Não autenticado |

Aline Magalhães dos Santos Silvério Ishii

    • Graduada em Letras com habilitação em Português e Francês pela Universidade de São Paulo e intercâmbio universitário em Letras Modernas pela Université Lumière Lyon 2 nos anos de 2010/2011. É mestra em Letras no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Literários e tradutológios em francês da FFLCH-USP. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos em Letras Estrangeiras e Tradução (PPG-LETRA). Faz parte do grupo de estudos que publica semestralmente a revista Criação e Crítica: http://www.revistas.usp.br/criacaoecritica/index. Sua pesquisa de doutorado tem como tema central as relações entre os romances, os artigos jornalísticos, a crítica de Émile Zola, a pintura a fotografia. E­mail: aline.magalhaes.santos@usp.br; aline.magalhaesdossantos@gmail.com

       

      Links:    

    • ISHII, A. M. S. S . A modernidade da literatura-pintura de Émile Zola LETRAS ESCREVE , v. 10 , p. 43 - 53 , 2021. ISSN: 22388060.
    • SANTOS, A. M. ; KOYANO, Amayi Luiza Soares ; GLICENSTEIN, J. ; PADILHA, J. . Editorial número 25: Literatura e Artes Visuais: entre o lisível e o visível REVISTA CRIAÇÃO & CRÍTICA , v. 1 , p. 1 - 3 , 2019. ISSN: 19841124.
    • SANTOS, A. M. ; ANJOS, Y.C. ; MORIZONO, V. Y. M. . DESFIAR A POÉTICA DO TECIDO (editorial) Revista Criação & Crítica , v. 1 , p. p. 1-6 - , 2015. ISSN: 19841124.
    • SANTOS, A. M. . A LEITURA DRAMATIZADA NA CRÍTICA DE ARTE DE ÉMILE ZOLA. In: IX COLÓQUIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS: DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS , 2015 , Londrina - PR. A LEITURA DRAMATIZADA NA CRÍTICA DE ARTE DE ÉMILE ZOLA. : , 2015.
    • SANTOS, A. M. . A leitura dramatizada na crítica de arte de Émile Zola. In: IX Colóquio de Estudos Literários: Diálogos e perspectivas/Roland Barthes - 100 anos , 2015 , Londrina. A leitura dramatizada na crítica de arte de Émile Zola. : , 2015.
    • SANTOS, A. M. . Émile Zola e a hipotipose na crítica de arte. In: VII Encontro de Pesquisas do Francês , 2015 , São Paulo. Émile Zola e a hipotipose na crítica de arte. : , 2015.
    • ISHII, A. M. S. S ; CAVALARI, T. B. . LITERATURA E ARTES: PINTURA, FOTOGRAFIA E ESCRITA NAS OBRAS DE ÉMILE ZOLA E GEORGES PEREC. : , 2021 (Minicurso II Simpósio Internacional de Estudos de Língua, Literatura e Interculturalidade e XX Encon)
    • SANTOS, F. F. ; SANTOS, A. M. . Hipóteses. : , 2016 (Tradução)
    • ISHII, A. M. S. S . Émile Zola e a literatura-pintura. 2019 (Comunicacao)
    • ISHII, A. M. S. S . A MODERNIDADE DE ÉMILE ZOLA E A LITERATURA-PINTURA. 2020 (Comunicacao)
    • ISHII, A. M. S. S . A FOTOGRAFIA E A PINTURA NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DOS ROMANCES DE ÉMILE ZOLA.. 2021 (Comunicacao)
    • ISHII, A. M. S. S . ÉMILE ZOLA, a pintura e a fotografia. 2021 (Comunicacao)
    • SANTOS, A. M. . Je déguste la littérature. 2018 (Outra)
    • SANTOS, A. M. . O pintar literário de Émile Zola em Escritos sobre a arte. 2017 (Comunicacao)
    • SANTOS, A. M. . Littérature et FLE: la perspective d'un club de lecture. 2015 (Outra)
    • SANTOS, A. M. . Hipotipose e leitura dramatizada na Crítica de arte de Émile Zola. 2015 (Comunicacao)
    • SANTOS, A. M. . A leitura dramatizada na crítica de arte de Émile Zola. 2015 (Comunicacao)
    • SANTOS, A. M. . Émile Zola e a Hipotipose na Crítica de Arte. 2015 (Comunicacao)
    • SANTOS, A. M. . Estudo dos salões em Escritos sobre a arte de Émile Zola. 2015 (Seminário)
  • Programa de Rádio ou TV: 1
    • ISHII, A. M. S. S ; PINO, C. C. A. ; BEZERRA, M. L. M. ; KASPAR, K. B. ; MENDES, L. C. ; SA, L. C. . As Madalenas Podcast - Episódio 10 - Aline Magalhães fala sobre Zola e a pintura. 2021 Spotify
    • SANTOS, A. M. . XIe Journée de Formation « La classe de FLE : espace de fiction ou de réalité ?. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • LOUSADA, E. G. ; SANTOS, A. M. . Club de Lecture 2: Littérature, cinéma et d'autres arts. 2016 (Universidade de São Paulo)
    • LOUSADA, E. G. ; SANTOS, A. M. . Club de Lecture 1 e 2: Littérature, cinéma et d'autres arts. 2017 (Universidade de São Paulo)
    • LOUSADA, E. G. ; SANTOS, A. M. . Club de Lecture 3: littérature, cinéma et d'autres arts 2. 2017 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • SANTOS, A. M. . Club de Lecture 4: Littérature, cinéma et d'autres arts. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • LOUSADA, E. G. ; SANTOS, A. M. . Club de Lecture 5: Littérature, Cinéma et d'autres arts. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • SANTOS, A. M. . Club de Lecture 1: Littérature, cinéma et d'autres arts. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • LOUSADA, E. G. ; SANTOS, A. M. ; KOYANO, A. L. S. . Club de Lecture 9: Littérature, cinéma et d'autres arts. 2020 (Universidade de São Paulo)
    • SANTOS, A. M. ; CAVALARI, T. B. . Club de Lecture: Littérature, cinéma et d'autres arts. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • LOUSADA, E. G. ; SANTOS, A. M. . Introdução à língua francesa e à cultura francófona - nível 3. 2020 (Universidade de são Paulo)
    • SANTOS, A. M. . Relatório Semestral de Bolsista CAPES 2018/2. 2018
    • SANTOS, A. M. . Relatório Semestral de Bolsista CAPES 2019/1. 2019
    • SANTOS, A. M. . Relatório Semestral de Bolsista CAPES 2019/2. 2019
    • SANTOS, A. M. . Relatório Semestral de Bolsista CAPES 2020/1. 2020
    • SANTOS, A. M. . Relatório de Qualificação do Doutorado. 2020
    • SANTOS, A. M. . Relatório Qualificação de Mestrado. 2015
    • ISHII, A. M. S. S . Relatório Semestral de Bolsista CAPES 2021/1. 2021
    • ISHII, A. M. S. S . Relatório Semestral de Bolsista CAPES 2020/2. 2020
    • Nome do projeto: O pintar literário e o efeito de leitura nos romances de Émile Zola (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, A. M. .
      Descrição: O objetivo do trabalho é mostrar como Zola, utilizando-se das técnicas aprendidas com seus amigos pintores por quase quarenta anos de carreira, não apenas as apropria, mas vai além disso, ele procura fazer de sua obra, tanto romanesca quanto seus escritos e notas preparatórias, um processo semelhante àquele encontrado na pintura. Zola trabalha como um verdadeiro pintor, não somente nas técnicas impressionistas impregnadas em seus artigos jornalísticos e romances, mas também no processo da construção de seus romances como quadros, sendo ele próprio um verdadeiro pintor. Essa tese então vai procurar seguir esses passos com a hipótese de que as notas preparatórias dos romances e seus artigos sobre arte presentes em Escritos sobre a arte na verdade se tratam de uma espécie de laboratório, um ateliê, em que ele pode tratar dos temas, exercitar as técnicas que ele vê e aprende com os pintores e chegar em sua obra-prima L'Oeuvre. Além disso, o objetivo também será mostrar como o caminho inverso se faz presente ao analisarmos as obras de alguns pintores que procuram na literatura de Zola temas para seus quadros, tornando fecunda essa troca entre a literatura e a pintura.