas em São Paulo e a Divisão Internacional do Trabalho Reprodutivo. In: XVI Encontro Nacional da ABET , 2019 , Salvador. Anais do XVI Encontro Nacional da ABET. : , 2019.
    • MARTINS, ESTER GOUVÊA . Imigrantes brasileiras em Paris nos trabalhos de cuidados. 2023 (Congresso)
    • MARTINS, ESTER GOUVÊA . Immigrant Women in Paid Domestic Work in São Paulo. 2023 (Simposio)
    • RIBEIRO, ESTER GOUVÊA MARTINS . Migração internacional de mulheres e o mercado global de cuidados: um estudo sobre filipinas em São Paulo. 2020 (Conferência)
    • RIBEIRO, ESTER GOUVÊA MARTINS . Trabalhadoras domésticas filipinas em São Paulo e a Divisão Internacional do Trabalho Reprodutivo. 2019 (Comunicacao)
    • RIBEIRO, ESTER GOUVÊA MARTINS ; BAENINGER, Rosana . Migração internacional de mulheres e o mercado global de cuidados: um estudo sobre filipinas em São Paulo. 2019 (Comunicacao)
    • MARTINS, ESTER GOUVÊA . A situação da classe trabalhadora em deslocamento. 2018 (Conferência)
    • RIBEIRO, ESTER GOUVÊA MARTINS . Mulheres em movimento: trabalhadoras domésticas filipinas em São Paulo. 2018 (Congresso)
    • MARTINS, ESTER GOUVÊA ; VEDOVATO, LUÍS RENATO . Migração internacional de mulheres e o trabalho doméstico remunerado: opressão e cidadania na era da globalização. 2018 (Comunicacao)
    • MARTINS, ESTER GOUVÊA ; MASTRODI, J. . O conteúdo normativo do direito à moradia e sua autonomia em relação ao direito de propriedade. 2014 (Simposio)
    • Nome do projeto: Da Identidade e diferença entre direitos humanos e direitos fundamentais. Estudo sobre a validade e a eficácia dos direitos de propriedade e de moradia e sobre a impossibilidade jurídica de ponderação entre tais direitos fundamentais. (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARTINS, ESTER GOUVÊA , MASTRODI, J. .
      Descrição: Os condicionamentos históricos e as relações reais de poder têm dado proteção jurídica quase absoluta aos direitos individuais em detrimento dos direitos sociais. A própria compreensão dos direitos sociais parece depender da definição prévia dos direitos individuais. O direito à moradia, considerado direito humano e fundamental, não é facilmente identificado de forma autônoma em relação ao direito de propriedade, que acaba por subordiná-lo. Há razões históricas para essa subordinação, mas também há razões para se considerar a autonomia do direito à moradia. Esta pesquisa versa sobre as possibilidades de compreensão de um conteúdo jurídico autônomo do direito fundamental à moradia, ainda que tal conteúdo seja mínimo.
    • Nome do projeto: Observatório das Migrações em São Paulo (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARTINS, ESTER GOUVÊA , BAENINGER, Rosana .
      Descrição: O Observatório das Migrações em São Paulo é um grupo de pesquisa desenvolvido no Núcleo de Estudos de População Elza Berquó (NEPO) que busca aprofundar o conhecimento teórico, metodológico e empírico acerca das configurações e das especificidades que os processos migratórios internos e internacionais assumem em diferentes espaços do território paulista na "era da mobilidade". O objetivo principal deste grupo é conhecer e analisar as transformações nos processos migratórios nacionais e nas migrações internacionais para, de e no Estado de São Paulo a partir das diversificadas modalidades migratórias. Nesse sentido, focalizar o contexto estadual das migrações internas e internacionais envolve fortemente as regiões do interior do Estado de São Paulo e as metrópoles, para a compreensão da reprodução social de dinâmicas socioespaciais, econômicas, urbanas, demográficas e de distintos contingentes migratórios presentes Em uma perspectiva interinstitucional e interdisciplinar, incorpora pesquisadores de diversas formações acadêmicas que dialogam com o fenômeno migratório. Do ponto de vista das competências institucionais-acadêmicas, aglutina pesquisadores paulistas de distintas instituições de ensino superior e pesquisa do Estado de São Paulo na busca por apreender e analisar as diferentes modalidades migratórias advindas das novas lógicas da migração e suas configurações no tecido social paulista.
    • Nome do projeto: Who Cares? Rebuilding care in a post-pandemic world (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARTINS, ESTER GOUVÊA , GUIMARAES, N. A. .
      Descrição: O projeto busca compreender a matriz de provisão de cuidado, marcada por sua fragmentação e escassa coordenação, de modo a identificar as distintas políticas e regulações que dão forma ao trabalho de cuidado e à sua oferta, em diferentes níveis de governança. Reconstruir a organização do cuidado de maneira robusta e mais resiliente requer uma compreensão abrangente da economia dos cuidados, aprendendo com iniciativas inovadoras em diferentes países. Os seis locus estratégicos de análise são Brasil, Colômbia, Estados Unidos da América, Canadá, Inglaterra e França. As comparações transnacionais explorarão diferentes dimensões do cuidado, expressas em quatro eixos que consideramos estratégicos: I ? Analisar o impacto da pandemia nas necessidades e modalidades de provisão de cuidados pelas famílias; II ? Analisar as condições de trabalho, tanto quanto o acesso e respeito aos direitos da/os trabalhadora/es remunerados de cuidado; III ? Entender o cuidado como uma dimensão estratégica e central para a reconstrução da infraestrutura social e das políticas públicas; IV ? Identificar estratégias coletivas de cuidado, centradas em diferentes formas de solidariedade comunitária e em associações emergentes, com o objetivo de caracterizar práticas sociais, até aqui largamente invisíveis, de atores que têm contribuído para a provisão de cuidado.