Não autenticado |

Jaci Brasil Tonelli

    • Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (2003) e graduação em Letras (habilitação em Francês e Português) pela Universidade de São Paulo (2013). É doutoranda pelo programa LETRA e integra a equipe do Laboratório de Letramento Acadêmico da FFLCH, realizou doutorado sanduíche na Universidade de Sherbrooke com bolsa CAPES em um projeto DFATD (DEPARTMENT OF FOREIGN AFFAIRS, TRADE AND DEVELOPMENT). Tem interesse nas áreas de ensino de língua francesa, letramento acadêmico em francês e português e em leitura e produção de textos em contexto universitário.

       

      Links:    

    • LOUSADA, ELIANE GOUVEA ; TONELLI, JACI BRASIL . A Aprendizagem do Gênero Textual Resumo por Estudantes de Letras Francês: um dispositivo didático a serviço do letramento acadêmico SIGNUM [LONDRINA]: ESTUDOS DE LINGUAGEM , v. 24 , p. 130 - 148 , 2021. ISSN: 22374876.
    • Marra, A ; TONELLI, J. B. ; DIAS, A. P. S. . AS AÇÕES E O FUNCIONAMENTO DO LABORATÓRIO DE LETRAMENTO ACADÊMICO: ATENDIMENTO INDIVIDUAIS COMO INSTRUMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA ACADÊMICA Letramentos em cena , v. 1 , p. 524 - 536 , 2017. ISSN: 97885463.
    • LOUSADA, ELIANE GOUVÊA ; TONELLI, JACI BRASIL ; BARIONI, MARIANA CASEMIRO . Letramento acadêmico em francês: uma experiência de produção de artigos científicos na área de estudos literários DELTA. DOCUMENTAÇÃO DE ESTUDOS EM LINGUÍSTICA TEÓRICA E APLICADA (PUCSP. IMPRESSO) , v. 33 , p. 697 - 727 , 2017. ISSN: 01024450.
    • TONELLI, J. B. . A la quête d'un ensemble dans 'La leçon de Musique' NON PLUS - REVISTA DISCENTE DA ÁREA DO FRANCÊS - USP , v. 4 , p. 65 - 76 , 2014. ISSN: 23163976.
  • Capítulos publicados: 9
    • TONELLI, J. B. ; LOUSADA, E. G. . ANÁLISE DE INSERÇÃO DE VOZES EM TEXTOS ACADÊMICOS: COMO RETEXTUALIZAR OS TEXTOS DE OUTREM?. Pesquisas sobre letramento em contexto universitário: a produção do Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) da USP., v. 1, p. 13 - 31, 2021.
    • LOUSADA, E. G. ; TONELLI, J. B. ; DIAS, A. P. S. . Curso escrita acadêmica em francês: um dispositivo didático para apoiar a mobilidade acadêmica. O letramento acadêmico competências específicas a desenvolver pelos estudantes universitários, v. , p. 271 - 295, 2023.
    • FERREIRA-SANTOS, T. J. ; TONELLI, J. B. ; LOUSADA, E. G. . O papel do laboratório de letramento acadêmico no processo de escrita dos estudantes da USP em língua portuguesa. O letramento acadêmico competências específicas a desenvolver pelos estudantes universitários, v. , p. 209 - 238, 2023.
    • Pereira, Bruno Alves ; TONELLI, JACI BRASIL ; Costa, Flávia de Araújo . ENTREVISTA DE EMPREGO E PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO: UMA INVESTIGAÇÃO EM ENGENHARIA DIDÁTICA COM O DISPOSITIVO ITINERÁRIO. Gêneros orais e ensino de línguas: propostas de pesquisa e dispositivos didáticos, v. 1, p. 127 - 149, 2023.
    • TONELLI, J. B. . USAGE CRÉATIF DES APPLICATIONS ET DES GENRES TEXTUELS TYPIQUES D?INTERNET: UN ATOUT POUR DÉVELOPPER LES CAPACITÉS LANGAGIÈRES DES APPRENANTS. Pratiques et réflexions sur L?enseignement du français: douze ans de La Journée de Formation, v. 1, p. 215 - 231, 2023.
    • DANTAS-LONGHI, S. M ; TONELLI, J. B. ; REATO, A. D. . Escutar, escrever, falar e ler em francês: percepções sobre práticas orais e escritas em contexto profissional. Práticas da língua francesa na Argentina e no Brasil: dos contextos acadêmicos aos contextos profissionais | Prácticas de la lengua francesa en Argentina y Brasil: de contextos académicos a contextos profesionales | Pratiques de la langue française en Arg, v. 1, p. 130 - 160, 2022.
    • TONELLI, JACI BRASIL ; LOUSADA, ELIANE GOUVÊA . A Produção Textual no Curso de Letras-Francês: Uma Comparação das Capacidades de Linguagem Requeridas em Disciplinas de Língua Francesa e Literatura Francófona. A Produção Textual no Curso de Letras-Francês: Uma Comparação das Capacidades de Linguagem Requeridas em Disciplinas de Língua Francesa e Literatura Francófona, v. 1, p. 127 - 144, 2021.
    • LOUSADA, E. G. ; TONELLI, JACI BRASIL . Letramento acadêmico: ações, pesquisa e formação em contexto universitário. Letramento acadêmico: ações, pesquisa e formação em contexto universitário, v. 1, p. 55 - 78, 2019.
    • LOUSADA, ELIANE GOUVÊA ; TONELLI, JACI BRASIL ; DIAS, A. P. S. . O diário de leituras em aulas de língua francesa: o papel do Laboratório de Letramento Acadêmico no desenvolvimento da produção escrita dos alunos. Diário de leituras na escola e na universidade: estudos do gênero e prâxis pedagógica, v. 1, p. 50 - 70, 2018.
    • LOUSADA, E. G. ; BUENO, L. ; GUIMARAES, A. M. M. ; TONELLI, J. B. . Teorias da linguagem: nova introdução crítica - Capítulo 7 - Noam Chomsky e as Gramáticas gerativas. Campinas : Mercado de Letras , 2022 (Tradução)
    • LOUSADA, ELIANE GOUVÊA ; BUENO, Luiza ; GUIMARAES, A. M. M. ; TONELLI, J. B. . As Unidades Semióticas em Ação. São Paulo : Mercado de Letras , 2017 (Tradução)
    • BLANCHET, P. ; TONELLI, J. B. . Integração ou discriminação da pluralidade linguística na educação de línguas e pelas línguas: uma questão crucial entre ideologia, ética e didática. : , 2014 (Tradução)
    • TONELLI, J. B. . As prescrições no contexto da graduação em Letras-Francês: representações sobre o professor, os alunos e o curso. 2023 (Comunicacao)
    • TONELLI, J. B. . Como são mobilizadas as capacidades de linguagem nas produções textuais em francês ao longo da graduação em Letras : um estudo de caso. 2023 (Comunicacao)
    • TONELLI, J. B. . Les difficultés de production textuelle chez les étudiants en Lettres-français : une synthèse provisoire. 2023 (Comunicacao)
    • TONELLI, J. B. . Relação com a escrita de graduandos em Letras (habilitação em língua francesa) : reflexões e análise. 2022 (Comunicacao)
    • TONELLI, J. B. . Compreender o desenvolvimento de capacidades de linguagem de graduandos durante a graduação em Letras (habilitação em língua francesa). 2022 (Comunicacao)
    • TONELLI, J. B. . Trabalho final em literatura: descrição de gêneros textuais solicitados e capacidades de linguagem a serem mobilizadas. 2022 (Comunicacao)
    • TONELLI, J. B. . Documents authentiques: des propositions à propos de comment les utiliser en classe de FLE. 2022 (Outra)
    • TONELLI, J. B. . Como preparar um resumo para congresso e uma comunicação oral: escolha do recorte da pesquisa e estratégias para apresentá-la. 2022 (Outra)
    • TONELLI, J. B. . Enseigner les genres textuels académiques, par où commencer?. 2021 (Outra)
    • TONELLI, J. B. . Travailler la production écrite en FLE, c'est pas sorcier. 2021 (Outra)
    • TONELLI, J. B. . Que révèlent les productions textuelles des étudiants sur le/leur parcours formatif universitaire ?. 2021 (Comunicacao)
    • TONELLI, JACI BRASIL . Qu'est-ce que les genres textuels demandés pendant la Licence en Lettres révèlent sur la formation universitaire?. 2021 (Comunicacao)
    • LOUSADA, E. G. ; TONELLI, JACI BRASIL . O ensino do francês e suas intersecções com a internacionalização da pesquisa e com a mobilidade acadêmica. 2021 (Comunicacao)
    • TONELLI, JACI BRASIL . Dificuldades e obstáculos de produção textual de graduandos em Letras-francês : uma síntese provisória. 2021 (Comunicacao)
    • TONELLI, JACI BRASIL . Dificuldades e obstáculos de produção textual encontrados por graduandos durante a graduação em Letras (habilitação em língua francesa). 2021 (Comunicacao)
    • TONELLI, JACI BRASIL ; LOUSADA, E. G. . Escrever na universidade em LE: análise longitudinal da produção textual de graduandos em Letras-francês. 2021 (Comunicacao)
    • TONELLI, J. B. . Trabalho final: o que caracteriza as produções textuais solicitadas a universitários?. 2021 (Comunicacao)
    • TONELLI, JACI BRASIL . Compreender o percurso formativo da graduação em Letras (habilitação em língua francesa) por meio dos textos solicitados. 2020 (Comunicacao)
    • TONELLI, JACI BRASIL . O que os gêneros textuais solicitados por disciplinas de estudos literários revelam sobre o percurso formativo na graduação em Letras (habilitação em língua francesa)?. 2020 (Comunicacao)
    • TONELLI, JACI BRASIL . Análise de gêneros textuais para se aprender a literatura francesa. 2020 (Comunicacao)
    • TONELLI, JACI BRASIL . Antologia de poemas e commentaire composé: produção de gêneros textuais para aprender a literatura francesa. 2020 (Comunicacao)
    • TONELLI, JACI BRASIL . Anthologie de poèmes et commentaire composé : quels genres textuels pour apprendre la littérature française. 2020 (Comunicacao)
    • TONELLI, J. B. . O gênero récit de voyage na aprendizagem do Francês como Língua Estrangeira em contexto universitário e no desenvolvimento de capacidades de linguagem. 2020 (Comunicacao)
    • TONELLI, JACI BRASIL . Enseigner la phonétique pendant la pandémie: quelle(s) approche(s) possible(s)?. 2020 (Outra)
    • TONELLI, J. B. . Les actions du Laboratoire de Litteracie Académique de l?Université de São Paulo : théorie et pratique. 2019 (Comunicacao)
    • TONELLI, J. B. . Oficina sobre Comunicação Oral. 2019 (Outra)
    • TONELLI, J. B. . Oficina sobre Resumo. 2019 (Outra)
    • TONELLI, J. B. . Organiser son travail: des astuces pour aider les enseignants à faire leur métier. 2019 (Outra)
    • TONELLI, J. B. . Antologia: gênero textual para aprender a argumentar. 2019 (Comunicacao)
    • TONELLI, JACI BRASIL . Faire parler les élèves en classe de FLE: discussions, stratégies et pratique. 2018 (Outra)
    • TONELLI, JACI BRASIL . Uma comparação das capacidades de linguagem requeridas em disciplinas de língua e literatura francesa ao longo de um semestre. 2018 (Comunicacao)
    • TONELLI, JACI BRASIL . Análise de inserção de vozes em textos acadêmicos: como retextualizar textos de outrem?. 2018 (Comunicacao)
    • TONELLI, JACI BRASIL . Categorias de retextualização: uma proposta para análise de inserção de textos de outrem em textos acadêmicos. 2018 (Comunicacao)
    • TONELLI, J. B. . Le rôle du professeur pour le développement des capacités langagières: entre gestes didactiques et ZDP. 2017 (Comunicacao)
    • TONELLI, J. B. . Trabalho do professor na aplicação de uma sequência didática: reconcepções das prescrições. 2016 (Outra)
    • DIAS, A. P. S. ; TONELLI, J. B. . Curso de gêneros textuais acadêmicos: letramento e desenvolvimento de capacidades de linguagem em FLE. 2016 (Comunicacao)
    • TONELLI, J. B. ; DIAS, Ana Paula Silva . Un cours sur les genres textuels de la sphère universitaire: bilan d?une expérience de littéracie académique. 2016 (Comunicacao)
    • TONELLI, J. B. . Défis de la proposition d?une séquence didactique pour enseigner à produire un article scientifique du domaine des études littéraires. 2016 (Comunicacao)
    • TONELLI, J. B. . Uma análise dos erros linguísticos na produção do gênero ?artigo científico? da área de estudos literários em língua francesa. 2015 (Outra)
    • TONELLI, J. B. . Uma análise preliminar do desenvolvimento da capacidade de ação na produção do gênero ?artigo científico? da área de estudos literários em língua francesa. 2015 (Comunicacao)
    • TONELLI, J. B. . O ensino da escrita acadêmica na Universidade: uma sequência didática para a produção de artigos científicos da área de literatura. 2015 (Comunicacao)
    • TONELLI, J. B. . Letramento acadêmico em francês: uma análise preliminar do desenvolvimento das capacidades de linguagem na produção do gênero ?artigo científico? da área de estudos literários. 2015 (Outra)
    • LOUSADA, E. G. ; TONELLI, J. B. . Écriture académique à l Université : bilan d une expérience d enseignement. 2015 (Comunicacao)
    • TONELLI, J. B. . Écriture académique à l?Université: une séquence didactique pour enseigner à produire un article scientifique. 2014 (Comunicacao)
    • TONELLI, J. B. . Uma análise comparativa entre a comunicação oral e o artigo científico em francês: pontos em comum entre dois gêneros acadêmicos. 2014 (Comunicacao)
    • TONELLI, J. B. . Gêneros acadêmicos em francês: resumo, apresentação oral e artigo científico. 2013 (Comunicacao)
    • TONELLI, J. B. . Une séquence didactique pour enseigner à produire le genre résumé. 2013 (Comunicacao)
    • TONELLI, J. B. . Gêneros acadêmicos em Francês: modelo didático de comunicação oral em congressos. 2013 (Comunicacao)
    • TONELLI, J. B. . Aprendendo o métier de professor: análise de diários de um professor iniciante. 2013 (Outra)
    • TONELLI, J. B. . Apprentissage du métier de professeur : une analyse des traces de son activité dans des textes écrits. 2013 (Comunicacao)
    • TONELLI, J. B. . O texto acadêmico em francês: análise discursiva de resumos para congressos. 2013 (Comunicacao)
    • TONELLI, J. B. . Gêneros textuais como meio para o desenvolvimento das capacidades de linguagem. 2011 (Outra)
    • TONELLI, J. B. . O potencial do material didático para o desenvolvimento das capacidades de linguagem. 2011 (Outra)
    • LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M ; TONELLI, J. B. . VII Journée de Formation: Agir pour apprendre ou apprendre pour agir.. 2013 (FFLCH - USP)
    • LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M ; ROCHA, S. M. ; TONELLI, J. B. ; TORRELLI, L. R. ; BARIONI, M. C. ; MENEZES, M. C. ; JANCZUR, C. ; MORIZONO, V. Y. M. . Xe Journée de Formation - Écrire, parler, produire: nouveaux supports, nouveaux défis. 2014 (FFLCH - USP)
    • LOUSADA, E. G. ; TONELLI, J. B. ; SAGE, V. M. L. . II Rendez-vous avec le français. 2013 (FFLCH - USP)
    • LOUSADA, E. G. ; SILVA, E. C. ; TONELLI, J. B. ; JANCZUR, C. ; DANTAS-LONGHI, S. M . VII Journée de Formation: Agir pour apprendre ou apprendre pour agir. 2013 (FFLCH - USP)
    • LOUSADA, E. G. ; BOSCO, J. ; JANCZUR, C. ; BARIONI, M. C. ; TORRELLI, L. R. ; SUMIYA, A. ; DIAS, A. P. S. ; SCANHOLA, M. ; RENARD, C. ; TONELLI, J. B. . I Journée no CEL. 2014 (CEL Rui Bloem e FFLCH - USP)
    • LOUSADA, E. G. ; ROJO, R. ; BUENO, L. ; ABREU-TARDELLI, L. S. ; FERREIRA, A. A. D. ; ARANHA, S. ; TONELLI, J. B. . VIII SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. 2015 (Universidade de São Paulo, Universidade de Campinas)
    • LOUSADA, E. G. ; TONELLI, J. B. ; JANCZUR, C. ; DIAS, A. P. S. ; BARIONI, M. C. . XIIe Journée de Formation: Créativité et Enseignement du FLE. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • LOUSADA, E. G. ; SILVA, E. C. ; TONELLI, J. B. ; BARIONI, M. C. ; MENEZES, M. C. ; JANCZUR, C. . IXe Journée de Formation: Technologies et apprentissage des langues : pratiques et réflexions sur le web 2.0 en salle de classe. 2014 (Universidade de São Paulo)
    • LOUSADA, E. G. ; TONELLI, J. B. ; DIAS, A. P. S. ; SUMIYA, A. . XIe Journée de Formation: La classe de FLE: espace de fiction ou de réalité?. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • LOUSADA, E. G. ; DANTAS-LONGHI, S. M ; BARIONI, M. C. ; ROCHA, S. M. ; SILVA, E. C. ; TORRELLI, L. R. ; TONELLI, J. B. ; MENEZES, M. C. ; MELAO, P. A. . IV Rendez-vous avec le français - Journée des apprenants - Cursos extracurriculares de francês. 2014 (FFLCH - USP)
    • TONELLI, J. B. ; DANTAS-LONGHI, S. M . Je kiffe trop le langage familier. 2012 (FFLCH - USP)
    • TONELLI, J. B. ; TIBAU, M. Z. . Je maîtrise le présent. 2013 (FFLCH - USP)
    • TONELLI, J. B. . Cursos Extracurriculares de Francês - nível 8. 2014 (FFLCH - USP)
    • TONELLI, J. B. . Cursos Extracurriculares de Francês - nível 4. 2014 (FFLCH - USP)
    • LOUSADA, E. G. ; NERY, L. W. ; TONELLI, J. B. . Aspectos da Cultura Francófona. 2016 (Universidade de São Paulo)
    • LOUSADA, E. G. ; DIAS, A. P. S. ; TONELLI, J. B. . Gêneros textuais acadêmicos: produção de textos orais e escritos em francês para participação no contexto universitário. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • LOUSADA, E. G. ; TONELLI, J. B. ; ROCHA, S. M. . Aspectos da Cultura Francófona. 2017 (Serviço de Cultura e Extensão da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • LOUSADA, E. G. ; TONELLI, JACI BRASIL ; Damasceno, Mariane . Aspectos da cultura francófona. 2018 (USP)
    • TONELLI, JACI BRASIL ; DIAS, A. P. S. . Aspects de la culture francophone. 2020 (FFLCH)
    • LOUSADA, E. G. ; TONELLI, J. B. . Maratona de escrita acadêmica: 20 horas de imersão em seu artigo, tese ou dissertação (on-line). 2020 (FFLCH)
    • TONELLI, J. B. . Escrita acadêmica: aprendendo a produzir os gêneros necessários para participar de um congresso. 2020 (FFLCH)
    • TONELLI, J. B. . Relatório Parcial de pesquisa. 2011
    • TONELLI, J. B. . Relatório Final de Pesquisa. 2011
    • TONELLI, J. B. . Relatório final de pesquisa. 2014
    • TONELLI, J. B. . Relatório parcial de pesquisa. 2013
    • COSTA, C. R. N. ; TONELLI, J. B. . Trilha nós na pós. 2021 (Material para trilha a ser realizada em autonomia no google classroom)
    • Nome do projeto: Ensino de gêneros acadêmicos em francês: resumo, apresentação oral e artigo científico (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TONELLI, J. B. , LOUSADA, E. G. .
      Descrição: Este projeto de iniciação científica tem como objetivo propor uma sequência didática para o ensino de três gêneros textuais da esfera acadêmica: resumo, exposição oral e artigo científico. O quadro teórico de referência para o desenvolvimento desta pesquisa é o interacionismo sociodiscursivo (Bronckart, 1999), que se baseia, em primeira instância, em Vigotski (1998), e a abordagem do ensino de gêneros textuais por meio de sequências didáticas proposta por Schneuwly e Dolz (2004), também inserida no quadro teórico do interacionismo sociodiscursivo. Para desenvolver a pesquisa, realizaremos, primeiramente, uma coleta de textos pertencentes à esfera acadêmica (resumo, exposição oral e artigo científico), para, em seguida, elaborarmos o modelo didático desses gêneros. Após a elaboração do modelo didático, proporemos uma sequência didática para ensinar os gêneros selecionados.
    • Nome do projeto: Le développement des compétences en littéracie académique, une clé de la réussite universitaire (2014 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TONELLI, J. B. , LOUSADA, E. G. , BUENO, Luiza , DIAS, Ana Paula Silva , ZAVAGLIA, Adriana , DEZUTTER, Olivier , BLEYS, Françoise , BLASER, Christiane , MORETTO, Milena , FERREIRA-SANTOS, T. J. .
      Descrição: Descrição: Trois objectifs complémentaires seront poursuivis en rapport avec ce projet : un objectif de recherche, un objectif de formation et un objectif de coopération. Du point de vue de la recherche, nous souhaitons faire avancer les connaissances relatives au développement des compétences en littératie académique en langue première, seconde ou étrangère et aux pratiques de formation les plus efficaces dans ce domaine. Ceci passera par une recension et une synthèse de la littérature sur cette question, un état des lieux des pratiques existantes dans chaque institution, en particulier dans le secteur des sciences humaines et sociales; une collecte de données auprès d étudiants et de formateurs dans les deux institutions, la conception d'un module de formation pour les enseignants universitaires, fondé sur la synthèse des écrits et sur les résultats de la collecte de données, et adapté aux deux contextes de formation; ce module pourra être intégré à une plateforme d'autoformation en ligne. Du point de vue de la formation, le projet vise à améliorer les dispositifs et unités de formation destinés aux étudiants ainsi que la formation continue des enseignants universitaires. Par ailleurs, le projet devrait permettre la formation de jeunes chercheurs dans le champ de la didactique des langues puisqu'y seront associés deux étudiantes au doctorat (Roselyne Lampron, UdS et Milena Moretto, USF) et trois étudiants à la maîtrise (J. Brasil Tonelli, T. J. Ferreira Santos, A.P. Silva Dias, USP) dont les travaux portent sur les questions de littératie académique. Du point de vue de la coopération internationale, le projet vise la mise en place d un partenariat entre les institutions concernées afin de faciliter les échanges scientifiques et la mobilité professorale et étudiante. Ceci passera par la constitution d un réseau de chercheurs brésiliens et québécois intéressés par la question du développement des compétences en littératie académique.
    • Nome do projeto: Letramento acadêmico na universidade: ensino de gêneros textuais da esfera científica em francês (2014 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TONELLI, J. B. , LOUSADA, E. G. .
      Descrição: Neste projeto de pesquisa de mestrado, temos por objetivo estudar o desenvolvimento da escrita acadêmica em francês de alunos da graduação em Letras (habilitação em língua francesa) ao longo de um semestre, por meio da análise de suas produções escritas. Inserimo-nos no campo de pesquisas que vêm sendo realizadas sobre escrita acadêmica no Brasil, tanto em língua materna (PERROTTA, 2004; MOTTA-ROTH e HENDGES, 2010; MACHADO, LOUSADA e ABREU-TARDELLI, 2005), quanto em língua francesa (LOUSADA, ROCHA E GUIMARÃES-SANTOS, no prelo; SILVA e LOUSADA, no prelo; BARIONI, 2012; TONELLI, 2014). Nossa pesquisa faz parte das iniciativas promovidas pelo Laboratório de Letramento Acadêmico da FFLCH e dialoga com outras pesquisas do Grupo ALTER-AGE-CNP, ao qual pertence. Em nosso trabalho, proporemos mais especificamente sequências didáticas (SCHNEUWLY e DOLZ, 2004) visando o ensino do gênero textual artigo científico da área de estudos literários em língua francesa buscando desenvolver as capacidades de linguagem (BRONCKART, PASQUIER e DOLZ, 1993) dos alunos. Analisaremos também suas produções textuais para verificar se e de que maneira a sequência didática e o trabalho do professor em sala contribuíram para o desenvolvimento da escrita acadêmica dos alunos universitários. Para realizar nossa pesquisa, embasamo-nos no quadro teórico do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999/2012; 2006, SCHNEUWLY e DOLZ, 2004), assim como nos estudos de Vigotski (1998; 1934/2004).
    • Nome do projeto: La recherche en langues, cultures et littératures en Amérique du Sud: politiques linguistiques et production de connaissances (2016 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TONELLI, J. B. , LOUSADA, E. G. , DEZUTTER, Olivier , PASTOR, R. , KLETT, E. , CUNHA, J. C. , MASELLO, L. , BEVILACQUA, S. .
      Descrição: Descrição: Pour mieux comprendre la place et le rôle du français dans la production des connaissances scientifiques, nous proposons d?organiser notre projet en deux grands axes, à savoir : A. Les rapports entre le capital linguistique des universités, le répertoire linguistique et culturel des acteurs (étudiants et professeurs) et la circulation des connaissances. B. Les discours sur l`enseignement-apprentissage du français et sur la recherche à l`université Dans l?axe A, on a pour but de : i) scruter les contextes institutionnels, de manière à identifier, décrire et analyser le capital linguistique des institutions, ainsi que les actions liées à la production et à la diffusion de connaissances dans les différentes langues et en français en particulier ; ii) mieux connaître les pratiques des chercheurs et des formateurs en termes de production scientifique et de recours aux travaux de recherche en français, de manière à décrire et analyser la circulation des connaissances, des cadres théoriques et méthodologiques et d? identifier la place des référents francophones ; iii) observer, décrire et analyser l?influence des répertoires linguistique et culturel des apprenants et des enseignants sur la circulation des connaissances. Dans l?axe B, on vise à identifier, décrire et analyser ce que disent les décideurs, les enseignants/chercheurs et les étudiants/futurs chercheurs sur l?enseignement apprentissage du français et sur la recherche en français, pour ensuite mettre en rapport les résultats obtenus.
    • Nome do projeto: A formação para a redação de gêneros textuais acadêmicos, um desafio para os estudos universitários (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TONELLI, J. B. , LOUSADA, E. G. , ZAVAGLIA, Adriana , DEZUTTER, Olivier , SUMIYA, A. , BUENO, L. , FERREIRA, A. A. D. .
      Descrição: Ter um bom desempenho na universidade requer domínio do letramento acadêmico, o que inclui não apenas o conhecimento da língua (L1 ou L2) dos estudos, mas também domínio das operações cognitivas complexas de leitura e escrita, tais como a produção de gêneros textuais específicos associados à esfera universitária/acadêmica (LOUSADA; DEZUTTER, 2016). Ao adentrarem a esfera universitária/acadêmica, os alunos têm que produzir textos pertencentes a gêneros que eles não conheciam e que apresentam características discursivas, enunciativas e linguísticas próprias, influenciadas pelo contexto em que são produzidos. Em L2, esse desafio é duplo, pois, além das dificuldades linguísticas específicas, os gêneros são permeados por características culturais próprias. Além disso, a produção textual se transforma na era digital. Nossos estudos têm mostrado que os alunos, mesmo já utilizando recursos tecnológicos, necessitam ser melhor formados para tanto. A preocupação com o bom desempenho dos alunos tem levado as universidades a proporem estudos e estruturas para ajudá-los a desenvolverem suas competências relacionadas ao letramento acadêmico. Isso é feito por meio da criação de cursos ou estruturas paralelas, como a dos centros de apoio à escrita acadêmica de nossas universidades. O Laboratório de letramento acadêmico, criado em 2011 na U. de São Paulo (USP), oferece serviços individualizados em inglês, francês e português (http://letramentoacademico.fflch.usp.br/). Criado em 2012 na U. de Sherbrooke, o CIRCE (Carrefour institutionnel de rédaction et de communication efficace) elaborou cursos voltados para o domínio da comunicação escrita ou oral adaptados aos contextos e finalidades de diferentes programas (http://www.usherbrooke.ca/centredelangues/espace-etudiant/circe/). Desde 2013, graças ao apoio financeiro do Governo do Quebec (cooperação bilateral entre o Québec e o estado de São Paulo, 2013-2015) e da Agence universitaire de la francophonie (2015-2017), os professores responsáveis por este pedido iniciaram uma colaboração científica entre pesquisadores da U. de Sherbrooke, USP e outras instituições brasileiras (U. São Francisco, UNESP). O programa de pesquisa, impulsionado graças a esse financiamento inicial, visa a desenvolver estruturas de apoio a estudantes de nossas instituições para a produção de gêneros textuais da esfera universitária/acadêmica. Visamos também a formar futuros professores que possam atuar de maneira mais efetiva para o desenvolvimento de alunos universitários na produção de gêneros acadêmicos. O projeto original que iniciamos e que esperamos finalizar no âmbito do Programa Colaborativo Canadá-Brasil, objetiva continuar o trabalho já iniciado, analisar criticamente o que já está em vigor em nossas universidades, prosseguir na coleta de dados junto a estudantes e professores de diferentes áreas da ciência, a fim de identificar ações possíveis e eficientes e preparar material de formação para ambos, disponibilizado em um site.
    • Nome do projeto: O desenvolvimento das capacidades de linguagem de estudantes de Letras: um estudo longitudinal por meio dos gêneros textuais produzidos durante a habilitação em francês (2018 - 2024
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TONELLI, J. B. , LOUSADA, E. G. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo estudar de maneira longitudinal a produção escrita de alunos do curso de Letras (habilitação em língua francesa) buscando analisar suas dificuldades de escrita em francês e acompanhar o desenvolvimento das capacidades de linguagem necessárias à redação de gêneros textuais que circulam na esfera dos estudos universitários. Detalharemos quais são os gêneros textuais exigidos pelos professores do curso de Letras (habilitação em francês) nas disciplinas obrigatórias e por conseguinte quais são as capacidades de linguagem necessárias para a produção desses gêneros. E, a partir da análise das produções dos graduandos ao longo das disciplinas cursadas, descreveremos as dificuldades de produção textual em francês apresentadas pelos estudantes e os possíveis indícios do desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos nos textos produzidos, com vistas a traçar um panorama do desenvolvimento e dos obstáculos encontrados na produção textual em francês de graduandos em Letras-francês. Usaremos como fundamentação teórica os estudos de Vigostki (1998; 1997; 2010; 2011; 2013) sobre o desenvolvimento humano, as noções de gênero textual, modelo didático e capacidades de linguagem (BRONCKART; PASQUIER; DOLZ, 1993) propostas pelo Interacionismo Sociodiscursivo. Também nos basearemos em estudos já realizados sobre a escrita acadêmica (BAZERMAN, 2013; LOUSADA; DEZUTTER, 2016) e sobre os gêneros textuais em francês (RINCK, 2006; DIAS, 2017). A coleta de dados para análise se dará durante 3 anos acompanhando os alunos durante as disciplinas obrigatórias da habilitação em língua francesa. Realizaremos as análises dos textos com base no modelo da arquitetura textual (BRONCKART, 1999/2012;2006).
    • Nome do projeto: Identificação e análise de práticas profissionais da língua francesa no Brasil - Un observatoire des pratiques professionnelles de la langue française pour améliorer les connaissances et leurs transpositions didactiques (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TONELLI, J. B. , LOUSADA, E. G. , DANTAS-LONGHI, S. M , ROCHA, S. M. , SUMIYA, A. , DIAS, A. P. S. , DIAZ, A. D. , CHARDENET, P. .
      Descrição: Descrição: Pesquisa desenvolvida pelo projeto mais amplo: ?Observatoire des apprentissages et des pratiques du français? (OPAF Brasil), que reúne pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Université de Franche Comté (UFC). Financiada pela Embaixada da França, pela Agence universitaire de la Francophonie e apoiada pela agência Campus France, esta pesquisa tem por objetivo específico mapear e descrever as práticas profissionais do francês no Brasil. O objetivo geral é de produzir dados para os operadores do francês no Brasil (sistemas educativos, professores, estabelecimentos de ensino, organismos de cooperação) e pesquisadores em políticas linguísticas..
    • Nome do projeto: Sequência didática e gêneros textuais: as potencialidades do material didático para o desenvolvimento de capacidades de linguagem na produção de gêneros textuais (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TONELLI, J. B. , LOUSADA, E. G. .
      Descrição: Projeto de iniciação científica que tinha por objetivo analisar um material didático para o ensino do Francês Língua Estrangeira procurando identificar suas potencialidades para o desenvolvimento de capacidades de linguagem (Schneuwly e Dolz, 2004) a partir dos gêneros textuais para a produção escrita. Para alcançar nossos objetivos, adotamos o quadro teórico do interacionismo sociodiscursivo, tal como desenvolvido por Bronckart (1999), e por outros pesquisadores que pertencem ao mesmo quadro teórico, como Schneuwly e Dolz (2004) e Machado (2009). Segundo Bronckart (1999), o interacionismo sociodiscursivo é uma corrente do interacionismo social que se baseia, em primeira instância, nos trabalhos de Vygotski (1998) sobre desenvolvimento humano, pensamento e linguagem.