Não autenticado |

Clarissa Coelho Liberali

    • Clarissa Coelho Liberali é professora de Inglês no Colégio Santa Cruz e professora de Português na Maple Bear Alto de Pinheiros. Cursa o mestrado na área de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês na faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), sob a orientação do professor Lynn Mario Trindade Menezes de Souza. Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) e em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

       

      Links:    

    • LIBERALI, F. C. ; OLIVEIRA, E. P. ; LIBERALI, C. C. . Multiculturalidade e colaboração crítica entre surdos e ouvintes no projeto Digit-M-Ed Hiperconectando Brasil.. Educação Inclusiva: ensino e formação de professores de língua., v. , p. 175 - 197, 2019.
    • LIBERALI, F. C. ; LIBERALI, C. C. ; PADRE, B. ; SANTOS, J. A. . Mobilidade e Práticas Translíngues na Construção de um Mundo com Justiça Social: um Estudo no Projeto DIGIT-M-ED.. Diálogos sobre tecnologia educacional: Educação linguística, mobilidade e práticas translíngues., v. , p. 237 - , 2017.
    • LIBERALI, C. C. . Ensino-aprendizagem de e em língua inglesa por meio de Atividades Sociais. 2012 (Comunicacao)
    • LIBERALI, C. C. . Projeto Amazônia e Acre: uma proposta de cidadania. 2010 (Comunicacao)
    • LIBERALI, C. C. . Minimonografia no 9º ano: pesquisa científica no espaço escolar - Hierarquia e afetividade: análise da relação entre empregadas domésticas e patroas. 2008 (Comunicacao)
    • LIBERALI, C. C. . Hierarquia e Afetividade: Análise da Relação entre Empregadas Domésticas e Patroas. 2008 (Comunicacao)
    • LIBERALI, C. C. . Hierarquia e Afetividade: Análise da Relação entre Empregadas Domésticas e Patroas. 2008 (Outra)
    • LIBERALI, C. C. . 6º Simpósio Ação Cidadã Monitoria. 2012 (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
    • Nome do projeto: Formação crítico-colaborativa para a desencapsulação curricular (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIBERALI, C. C. , LIBERALI, F. C. , SANTIAGO, C. , MAGALHAES, M. C. C. , DAMIANOVIC, M. C. , TELES, A. F. , PEREIRA, M. R. P. , RYCKEBUSCH, C. G. , MENDES, F. , CARRIJO, V. L. , AMARAL, M. F. S. , MEANEY, M. C. , LOPES, H. B. , OLIVEIRA, E. P. , SANTOS, J. A. , MANZATI, G. R. , ZAPPALENTI, A. , HAUCKE, N. , AMARAL, B. , FUGA, V. , OLIVEIRA, W. , SILVA, K. A. , MATEUS, E. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar uma proposta de intervenção para reformulação curricular, DIGIT-ME-D/Brasil, realizado com escolas públicas e privadas, para o trabalho com saberes múltiplos, a partir de formação crítico-colaborativa. Nessa proposta, pesquisadores atuam junto a um grupo de educadores e alunos (surdos e ouvintes) na discussão, idealização, construção, implementação e reelaboração de propostas de transformação curricular. Realizada em instituições de ensino superior e de educação básica de São Paulo, Ceará, Pernambuco e Piauí, a proposta tem como sujeitos: pesquisadores, gestores, professores e estudantes, aprendendo como se tornarem formadores. Os dados para análise estão sendo produzidos e coletados por meio de gravações, em áudio e vídeo, notas de campo das várias atividades conduzidas e de cópias de materiais construídos pelos participantes. O material multimodal será descrito, analisado e interpretado com base em uma perspectiva dialógico-enunciativa.
    • Nome do projeto: Programa de Ação Cidadã - Fase 3 (2012 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LIBERALI, C. C. , LIBERALI, F. C. , SANTIAGO, C. , MALTA, S. .
      Descrição: Este projeto dá continuidade às ações do Programa Ação Cidadã, iniciado em 2002 e que já está em sua terceira fase. O programa é um trabalho de intervenção crítico-colaborativa em Institutos de Ensino Infantil, Fundamental e Médio da rede pública, particular e conveniada, situadas em áreas carentes de São Paulo. Parte de necessidades específicas e circunscritas a esses contextos, com vistas à formação de alunos, professores, diretores e coordenadores para educação básica e à construção da cidadania, em cada um dos contextos particulares de ação. Tem sua centralidade na linguagem e na sua articulação com outras áreas do saber, tais como Educação, Sociologia e Psicologia. O programa é pautado pelos princípios teórico filosóficos: a compreensão das atividades perpassa pela compreensão da linguagem que a realiza; a pesquisa acadêmica e os trabalhos de extensão precisam ser interinfluenciáveis, a formação em cadeia de todos os envolvidos é fundamental, e transformação almejada inclui não apenas a transformação dos indivíduos, mas também das condições de existência de sua comunidade. Na terceira fase (2010- 2012), o Programa tem como projetos: 1) Aprender Brincando , realizado junto a instituições de educação infantil de São Paulo; 2) Educação Multicultural , realizado com crianças e jovens de 3 a 29 anos para o trabalho em línguas internacionais ; 3) Múltiplos Mundos , realizado por meio de eventos e de plataforma virtual para integrar participantes dos vários projetos, educadores e pesquisadores nacionais e internacionais; 4) Aprender Brincando histórias infantis, em Tempo de Aprender , dentro outros que poderão vir a incorporar o Programa ao longo do triênio. O foco principal do programa está na compreensão, discussão e ação colaborativa crítico-criativa, pautadas pela ética e pela interdependência. São valores constitutivos: colaboração, criticidade, criatividade, ética interdependente, responsividade e responsabilidade.
    • Nome do projeto: Grupo de Apoio à Folhateen (2009 - 2009
      Natureza: Outra
      Integrantes: LIBERALI, C. C. , BERCITO, D. .
      Descrição: Grupo de discussão e análise semanais de publicações do caderno Folhateen, presente no Jornal Folha de S. Paulo.
    • Nome do projeto: Hierarquia e Afetividade: Análise da Relação entre Empregadas Domésticas e Patroas (2007 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIBERALI, C. C. .
      Descrição: O tema desta minimonografia é a relação entre empregadas domésticas e patrões. Tendo em mente o objetivo de conscientizar as pessoas dos problemas da relação e suas soluções, esta pesquisa procurou responder quais eram os principais problemas e como poderiam ser resolvidos. Foi formulada a hipótese de que, embora essa relação pudesse ser muito turbulenta, um bom relacionamento seria possível, caso tanto patrões como empregadas respeitassem uns aos outros. Como metodologia para o trabalho, foram realizados fichamentos de jornais, textos e reportagens e coleta de dados por meio de entrevistas com patrões e empregadas e de enquetes com alunos. Os resultados obtidos revelam que, mesmo com os conflitos diários, é possível o desenvolvimento de uma boa relação. Apontam ainda que o conhecimento dos direitos e deveres, o respeito, a confiança e a boa comunicação entre patroas e empregadas permitirão uma melhor relação com base na combinação de hierarquia com afetividade.
    • Nome do projeto: Projeto EP (2012 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LIBERALI, C. C. , NUNES, I. .
      Descrição: Projeto ministrado por professores e ex-alunos do Colégio Santa Cruz que visa preparar alunos do 9º ano de escolas públicas selecionadas para realizarem o exame de ingresso no Ensino Médio do Colégio Santa Cruz.