Não autenticado |

Nicole Pinho de Andrade

    • Formada em ciências sociais pela Universidade de São Paulo, com mestrado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS-USP). Membro do Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS) desde 2022. Realizou durante a graduação um projeto de iniciação científica (financiado por bolsa PIBIC) sobre a relação entre a performatividade de gênero, com enfoque nas produções de feminilidades, e a moda, dentro do espaço da festa afro-centrada e LGBTQIAP+ Batekoo, a partir do que é retratado nas redes sociais e na plataforma da própria festa. A pesquisa de mestrado em andamento surgiu como uma continuidade da pesquisa de iniciação científica, agora pensando as relações de performatividade não só de gênero, mas também de negritude dentro desse espaço, ainda pela perspectiva da moda, mas também o crescimento da festa Batekoo e os respectivos conflitos que surgem a partir dele. Pesquisadora com ênfase nos estudos de raça, gênero e moda.

       

      Links:    

    • ANDRADE, N. P. . Black Lives Matter: O lugar da fotografia na construção das narrativas negras. : , 2021 (Etnográficas)
    • ANDRADE, N. P. . Afro feminilidades: Moda, estética e performatividade de gênero na Batekoo. 2022 (Simposio)
    • ANDRADE, N. P. ; ANDRADE, N. P. . Introdução à antropologia da moda. 2024 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)