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Vinícius José Fecchio Gueraldo

    • Doutorando em filosofia pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP), mestre em filosofia pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP) e graduado em filosofia pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP), todos pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética, atuando principalmente nos seguintes temas: canção popular brasileira, crítica de arte e filosofia contemporânea. Além disso é professor de musicalização infantil e cordas dedilhadas na Oficina de Música Sonia Silva.

       

      Links:    

    • GUERALDO, V. J. F. . Quem cala, morre contigo: Novos e recorrents significados sociais na canção Menino de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos PERI , v. 15 , p. 139 - 153 , 2023. ISSN: 21751811.
    • GUERALDO, V. J. F. . Duas estrelas vão ao céu: a sobrevida de Gal Costa e Rolando Boldrin ArtCultura_Revista de História, Cultura e Arte Uberlândia , v. 24 , p. 127 - 134 , 2022. ISSN: 21783845.
    • GUERALDO, V. J. F. . Tudo junto e misturado: aproximações entre Guimarães Risa e Milton Nascimento REVISTA CRIOULA (USP) , v. 26 , p. 162 - 176 , 2020. ISSN: 19817169.
    • GUERALDO, V. J. F. . A desumanização social: a nostalgia crítica de Milton Nascimento MÚSICA POPULAR EM REVISTA , v. 2 , p. 35 - 60 , 2018. ISSN: 23167858.
    • Gueraldo, Vinícius José Fecchio . Fraseologia e a Luta de Classes na Dimensão Estética. Marx e os marxismos, v. , p. 121 - 129, 2024.
  • Textos em jornais de notícias/revistas: 1
    • GUERALDO, V. J. F. . O legado das canções de Rolando Boldrin e Gal Costa . A Terra é redonda , , 15 nov. 2022.
    • GUERALDO, V. J. F. . Nem todo sertanejo é conservador: Notas sobre uma canção de Marília Mendonça. In: XXXXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música , 2023 , São João Del-rei. Anais do XXXIII congresso da Anppom. : , 2023.
    • GUERALDO, V. J. F. . O que será? (à flor da pele): análise. In: XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música , 2016 , Belo Horizonte/MG. Anais fo XXVI Congresso da Annpom. : , 2016.
    • GUERALDO, V. J. F. . O que será? (à flor da pele): análise. In: XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música , 2016 , Belo Horizonte/MG. Criação musical, criações artísticas e pesquisa acadêmica. : , 2016.
    • GUERALDO, V. J. F. . 'Milton Nascimento: a nostalgia do não-lugar'. In. Três canções da repressão à transição democrática (1971 - 1986) : impasses, ruínas e estilhaços. In: XXV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música , 2015 , Vitória. Anais do XXV Congresso da Anppom. : , 2015.
    • DINIZ, S. C. ; GUERALDO, V. J. F. ; FERREIRA FILHO, R. G. . 'Milton Nascimento: a nostalgia do não-lugar'. In. Três canções da repressão à transição democrática (1971 - 1986) : impasses, ruínas e estilhaços. In: XXV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música , 2015 , Vitória. Formação de pesquisadores, docentes e artistas na área de música: tendências, desafios e perspectivas. Vitória : Anppom, 2015.
    • GUERALDO, V. J. F. . Parecerista ad hoc: Revista Opiniães n°15. 2019 (Parecer)
    • GUERALDO, V. J. F. . Nem todo sertanejo é conservador: Notas sobre uma canção de Marília Mendonça. 2023 (Congresso)
    • GUERALDO, V. J. F. . A arte pensa a realidade: proposta de análise sobre 'A banda' de Chico Buarque. 2023 (Congresso)
    • GUERALDO, V. J. F. . Mérito e ingenuidade da crítica: Benjamin lendo os primeiros românticos alemães. 2022 (Congresso)
    • GUERALDO, V. J. F. . Quem cala, morre contigo: novos e recorrentes significados sociais a partir da obra Menino de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos. 2022 (Congresso)
    • GUERALDO, V. J. F. . Fraseologia e a luta de classes na dimensão estética. 2022 (Congresso)
    • GUERALDO, V. J. F. . Isto é samba?. 2021 (Conferência)
    • GUERALDO, V. J. F. . Crítica imanente como crítica da ideologia. 2020 (Comunicacao)
    • GUERALDO, V. J. F. . Diálogo latino-americano: a versão de 'Volver a los 17' com Milton Nascimento e Mercedes Sosa. 2015 (Comunicacao)
    • GUERALDO, V. J. F. . O que será? (à flor da pele): análise. 2016 (Congresso)
    • GUERALDO, V. J. F. . 'Ponta de Areia': análise e interpretação. 2015 (Conferência)
    • GUERALDO, V. J. F. . Milton Nascimento, entre o sertão e a cidade. 2014 (Comunicacao)
    • GUERALDO, V. J. F. . A resistência pelo canto: 'O que será? (à flor da pele)' e os oprimidos.. 2015 (Comunicacao)
    • DINIZ, S. C. ; GUERALDO, V. J. F. ; FERREIRA FILHO, R. G. . 'Três canções da repressão à transição democrática (1971 - 1986) : impasses, ruínas e estilhaços' (Painel) - Milton Nascimento: a nostalgia do não-lugar (Comunicação). 2015 (Congresso)
    • FERNANDES, Larissa ; GUERALDO, V. J. F. . Canções de Milton Nascimento são símbolos de um discurso presente até hoje. 2017 Agência Universitária de Notícis/USP
    • GUERALDO, V. J. F. . II encontro de pós-graduação do Instituto de Estudos Brasileiros. 2015 (Instituto de Estudos Brasileiros)
    • GUERALDO, V. J. F. ; SILVA, S. . Escultura sonoras: arte, reciclagem e novos sons. 2013 (Instituto GEA)
    • Nome do projeto: Formas da canção popular no Brasil a partir de 1930: análise e interpretação (2010 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GUERALDO, V. J. F. , GARCIA, Walter , NERY, Martin Loffredo , MARCHEZIN, Lucas tadeu , BOTELHO, Guilherme Machado , FERREIA FILHO, Renato Gonçalves .
      Descrição: O projeto justifica-se pela intenção de desenvolver uma abordagem multidisciplinar voltada a objeto que, em primeiro lugar, exige tal procedimento metodológico para que possa ser compreendido na totalidade de sua estrutura. Toma-se como base a noção de forma que se refere tanto à análise da estrutura interna da canção (isto é, à análise da relação entre os elementos musicais e linguísticos que organizam o corpo de uma obra) quanto à interpretação dos sentidos de tal estrutura (esclarecidos no estudo da relação entre a organização interna da obra e o andamento do processo histórico). Em segundo lugar, a pesquisa almeja contribuir para a reflexão crítica sobre diferentes formas da canção atentando às particularidades de cada caso. Há que se ressaltar o fato de a canção popular, até o momento, ter sido pesquisada em quantidade ainda desproporcional à sua relevância na cultura e nas artes do Brasil, em que pesem as contribuições fundamentais dos estudos já empreendidos por diversas áreas do conhecimento. Em terceiro lugar, a pesquisa espera contribuir para a crítica do funcionamento da indústria cultural no Brasil, em suas diversas etapas, bem como para a reflexão sobre as interações dessa indústria com as "tradições móveis brasileiras" (para falar com Mário de Andrade)..