Não autenticado |

Betysa Baeta Martins Starling

    • Doutoranda em Estudos Literários e Culturais (linha de pesquisa: Literatura Francesa), pelo PPG-LETRA da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - USP. Formou-se em Estudos Literários pela Universidade Federal de Ouro Preto em 2014. Na graduação atuou como monitora de Literatura Brasileira e participou do projeto "Letramento Acadêmico", também como monitora, oferecendo orientação a alunos dos cursos de Letras e Pedagogia, além de ministrar minicursos com o objetivo de subsidiar a produção escrita dos estudantes. Possui mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais. É pesquisadora da obra de Marcel Proust (Em busca do tempo perdido/À la recherche du temps perdu) e tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Memória Cultural, Literatura e Psicanálise, Crítica Genética e Literatura e Física. Possui interesse nas áreas de Filosofia, Filosofia e Ciência Política, Estética da Arte e Cinema.

       

      Links:    

    • Literatura, Memória, Psicanálise e Crítica Genética.
    • STARLING, B. B. M. . Entre ruínas: Samuel Beckett e o caos da existência humana FRAGMENTOS DE CULTURA , v. 2 , p. 419 - 425 , 2023. ISSN: 19837828.
    • STARLING, B. B. M. ; STARLING, B. B. M. . A metaficção historiográfica como artifício como artifício literário em 'Reparação', de Ian McEwan. EM TESE (BELO HORIZONTE. ONLINE) , v. 27 , p. 330 - 341 , 2021. ISSN: 19820739.
    • STARLING, B. B. M. . Democracia em Constituição: os desafios do sistema democrático à luz de uma perspectiva feminista. Perspectiva feminista para uma nova governança global, v. , p. 303 - , 2023.
    • STARLING, B. B. M. . Símbolos e subtextos: os artifícios narrativos em 'Onde os fracos não têm vez', de Joel e Ethan Coen. Roteiro X - The X-Script, v. , p. 398 - 417, 2020.
    • STARLING, B. B. M. . A moça em flor leva Balbec a Paris: a individualização de Albertine no Caderno 46 de Proust. In: XIV Congresso Internacional da Associação dos Pesquisadores em Crítica Genética , 2019 , Curitiba. XIV Congresso Internacional da Associação dos Pesquisadores em Crítica Genética. : , 2019.
    • STARLING, B. B. M. . Da sensibilidade à vocação: a Albertine de Proust e o aprendizado da arte. In: XI Encontro de Pesquisa do Francês , 2019 , São Paulo. XI Encontro de Pesquisa do Francês. : , 2019.
    • STARLING, B. B. M. . Reflexos - VI Bienal da Escola de Belas Artes da UFRJ. Rio de Janeiro : Editora UFRJ , 2017 (Revisão e Aperfeiçoamento de Texto)
    • STARLING, B. B. M. . Letramento Acadêmico. 2014 (Simposio)
    • STARLING, B. B. M. . Da sensibilidade à vocação: a Albertine de Proust e o aprendizado da arte. 2019 (Comunicacao)
    • STARLING, B. B. M. . O simbolismo em 'Onde os fracos não têm vez', de Joel e Ethan Coen. 2019 (Congresso)
    • STARLING, B. B. M. . A moça em flor leva Balbec a Paris: a individualização de Albertine no Caderno 46 de Proust. 2019 (Congresso)
    • SANTANA, R. M. T. ; STARLING, B. B. M. . O Emprego do Sinal da Crase. 2014 (Universidade Federal de Ouro Preto)
    • Nome do projeto: Literatura ao quadrado: Proust e a tradição romanesca (antes e depois) (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: STARLING, B. B. M. , Emílio Maciel , Thiago Andrade , Eduardo Inácio , Iury Belchior , Natália Carvalho .
      Descrição: A partir de uma série de leituras comparativas de Proust e outros autores, num arco que cobre de La Rochefoucauld a Stendhal, de Baudelaire a Flaubert, prolongando-se ainda até nomes contemporâneos como Coetzee, Eustache, inter alia, o projeto se propõe a discutir a fundo a mecânica dos procedimentos intertextuais que compõem os andaimes da trama de Em busca do tempo perdido, com ênfase no modo como, ao incorporar e tensionar todo o arsenal de artifícios da tradição literária, a Recherche convida seus analistas a uma leitura em múltiplos níveis, convertendo a própria arquitetura narrativa em uma espécie de crítica e teorização literária por via transversa. Ao mesmo tempo, a partir do efeito de verticalização provocado em cada um dos cotejos, num raio que cobre praticamente toda a tradição da literatura francesa, e não só, pretende-se demonstrar como, por meio da incorporação e desautomatização de um vasto arsenal de estilemas, o texto de Proust torna-se também um lócus privilegiado para acompanhar o jogo de inscrições e apagamentos que constituem a dinâmica da Memória Cultural, operando, portanto, não apenas como um arquivo de longo prazo de toda a produção literária dos 5 últimos séculos como também, em seus momentos mais radicais e vertiginosos, apontando para uma possível zona de indiscernibilidade entre arte e vida. De certo modo, é um território no qual, como pretende demonstrar esta pesquisa, longe de ser uma simples duplicata de uma realidade a priori, a literatura se dá a ver antes como um conjunto de lentes incumbido de dar foco e inteligibilidade à matéria bruta da existência, que se revela assim como inapelável ainda que por vezes quase imperceptivelmente contagiada pela marca d ́água deixada pela experiência estética.
    • Nome do projeto: Um Palimpsesto Feminino: a Albertine de Proust (2016 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: STARLING, B. B. M. .
      Descrição: O projeto teve como objetivo norteador o estudo da personagem Albertine, da obra Em busca do tempo perdido, de Marcel Proust, sob o prisma da noção de memória como agente reconstrutor e modificador do passado a partir de experiências posteriores. Tal delimitação de análise se ancora no conceito de ressignificação do passado, sobretudo como abordado por Jorge Luis Borges, no ensaio Kafka e seus precursores, e por Freud. Buscou-se, a partir da análise de algumas cenas paralelas do romance e da construção das personagens femininas, iluminar aspectos importantes da narrativa, dentre eles o modo como estão plasmados em Albertine traços apenas esboçados em outras personagens. A partir do resultado desta pesquisa, defendemos a ideia da imagem de Albertine como um palimpsesto em que é possível entrever fragmentos constituintes de outras personagens femininas e cuja presença na narrativa ajuda a conferir novos sentidos a algumas experiências do narrador.
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa da Cátedra José Bonifácio - USP (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: STARLING, B. B. M. , DALLARI, P. B. A. , AMORIM, J. A. A. , MENDONCA, M. G. .
      Descrição: A Cátedra José Bonifácio (CJB) é um programa de apoio à pesquisa instituído pela Universidade de São Paulo com a finalidade de recolher, produzir e disseminar conhecimento sobre a Ibero-América. Instalada no Instituto de Relações Internacionais (IRI) e gerida pelo Centro Ibero-americano (CIBA), a CJB desenvolve um amplo conjunto de atividades e reúne pesquisadores em torno de lideranças sociais e políticas desse espaço de integração. O Grupo de Pesquisa tem por objetivo promover a reflexão sobre temas relacionados ao espaço ibero-americano em sua atualidade, considerando-se os elementos de identidade comuns às sociedades dos países ibéricos e latino-americanos, entre as quais a brasileira, bem como a intensificação do quadro de relacionamento entre essas sociedades. A produção do Grupo de Pesquisa se reflete nas coletâneas publicadas anualmente pela CJB, de livre acesso em http://www.livrosabertos.edusp.usp.br/edusp/catalog/category/relacoes-internacionais.