Não autenticado |

Cristian Henrique Imbruniz

    • Doutorando em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharel e licenciado em Letras (português/linguística) e mestre em Filologia e Língua Portuguesa também pela USP. No mestrado e no doutorado, realizei estágios de pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), na França. Desde 2013, sou membro do grupo CNPq Práticas de leitura e escrita em português língua materna (USP). Integro, ainda, o projeto temático Aprendizes universitários em práticas contemporâneas de letramento acadêmico-científico para a formação de professores e de pesquisadores globalizados (FAPESP/USP/Unesp/Unicamp), vinculando-me a um de seus subprojetos: A produção do espaço na escrita: letramento acadêmico-científico e os modos de se fazer ciência, coordenado pelo Prof. Dr. Manoel Luiz Gonçalves Corrêa (USP). Na área de Linguística, interesso-me pelos temas: escrita, ensino de escrita, livros didáticos de português e teoria do discurso.

       

      Links:    

    • IMBRUNIZ, C. . O livro didático de português no Discurso e na História: as fichas de edição de O nosso idioma (1936-1950) Fórum Linguístico , v. 20 , p. 9085 - 9101 , 2023. ISSN: 19848412.
    • IMBRUNIZ, C. . O autor de livros didáticos e o professor de língua materna em paratextos editoriais (1936-1962) DOMÍNIOS DE LINGU@GEM , v. 17 , p. e1730 - , 2023. ISSN: 19805799.
    • IMBRUNIZ, C. . Concepções de linguagem em livros didáticos de português (1950-1963): espaço de inter-incompreensão polêmica INVESTIGAÇÕES (ONLINE) , v. 35 , p. 1 - 26 , 2022. ISSN: 2175294X.
    • IMBRUNIZ, C. . O ensino de escrita e o tempo escolar em livros didáticos de português (1930-1984) LINHAS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE) , v. 23 , p. 324 - 355 , 2022. ISSN: 19847238.
    • IMBRUNIZ, C. . Ênfases no ensino de escrita: tema, estilo e construção composicional em livros escolares de português ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978) , v. 20 , p. 819 - 837 , 2020. ISSN: 14130939.
    • IMBRUNIZ, C. . Intertítulos de livros didáticos de português: concepções de língua, escrita e ensino de escrita (Portuguese language textbooks intertitles: conceptions of language, writing and teaching writing) ESTUDOS DA LÍNGUA(GEM) (ONLINE) , v. 18 , p. 97 - , 2020. ISSN: 19820534.
    • IMBRUNIZ, C. . Livros escolares e ensino de escrita: selecionando material entre a linguística e a história INVESTIGAÇÕES (ONLINE) , v. 31 , p. 429 - , 2018. ISSN: 2175294X.
  • Capítulos publicados: 1
    • IMBRUNIZ, C. ; HAYNAL, T. . A pureza e a riqueza da língua na antologia do Manual de Língua Portuguesa (1945-1951). Discurso e ensino na linguística aplicada: propostas e interseções, v. 2, p. 172 - 205, 2021.
    • IMBRUNIZ, C. ; ANDRADE, P. . Questões sociopolíticas influenciam ensino de escrita no Brasil . Jornal da USP , , . .
    • IMBRUNIZ, C. . Parecer ad hoc - livro Tecendo sentidos: investigações em estudos linguísticos, textuais e discursivos. 2024 (Parecer)
    • IMBRUNIZ, C. . Écriture, discours et action dans le débat sur le lycée : exercices dans les manuels scolaires de portugais au Brésil. 2024 (Comunicacao)
    • IMBRUNIZ, C. . Writing and action in textbooks for teaching Portuguese language: the role of major publishers in the crisis of high school education. 2024 (Comunicacao)
    • IMBRUNIZ, C. . Langage, langue et écriture dans les manuels de portugais : l'action éditoriale face à la crise du lycée. 2024 (Comunicacao)
    • IMBRUNIZ, C. . A natureza histórica dos saberes, conteúdos e métodos em livros didáticos de português: entre as perspectivas etnográfica e discursiva. 2023 (Conferência)
    • IMBRUNIZ, C. . A produção da crise no ensino médio em meios impressos: uma abordagem linguístico discursiva. 2023 (Comunicacao)
    • IMBRUNIZ, C. . Les débats sur le lycée dans les manuels scolaires de langue portugaise au XXème et au XXIème siècles. 2022 (Congresso)
    • IMBRUNIZ, C. . Concepções de língua no Manual de língua portuguesa (1945-1951): políticas educacionais e linguísticas. 2021 (Comunicacao)
    • IMBRUNIZ, C. . Intertítulos de livros didáticos de português e concepções de linguagem. 2021 (Conferência)
    • IMBRUNIZ, C. ; CORRÊA, M. L. G. . Enunciação e escrita: um percurso de reflexão sobre a linguagem. 2021 (Comunicacao)
    • IMBRUNIZ, C. . Concepções de linguagem em quatro livros didáticos de português (1945-1975). 2021 (Comunicacao)
    • IMBRUNIZ, C. . Manual de língua portuguesa, de Tôrres (1945-1951): apontamentos metodológicos. 2020 (Comunicacao)
    • IMBRUNIZ, C. . O discurso citado no ensino da escrita: uma leitura dialógica. 2015 (Outra)
    • IMBRUNIZ, C. . Heterogeneidade e escrita: uma abordagem discursiva das formas não canônicas de discurso citado. 2016 (Outra)
    • IMBRUNIZ, C. . Heterogeneidade e discurso citado: uma proposta para o ensino da escrita. 2016 (Outra)
    • IMBRUNIZ, C. . O discurso citado no ensino da escrita: uma leitura dialógica. 2015 (Outra)
    • IMBRUNIZ, C. . Discurso citado: uma proposta discursiva para o ensino da escrita. 2016 (Comunicacao)
    • IMBRUNIZ, C. . O discursi citado e o ensino da escrita: uma leitura dialógica. 2015 (Outra)
    • IMBRUNIZ, C. . Antecipadores de discurso citado em textos de pré-universitários. 2015 (Outra)
    • IMBRUNIZ, C. . Antecipadores de discurso citado em textos de pré-universitários. 2014 (Outra)
    • IMBRUNIZ, C. . Discurso citado: a geografia dialógica das vozes no texto pré-universitário. 2013 (Comunicacao)
    • IMBRUNIZ, C. ; CORRÊA, M. L. G. . As vozes do texto: ensino de escrita e análise do discurso. 2015 (Outra)
    • IMBRUNIZ, C. . As formas não canônicas de discurso citado: uma abordagem discursiva. 2016 (Comunicacao)
    • IMBRUNIZ, C. . O sujeito da linguagem no circuito das comunicações. 2018 (Comunicacao)
    • IMBRUNIZ, C. ; CORRÊA, M. L. G. . Formas (não) convencionais de discurso citado. 2018 (Comunicacao)
    • IMBRUNIZ, C. . O gênero do discurso como ferramenta de análise de livros didáticos de português. 2018 (Comunicacao)
    • IMBRUNIZ, C. . Conteúdo temático, estilo e construção composicional como ferramentas analíticas de livros escolares de português: um exemplo dos anos 1990. 2019 (Comunicacao)
    • IMBRUNIZ, C. . Manuais de redação e ensino de escrita na década de 1930: um aspecto metodológico. 2018 (Comunicacao)
    • IMBRUNIZ, C. . Escrever sobre 'minhas férias': as propostas-sintagma como primeiro passo para a constituição de uma memória discursiva do ensino de escrita (1930-2002). 2019 (Comunicacao)
    • IMBRUNIZ, C. . Manuais de redação e ensino de escrita na década de 1980: um aspecto metodológico. 2018 (Comunicacao)
    • GONÇALVES-SEGUNDO, P. R. ; IMBRUNIZ, C. ; ISOLA-LANZONI, G. ; et al. . I Colóquio de pesquisa discente do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • IMBRUNIZ, C. . Discurso citado: a geografia das vozes em textos de préuniversitários. 2013
    • IMBRUNIZ, C. . O discurso citado no ensino da escrita: uma leitura dialógica. 2015
    • IMBRUNIZ, C. . O discurso citado no ensino da escrita: uma leitura dialógica. 2016
    • IMBRUNIZ, C. . O discurso citado no ensino da escrita: uma leitura dialógica. 2016
    • IMBRUNIZ, C. . Manuais de redação e ensino de escrita (1930-2002): um estudo linguístico-discursivo. 2019
    • IMBRUNIZ, C. . O discurso citado no ensino da escrita: uma leitura dialógica. 2015