Não autenticado |

João Paulo Fernandes Bento da Silva

    • Mestrando em Linguística pela FFLCH-USP. Graduado em Letras/Linguística pela mesma instituição. Técnico em Mecânica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Foi aluno bolsista de Iniciação científica em Linguística Histórica e Línguas Indígenas, com dois projetos concluídos; "Cognação e Empréstimo em Arikém - Contribuições ao Léxico e a Cultura", com orientação do professor doutor Thomas Daniel Finbow, e "Morfologia subordinadora no ramo Oeste da família Tupi", com orientação da professora doutora Luciana Raccanello Storto, que visava testar hipóteses de organização da família linguística Tupi baseando-se em morfologia subordinadora e nominalizadora das línguas em seus diversos ramos, com enfoque no ramo Oeste. Também foi monitor da disciplina "Linguística Histórica", ministrada pelo professor doutor Thomas Daniel Finbow, no segundo semestre de 2019. Atualmente trabalha no projeto de mestrado "Morfemas Nominalizadores *-ap e *-at em Proto-Tupi: Estudo de Subordinação pelos reflexos nas línguas filhas" sob orientação dos professores Luciana Raccanello Storto e Thomas Daniel Finbow.

       

      Links:    

    • Estudo dos reflexos *-ap e *-at Proto-Tupi nas línguas filhas. 2023 (Comunicacao)
    • Estudo diacrônico de negações em línguas Tupi - Reanálises sintático-semânticas. 2022 (Congresso)
    • FINBOW, T.D. . Cognação e Empréstimos em Arikém: Contribuições ao Léxico e à Cultura. 2022 (Congresso)
    • Morfologia subordinadora no ramo Oeste da família Tupi. 2021 (Simposio)
    • WOLSKI, L. F. . A Morfologia subordinadora como evidência para a hipótese Leste-Oeste na família Tupi. 2021 (Outra)
    • Cognação e empréstimo em Arikém: Itens não-cognatos e Método de Reconstrução Comparada (MRC) - I MiniEnapol de Línguas Indígenas - FFLCH USP. 2018 (Comunicacao)
    • Cognação e Empréstimo em Arikém - Contribuições ao Léxico e a Cultura - 27 SIICUSP - 2019. 2019 (Simposio)
    • MULLER, A. ; STORTO, L. R. ; FERREIRA, L. A. ; VIGNADO, J. . I MiniENAPOL de Línguas Indígenas. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • 26° ENAPOL. 2023 (FFLCH-USP)
    • Cognação e Empréstimo em Arikém - Contribuições ao Léxico e a Cultura. 2019
    • Morfologia subordinadora no ramo Oeste da família Tupi. 2021
  • Projetos de Pesquisa: 3
    • Nome do projeto: Morfologia subordinadora no ramo Oeste da família Tupi (2020 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BENTO, J. P. F. , STORTO, L. R. .
      Descrição: O presente projeto procura testar as hipóteses de organização da família linguística Tupi com base na morfologia subordinadora e nominalizadora presente nas línguas de seus diversos ramos, com enfoque no ramo Oeste (famílias Arikém, Tuparí, Mondé, Ramaráma e Puruborá) (Rodrigues 1986). As hipóteses a serem testadas são os modelos arbóreos do ramo Oeste de Rodrigues (2002), montado com base em comparações lexicais, e de Wolski (2019), montado com base em comparações sintáticas. Caso os dados obtidos não corroborem uma das duas hipóteses, será proposta uma nova disposição do modelo. Compararemos as funções e usos dos morfemas {-pa} nominalizador, {-a} gerundivo e {-p} infinitivo ou propositivo em línguas como Karitiana (ramo Arikém), Wayoro e Mekens (ramo Tuparí), Gavião (ramo Mondé) e Karo (ramo Ramaráma), buscando diferenciar seus usos e funções, bem como paralelos que aproximem ou afastem o grau de parentesco linguístico com base na comparação morfossintática.
    • Nome do projeto: Morfemas Nomizadores *-ap e *-at em Proto-Tupi: Estudo de Subordinação pelos reflexos nas línguas filhas (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BENTO, J. P. F. , FINBOW, T.D. , STORTO, L. R. .
      Descrição: O presente projeto visa realizar um estudo comparativo das funções de subordinação pelos reflexos dos morfemas *-ap e *-at (em Proto-Tupi) nas línguas filhas de Proto-Tupi, tais como infinitização, particípio (Moore 1994: 156), nominalização, negação, entre outros. Estes protomorfemas são descritos apenas como ?nominalizador de circunstância? e ?nominalizador de agente?, respectivamente, por Rodrigues e Cabral (2012: 533), com nomenclatura vinda dos estudos de Tupinambá de Rodrigues (1953: 143-145). Entretanto, esta nomenclatura não dá conta das funções de seus reflexos nas várias ocorrências deste morfemas tanto nas línguas do Ramo Oeste (Bento 2021), como provavelmente do Ramo Leste. Muitos autores, como Nogueira (2019), Vivanco (2018) e Rocha (2016) assumiram funções muito distintas da nominalização, como infinitivo, Vogal Temática (V.T.), imperativo e negação, como funções de reflexos destes protomorfemas. O estudo pretende entender o funcionamento morfossintático dos reflexos destes morfemas para cada função assumida, com a utilização de diversas teses, artigos e gramáticas de várias línguas Tupi, e elaborar um mapeamento das relações genéticas destes morfemas dentro das línguas, em um diagrama de árvore mais conservador (Walker et al 2012; Galúcio et al 2015), em detrimento do Leste-Oeste (Rodrigues 2002).
    • Nome do projeto: Reconstrução do Proto-Arikém (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BENTO, J. P. F. , FINBOW, T.D. .
      Descrição: Trabalho comparativo de Karitiana e Arikém para a reconstrução da fonologia (e verificação de propostas anteriores) e aspectos do léxico e morfossintaxe da protolíngua.