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Leandro Mendes Nogueira

    • Doutorando em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Possui Mestrado Multidisciplinar em Culturas e Identidades Brasileiras pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB - USP); Especialização em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - Ourinhos) e Bacharelado e Licenciatura em Geografia (USP). Tem experiência como docente no ensino básico (infantil, fundamental e médio), projetos interdisciplinares e o uso de múltiplas linguagens no ensino de Geografia. Atualmente é professor de Geografia e orientador de classe na Escola Santa Marina.

       

      Links:    

    • NOGUEIRA, L. M. ; RENAULD, B. B. J. . Da minha casa até a escola: encontros entre Geografia e Língua Portuguesa Caderno Prudentino de Geografia , v. 3 , p. 213 - 219 , 2022. ISSN: 21765774.
    • NOGUEIRA, L. M. . Ignácio Rangel: trajetória e interlocutores ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS , v. 10 , p. 209 - 229 , 2022. ISSN: 2318647X.
    • NOGUEIRA, L. M. . A questão agrária brasileira em Caio Prado Jr., Celso Furtado, Florestan Fernandes e Ignácio Rangel FORMAÇÃO (PRESIDENTE PRUDENTE) , v. 29 , p. 83 - 99 , 2022. ISSN: 1517543X.
    • NOGUEIRA, L. M. . BRASIL DO -MILAGRE- E -ANTIMILAGRE- ECONÔMICO: A SAÍDA DA CRISE DE 1980 NA INTERPRETAÇÃO DE IGNÁCIO RANGEL ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS , v. 9 , p. 01 - 29 , 2021. ISSN: 2318647X.
    • NOGUEIRA, L. M. . INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA: DIÁLOGOS ENTRE CAIO PRADO JR., CELSO FURTADO, FLORESTAN FERNANDES E IGNÁCIO RANGEL FORMAÇÃO (ONLINE) , v. 28 , p. 29 - 45 , 2021. ISSN: 21787298.
    • NOGUEIRA, L. M. ; PIZZOL, P. L. . Central do Brasil: o cinema como experiência pedagógica emancipadora e dialógica. Educação e linguagens em interação: saberes, práticas e sentidos, v. 2, p. 166 - 177, 2022.
    • NOGUEIRA, L. M. . A geografia escolar no projeto interdisciplinaridade via tema gerador, sob a coordenação de Paulo Freire. Educação e múltiplas linguagens: olhares transdisciplinares, v. 1, p. 52 - 64, 2021.
    • NOGUEIRA, L. M. . Interdisciplinaridade e ensino de Geografia na escola: possibilidades e desafios. In: XV Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia , 2023 , Palmas - TO. Anais do XV ENANPEGE. Campina Grande : Realize Editora, 2023. p. 1 - 20.
    • NOGUEIRA, L. M. ; RENAULD, B. B. J. . Trajeto casa/escola: encontros entre Geografia e Língua Portuguesa. In: 15º Encontro Nacional de Práticas de Ensino em Geografia - ENPEG , 2022 , Salvador. 15º Encontro Nacional de Práticas de Ensino em Geografia - ENPEG. : , 2022.
    • NOGUEIRA, L. M. ; PIZZOL, P. L. . Cinema, Geografia e Produção Textual: uma experiência pedagógica libertadora e dialógica. In: XX Encontro Nacional de Geógrafas e Geógrafos , 2022 , Virtual. Brasil-Periferia: A Geografia para resistir e a AGB para construir. : , .
    • NOGUEIRA, L. M. . Ignácio Rangel, a formação de um intérprete brasileiro: trajetória e interlocutores. In: XIV Congresso Brasileiro de História Econômica & 15ª Conferência Internacional de História de Empresas , 2021 , Varginha. XIV Congresso Brasileiro de História Econômica & 15ª Conferência Internacional de História de Empresas. : , 2021.
    • NOGUEIRA, L. M. . A geografia escolar no projeto interdisciplinaridade via tema gerador, sob a coordenação de Paulo Freire. In: XIV Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia , 2021 , João Pessoa. A Geografia que fala ao Brasil: ciência geográfica na pandemia ultraliberal. Campina Grande : Editora Realize, 2021.
    • NOGUEIRA, L. M. . A saída da crise brasileira dos anos 1980: a interpretação de Ignácio Rangel. In: III Simpósio Internacional de Geografia do Conhecimento e da Inovação. Cidades, inovação e desigualdades socioespaciais: sentidos e futuro da urbanização , 2020 , Campinas. III Simpósio Internacional de Geografia do Conhecimento e da Inovação. : , 2020. p. 109 - 125.
    • NOGUEIRA, L. M. . Interdisciplinaridade e ensino de Geografia na escola: possibilidades e desafios. 2023 (Outra)
    • NOGUEIRA, L. M. ; RENAULD, B. B. J. . Trajeto casa/escola: encontros entre Geografia e Língua Portuguesa. 2022 (Outra)
    • NOGUEIRA, L. M. ; PIZZOL, P. L. . 'Cinema, Geografia e Produção Textual: uma experiência pedagógica libertadora e dialógica. 2022 (Outra)
    • NOGUEIRA, L. M. . A geografia escolar no projeto interdisciplinaridade via tema gerador, sob a coordenação de Paulo Freire. 2021 (Outra)
    • NOGUEIRA, L. M. . Estruturação da cidade de Marília/SP: a influência da rede viária e dos transportes públicos. 2010 (Outra)
    • NOGUEIRA, L. M. . A saída da crise brasileira dos anos 1980: a interpretação de Ignácio Rangel. 2019 (Simposio)
    • NOGUEIRA, L. M. . A contribuição de Ignacio Rangel como intérprete do Brasil. 2015 (Outra)
    • NOGUEIRA, L. M. . Fragmentação e Articulação do Espaço Urbano de Marília/SP: Planejamento Urbano e Interações Espaciais. 2010 (Congresso)
    • NOGUEIRA, L. M. . A Organização e Estruturação do Espaço Urbano de Marília em Conformação com as Interações Espaciais. 2009 (Congresso)
  • Programa de Rádio ou TV: 2
    • NOGUEIRA, L. M. ; FERNANDES, L. . ESTUDO ANALISA AS PROPOSTAS DE IGNÁCIO RANGEL PARA A SAÍDA DA CRISE NA DÉCADA DE 1980. 2018 Agência Universitária de Notícias - Universidade de São Paulo (USP)
    • NOGUEIRA, L. M. ; MIRANDA, M. E. ; GAMBERA, L. . Educação em Transe - E o Professor de Geografia?. 2012 IPTV USP
    • NOGUEIRA, L. M. . Semana do Calouro da Unesp de Ourinhos. 2010 (Universidade Estadual Paulista)
    • NOGUEIRA, L. M. . II Encontro Nacional da História do Pensamento Geográfico. 2009 (Universidade de São Paulo - FFLCH)
    • NOGUEIRA, L. M. . V Encontro de Ensino de Geografia da UNESP de Ourinhos. 2010 (Universidade Estadual Paulista)
    • NOGUEIRA, L. M. ; LENCIONI, Sandra. . A hierarquia urbana na região de maior densidade tecnológica industrial do Brasil.. 2011
    • NOGUEIRA, L. M. ; SILVEIRA, M. R. . A Produção e Estruturação do Espaço Urbano de Marília em Conformação com as Interações Espaciais. 2010
    • Nome do projeto: O mapa da indústria no início do século XXI: diferentes paradigmas para a leitura territorial da dinâmica econômica no Estado de São Paulo (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NOGUEIRA, L. M. , SPOSITO, Eliseu Savério. .
      Descrição: Tendo-se como preocupação constante o relacionamento de conceitos importantes no pensamento geográfico, pretende-se verificar como se dá a dinâmica econômica no interior do Estado de São Paulo, considerando-se o papel da metrópole na geração de riquezas relativas ao estado e ao país, e do interior na produção industrial, no comércio e nos serviços vis-à-vis a constituição de uma rede logística, definida pelas autopistas e pelas cidades médias. O desafio maior é relacionar a dinâmica da desconcentração industrial em direção ao interior do estado com a dinâmica do emprego e do desemprego em todos os setores econômicos levando-se em conta, ainda, a dinâmica populacional. No final, o mapeamento das transformações socioeconômicas e territoriais poderá mostrar, didaticamente, os tempos e os movimentos para a leitura da dinâmica econômica pelos recortes propostos
    • Nome do projeto: Núcleo de pesquisa em ensino de Geografia: articulação entre a universidade e a escola de Educação Básica (2021 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NOGUEIRA, L. M. , MELLO, M. C. O. .
      Descrição: O grupo tem como objetivos sistematizar a produção do conhecimento no ensino de Geografia, além de ampliar as discussões sobre as questões teórico-metodológicas em torno deste campo investigativo. Buscam-se potencializar as reflexões sobre a história e a memória da formação inicial e continuada do professor de Geografia, no estado de São Paulo, assim como ampliar as pesquisas sobre o currículo e as metodologias de ensino desta disciplina escolar nas escolas paulistas.
    • Nome do projeto: Aglomeração territorial da indústria de alta tecnologia e metamorfose metropolitana. Projeto CNPq nº 309104/2006-8. (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NOGUEIRA, L. M. , LENCIONI, Sandra. .
      Descrição: O objetivo dessa pesquisa é analisar a distribuição territorial das indústrias de alta tecnologia no Estado de São Paulo tendo em vista compreender a sua relação com as condições gerais de produção que criam possibilidades de aglomeração territorial dessas indústrias, bem como alteram o habitat urbano na cidade-região de São Paulo . A hipótese de pesquisa é que as indústrias de alta tecnologia tendem à aglomeração territorial porque necessitam de determinadas condições gerais de produção que se desenvolvem concentradas espacialmente e que se fazem acompanhar de transformações no habitat urbano relacionadas ao desenvolvimento e intensificação das redes materiais e imateriais concorrendo, no caso de São Paulo, para a constituição de uma cidade-região. Essas redes são chaves na compreensão das transformações no habitat urbano que se faz presente no interior da cidade-região, pois elas realizam a possibilidade de morar e trabalhar em lugares distintos e criam a possibilidade de aproximar o que está distante.
    • Nome do projeto: Conteúdo, linguagem e atividade de ensino na formação do conhecimento geográfico. (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NOGUEIRA, L. M. , JULIASZ, P. C. S. .
      Descrição: Ao longo da Educação Básica, o conhecimento geográfico é desenvolvido junto à diferentes linguagens, como o texto literário, a o cinema e a cartografia. Este projeto tem como fundamento a formação de conceitos de forma encadeada a partir de vivências e problematizações criadas pelos professores no ambiente escolar, desta forma, tem-se como base a pedagogia histórico-crítica e a psicologia histórico-crítica. A abordagem qualitativa é também fundamento metodológico na construção dos instrumentos de pesquisa, como entrevistas e atividades de ensino, e no tratamento dos dados. Problematiza-se, neste projeto, como os sujeitos constroem os conceitos geográficos e ampliam o pensamento espacial por meio das representações espaciais. O pensamento espacial, desenvolvido nas atividades cotidianas, expande-se na escola através dos conhecimentos elaborados desde a Educação Infantil, como um processo cognitivo que une os diferentes segmentos da Educação Básica. No ensino de Geografia, as formas de pensar o espaço ganham novos contornos por meio de conceitos geográficos, noções espaciais como localização e distância, e representações cartográficas. Compreende-se, assim conteúdo em seu amplo significado de conteúdo conceitual, procedimental e atitudinal, linguagem como forma de concretizar o pensamento espacial e de desenvolver o conhecimento geográfico e as atividades de ensino como fundamento para materialização dos objetivos e conteúdo, sendo uma solução construída para as perguntas: a quem ensinar, para quem ensinar, o que ensinar e como ensinar. Este projeto está inserido no Grupo de Pesquisa Cartografia e Pensamento Espacial na Educação Geográfica credenciado no Cnpq. Tem-se como objetivo geral analisar os conteúdos e métodos de ensino na formação do conhecimento geográfico. Para alcançar este objetivo, espera-se analisar as representações espaciais, os temas e conceitos, currículos e metodologias e analisar as relações entre a teoria histórico-cultural e histórico-cultural na formação do pensamento e representação espacial nas aulas de Geografia. Os integrantes desta pesquisa contribuem com linhas distintas para o desenvolvimento desta investigação: Cartografia Escolar; Conteúdo e Método do Ensino de Geografia; Teoria Histórico-cultural e Pedagogia Histórico-Crítica. São eixos amplos que convergem para uma leitura crítica sobre as atividades de ensino e a formação de conceitos científicos na escola