Clara Beatriz Haag
-
Resumo
-
Graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015) e em Letras (Português) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, pela Universidade de São Paulo (2019). Atualmente cursando Licenciatura (Português) pela Faculdade de Educação, pela Universidade de São Paulo e Mestrado na área de Filologia e Língua Portuguesa, no campo do léxico, com ênfase em toponímia, memória e povos originários.
-
-
Organização de eventos: 1
- CARETTA, E. A. ; ALVES, I. M. ; SOUSA, M. C. P. ; OLIVEIRA, M. ; LEITE, M. Q. ; CARVALHINHOS, P. ; LIMA, A. ; SILVA, A. M. P. ; SILVA, A. R. M. ; HAAG, C. B. ; SILVA, M. M. ; VIEIRA, N. M. T. . 50 anos de Filologia e Língua Portuguesa. 2021 (Universidade de São Paulo)
-
Projetos de Pesquisa: 2
-
Nome do projeto: Memória Toponímica de São Paulo e de outros espaços (2020
Atual)
Natureza: Outra
Integrantes: HAAG, C. B. , LIMA, A. , CARVALHINHOS, P. , ALMEIDA, A. A. N. C. , AQUINO, A. P. , SILVA, A. R. M. .
Descrição: Este projeto objetiva ampliar o escopo e o alcance do projeto inicial Memória Toponímica de São Paulo, de bairro a bairro, que concluiu sua quinta fase em 2020. Pela diversificação dos interesses e locus para pesquisa, houve a necessidade de se redefinir sobretudo o espaço físico a ser estudado. Assim, ainda que seu foco principal seja a cidade de São Paulo e a região metropolitana, o projeto prevê projetos a ele vinculados tematicamente, seja em cidades paulistas, em outros estados ou mesmo em outros tipos de lugares, como o lugar dentro da ficção. -
Nome do projeto: Historiando: Latino-americanos e Guerra Fria na América Latina (2o Fase: Peru) (2016
- 2017
Natureza: Extensao
Integrantes: HAAG, C. B. , LOUREIRO, F. .
Descrição: 2016 - 2017 Historiando: Latino-americanos e Guerra Fria na América Latina (2o Fase: Peru) Descrição: Nesta segunda etapa do Projeto Historiando, o foco será o Peru, cuja ditadura (1968-1980) constituiu um caso singular na América Latina, na medida em que foi o único regime autoritário da região portador de um discurso e de políticas de esquerda, para além de ter protagonizado importantes conflitos diplomáticos com os Estados Unidos. O fato de esse período ter coincidido com o momento de auge econômico da ditadura militar brasileira criou condições para que vários peruanos de perfil direitista e conservador migrassem para o Brasil. Serão as experiências pessoais desses peruanos que formarão a base do conhecimento intersubjetivo a ser construído pelo Historiando em seu segundo ano de implementação.
-
Nome do projeto: Memória Toponímica de São Paulo e de outros espaços (2020
Atual)