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Paula Costa Nunes de Carvalho

    • Paula Costa Nunes de Carvalho é formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (2012) e Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2016). É mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da USP (PPGS/USP) e atualmente cursa o doutorado na mesma instituição. Bolsista do CNPq e do programa CAPES - PrInt com período de doutorado sanduíche na University of Illinois, com supervisão do professor Dr. Marc Hertzman (janeiro a junho/2023). Tem experiência com pesquisa na área de sociologia da cultura, especialmente em música popular. Participa do Núcleo de Sociologia da Cultura da USP e fez parte da Comissão Executiva da Plural, Revista do Programa de Pós-Graduação do PPGS/USP entre 2017 e 2022. Também atua com comunicação e jornalismo, com passagens pelo jornal O Estado de S. Paulo, Instituto Humanitas360 e Revista Bravo!. Contato: paula.costa.carvalho@usp.br

       

      Links:    

    • CARVALHO, P. C. N. . Raízes do rap - a memória coletiva negra no rap paulista Anais do 42º Encontro Anual da Anpocs , v. 42 , p. 2/4 - 30 , 2018. ISSN: 21773092.
    • CARVALHO, P. C. N. . Fora do Beat: Racionais MCs e a Imprensa Paulista. Racionais MCs - Entre o gatilho e a tempestade, v. , p. 32 - 54, 2023.
    • CARVALHO, P. C. N. . Uma rasteira afrofuturista . Quatro Cinco Um , , 27 nov. 2023.
    • CARVALHO, P. C. N. . Ninguém fica parado . Quatro Cinco Um , , 01 dez. 2021.
    • CARVALHO, P. C. N. . O pagador de promessas ? um passeio pelas músicas e obra de Gerônimo . Revista Barril , , 01 mar. 2021.
    • CARVALHO, P. C. N. . Reexplorar o passado . Quatro Cinco Um , , 01 dez. 2020.
    • CARVALHO, P. C. N. . Música popular cantada em duas fases . Revista Barril , Revista Barril , 30 mar. 2018.
    • CARVALHO, P. C. N. . Entrevista com Gisèle Sapiro . Revista Bravo! , São Paulo , 30 set. 2018.
    • CARVALHO, P. C. N. . Parecer de Artigo Científico - 69659. Revista Hydra. Revista Discente de História da UNIFESP. 2024 (Parecer)
  • Apresentações de Trabalho: 13
    • CARVALHO, P. C. N. . Social capital in transnational careers ? Brazilian popular music arrangers in the United States (1965?1977). 2024 (Congresso)
    • CARVALHO, P. C. N. . 'E o Sergio Mendes?' ? Trajetórias de arranjadores que imigraram para os Estados Unidos (1965?1977) e suas repercussões na imprensa brasileira. 2024 (Seminário)
    • CARVALHO, P. C. N. . Brazilian musicians in the United States in the 1960s and 1970s ? trajectories and insertion in the American phonographic industry. 2023 (Conferência)
    • CARVALHO, P. C. N. . Para além do 'Carnegie Hall' ? estratégias e mediações na promoção da bossa nova dos Estados Unidos. 2022 (Seminário)
    • CARVALHO, P. C. N. ; MATHIAS, P. V. C. . A internacionalização da música brasileira em duas ondas: Bossa Nova e World Music. 2021 (Congresso)
    • CARVALHO, P. C. N. ; PATROCINIO, F. A. . Música gravada na década de 2010: uma perspectiva sociológica da retomada da indústria fonográfica no Brasil. 2021 (Congresso)
    • CARVALHO, P. C. N. . Yo! MTV and Its Importance to the First Generation of Brazilian Rappers. 2021 (Congresso)
    • CARVALHO, P. C. N. . Moacir Santos: a descoberta do 'Ouro negro'. 2020 (Comunicacao)
    • CARVALHO, P. C. N. . O surgimento do rap em São Paulo e sua inserção na indústria cultural. 2019 (Comunicacao)
    • CARVALHO, P. C. N. . Estudo de caso a partir de trabalhos sobre Moacir Santos e as disputas epistemológicas nas universidades de música popular no Brasil. 2020 (Comunicacao)
    • CARVALHO, P. C. N. . O surgimento do rap de São Paulo e sua inserção na indústria cultural, a partir dos casos das bandas Racionais MC's e Sampa Crew. 2019 (Seminário)
    • CARVALHO, P. C. N. . Memória coletiva na produção dos Racionais MC's ? o uso de samples no rap e o vínculo com a música negra. 2018 (Congresso)
    • CARVALHO, P. C. N. . Raízes do rap - a memória coletiva negra no rap paulista. 2018 (Seminário)
    • CARVALHO, P. C. N. ; ANDRADE, P. . Ascensão do rap nos anos 90 mostrou contrastes na música popular brasileira. 2020 FFLCH
    • CARVALHO, P. C. N. . Como o rap ganhou seu espaço em São Paulo nos anos 1990. 2021 Nexo Jornal
    • CARVALHO, P. C. N. . Ascensão do rap nos anos 90 mostrou contrastes na música popular brasileira. 2021 Jornal da USP
    • CARVALHO, P. C. N. ; JACKSON, L. C. ; PINHEIRO FILHO, F. ; BARROS, S. M. P. . II Seminário de Sociologia da Cultura. 2017 (Universidade de São Paulo)
    • FREIRE-MEDEIROS, B. ; GARIANI, L. P. ; BARBARA, L. B. ; SANTOS, E. A. C. ; CHAVES, V. ; FERREIRA, A. H. ; HORING, J. S. ; REZENDE, P. J. ; MANO, A. ; MACHINI, J. ; HARTMANN, A. F. G. ; CARVALHO, P. C. N. . VI Seminário Discente do PPGS/USP. 2020 (Universidade de São Paulo)
    • FREHSE, F. ; CARVALHO, P. C. N. ; HITNER, M. ; Yasmin Anefalos ; VENTURA, B. ; PEZZIN, D. . SMUS Conference Brazil 2022. 2022 (Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD); Universidade de São Paulo; TU Berlin)
    • KOSICKI, J. V. C. S. ; STELLA, M. G. P. ; AMARAL, R. C. ; CARVALHO, P. C. N. . Seminário Cultura e Impactos da Covid-19. 2020 (Universidade de São Paulo)
    • CARVALHO, P. C. N. ; MARQUES, L. A. B. G. ; MATHIAS, P. V. C. ; PATROCINIO, F. A. ; BRANCALION, F. . Perspectivas sociológicas na música brasileira contemporânea. 2021 (Universidade de São Paulo)
    • CARVALHO, P. C. N. ; MATHIAS, P. V. C. ; MARQUES, L. A. B. G. ; BRANCALION, F. ; PATROCINIO, F. A. . Perspectivas sociológicas na música brasileira contemporânea. 2021 (Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: O processo de construção de identidades a partir da música: uma análise de comunidades sobre a banda Los Hermanos (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARVALHO, P. C. N. , GIRARDI JUNIOR, L. .
      Descrição: Descrição: pesquisa de iniciação científica a partir de comunidades virtuais sobre a banda Los Hermanos.
    • Nome do projeto: Rap em São Paulo, das origens a 1998 (2017 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARVALHO, P. C. N. , PINHEIRO FILHO, F. A. .
      Descrição: Pesquisa sobre o surgimento do rap em São Paulo e sua configuração até 1998. A hipótese inicial do trabalho é a de que, devido a uma possibilidade de profissionalização dentro da cultura hip-hop, parte dos seus membros seguiu uma vertente mais profissionalizante, na carreira musical, com inserção na indústria fonográfica. O projeto também pretende entender como o rap surgiu na cidade e em que contexto ele se insere: nas festas de cultura negra que já aconteciam desde a década de 1920 em espaços urbanos.
    • Nome do projeto: Músicos brasileiros nos Estados Unidos nas décadas de 1960 e 1970 (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARVALHO, P. C. N. , PINHEIRO FILHO, F. A. .
      Descrição: Pesquisa sobre as migrações de músicos brasileiros para os Estados Unidos nas décadas de 1960 e 1970. Após o golpe de 1964, uma série de instituições empregadoras de artistas foi fechada, ou parcialmente interrompida, no país ? dentre elas, a Rádio Nacional e a Mayrink Veiga, por exemplo, além de outros estúdios e gravadoras. Este fato, somado também a um esforço do Itamaraty para a divulgar a música brasileira nos Estados Unidos (VIOLLA, 2020), motivou a ida de nomes como Jorge Ben, Sergio Mendes, João Donato, Moacir Santos, Flora Purin, Airto Moreira, Dom Salvador, Paulinho da Costa, entre diversos outros músicos. Lá, atuaram em diversas frentes: como empregados em orquestras, em estúdios, restaurantes, desenvolvendo projetos solo ou tocando em bandas de artistas de jazz. Este projeto busca entender motivações comuns e padrões de migração de músicos brasileiros para os Estados Unidos: se, de um lado, a censura e a repressão motivaram o exílio de nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Toni Tornado, entre outros nomes, no período ditatorial, um outro grupo, menos visado politicamente, também migrou do país em busca de viabilizar uma carreira como músicos, aprender outros ritmos e internacionalizar sua circulação. Este trabalho visa entender os meandros destas migrações.
    • Nome do projeto: Músicos brasileiros nos Estados Unidos nas décadas de 1960 e 1970 (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARVALHO, P. C. N. , PINHEIRO FILHO, F. A. .
      Descrição: Pesquisa sobre as migrações de músicos brasileiros para os Estados Unidos nas décadas de 1960 e 1970. Após o golpe de 1964, uma série de instituições empregadoras de artistas foi fechada, ou parcialmente interrompida, no país ? dentre elas, a Rádio Nacional e a Mayrink Veiga, por exemplo, além de outros estúdios e gravadoras. Este fato, somado também a um esforço do Itamaraty para a divulgar a música brasileira nos Estados Unidos (VIOLLA, 2020), motivou a ida de nomes como Jorge Ben, Sergio Mendes, João Donato, Moacir Santos, Flora Purin, Airto Moreira, Dom Salvador, Paulinho da Costa, entre diversos outros músicos. Lá, atuaram em diversas frentes: como empregados em orquestras, em estúdios, restaurantes, desenvolvendo projetos solo ou tocando em bandas de artistas de jazz. Este projeto busca entender motivações comuns e padrões de migração de músicos brasileiros para os Estados Unidos: se, de um lado, a censura e a repressão motivaram o exílio de nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Toni Tornado, entre outros nomes, no período ditatorial, um outro grupo, menos visado politicamente, também migrou do país em busca de viabilizar uma carreira como músicos, aprender outros ritmos e internacionalizar sua circulação. Este trabalho visa entender os meandros destas migrações.