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Aymê Okasaki

    • Professora universitária dos cursos de bacharelado em Moda, na Universidade de Sorocaba e Athon-Sorocaba.Doutoranda em História Social, pela Universidade de São Paulo, investigando a indumentária do candomblé paulista Axé Ilê Obá. Pesquisadora convidada pelo Programa de História, na Universidade de Hamburgo (Alemanha), em 2022.Bacharela em Têxtil e Moda, Universidade de São Paulo, com a pesquisa de conclusão "Costurada ao Belo: tramas entre arte e moda" (2012) e mestra em Têxtil e Moda, pela Universidade de São Paulo, com a dissertação "O Estampar na Arte-Educação: um estudo de caso no ensino médio" (2016), como bolsista CAPES. Licenciatura em Artes Visuais, pela Faculdade de Administraçao e Artes de Limeira (2018).Pesquisa de iniciação científica Pibic, financiada pelo CNPq, intitulada "Impressões Fotográficas de Pierre Verger: releituras da cultura afro-brasileira" (2010). Integrante do Grupo de Pesquisa Fayola Odara.Temas de pesquisa: Moda, Estamparia, Educação, Artes Visuais e Cultura Afro-brasileira.

       

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    • OKASAKI, AYMÊ . Roupa do Terreiro Axé Ilê Obá: entrevista com Georgia Prado Revista Calundu , v. 7 , p. 122 - 132 , 2023. ISSN: 25269704.
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    • OKASAKI, AYMÊ ; KANAMARU, ANTONIO TAKAO . Ensino da arte e desenvolvimento da leitura visual: uso da estamparia têxtil no ensino médio Educação e Pesquisa (USP. Impresso) , v. 44 , p. 1 - 10 , 2017. ISSN: 15179702.
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    • OKASAKI, AYMÊ . Nike Davies-Okundaye: adire que estampam a trajetória de uma artista. Dos bastidores eu vejo o mundo: cenografia, figurino, maquiagem e mais: edição especial teatros pretos, v. VII, p. 120 - 137, 2022.
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    • OKASAKI, A. ; KANAMARU, A. T. . Trabalho Fotográfico de Pierre Verger no Brasil: Análise da cultura afro-brasileira e releitura por meio da estamparia. In: 19º Simpósio Internacional de Iniciação Científica , 2011 , São Paulo. 19º Simpósio Internacional de Iniciação Científica. : , 2011.
    • OKASAKI, A. ; KANAMARU, A. T. . Fotoserigrafia: Estampando as revelações de Pierre Verger. In: I Congresso Moda e Têxtil Faculdade Senai de São Paulo , 2011 , São Paulo. I Congresso Moda e Têxtil Faculdade Senai de São Paulo - Resumos. : , 2011.
    • AIRES, Bárbara Santos ; AIRES, Bruna Santos ; BERTOLON, Patricia Andrade ; OKASAKI, A. ; SECOMANDI, Mariana Prado ; PIRES, Beatriz ; VICENTINI, Cláudia Garcia . Coleção de calçados e acessórios infantis. In: 7º Colóquio de Moda , 2011 , Maringá. 7º Colóquio de Moda. : , 2011.
    • AYDAR, Ligia Rodrigues ; OKASAKI, A. ; SECOMANDI, Mariana Prado ; BERTOLON, Patricia Andrade ; AVELAR, Suzana ; ITALIANO, Isabel Cristina . Problemas e soluções ergonômicas para figurino teatral: espartilho. In: 6º Colóquio de Moda , 2010 , São Paulo. 6º Colóquio de Moda. : , 2010.
    • OKASAKI, AYMÊ . Axós do candomblé Axé Ilê Obá: trajes afro-brasileiros que alinhavam Brasil e África com as ODS. 2024 (Comunicacao)
    • OKASAKI, AYMÊ . Axós: tecidos que vestem as Áfricas. 2023 (Conferência)
    • OKASAKI, AYMÊ . As roupas no candomblé Axé Ilê Obá: um estudo sobre o primeiro terreiro tombado como patrimônio histórico. 2023 (Conferência)
    • OKASAKI, A. . Jóias dos deuses africanos: os paramentos dos candomblés de São Paulo. 2022 (Comunicacao)
    • OKASAKI, A. . Axó Ebi: entre o vestir coletivo e individual em um candomblé. 2022 (Seminário)
    • OKASAKI, AYMÊ . Tecidos africanos, africanizados e afro-diaspóricos. 2022 (Conferência)
    • OKASAKI, AYMÊ . Os axós do Axé Ilê Obá: trajes do candomblé paulista. 2022 (Seminário)
    • OKASAKI, AYMÊ . Asó Oke fabric and the Panos da Costa in Brazilian candomblé. 2022 (Conferência)
    • OKASAKI, AYMÊ . O axé nos axós das fotografias decoloniais dos candomblés. 2022 (Outra)
    • OKASAKI, AYMÊ . Cores que contam mitos: as simbologias cromáticas nos trajes dos òrìṣàs. 2022 (Outra)
    • OKASAKI, AYMÊ . Tecidos africanos e africanizados vestindo os candomblés. 2022 (Congresso)
    • LIMA, Geovane de ; OKASAKI, AYMÊ . O guarda-chuva e o figurino do Castelo Rá-Tim-Bum. 2021 (Congresso)
    • OKASAKI, AYMÊ . Os așǫs que vestem as Áfricas. 2021 (Conferência)
    • OKASAKI, A. . Trajes dos candomblés paulistas. 2021 (Seminário)
    • OKASAKI, A. . Asó Oke e panos-da-Costa nos candomblés brasileiros. 2021 (Congresso)
    • OKASAKI, A. . Silhuetas estéticas nos candomblés: modelagens e composições dos trajes de terreiro de São Paulo. 2021 (Congresso)
    • OKASAKI, A. . Os paramentos nos candomblés de São Paulo. 2021 (Congresso)
    • OKASAKI, AYMÊ ; SANTOS, J. R. L. ; ROSSOTTI, B. ; BORGES, M. E. A. ; FUNARI, E. C. O. . Grupo de Pesquisa Fayola Odara: estéticas africanas e afro-diaspóricas no vestir. 2021 (Conferência)
    • OKASAKI, AYMÊ . Os axós e a moda: uma historiagrafia do vestuário do candomblé paulista a partir do século XX e sua relação com a moda. 2020 (Seminário)
    • OKASAKI, AYMÊ . Os așǫs que vestem as Áfricas. 2020 (Conferência)
    • OKASAKI, A. . Tecidos afro-diaspóricos e africanizados nos candomblés. 2020 (Comunicacao)
    • OKASAKI, AYMÊ . O Vestir do Axé Ilê Obá. 2020 (Comunicacao)
    • OKASAKI, AYMÊ . Os tecidos africanos nos candomblés brasileiros. 2019 (Outra)
    • OKASAKI, AYMÊ . Wax Print: Estampas Culturais Vestindo o Candomblé Brasileiro. 2019 (Outra)
    • OKASAKI, AYMÊ . Wax Print: a estética da re-africanização dos candomblés. 2019 (Seminário)
    • OKASAKI, AYMÊ . PANO DE ALAKÁ: tecendo os signos históricos do pano da costa no Brasil. 2019 (Congresso)
    • OKASAKI, AYMÊ . Pano da Costa: historiografia de um pano de axé. 2019 (Comunicacao)
    • OKASAKI, AYMÊ . El tejido de encaje en la indumentaria de las bahianas: del artesanal al industrial. 2018 (Congresso)
    • OKASAKI, A. ; KANAMARU, A. T. ; MENDES, F. D. . O tecido de renda como signo no traje tradicional de baianas. 2015 (Conferência)
    • OKASAKI, A. ; KANAMARU, A. T. . Ensino-aprendizagem da arte, por meio da estamparia têxtil. 2014 (Conferência)
    • OKASAKI, A. ; KANAMARU, A. T. ; MENDES, F. D. . AS RENDAS DAS BAIANAS: do artesanato à produção industrial.. 2014 (Congresso)
    • Profeta, Guilherme ; OKASAKI, A. . De Wakanda para a sala de aula: cultura pop motiva atividades didáticas voltadas à representatividade negra. 2021 Revista Uniso Ciência
    • OKASAKI, AYMÊ ; LEITE, Ester ; SILVA, Luciane . Tanques históricos de tintura da Nigéria correm o risco de fechar. 2022 ABJ Notícias
    • OKASAKI, A. . Feira reúne profissionais e veículos de comunicação. 2022 SBT - regional de Sorocaba (canal aberto de televisão)
    • SILVA, Lucas ; SILVA, Giovanna Izac ; OKASAKI, AYMÊ . Alunos do curso de Moda reproduzem trajes da deusa Iemanjá em comemoração ao Mês de Consciência Negra. 2023 Focas na Rede - Jornalismo UNISO
    • OKASAKI, AYMÊ ; RAMOS, Pâmela . Mãe e filha apostam em roupas sem gênero e faturam mais de R$ 100 mil por mês em vendas na pandemia. 2021 G1 Sorocaba e Jundiaí
    • OKASAKI, A. . CIANTEC - Arte, Novas Tecnologias e Comunicação: Fenomenologia da Contemporaneidade. 2010 ()
    • OKASAKI, A. . Kids Fashion Show. 2012 (Originalle)
    • OKASAKI, A. . CONGRESSO CIENTÍFICO TÊXTIL E DE MODA. 2014 (Associação Brasileira de Técnicos Têxteis)
    • OKASAKI, AYMÊ . I Semana de Moda UNISO. 2018 (Universidade de Sorocaba)
    • OKASAKI, AYMÊ . II Semana de Moda UNISO. 2019 (Universidade de Sorocaba)
    • OKASAKI, AYMÊ ; LOPES, R. C. M. ; ANACLETO, Laura Mello de Mattos ; LOTUFO, Flavio Roberto . Fashion Revolution Sorocaba - O impacto econômico-social da pandemia de covid-19 no setor têxtil e moda. 2020 (UNISO - Universidade de Sorocaba)
    • OKASAKI, AYMÊ . III Semana de Moda UNISO. 2020 (UNISO)
    • OKASAKI, AYMÊ ; ANACLETO, Laura Mello de Mattos ; LOTUFO, Flavio Roberto ; SILVA NETO, J. F. ; BARELLI, B. G. P. . IV Semana de Moda UNISO. 2021 (UNISO)
    • OKASAKI, AYMÊ ; ANACLETO, Laura Mello de Mattos ; LOTUFO, Flavio Roberto ; SILVA NETO, J. F. . V Semana de Moda UNISO. 2022 (Universidade de Sorocaba)
    • CRUZ, Beatriz Augusta ; ROSSI, J. ; OKASAKI, AYMÊ ; LOTUFO, Flavio Roberto ; ANACLETO, Laura Mello de Mattos ; SILVA NETO, J. F. . Te Deum. 2022 (Museu de Arte Sacra de São Paulo)
    • OKASAKI, AYMÊ ; SANTOS, J. R. L. . África ou Áfricas?. 2023 (Colégio Santa Cruz)
    • OKASAKI, AYMÊ ; MATTOS, L.M. ; LOTUFO, Flavio Roberto ; SILVA NETO, J. F. . VI Semana de Moda UNISO. 2023 (Universidade de Sorocaba)
    • Nome do projeto: Manual de Estamparia Artesanal (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OKASAKI, A. , HELD, Maria Silvia de Barros .
      Descrição: Pesquisa do Programa Ensinar com Pesquisa da Universidade de São Paulo. Catalogação de diferentes técnicas artesanais de estamparia. Criação de um manual didático apresentando as principais técnicas artesanais de estamparia com fotografias e exemplos de estampas.
    • Nome do projeto: Fayola Odara - Grupo de Pesquisas Estéticas e Culturais Africanas e Afro-diaspóricas (2021 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: OKASAKI, A. , SOUZA, M. M. E. , SANTOS, J. R. L. , ROSSOTTI, B. , FUNARI, E. C. O. , BORGES, M. E. A. .
      Descrição: O grupo propõe investigações relacionadas às pesquisas sobre manifestações culturais de matrizes africanas e análises estéticas de aspectos da cultura material e imaterial, no contexto da diáspora africana. Apesar da importância do tema, no que se refere a essas produções e registros de cultura, os livros, congressos e publicações específicas, ainda são escassos em língua portuguesa. O grupo está aberto para receber novas pesquisas sobre aspectos vários de manifestações culturais feitas no passado por africanos e seus descendentes no Brasil e por comunidades contemporâneas identificadas como negras e / ou mestiças. O Fayola Odara busca a conexão entre pesquisadores de áreas distintas, e de diferentes universidades, em várias localidades, como São Paulo, Sorocaba e Rio de Janeiro. O nome do grupo reúne dois conceitos na língua iyorùbá que são presentes nas estéticas africanas e afro-diaspóricas. Fayola, de acordo com a cultura iyorùbá significa caminhar com honra, enquanto Odara é o conceito de beleza, que está relacionada à funcionalidade e bondade entre os iyorùbás. A ampliação das análises de temáticas relacionados em especial à moda, cultural material, imaterial e estética, e também à linguagem corporal que recorre à dança e à música, tem consolidado a sua importância nos estudos acadêmicos. Ainda assim, é restrito o espaço reservado ao diálogo transdisciplinar sobre os temas desse campo de estudos. A presente equipe se propõe a contribuir nas investigações dessas temáticas, ampliando seu espectro de interesses a partir das interlocuções que forem mantidas.
    • Nome do projeto: Trabalho Fotográfico de Pierre Verger no Brasil (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OKASAKI, A. , KANAMARU, A. T. .
      Descrição: Iniciação científica PIBIC - CNPq - Análise da cultura afro-brasileira por meio da produção fotográfica de Pierre Verger e releitura por meio da estamparia. Criação de estampas em silkscreen a partir das fotografias de Verger feitas no Brasil.
    • Nome do projeto: Costurando com a cultura afro-brasileira (2021 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: OKASAKI, A. , CARMO, Sarah Cayres do .
      Descrição: Oficinas de costura que envolvam as histórias das culturas afro-brasileiras, acerca do vestuário (tecido de chita, indumentárias dos orixás, tecidos africanos, etc.). Projeto de extensão de produção da graduanda bolsista Sarah Cayres do Carmo.
    • Nome do projeto: Costurando com a cultura afro-brasileira (2022 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: OKASAKI, A. , MASTRANDEA, G. .
      Descrição: Oficinas abertas ao público, acerca de técnicas têxteis e de costura, sobre a cultura afro-brasileira.
    • Nome do projeto: Tecidos africanos: identidades afro-diaspóricas (2022 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OKASAKI, A. , BOLONHA, Helen Samira Aparecida Soares .
      Descrição: Projeto de iniciação científica da bolsista Helen Samira Aparecida Soares Bolonha. O projeto analisou diferentes tipos de tecidos africanos e quais impactos tais têxteis tiveram na Moda Brasileira.
    • Nome do projeto: Adire e Shibori: índigo que tinge os tecidos iorubás e japoneses (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OKASAKI, A. , ROSA, Julia Castro da Silva .
      Descrição: Pesquisa de iniciação científica da bolsista Julia Castro da Silva Rosa. O projeto busca realizar o histórico, prática e usos de dois tecidos com tingimento natural em índigo, que contam com estamparia por reserva: o tecido africano iorubá adire, e o tecido japonês ahibori.
    • Nome do projeto: Costurando com a cultura afro-brasileira: orixás (2023 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: OKASAKI, A. , SILVA, Giovanna Izac .
      Descrição: Oficinas de costura que envolvam as histórias das culturas afro-brasileiras, acerca das indumentárias dos orixás. Projeto de extensão de produção da graduanda bolsista Giovanna Izac Silva.
    • Nome do projeto: Forma e Imagem (2023 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: OKASAKI, A. , ANACLETO, Laura Mello de Mattos , SILVA NETO, J. F. .
      Descrição: Projeto integrador do curso de Moda da UNISO. Neste projeto, os discentes devem reunir conhecimentos dos componentes de Modelagem, História do Design, Desenho de Moda e Oficina da Imagem, para confeccionar individualmente, um traje que contenha como inspiração uma obra arquitetônica. O projeto é orientado pela coordenadora Laura Anacleto.
    • Nome do projeto: Moda e Inclusão (2023 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: OKASAKI, A. , LOTUFO, Flavio Roberto , ANACLETO, Laura Mello de Mattos , BARELLI, B. G. P. , SILVA NETO, J. F. .
      Descrição: Projeto integrador do curso de Moda da UNISO. Consiste na criação de peças de vestuário e acessórios acessíveis para PCD. Cada discente deve reunir os conhecimentos dos diferentes componentes do curso, para criar e confeccionar uma peça. Projeto sob orientação do professor Flavio Lotufo.
    • Nome do projeto: Costura como recurso terapêutico (2018 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: OKASAKI, A. , AMADOR, T. D. .
      Descrição: Participação como docente convidada no componente curricular: Atividades e Recursos Terapêuticos 1, abordando o tema "Costura como recurso terapêutico", realizado pelo curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Sorocaba.