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Andressa Letícia Villagra Silva

    • Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução na Área de Estudos Discursos. É graduada em Letras, em Bacharelado com Habilitação em Português e Linguística na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). É monitora-tutora do Laboratório de Letramento Acadêmico da USP (LLAC), atuando no nível da graduação e pós-graduação (Mestrado). Concluiu Iniciação Científica como bolsista FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo) pela Universidade de São Paulo com o projeto de pesquisa intitulado "Artigos científicos em periódicos do Brasil e do Chile:uma análise comparativa de duas línguas/ culturas", com término em julho de 2020. Participa ainda do grupo de pesquisa ALTER-AGE (USP/CNPq) e do grupo de pesquisa Diálogo (USP/CNPq) na qualidade de estudante. É bacharel em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, graduação concluída em 2016.

       

      Links:    

    • LOUSADA, E. G. ; DOLZ, J. ; SILVA, A. L. V. ; SILVA, E. C. . Gêneros Orais e Ensino de Línguas: propostas de pesquisa e dispositivos didáticos. Campinas/ SP : Pontes Editores, 2023 . 162p. ISBN: 9786556377865.
    • SILVA, A. L. V. ; GRILLO, S. V. C. . ESPECIFICIDADES DO GÊNERO ARTIGO CIENTÍFICO NO BRASIL E NO CHILE MACABÉA- REVISTA ELETRONICA DO NETLLI , v. 10 , p. 175 - 198 , 2021. ISSN: 23161663.
    • SILVA, A. L. V. ; REATO, A. D. ; ALMEIDA, M. A. P. . O COMENTÁRIO ARGUMENTATIVO EM FORMA DE PODCAST NO ENSINO FUNDAMENTAL: O IMPACTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NAS CAPACIDADES ARGUMENTATIVAS DOS ALUNOS. O COMENTÁRIO ARGUMENTATIVO EM FORMA DE PODCAST NO ENSINO FUNDAMENTAL: O IMPACTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NAS CAPACIDADES ARGUMENTATIVAS DOS ALUNOS, v. 1, p. 111 - 125, 2023.
    • SILVA, A. L. V. . ESPECIFICIDADES ESTILÍSTICAS DO GÊNERO ARTIGO CIENTÍFICO DE LINGUÍSTICA EM DUAS LÍNGUAS/CULTURAS. In: IV SETED ANAIS do Seminário de Estudos do Texto e do Discurso Leitura e Escrita em qualquer língua, suporte ou perspectiva , 2021 , Natal. ANAIS do Seminário de Estudos do Texto e do Discurso Leitura e Escrita em qualquer língua, suporte ou perspectiva. Natal : Pedro e João, 2020. p. 1 - 698.
    • SILVA, A. L. V. . O impacto do Laboratório de Letramento Acadêmico da USP (LLAC) na escrita acadêmica de graduandos: uma análise do gênero trabalho final. 2022 (Comunicacao)
    • SILVA, A. L. V. . 'O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA ACADÊMICA NO ÂMBITO DO LABORATÓRIO DE LETRAMENTO ACADÊMICO DA USP (LLAC): UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL PROJETO DE PESQUISA (IC). 2022 (Comunicacao)
    • SILVA, A. L. V. . A monografia como trabalho de conclusão de curso no âmbito do laboratório de letramento acadêmico (LLAC) da USP: uma análise do desenvolvimento das capacidades de linguagem para a escrita acadêmica no ensino superior. 2023 (Comunicacao)
    • SILVA, A. L. V. . O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA ACADÊMICA NO ÂMBITO DO LABORATÓRIO DE LETRAMENTO ACADÊMICO DA USP (LLAC): DO MODELO DIDÁTICO À ANÁLISE DO DIÁRIO DE LEITURA. 2022 (Comunicacao)
    • SILVA, A. L. V. ; ALMEIDA, M. A. P. ; LOUSADA, E. G. ; REATO, A. D. . A formação de monitores-tutores do Laboratório de Letramento Acadêmico para apoiar a escrita acadêmica na graduação: relatando uma experiência de participação ativa de graduandos em iniciativas de apoio ao ensino na universidade. 2022 (Comunicacao)
    • SILVA, A. L. V. . Letramento na universidade: os impactos do ensino de gêneros textuais no desenvolvimento da escrita acadêmica no contexto do laboratório de letramento acadêmico. 2022 (Comunicacao)
    • SILVA, A. L. V. . Modelo Didático do gênero textual Trabalho Final: Uma proposta de ensino-aprendizagem no âmbito do Laboratório de Letramento Acadêmico da USP (LLAC). 2022 (Simposio)
    • SILVA, A. L. V. . ARTIGOS CIENTÍFICOS DE DUAS LÍNGUAS/ CULTURAS: AS ESPECIFICIDADES ESTILÍSTICAS DO GÊNERO DO DISCURSO NO BRASIL E CHILE.. 2020 (Comunicacao)
    • SILVA, A. L. V. . Artigos científicos de Linguística no Brasil e no Chile: as especificidades do gênero do discurso.. 2020 (Comunicacao)
    • SILVA, A. L. V. . Artigos científicos de duas línguas/ culturas: as especificidades estilísticas do gênero do discurso no Brasil e Chile.. 2020 (Comunicacao)
    • SILVA, A. L. V. . Artigos Científicos em periódicos do Brasil e do Chile: uma análise comparativa de duas línguas/ culturas. 2019 (Comunicacao)
    • SILVA, A. L. V. . Colóquio Internacional 90 anos de Problemas da Obra de Dostoiévski (1929-2019). 2019 (Grupo de Pesquisa Diálogo (USP/CNPq))
    • SILVA, A. L. V. . II Jornada Internacional do Diálogo (USP/CNPq). 2022 (Universidade de São Paulo - USP)
    • SILVA, A. L. V. . Encontro de Pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução. 2020 (Departamento de Línguas Modernas - FFLCH/ USP)
    • Nome do projeto: Artigos científicos em periódicos do Brasil e do Chile: uma análise comparativa de duas línguas/ culturas (2019 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, A. L. V. , GRILLO, S. V. C. .
      Descrição: O objetivo da pesquisa é compreender as especificidades do gênero artigo científico em duas línguas/culturas, por meio de uma análise comparativa que possibilite a descrição da parte verbal (conteúdo temático, estilo e construção composicional) em conjunto com a parte extra verbal (esfera, autores, momento histórico, público-alvo) dos enunciados. Para atingir esse objetivo, serão comparados artigos da área de linguística em duas revistas científicas, de duas línguas/culturas: o português do Brasil e o espanhol do Chile.
    • Nome do projeto: Apoiar a escrita acadêmica no ensino na graduação: uma proposta do Laboratório de Letramento Acadêmico (2020 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SILVA, A. L. V. , LOUSADA, E. G. .
      Descrição: Apoiar o Laboratório de Letramento Acadêmico que oferece workshops, palestras e atendimentos individuais gratuitos para auxiliar o aluno a dominar a escrita acadêmica. Atualmente, os atendimentos são oferecidos para as línguas inglesa, francesa e portuguesa
    • Nome do projeto: LETRAMENTO NA UNIVERSIDADE: OS IMPACTOS DO ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS NO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA ACADÊMICA NO CONTEXTO DO LABORATÓRIO ACADÊMICO (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, A. L. V. , LOUSADA, E. G. .
      Descrição: Diante da necessidade e da relevância social dos letramentos acadêmicos no Ensino Superior no Brasil, surgiram laboratórios de letramento acadêmico com o objetivo de suprir a demanda de desenvolvimento da escrita acadêmica em alunos que ingressam na graduação para a produção de gêneros textuais que pertencem à esfera universitária (FERREIRA; LOUSADA, 2016). A partir deste cenário, a presente pesquisa tem como objetivo investigar o impacto que o Laboratório de Letramento Acadêmico da USP (LLAC) gera na produção de gêneros textuais recorrentes na esfera acadêmica (resumo, diário de leitura e artigo científico) dos alunos que passaram por no mínimo dois atendimentos. Com este intuito, será elaborado um modelo didático para cada um dos três gêneros selecionados para compor as especificidades ensináveis deles e observar as capacidades de linguagem mobilizadas inicialmente e desenvolvidas para a produção textual. Analisaremos e compararemos as produções textuais inicial e final dos alunos para verificar qual o efeito causado pelos atendimentos no desenvolvimento da escrita acadêmica e das capacidades de linguagem desenvolvidas pelos graduandos. Para realizar a pesquisa, embasamo-nos no quadro teórico do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 2003, SCHNEUWLY e DOLZ, 2004) e no modelo de análise proposto por Bronckart (2003), assim como no conceito de capacidades de linguagem proposto por Dolz, Pasquier, Bronckart (1993).
    • Nome do projeto: Proyecto de Red NEIES Las lenguas extranjeras en la educación superior: innovación y diversificación de propuestas curriculares/didácticas en contexto de postpandemia (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, A. L. V. , LOUSADA, E. G. , MIRANDA, F. , MASELLO, L. .
      Descrição: Este proyecto propone abordar el impacto del contexto de pandemia y del proceso de postpandemiaen las propuestas curriculares y didácticas de lenguas extranjeras en universidades de la región.Tomamos como unidad de análisis un conjunto de tres instituciones (UNR, USP, UDELAR) con lafinalidad de relevar una muestra de acciones realizadas y/o en curso en universidades destacadasde la región (en función de sus desarrollos previos en el área de estudio y por el alcance de lasinstituciones, tanto por su localización, como por la cantidad de estudiantes que atienden).Buscaremos trazar un panorama general de las innovaciones de los últimos años en la oferta ycaracterísticas didácticas de cursos y disciplinas de lenguas extranjeras, que puedan ser atribuidasal contexto de pandemia y al posterior proceso postpandémico que aún estamos transitando. Deforma particular, aunque no excluyente, pondremos el foco en las acciones vinculadas a laenseñanza de las lenguas oficiales de la región (español, portugués y guaraní) y a otras lenguaslatinas con presencia significativa en la región (francés e italiano), además de otras lenguas conmayor o menor tradición de enseñanza (como el inglés y el chino, respectivamente).En esta investigación, buscaremos verificar cómo se presenta la enseñanza de las lenguas en losplanes de estudio y en acciones de internacionalización. Sobre el impacto del contexto de pandemia,nos interesa relevar las innovaciones producidas a partir de la necesidad de virtualización de laenseñanza. Además, importará observar qué innovaciones permanecen y cuáles no en el proceso depostpandemia y de regreso a la presencialidad (o a las situaciones híbridas).El problema que orienta nuestro estudio puede traducirse en el siguiente cuestionamiento: Quéefectos tuvieron el contexto de pandemia y el proceso de postpandemia en la oferta de cursos y enlas modalidades de enseñanza de lenguas extranjeras en las universidades de la región?En tal sentido, consideramos que a partir de marzo de 2020, y a raíz de la imperiosa y repentinanecesidad de permanecer en situación de aislamiento físico social, se desencadenó un proceso devirtualización de la enseñanza de lenguas extranjeras en las universidades, lo que produjo, además,un conjunto de modificaciones con respecto a la oferta curricular de idiomas y a las formas deenseñar y aprender esos idiomas. Luego del contexto de pandemia, el regreso a la presencialidad oa situaciones híbridas volvió a plantear la necesidad de reestructurar una vez más las propuestas. Loque nos interesa investigar es, justamente, este proceso de innovaciones producidas como efecto decircunstancias sociohistóricas singulares.Así, nos proponemos el siguiente objetivo general: Caracterizar y comprender el impacto producidoen las propuestas curriculares y didácticas de lenguas extranjeras en universidades de la regióndurante el contexto de pandemia y el proceso de postpandemia.Los objetivos específicos de esta investigación son los siguientes: 1) Identificar modalidades decursos y disciplinas que se establecieron como innovación a partir del contexto de pandemia ypostpandemia; 2) Relevar y sistematizar las acciones y propuestas nuevas realizadas por lasinstituciones en la enseñanza de las lenguas; 3) Observar en perspectiva comparativa las accionesde cada institución; 4) Identificar zonas de vacancia y necesidades de acción para una agenda detrabajo a futuro.
    • Nome do projeto: Projeto 3 vezes 22 (2018 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, A. L. V. , SAES, A. M. .
      Descrição: Ao completar o bicentenário da Independência e o centenário da Semana de Arte Moderna no ano de 2022, abre-se oportunidade para refletir e redimensionar a história da nossa formação ? do Estado e da Sociedade, assim como da cultura histórica brasileira. O projeto 3 vezes 22 não será apenas a celebração de duas datas canônicas, mas uma tentativa de entrecruzar as temporalidades da Independência (1822), do Modernismo (1922) e da história do nosso tempo presente (2022). A reflexão crítica mediada pelos desafios do presente contemplará o legado deixado pelas narrativas sobre o movimento modernista e os projetos de construção da nação.