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Johnny Dotta

    • Possui graduação em Letras - Português/Grego pela Universidade de São Paulo (2022). Atualmente é aluno de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da Universidade de São Paulo, com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Participa do Grupo de Estudos de Línguas Indo-Europeias Antigas (GELIEA) e do grupo MADANA - Círculo de formação em tradução do sânscrito. Durante a graduação, realizou duas pesquisas de iniciação científica, ambas com financiamento da FAPESP, e foi monitor de projetos de ensino financiados pelo Programa Unificado de Bolsas da Universidade de São Paulo (PUB-USP).

       

      Links:    

    • DOTTA, JOHNNY ; MACEDO, JOSÉ MARCOS . O -optativo jussivo- e outras formas de injunção no dialeto grego da Élida CODEX: Revista Discente de Estudos Clássicos , v. 11 , p. e1112302 - , 2023. ISSN: 21761779.
    • DOTTA, JOHNNY . Parentesco em grego antigo PHAOS (UNICAMP) , v. 21 , p. e021006 - 24 , 2021. ISSN: 16763076.
    • DOTTA, J. . Sobre o fr. 563 Radt de Sófocles e seu contexto na peça Syndeipnoi. In: I Seminário Externo do Núcleo de Estudos Clássicos da FBN , 2023 , . Caderno de Resumos do I Seminário Externo do Núcleo de Estudos Clássicos da FBN. : , 2023.
    • DOTTA, J. . 'Que alguém traga...': sobre um tipo de ordem a personagens mudas na comédia aristofânica. In: X Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais: Humanidades e Tecnologias Aplicadas à Antiguidade e Medievalidade , 2023 , Assis. Caderno de Resumos do X Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais. : , 2023.
    • CORREA, P. C. ; KERSTENETZKY, A. L. ; CRUZ, M. M. ; SILVA, V. C. R. ; FER, J. C. ; DOTTA, J. . Projeto Minimus Interdisciplinar: Grego e Latim, Filosofia, História e Arqueologia da Antiguidade Clássica na Rede Pública de Ensino Fundamental. In: 1º Congresso de Cultura e Extensão da USP , 2021 , . Página online do 1º Congresso de Cultura e Extensão da USP. : , 2021.
    • DOTTA, J. . Termos de parentesco na língua grega: um estudo sobre gambrós e pentherós. In: 29º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - SIICUSP , 2021 , . Página online do SIICUSP. : , 2021.
    • DOTTA, J. . O destinatário presumido em artigos de capa da revista brasileira Ciência Hoje das Crianças e da britânica Aquila. In: 27º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - SIICUSP , 2019 , . Página online do SIICUSP. : , 2019.
    • DOTTA, J. . Divulgação científica para crianças no Brasil e no Reino Unido: uma análise comparativa de capas das revistas Ciência Hoje das Crianças e Aquila. In: 67º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL) , 2019 , . Caderno de Resumos do 67º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL). : , 2019.
    • DOTTA, J. . A ciência para a criança e a criança para a ciência: uma análise comparativa dos discursos de divulgação científica para o público infantil. In: 21º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada - InPLA , 2018 , . Caderno de Resumos do 21º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada - InPLA. : , 2018.
    • DOTTA, J. . A ciência para a criança e a criança para a ciência: uma análise comparativa dos discursos de divulgação científica para o público infantil. In: 26º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - SIICUSP , 2018 , . Página online do SIICUSP. : , 2018.
    • DOTTA, J. . Escalas de diretividade e agência em imperativos de terceira pessoa. 2023 (Comunicacao)
    • DOTTA, J. . Sobre o fr. 563 Radt de Sófocles e seu contexto na peça Syndeipnoi. 2023 (Comunicacao)
    • DOTTA, J. . Imperativos (e diretivos) de terceira pessoa em Sófocles e Aristófanes. 2023 (Comunicacao)
    • DOTTA, J. . 'Que alguém traga...': sobre um tipo de ordem a personagens mudas na comédia aristofânica. 2023 (Comunicacao)
    • DOTTA, J. . Pragmática das possíveis atribuições de fala do verso 1389 d'As rãs, de Aristófanes. 2023 (Comunicacao)
    • DOTTA, J. . Elementos linguísticos e literários envolvidos no uso de dois termos de parentesco em grego. 2022 (Comunicacao)
    • DOTTA, J. . Kinship terms in the Greek language: a study of gambrós and pentherós. 2021 (Comunicacao)
    • CORREA, P. C. ; SANTOS, M. M. ; DOTTA, J. . Fable Exercises to Accompany Basil Batrakhos and the Mystery Letter. 2022 (Congresso)
    • CORREA, P. C. ; KERSTENETZKY, A. L. ; CRUZ, M. M. ; SILVA, V. C. R. ; FER, J. C. ; DOTTA, J. . Projeto Minimus Interdisciplinar: Grego e Latim, Filosofia, História e Arqueologia da Antiguidade Clássica na Rede Pública de Ensino Fundamental. 2021 (Congresso)
    • DOTTA, J. . Termos de parentesco na língua grega: um estudo sobre gambrós e pentherós. 2021 (Comunicacao)
    • RAGUSA, G. ; CANAZART, G. ; DOTTA, J. ; MUHLFARTH, M. M. F. A. ; CABRAL, A. S. ; NOGUEIRA, A. F. ; VARGAS, M. C. S. ; LEITE, C. M. ; PIRCIO, J. N. ; TAVEIRA, P. H. S. ; FIRMINO, L. A. G. . Encore! Do texto à voz: poesia grega em performance. 2021 (Conferência)
    • RAGUSA, G. ; CANAZART, G. ; LEITE, C. M. ; FIRMINO, L. A. G. ; DOTTA, J. ; MUHLFARTH, M. M. F. A. ; CARRETERO, E. . Do texto à voz: cantando a mélica grega arcaica. 2020 (Conferência)
    • DOTTA, J. . Especificidades culturais da divulgação científica para crianças no Brasil e no Reino Unido. 2019 (Comunicacao)
    • DOTTA, J. . O destinatário presumido em artigos de capa da revista brasileira Ciência Hoje das Crianças e da britânica Aquila. 2019 (Comunicacao)
    • DOTTA, J. . Divulgação científica para crianças no Brasil e no Reino Unido: uma análise comparativa de capas das revistas Ciência Hoje das Crianças e Aquila. 2019 (Outra)
    • DOTTA, J. . Cultura científica e público infantil nas revistas Ciência Hoje das Crianças e Aquila Magazine. 2019 (Comunicacao)
    • DOTTA, J. . Rumos pedagógicos na divulgação científica para crianças no Brasil e no Reino Unido. 2019 (Comunicacao)
    • DOTTA, J. . O lendário e o histórico na divulgação científica para crianças no Brasil e no Reino Unido. 2018 (Outra)
    • DOTTA, J. . A ciência para a criança e a criança para a ciência: uma análise comparativa dos discursos de divulgação científica para o público infantil. 2018 (Outra)
    • DOTTA, J. . A ciência para a criança e a criança para a ciência: uma análise comparativa dos discursos de divulgação científica para o público infantil. 2018 (Comunicacao)
  • Projetos de Pesquisa: 3
    • Nome do projeto: Termos de parentesco na língua grega: um estudo sobre gambrós e pentherós (2020 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DOTTA, J. , MACEDO, J. M. M. .
      Descrição: Este projeto visa à investigação dos termos gambrós e pentherós - termos de parentesco por afinidade do ponto de vista masculino - em suas ocorrências do século VIII a. C. ao século IV a.C., a partir de três prismas: etimológico, semântico e pragmático. Como antecedentes, há trabalhos que pesquisam a terminologia de parentesco em protoindo-europeu, os quais ajudarão a estabelecer a origem e uma breve história dos termos gambrós e pentherós, os quais serão, assim, analisados de um ponto de vista etimológico. Essa primeira etapa servirá como base para a realização de uma pesquisa semântica desses dois termos, a qual se faz necessária devido à mudança de significado pela qual esses termos parecem ter passado no período dos séculos VIII a IV a.C.. Em Homero, gambrós pode significar "genro" ou "marido da irmã", e pentherós, apenas "sogro"; já nos tragediógrafos, esses termos parecem ser quase sinônimos, com o sentido genérico de "parente afim". Assim, uma sistematização em tabelas das ocorrências de gambrós e pentherós e, a partir dela, uma análise da mudança de significados desses termos entre os séculos VIII e IV a.C. é uma contribuição a que visa este trabalho. Por fim, vale lembrar que a utilização desses termos não é fortuita: os propósitos literários por trás do seu uso nas passagens em que ocorrem podem ser depreendidos por meio de uma análise feita a partir de critérios pragmáticos. Portanto, falante, interlocutor, referencial, fim discursivo etc. serão fatores levados em conta em mais uma sistematização em tabelas, com a qual será realizada uma análise da pragmática das ocorrências de gambrós e pentherós. Desse modo, este trabalho unirá as dimensões linguística e literária por meio da pesquisa desses termos de parentesco.
    • Nome do projeto: Que assim seja: um estudo sobre imperativos de terceira pessoa em Sófocles e Aristófanes (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DOTTA, J. , MACEDO, J. M. M. .
      Descrição: Este projeto visa à investigação dos imperativos de terceira pessoa com valor deôntico em Sófocles e Aristófanes. Com base na classificação proposta por Denizot (2011: 154-63), foram analisadas todas as ocorrências de imperativos de terceira pessoa nesses dois autores antigos, de modo a classificar cada uma delas segundo as categorias apresentadas (ordem a um terceiro, ordem ao interlocutor ou imperativo deôntico). Uma vez assim diferenciados, chegou-se a um corpus de 111 ocorrências que se encaixam no que a autora chama "imperativos com valor deôntico", ou seja, aqueles com destinatário indefinido, abstrato ou inexistente, ou com força equivalente a uma oração declarativa com verbo modal. Esse recorte se justifica na medida em que é nesse uso que mais se manifestam as particularidades do imperativo de terceira pessoa em comparação com o de segunda. Gramáticas e manuais de sintaxe concordam que aquele é uma forma mais recente do que este e, assim, deve receber uma análise à parte, que será empreendida neste trabalho. Os critérios levados em conta serão pragmáticos, motivo pelo qual foram escolhidos para compor o corpus dois autores dramáticos de gêneros diferentes, de modo a poder ser feito um contraste entre eles. Espera-se chegar, com isso, a uma descrição mais detalhada dos contextos que favorecem esse uso modal, sob o qual pode estar oculto um ato de fala diretivo. Nesse caso, serão analisadas também as tendências que podem levar à manifestação de uma injunção sob essa forma - por exemplo, estratégias de polidez ou argumentação (Denizot 2011: 409). Por fim, algumas ocorrências também serão brevemente comparadas com optativos.
    • Nome do projeto: A ciência para a criança e a criança para a ciência: uma análise comparativa dos discursos de divulgação científica para o público infantil (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DOTTA, J. , GRILLO, S. V. C. .
      Descrição: Este projeto visa a compreender o espaço ocupado pela criança frente a uma das facetas fundamentais da sociedade contemporânea: a ciência como influenciadora de costumes e fonte de explicação de fatos. Para tal, serão utilizados enunciados de divulgação científica voltados para o público pueril pertencentes a línguas/culturas distintas, a saber, os artigos de capa de alguns números da revista brasileira Ciência Hoje das Crianças e da revista britânica Aquila, submetendo-os ao método comparativo de análise de discursos, com o objetivo de se chegar às culturas subjacentes a esses enunciados, identificando semelhanças e diferenças entre eles e suas causas. Alicerçando o trabalho estarão as ideias dos teóricos do Círculo de Bakhtin, os quais, por terem uma visão sociointerativa da linguagem, permitem estabelecer uma relação entre a parte verbal dos textos, a situação em que estão inseridos e os participantes envolvidos, dando relevo não só à instância produtora, a qual possui certa visão sobre os pequenos e sobre o processo de divulgação da ciência para eles, mas também ao destinatário presumido, ou seja, as próprias crianças, as quais realizam um papel ativo e importante na construção dos enunciados. Estabelecidas as ferramentas teóricas e metodológicas adequadas, os dados colhidos serão analisados e comparados a fim de se responder à seguinte pergunta de pesquisa: Como os públicos infantis são concebidos e exercem influência sobre os enunciados das revistas Ciência Hoje das Crianças e Aquila?